quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fogo Sagrado

É só sentir o cheiro da fumaça dos galhos queimando, que o Índio já vem trotando de longe. Cavalos gostam de fogo, na verdade da fumaça, quando os mosquitos estão incomodando. É preciso juntar e queimar os galhos caídos, para podermos enxergar os pinhões que estão começando a cair, do contrário os preás se refestelam e não sobra nada. Adoro de ficar olhando o fogo e os desenhos que dançam o tempo todo.
Todo ser humano gosta de fogo, não tem como negar. Ele está no inconsciente de cada ser vivo. Do cotidiano, às festas e religiões é anfitrião e convidado. A sua ambivalência ,talvez ,é a que o torne tão eloquente à nossa psique: ao mesmo tempo que pode salvar de um frio intenso, pode matar.
Por ser um dos únicos "elementos" que podemos produzir, o fogo é uma das provas de que o ser humano se assemelha aos deuses, vindo daí talvez a idéia que se perpetuou por séculos desde que o homem aprendeu a lidar com ele. Para se ter uma idéia, alguns mitos antigos descreviam-no como uma propriedade original dos deuses, que apenas após ser roubado passou a pertencer à humanidade. Na religião católica é este elemento que queima todos os pecados desde o início, assim como nos exorcismos assírios, e é considerado sagrado a partir do parsismo- pregado por Zaratustra. Paracelso descreveu em seus livros os elementais, sendo que as salamandras são as guardiãs divinas do elemento fogo, para infundir-lhe vida e protegê-lo. 
O elemento fogo é estudado desde a antiguidade e nós da Umbanda o usamos em todos os rituais. Tudo tem um significado e uma utilidade. Ao acender uma vela, nossa energia emitida pela mente se entrelaça ao fogo e cria uma vibração que reverbera no espaço. É preciso concentração neste simples ato, porque dele pode provir grande força. As velas usadas devem ser sempre novas - a não ser que sejam para determinados pedidos que se repitam- e sempre acessas com fósforos, pelo simples fato de que ao acender ele causa uma "desestrutura" limpando rapidamente o ambiente para enviarmos a energia que precisamos. A princípio as pessoas pensam que é porque possuem pólvora em sua composição, como na fundanga usada nos rituais. A combustão de um palito de fósforo ocorre de uma reação gerada pelo atrito do clorato de potássio existente na cabeça do palito contra o elemento químico "fósforo" que está na lixa da caixinha.
As velas são acesas nos congás, nos pontos e oferendas, mas não são ,em verdade, as entidades ,nem nossos anjos de guarda que precisam delas, mas nós mesmos. Acendemos para que no meio da escuridão em que nos encontramos nesta vivencia eles nos vejam e nos abençoem. Temos que primeiro imantar as velas com nossa energia e então acendê-las, sempre com a consciência da lei do retorno de nossas intenções. Umbanda não é brincadeira, torno a dizer, assim como nossos pedimos tem que ser bem formulados, porque com certeza seremos atendidos.
Um terreiro é um lugar de cura, de crescimento espiritual decorrente da cura de nossos males e ensinar um filho a acender uma vela corretamente deveria ser a primeira função de cada mãe e pai de santo, de uma forma que ele entendesse que ali,naquele fogo sagrado está o princípio,o meio e o fim de todas as ações de um bom umbandista. No próximo dia 13 de maio é comemorado o dia dos pretos e pretas velhas e também o dia das mães. Talvez um bom pedido ao se acender uma vela para os pretos que nos acolhem e nos protegem seja que o fogo interno que nos rege seja sempre o da vigilância, da oração e da verdadeira caridade. Como falei no começo o fogo tem valor ambíguo e quando deixamos que se acenda no meio do terreiro a chama das vaidades, tudo o que os pretos-velhos ensinam se perde nesta chama incontrolável dos egos humanos. Adorei as Almas! Axé!


6 comentários:

  1. Fácil é comentar em poucas palavras o que já comentaste.todos os zeladores deveriam e devem realmente ensinar seus filhos e seguidores a saber como acender uma vela,tendo como princípio básico segurá-la e fazer uma rápida oração ,geralmente agradencendo ainda estar conseguindo cumprir sua jornada aqui neste nosso mundo e com isto automaticamente já está imantando a vela,acendendo-a como descreveste é o segundo passo para que as energias negativas que estão proximas se afastem e dêem lugar a chamada Luz,ocasião então que fazemos nossos pedidos e agradecimentos.Sãopequenos atos como este que passam despercebidos pelas pessoas,porém são de grande eficiência no mundo espiritual,pois mesmo sem saber começamos a receber energias positivas imediatamente.Falaste tudo quando mesncionaste a Lei do retorno,coisa importantíssima para que tenhamos cuidado ao levantarmos nosdsos pensamentos aos céus,poiso mal em que pensamos causar aalguem,por mais simples que ele seja,,certamente retornará em estado e fôrça maior para nós.Parabéns ,mais uma vez pela postagem e aproveito para desejar um ótimo Dia das Mães,à todas que aqui participarem,assim como um proveitoso e festivo dia dos Pretos e Pretas Velehas que tanta sabedoria e vivência nos transmite nos dias de hoje.Sabedorias estas à maioria das vezes conseguida através de muito sofrimento e apredindizado.Salve as Almas Benditas.Salve o dia das Mães,que mesmo sendo inventado pelo comercio,hoje é comemorado em todos os lugares.Pasrabéns amiga,pois sei que vc também é uma das felizardas,pois és Mãe. Beijos Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Lindo!!! Lindo!!!
    Salve o Fogo que nos rege...
    Salve as salamandras...
    Salve os pretos-velhos...
    Salve as Mães...
    Que usemos nossa energia sempre para o Bem!

    Axé! :-)))
    Chryz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AXÉ GOSTARIA QUE TODOS SEGUISSEM ISSO USAR PARA O BEM

      Excluir
  3. Você tem realmente o dom de colocar no papel idéias que povoam nossa mente e não sabemos como expressar.Adorei a explicação sobre a conexão entre nossa mente e a energia do fogo,simples e sábia, assim como deveria ser tudo na vida,se aprendêssemos a não valorizar as ilusões internas. Obrigada pelo texto e pelos esclarecimentos.Bjs querida

    ResponderExcluir
  4. trabalhar com o fogo é realmente energizante.
    sentir a energia de suas chamas, acreditar nesse poder e traze lo para nossa vida.
    adoro trabalhar com as forças da natureza, evoca las , senti las.
    aqui no templo sempre dizemos ao fogo: fogo , tu que és vida , que a nossa vida seja uma vida feliz!!
    sim , profetizamos e , tem dado certo !!
    um xerinho bom de fogo queimando incenso de mirra.
    obrigada por escrever tão bem para nosso deleite.
    axéminha doce andréa , que o fogo da vida feliz sempre esteja aceso na tua pira aquecendo vc e os que te amam: um desejo de rezadeira

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes quando a gente tem uma experiência ruim a tendência é que só pensemos na parte negativa e esqueçamos o que se pode colher de positivo naquele momento. Digo isso, pois a primeira experiência que tive trabalhando na Umbanda foi numa casa onde tudo era conturbado, mas lendo seu texto e olhando para trás vejo que uma coisa aprendi ali. O significado de acender um vela e como fazê-lo. Isso eu nunca mais esqueci! E ler seu texto me mostrou como nada acontece em vão... Beijo!

    ResponderExcluir