segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Xangô em Charles Darwin

Em minha cozinha há 23 vasos de plantas. De cebolas a pés de pimenta, tomates e salsinhas, e até de abóbora. Há uma planta carnívora também. Um somente é meu e trata-se de uma orquídea. Temos como novas inquilinas a Lorena e a Enya, duas cadelinhas muito simpáticas que estão proibidas de irem lá fora em virtude de sua baixa, vamos dizer, estatura. Tudo isto graças ao Dyogo. Apesar de termos quase 20 mil metros quadrados de área , é na minha cozinha que meu filho observa suas plantas e bichos. Já tivemos uma criação de joaninhas, mas rebelaram-se e fugiram todas. As joaninhas são rebeldes mesmo.
O Dyogo tem todas as características que eu achava pertinentes a Oxóssi. Ledo engano. Juntar material suficiente para se ter uma análise geral do que ocorre e aí emitir um julgamento é coisa de filho de Xangô. Sua infância está sendo muito parecida com a infância de Charles Darwin, pelo gosto da análise das plantas e dos animais, até as notas baixas na escola. Darwin não sabia aonde ia chegar, já o Dyogo sabe que quer cursar Biologia - vai ter que estudar mais.
Darwin começou cursando medicina, mas ao ver uma operação numa criança, desistiu. Contudo ,nesta primeira experiência acadêmica ele aprendeu taxidermia com John Edmonstone, um ex-escravo negro, que lhe contava muitas histórias interessantes sobre as florestas tropicais na América do Sul, conhecimento essencial para o desenvolvimento de suas teorias. Foi ,em virtude da decepção do seu pai com sua inaptidão para medicina,então enviado para o curso de Teologia. Naquela época, em 1827, era uma obrigação para quem estudasse a obra de Deus, estudar também a história natural. Acendeu-se uma luz na alma de Darwin e seu amor pela natureza voltou muito forte.
A história de Charles Darwin é muito importante para o entendimento de como se dá o processo de evolução não só dos seres vivos, como do próprio pensamento. Coletar informações e observar é algo extremamente necessário para que se chegue a qualquer conclusão própria sobre a vida e tudo que nos cerca. Inclusive a Umbanda.
Ao assistir um especial sobre a vida de Darwin uma frase  ficou martelando incessantemente  em meu cérebro: a Umbanda não é fisiológica ela é orgânica. Levou um tempo para que eu entendesse o que estava pensando, então vou aqui pedir licença para que acompanhem meu raciocínio e dividam comigo seus pensamentos.
A maioria das religiões trata do indivíduo e o indivíduo dentro da religião trata de si mesmo, então estas tem cunho fisiológico, ou seja, suas práticas são voltadas para um interesse pessoal, seja ele a salvação, o perdão, o amor Divino. Isto não é certo ,nem tão pouco errado. É um fato e não está em julgamento.
A Umbanda é orgânica porque reúne diferentes energias naturais, sob a luz de um único Deus, no intuito de proporcionar o crescimento de um conjunto de pessoas afins, dentro de um processo evolutivo conjunto. E aqui volto para Darwin. Ele coletou 13 espécies que julgou serem diferentes de pássaros - usou as técnicas aprendidas de taxidermia - uma em cada ilha que compõe as ilhas Galápagos. Ao ser informado por um ornitólogo que todas as aves se tratavam de tentilhões, uma enxurrada de pensamentos vieram à tona, o que impulsionou para falar sobre a evolução das espécies. Cada tentilhão se adaptou ao tipo de alimento que havia em sua ilha. E por uma questão de sobrevivência, ocorreram mudanças genéticas, mas não deixaram de ser tendilhões.
Todos os grupos de espíritos, sejam encarnados ou não, se unem pela similaridade . Apesar de haver um único regente numa gira, um culto umbandista não ocorre sem a participação de um grupo de pessoas, uma corrente. Não é como numa missa , onde por exemplo só o padre basta para que haja o culto.
Como na natureza, dentro da Umbanda há desafios e uma luta incessante para que as pessoas atendidas não virem presa fácil  de energias, que algumas vezes elas mesmo geram.  A Umbanda cria condições para que grupos familiares busquem o entendimento para sua evolução. Por este motivo, mesmo sendo em sua totalidade baseada no tripé erês-caboclos-pretos-velhos - que é a própria evolução do ser espiritual pureza-coragem-sabedoria -e trabalhando com as energias Orixás, ela é tão diferente no ritual nas mais diversas localidades onde a encontramos, mas não deixa de ser Umbanda.
Antes pensava que Umbanda é vida, agora penso que ela está viva. Possui uma vida  em evolução, conforme sua necessidade de se alimentar e proporcionando condições para que as próximas gerações tenham condições de sobreviverem.Quando começaram os estudos do projeto Genoma os cientistas acreditaram que nós, seres humanos, estávamos no topo evolutivo e deveríamos ter no mínimo 80 mil genes. No final descobriram que temos apenas 23 mil, o mesmo que uma galinha. Uma espiga de milho tem no mínimo 5 vezes mais genes do que nós. Quando falamos de vida e estamos a serviço dela temos que olhá-la como quem admira uma pedreira: quietos e com respeito com tudo aquilo que levou séculos para ter tal estatura.
A Umbanda está apenas nas primeiras horas de vida neste Universo. Então necessita de respeito e cuidado, atenção e observação. Pode ser que daqui há alguns anos eu pense de forma diferente sobre ela, mas hoje meu pensamento é este. Gostaria de saber o seu sobre a religião.


