domingo, 11 de março de 2012

Quando Oxum respondeu...

Ìyálorisá Elaine Ti Òsun
Você sabe que é muito perigoso montar num cavalo e que muita gente já morreu porque caiu dele ou foi pisoteado? Sei sim filho... Foi o que respondi ao Dyogo, que agora anda experimentando as lides com equinos no sítio de um amigo. Sua pergunta foi justa, mas se deu mais à sua perplexidade ao fato de tê-lo deixado ir. Embora fique com o coração na mão, sei que isto faz muito bem ao seu desenvolvimento não só físico como mental. Respeitar o que não conhece, as forças da natureza é de fundamental importância a qualquer ser vivo. Alimentar bichos, limpar esterco, escovar cavalos é também um exercício de humildade e ela, assim como qualquer músculo de nosso corpo, deve ser desenvolvida, porque senão pode atrofiar.
Os meios sociais da internet, se bem utilizados, podem nos trazer informações maravilhosas, mas é preciso garimpar. É possível também, se houver discernimento, montar uma família virtual que nos proporcione além de tudo segurança espiritual. É algo que merece mais estudos, até porque sou do tipo de pessoa 'chata' que busca explicações. A cada dia que passa vejo que a internet tem muitas semelhanças com o mundo espiritual, no sistema de comunicação,entrelaçamentos de idéias e abertura de 'portais' que nos levam a novos conhecimentos.
Quem busca a verdade tem que extirpar um apêndice que todo ser humano carrega chamado preconceito. E preconceito é algo tão perigoso que quando inflama demais pode até matar. Peço tanto ao Divino que me ilumine na caminhada que tenho que Ele, em sua infinita sabedoria, o faz sempre. A primeira coisa que Ele fez para elevar meus pensamentos foi quebrar meus apêndices.  Independente de sua religião, fale a verdade - se você não é do candomblé - algum dia ,de alguma forma já teve medo dele. 
No candomblé se diz que quando uma pessoa faz o santo nasce de novo. Posso lhes dizer que quando ouvi o doce canto de Oxum, mesmo sendo filha Yansã, nasci de novo. Na minha rede "espiritual de internet" há uma pessoa de uma importância inegável neste meu processo pessoal: Ìyálorisá Elaine Ti Òsun  . Não só em minha vida , mas de real relevância para todos os umbandistas de meu grupo em particular. A Elaine é nossa yayá, nossa Oxum que responde com amor aos pedidos de compreensão da vida. Não há um dia que não haja uma mensagem dela te encorajando a ver tudo que os rios desta vida nos trazem como dádivas divinas. Um verdadeiro religioso é aquele que te dá a mensagem de fé, coragem e esperança sem julgar tua procedência nem obrigá-lo a caminhar junto.
Ontem, esta coisa mágica que é o espelho da Oxum, me mostrou uma verdade devastadora. Eu sou livre! Eu e mais duas pessoas que fazem parte do mesmo grupo em que a Ìyálorisá Elaine Ti Òsun estávamos na Tenda Espírita São Sebastião quando chegou o pai de santo do meu atual babalorixá Hector Armstrong. Como ele é ligado ao candomblé, como o meu Baba, algumas pessoas ficaram meio surpresas, porque não conhecem a religião plenamente. Nós três como temos esta convivência com yayá, nos sentimos em casa para fazer uma série de perguntas e sair de lá plenas da luz que o conhecimento sem restrições pode trazer.
Minha vida não teria tomado um rumo melhor, não teria conhecido o pai Hector Armstrong, se  a Ìyálorisá Elaine Ti Òsun não me trouxesse a possibilidade de deixar minha vida fluir como um rio. Eu sou e sempre serei de Umbanda, e como boa umbandista, descobri que a religião é livre. Qualquer um que tente moldá-la e acorrentar seus filhos estará fadado ao fracasso.
Aprendi com a Ìyálorisá Elaine Ti Òsun que o principal de uma comunidade de Candomblé é a sua formação como uma família: cada um tem suas tarefas dentro de um barracão - que é um lar também- mas que o principal que deve imperar é o amor e o respeito uns pelos outros. Por esta linda experiência que tenho digo a todos, independente da religião que tenham ou não, direcionem seu conhecimento pela trilha da liberdade sem os apêndices do preconceito, sempre com amor à sua própria vida e com respeito. Saravá! 

