quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Corpo Fechado

Corpo fechado. Antes de eu dar minha famosa receita de mega-proteção gostaria que atentassem para alguns fatos quanto à religião de uma forma geral. Há 10 milhões de anos atrás, aparece na terra o homem na forma de Australopitecus, a primeira forma autêntica de Homem e posterior aos Ramaphitecus, que foram os últimos homens-macacos. No começo, com uma vida similar a um animal alimentava-se de raízes, plantas e insetos.
Do convívio com outros homens cria uma comunicação mediante a linguagem e começa a se diferenciar dos outros animais.Criam-se tribos, amplia-se sua base social e se desenvolve a observação da natureza, começa a pensar em diversas situações que acontecem, tais como os sonhos, os fenômenos atmosféricos, o nascimento de uma nova vida, as doenças e a morte.
As práticas religiosas são uma fase recente dentro da evolução do Homem. Digamos que anterior a 200 mil anos o Homem careceu de todo sentimento religioso. A religião existe, mas ainda o Homem na sua ignorância não tem consciência dela.A resposta a essas suas preocupações há de estar em um ser superior que não habita em sua comunidade.O Homem sente a necessidade de um Deus como um meio de atingir a imortalidade. A existência de um Deus é de interesse pessoal do Homem usando-o como seu protetor e para lhe garantir sua ressurreição e vida eterna.
A própria palavra religião só existiu no contexto cultural europeu,  marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente. O hinduísmo antigo utilizava a palavra rita que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados e que também se referia à correta execução dos ritos pelos brâmanes. Mais tarde, o termo foi substituído por dharma, termo que atualmente é também usado pelo budismo e que exprime a idéia de uma lei divina e eterna. Rita relaciona-se também com a primeira manifestação humana de um sentimento religioso, a qual surgiu nos períodos Paleolítico e Neolítico, e que se expressava por um vínculo com a Terra e com a Natureza, os ciclos e a fertilidade.
O fato é que a civilização, nossos antepassados mais longínquos e nossos sucessores que nem ainda sonhamos ter em algum momento procuraram ou irão procurar pela proteção Divina onde entenderem que ela está. De fato, somos tão frágeis com nossa perene estada neste mundo e neste tempo que nada mais justo do que procurarmos proteção segura e infalível.
Gosto de patuás. Porque com eles eu digo ao mundo que amo minha vida e vou buscar proteção para continuar por aqui.Essa é minha leitura pessoal.Contudo, não quero um corpo fechado.Vou ser bem sincera: ano passado enfrentei algumas demandas brabas. E como sou feliz por ter passado por isto tudo. Na hora, no momento que se vive um conflito é bem difícil.Mas passa e com isto tudo saí fortalecida.Como também vocês devem ter passado por momentos assim.
Um corpo fechado aos males do mundo só se faz com uma mente aberta.Não há outra fórmula.Esteja pronto ao que vier, quando vier.Não sofra por antecipação, mas antes aprenda a rir de seus erros.A vida é um grande circo, pois temos que ser malabaristas, engolidores de fogo e palhaços. 
Num destes programas de televisão na linha de humor, um dos integrantes certa vez falou: "Palco de pobre é terreiro de umbanda".Antes de ser preconceituoso é verdadeiro, no meu entender.Os pobres de esperança, de amor e de fé vão aos terreiros de Umbanda em busca de enriquecimento de seus sentimentos.E se tiverem entendimento, sairão deste palco divino mais ricos.
Hoje coloquei um vídeo para assistirem. Todas vezes que vejo me emociono.Gostaria que prestassem atenção aos detalhes. No início o primeiro som é o de pássaros e as primeiras frases escritas dizem o seguinte:Se você não tem voz:GRITE; Se não tem pernas:CORRA; Se não tem esperança:INVENTE.
Como filha de Deus, em busca de seus passos, hoje creio que entendo um pouquinho Dele. Ele ama e protege os que têm coragem,os que têm riso fácil e os que sabem que são apenas um grão de areia no meio da eternidade.Alegria do Cirque Du Soleil para mim, em uma visão simbólica bem forte, é uma gira de Umbanda, a gira da própria vida.
Se você quer fazer caridade, apesar das nuvens seja o Sol. Se você quer ter fé,acredite no amanhecer de um novo tempo, acredite em seu potencial. Se você quer dar amor ao próximo, olhe nos olhos dele e sorria! Sua mente aberta será sempre seu maior trunfo!Saravá!

Aqui vai a tradução da música:

Alegria

Alegria
Como um raio de vida
Alegria
Como um louco a gritar
Alegria
De um delituoso grito
De uma triste pena, serena
Como uma raiva de amar
Alegria
Como uma explosão de júbilo


Alegria
Eu vi uma faísca da vida brilhando
Alegria
Eu ouço um jovem menestrel cantando
Alegria
O grito bonito
Um rugir de sofrimento e de felicidade
Tão extremo... Um amor furioso dentro de mim,
Alegria
Um feliz e mágico sentimento.


