segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Gato de Schrödinger - Carta Aberta ao João

Não terminamos aquela conversa de ontem sobre fé , João, então resolvi te escrever. Acho justo existirem pessoas que desistem de religiões e até não crerem em nada, o mundo não nos dá muitos motivos mesmo e eu, mesmo sendo mãe de santo, não acho justo "forçar a amizade" obrigando outros a aceitarem como missão seja lá o que for em que acredito. Se eu fosse pastora, freira, seja lá o que estivesse tecido pelas Moiras para meu caminhar ,não agiria de forma diferente.
A liberdade João é uma coisa muito séria e não permite deslizes. Quem não pensa ,pelo menos uma vez por dia, em desistir de tudo,não está fazendo a coisa certa. Viver é definitivamente a arte de acordar todo dia  checar a afiação da espada e ver se alguma coisa faz sentido. Se fizer, se valer, vá atrás. Soldados só desistem da guerra quando ela não faz sentido.
Fiz um acordo com Divino e cara, Ele não brinca, mas é capaz de jogar os dados na nossa cabeça. Você escolhe uma missão e fica nela como se estivesse numa caixa - como o gato do Schrödinger- meio vivo e meio morto.E ,apesar de tudo que escuta João e do que vê, do que o Universo pensa ,o importante é identificar a caixa.
Estou na Umbanda porque identifico a caixa e quero, na menor menção de alguém pedindo ajuda e estendendo a mão para fora,puxar imediatamente. Há caixas perigosas onde há tortura, dor, sofrimento, falta de esperança. Vejo sentido em, mesmo eu sangrando ao final de um combate, ouvir alguém dizer : Eu me levantei finalmente!
Ninguém descreve campos de batalha com flores, sol e brisa fresca. Sempre chove e faz frio, onde há dor e exaustão, onde há guerra, infelizmente, também há os dois lados num mesmo batalhão. Estou na Umbanda para ser livre, mas há os que se aprazem com a escravidão. Hoje mesmo escutei um pedido de uma pessoa umbandista para que eu acendesse uma vela para uma entidade, pedindo para dar um susto num desafeto que não teria cumprido o que prometeu.
João demorei alguns minutos para entender. Fiéis acorrentando seus anjos em prol do que? Guerreamos por vida e não por vingança. Não há um acordo promíscuo entre mim e a religião: jamais falei a qualquer entidade que dou um dia da minha semana para a fé e eles me ressarcem no que eu for pedir. Para mim incorporação não é a mistura café-com-leite: as entidades estão vivas e nós somos aquela metade do gato morto. Quando estou incorporada o tempo não chuta minha caixa e eu posso ficar ali sentada dentro de mim, observando as cores de que não sou capaz de te descrever,mas é tudo tão maravilhosamente claro que as pessoas se tornam livros abertos.
Incorporamos a vida na Umbanda João, e até que o médium consiga abrir os olhos ele ainda procurará por nomes e histórias corriqueiras de outras caixas - porque simplesmente não consegue enxergar algo que não seja parecido.Hoje eu comando um exército, de vivos e meio mortos, e aqui não há medalhas por simpatia, por persistência, nem se ganha prêmios dizendo palavras floreadas. Umbanda é religião de luta.
Nós conseguimos nos levantar João e aquele que não vê sentido na morte dos que amou, na doença que assola seus dias ,na depressão que o leva ao inferno de sentimentos, na tristeza profunda que assola os drogados? Num mundo onde há coisas deste naipe, como é que eu vou ficar quieta? Inquieta-me a falta de esperança e ação, a falta de sonho, a falta de fé em si mesmo. Inquieta-me João uma Umbanda promíscua e prostituída por discípulos e dirigentes. Então te digo, quem está comigo, neste plano, tem que ter disciplina e saber da caixa que o envolve e que terá que sair de lá,mais cedo ou mais tarde. Quem está comigo, mas é de outro plano, sabe que não desisto e que sei do potencial deles: jamais acorrentarei entidades a planos mesquinhos de polir egos.
Vejo inquietação em sua alma, sei que procura onde está Deus nesta roda punk João. Não é justo que quem procura com o amor que você procura, seja cooptado sem ter escolhido as armas ainda. Guerreiros caminham sozinhos em seus pensamentos e forjam sua defesa e seu ataque nas decisões que tomam. Confio em ti. Ogunhê!





Nenhum comentário:

Postar um comentário