7 comentários:

  1. Andrea.... você e Yaya são duas pérolas que os deuses jogaram para nós.
    Eu não posso dizer que tenho ou pratico uma religião. Em minha caminhada, aprendi que verdade é o que acreditamos, sendo ela verdade ou não.
    De Deus sei quase nada, das religiões sei um pouco, das pessoas sei bastante.
    Posso dizer que ambas mulheres são a luz que ilumina esse meu caminho, são o sorriso que me levanta quando e quantas vezes eu caia, são a amizade leve e fácil, são o prazer da companhia, são aquelas que ousam gostar de mim sem me conhecer, sem me questionar e sem querer me mudar.
    Eu amo vocês.
    Mirian Jardim

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto!
    Sempre tento falar sobre a aceitação da diversidade, a necessidade da aceitação da liberdade alheia e do não preconceito.
    Vejo que a caminhada é longa, mas a evolução se faz.
    Não podemos é desistir da caminhada.
    Beijo de luz!

    ResponderExcluir
  3. São nos pequenos gestos e na educação, no tratamento dado as pessoas ,é que conhecemos a verdadeira índole de cada um.Conheci virtualmente Iyalorisà Elaine Ti Ósun,pedindo-lhe licença para compartilhar uma de suas postagens,e para meu espanto fui prontamente atendido e com um comentário super educado,me deixando totalmente a vontade para compartilhar outras postagens que me interessasem,e daí por diante vim a compartilhar quase tudo com ela.Hoje sinto o maior orgulho de participar de um grupo como o Café com Quindim,onde pessoas íntegras,respeitosas e de muito caráter,fazem parte,postando coisas sérias,pedindo ajuda quando se faz necessário,brincando ,descontraindo,porém respeitado-se mutuamente,sem questionar ou censurar qualquer que seja o seguimento religioso a que um membro pertença.Por esta razão e para não ser extensivo em minha explanação,concordo em Genero,Numero e Grau com as palavras de nossa amiga Mirian Gomes Jardim,tendo a liberdade de dizer aoa quatro ventos......Amo Vocês.Paulo.Um eterno aprendiz.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto!!
    Pode-se sentir o amor em cada palavra.
    Quem tem amigos assim, pessoas que acompanham, puxam, fazem crescer, envolvem, acolhem... é uma pessoa abençoada.
    E você, Andrea, além de abençoada é também a própria bênção de todos que tem a honra e o orgulho de te chamar de amiga.
    Te amo e aprendo contigo... dia após dia.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Amado povo de Umbanda, Quimbanda e Candomblé, o ensinamento maior e a maior dádiva que Oxum pode trazer às nossa vidas, sem dúvida alguma é a possibilidade de deixar minha vida fluir como um rio. Quando encontrarem pedras, contornem, com o passar dos anos elas se desgastam e tornam parte do leito do rio, que por mais sinuoso que seja, sempre chegará à sua foz. Fico feliz em fazer parte desta maravilhosa família espiritual, dentro e fora da internet. Lembrem-se sempre, seja na religião ou na genética, somos todos de matriz africana. Saravá Mamãe Oxum! Ayê yê Ô

    ResponderExcluir
  6. Qdo Òsún respondeu... "Ela" queria que eu concluísse um ciclo, o meu renascimento! E concluir um ciclo é celebrar e agradecer àqueles que fazem parte da nossa trajetória. Fui "parida" por Yànsán, que sempre está presente em todos os momentos da minha vida. Sempre me agraciando com a presença das inúmeras filhas dela no meu caminhar. Minha menção carinhosa a Andréa Destefani, onde iniciamos a nossa amizade de maneira despretenciosa no twitter, e que com o passar do tempo, fomos descobrindo coisas em comum,(embora sigamos segmentos diferentes), mas que fizeram com que os nossos laços fossem estreitados, a confiança e a credibilidade prevalecesse. Obrigada a todos os amigos queridos que fiz nesse "mundo espiritual virtual" com quem posso aprender, criar e celebrar ainda mais à Vida. Estendo a minha admiração ao timão do Café com Quindim, onde juntos aprendemos a contar boas histórias, que além de emocionarem também são estruturadas no carinho e no respeito ao próximo. E finalmente, meu agradecimento mais que especial à minha mãe Òsún, por ter me escolhido como sua filha, onde tenho um orgulho imenso em ser sua Omo-Òrìsá; a energia que tem me ensinado que o mundo é muito simples... a complicação é feita por nós; que tem me "adestrado" como ser humano, e adoçado os meus caminhos na evolução espiritual. Só Òsún, que responde e explica muito desta sonhadora e lutadora que aqui escreve.

    Obrigado pela amizade de todos vocês, que significa o nascimento da alma, das coisas, dos seres e das idéias.
    Quero continuar sendo merecedora das respostas de Òsún!!!!!

    Ore yeye O!!
    Omiro wanran wanran wanran omi ro!
    (A água corre fazendo o ruído dos braceletes de Òsún!)

    ResponderExcluir