Alegria
Como um raio de vida
Alegria
Como um palhaço a gritar
Alegria
De um delituoso grito
De uma triste pena, serena
Como uma fúria de amar
Alegria
Como um assalto de felicidade
De um delituoso grito
De uma triste pena, serena
Como uma fúria de amar
Alegria
Como um assalto de felicidade

Alegria
Como a luz da vida
Alegria
Como um palhaço que grita
Alegria
De um estupendo grito
De uma tristeza louca,
Serena
Como uma raiva de amar
Alegria
Como um assalto de felicidade

De um estupendo grito
De uma tristeza louca
Serena
Como uma raiva de amar
Alegria
Como um assalto de felicidade

Tão extremo Um amor furioso em mim
Alegria
Um feliz e mágico sentimentos

17 comentários:

  1. O Desafio começa quando antes mesmo de nascer...

    Dizer que a vida é um desafio, retrata somente parte de uma verdade. Mas, pensemos um pouco nisso.

    Quando a gente começa na vida, somos uma semente de gente que atravessa uma das trompas do útero de nossa mãe, empurrada aos trancos e barrancos. Em seguida, alcançando a cavidade uterina, estamos diante da necessidade de nos plantarmos, para poder germinar. O nosso primeiro momento se constitui num desafio, o de passar a existir.

    Durante nove meses, ficamos envolvidos na construção de nosso corpo, passado este tempo, estamos nós diante de um convite a um duelo, e que duelo: o ato de nascer.

    então temos que estar sempre preparados... e nos proteger como podemos com a fé e a paciencia...
    uma grande beijo querida amiga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ter fé para confiar e paciência para esperar o tempo certo.lindas palavras

      Excluir
  2. entendo um pouquinho Dele, Deus, entender Deus, é acreditar nele, dentro do seu coração bem no fundo ele está te ouvindo, mais para ter uma resposta dele tem que ter fé, moravam juntas avó e neta, com muito carinho dona Maria a avó de Ana, ficou muito preocupada com sua querida neta, a três dias de cama sem comer, bateu o desespero da dona Maria, muito preocupada com sua neta ela foi procurar um medico chegando ao hospital, uma enfermeira perguntou porque ela não veio junto, não podemos fazer nada no momento vá buscar ela, desolada dona Maria muito mais muito nervosa vê uma igreja então ela entra e encontra varias mulheres rezando orando, e ela pediu que orasse pela neta que estava muito doente, e logo foi feito todas as senhoras fizeram por mais de uma hora, todas as oracôes possíveis, então as senhoras falaram para Maria, vá querida sua neta já está curada, fizemos por mais de uma hora todas as orações possíveis para ajudar sua neta, então dona maria com toda sua simplicidade falou, vou fazer uma oração também, e as senhoras do lado falaram não precisa sua neta já está curada, mesmo assim Maria respondeu eu vou fazer uma oração, e começou Deus meu protetor venho aqui na sua casa para pedir sua ajuda, minha neta está muito doente por favor vá na minha casa e ajude minha neta, eu moro na rua da esperança, bem no final o senhor vai ver uma casa bem simples ao lado de um lago é la´que eu moro com ela, eu deixei a chave debaixo do tapete, ela está lá, não tem erro o senhor vai encontrar minha casa, e quando o senhor sair deixe a chave debaixo do tapete para mim entrar muito obrigado senhor, nisso todas as senhoras com sorriso no rosto, falaram vá nos curamos sua neta, então Maria foi para sua casa ao chegar sua neta querida vem correndo em sua direção, vá um homem todo de branco veio aqui abriu a porta e pediu para mim levantar,me deu um beijo na testa, ao sair falou, fale para Maria sua avó que estou deixando a chave debaixo do tapete, e foi muito fácil encontrar a casa, agradeça a ela pela oração eu nunca tinha visto tanta fé em um coração. então vó ele foi embora, fé se encontra no coração, e cada um tem um com sua fé..

    ResponderExcluir
  3. Corpo fechado?? Após ler o seu texto e ver as imagens desse lindo vídeo, pude entender que tudo isso não passa de uma grande metáfora. A grande verdade, é que não precisamos de patuás, ou quaisquer outros símbolos que nos faça sentir seguros e/ou protegidos. O que precisamos mesmo, é ampliar a nossa fé, a nossa crença naquilo que acreditamos, e manter a mente fechada, para as maldades que circulam ao nosso redor, as demandas das pessoas que não nos desejam bem. Desde que o mundo é mundo, desafios e conquistas fazem parte da nossa história, assim como o bem e o mal, ambos, ficam esperando à nossa conduta, às nossas atitudes, para saber quem realmente sai vitorioso. Todas as respostas estão dentro de nós mesmos, esperando apenas por uma consolidação dos fatos.
    Corpo são...mente sã! Corpo fechado depende da nossa mente fechada para as maldades terrestres e espirituais... Corpo aberto X Mente aberta para a caridade, para a fé, para o amor altruísta, para as nossas realizações pessoais e espirituais.
    Acho que a "despedida" é essa! Estamos enfim, conseguindo "entender o espírito da coisa", captar que mesmo com o sofrimento que por algumas vezes nos baqueia, temos dentro de nós, fé o suficiente para recomeçar...recomeçar...recomeçar. Talvez, seja realmente um novo recomeço, e vamos descobrindo dentro de nós mesmos, uma força interior tão grande, capaz de ultrapassar os obstáculos. E se despir de uma antiga casca...E isso não é um recomeço? Isso certamente, é o amor de Deus por nós... porque: "Ele ama e protege os que têm coragem,os que têm riso fácil e os que sabem que são apenas um grão de areia no meio da eternidade."
    Te amooooo demais, minha amiga!!!!

    ResponderExcluir
  4. Religião é religare, ou religar, unir o corpo e o espírito, que se entende por pensamento. Necessitamos do sentimento de união ou comunhão não apenas com os nossos semelhantes, mas também com o Cosmos, pois afinal somos feitos da poeira das estrelas.

    O Ser Humano, mesmo aqueles que se dizem agnósticos ou céticos, não desejam a solidão ou a não-comunicação. Portanto, uma das formas de unir um grupo social, ou uma nação como fazem e sempre fizeram os hebreus, é também através da religão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom amiga... O corpo "fechado" não é ausência de problema, é estar disposto a cair, levantar, tropeçar, mas não desistir de tentar tudo de novo e sentir prazer nesse processo. E que venha a vida...
    Bjs
    Lucilene_b

    ResponderExcluir
  6. Oi querida. Minha avó já dizia "Confie em Deus com suas portinhas bem trancadas". Lindo texto, parabéns. Em todo caso, aumentemos a nossa fé e também nossa Tronqueira. Axé!

    ResponderExcluir
  7. Nossa gostei muito do artigo. Obrigada minha amiga!

    ResponderExcluir
  8. Você acertou, Andréa! Adoooooooooooorei! Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Adoro seus textos, adoro seu blog! *-*

    Está de parabens!

    ResponderExcluir
  10. Porta,portão,tronqueira ou porteira, do mesmo jeito que abrimos temos que aprender a fechá-las assim é nossa vida estando bem com você mesmo estará bem com todos, e ninguem conseguirá te desmoronar,prejudicar, então seja você com DEUS aprenda a gostar de você que nada poderá lhe prejudicar, assim seu ser estará fechado a quem não lhe quer bem e se querer bem a este alguem ele se desmoroná e não terá forças a continuar seja você, alegre feliz com paz e amizade e a união de tudo virá normalmente. Jones Guerra

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andréa

    Meta para esse 2011 - alegria, alegria ! devemos ter a alegria das crianças e a fé na vida que elas nos proporcionam. Que as aguas serenas de Mamãe Oxum amenize nossas dúvidas e inquietações ! Corpo fechado é aquele que se abre aos desígnios de nosso pai Oxalá, com fé, sem esmorecer apesar dos obstáculos! Para enfrentá-los, nada mais confortador do que a humildade dos pretos velhos e os conselheiros fiéis, caboclos que nos orientam na sabedoria atemporal. Belo artigo, amiga, feliz 2011! muita paz e saravamos nossas bandas!
    Beijo
    Semíramis

    ResponderExcluir
  12. "Não sofra por antecipação, mas antes aprenda a rir de seus erros."

    Isso é uma frase muito forte.
    Como eu disse anteriormente, estou aprendendo a lidar melhor com algumas situações do cotidiano.
    Coisas que antes me pareciam o "fim da picada", hoje não me incomodam mais.
    E as dificuldades, que antes pareciam infinitas em sua grandeza, hoje apenas são coisas fáceis de superar.

    E, falando sobre Deus, acho que todos nós temos um pouco de Deus dentro de nós mesmos. O nosso Deus interior se manifesta sobre as ações de caridade e amor ao próximo que fazemos ao longo de nossas vidas.

    Como diria Dalai-Lama: "A essência de toda vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros. Se a sua motivaçãoé pura e sincera, todo o resto vem por si. Você pode desenvolver essa atitude correta para com seus semelhantes, baseando-se na bondade, no amor, no respeito e sobretudo na clara percepção da singularidade de cada ser humano."

    Querida Andrea, tenha um ótimo fim de semana!

    Abraços,

    Juliana Fideles
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  13. SIM , ENTENDO O Q QUERES DIZER.
    MINHA MESTRA maria padilha sempre diz: tu és o q tua mente quer q sejas.
    quando quase me perdi na escuridão da doença e da tristeza tive que me lembrar muito dessas palavras.fechamos nosso corpo com o poder de nossa mente, ela é a morada da força de DEUS!!!!!!É ONDE NOS CONECTAMOS C O UNIVERSO , DO QUAL SOMOS PARTE.
    SEI BEM DO QUE TU FALAS... LINDO MESMO O TEU TEXTO.
    UM AXÉ E UM XERINHO BOM DE VIDA PLENA. BJS DIRCE DE OYÁ, UMA FÃ TUA

    ResponderExcluir