Um pouco da história de Charles Darwin:

33 comentários:

  1. Lindo artigo!UM AXÉ PARA VC! @PortalMatrix

    ResponderExcluir
  2. Andréia,

    não conheço muito da Umbanda, mas hoje tenho outro sentimento sobre ela.Na verdade meu medo(do desconhecido) se transformou em uma curiosidade e busca de luz.Esta "responsabilidade" é muito sua e dos textos que me solicitou ler e comentar.Aos poucos vou me familiarizando e entendendo o que se passa quando vocês se reúnem.
    Sobre seu filhote , os animais,as plantas, fico encantada sempre e me emociono ao escutar estas histórias.Só coisas lindas, boas e puras, e o melhor:na cozinha!Lugar de alquimia, amor e transformação.Darwin deve estar apaixonado com a visão da sua casa!Eu também.Me enxerguei olhando tudo e me deliciei com a carinha do seu Dyogo e com as peripécias dos cães.
    Obrigada por compartilhar sua vida mais uma vez!Adoro tudo..beijos!

    ResponderExcluir
  3. Andréa,

    Antes de m eu comentário, enfatizo que respeito todas as religiões e credos. Acredito que a busca por DEUS não requer um unico caminho, mas vários como peregrinos que vão ao um santuário, cada um vem de um lugar, faz um caminho diferente, mas todos chegam lá para demonstrarem sua fé. Quando lá se encontram, um silenciam, outros entoam hinos de louvor em alto e bom tom, demostrando a maneira única de cada um de buscar a DEUS, mas o fato é que tem todos um só objetivo. Estar e ser parte dele. POis bem, partindo desse principio porque vou julgar este ou outro caminho? Eu particularmente sigo do Espiritismo tendo como base o Cristianismo proferido posteriormente por Kardec e muito antes pelo Mestre Ramatis.Concordo com você sem pestanejar quando diz, "Todos os grupos de espíritos, sejam encarnados ou não, se unem pela similaridade" - e é verdade! Questão de vibração e sintonia. E como nos sintonizamos? você mesmo descreveu um fato que veio ilustrar isso. A inquietude de Darwin e de Dyogo. Acredito ser bem isso, a busca, a inquietude em aprender, encontrar o caminho e quando encontrá-lo fazer dele o melhor possivel aprimorando. Aprendizado! A fé é assim. Nos sintonizamos cada vez mais afinados a medida que aprendemos o que temos em nosso caminho. Seja ele qual for. E com certeza teremos DEUS em cada um de nós sendo seres divinos como também somos.Não no fato de ser ao pé da letra, mas sim criador e criatura. Como todas as coisas da natureza e demias seres e elementos que tem energia, aliás tudo é e tem energia. "Como na natureza, dentro da Umbanda há desafios e uma luta incessante para que as pessoas atendidas não virem presa fácil de energias, que algumas vezes elas mesmo geram" perfeita as palavras! Que bom se todos "caminhos" tivessem isso como uma das afirmações acredito que o mundo terreno, as pessoas e energias criadas seriam num todo bem melhores.
    Grato por refletir com vc. Espero ter ao falado um pouco do meu credo, ter nesta analise que temos um longo caminho, mas ainda assim é belo não dando-me nenhuma vontade do desvio.

    Abraço! Anderson Tomio

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo equilíbrio Anderson.
    Grato Andrea por compartilhar...

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez, vc de um banho de conhecimento e de uma forma de escrever simpática, crescente, aconchegante. #amodoro seus textos todos. Um convite ao conhecimento de ciências antes nem consideradas... filha de judia com protestante, comungo várias religiões em mim, com o Universo, com a Energia maior que acredito ser Deus na Natureza. E em nós, que dela fazemos parte.
    Sobre este assunto, em particular, não tenho pretensão de discussão. Você é estudiosa e uma multiplicadora do conhecimento que adquire no Centro, com todas as leituras e trocas que faz. É um bálsamo te ler em meio a tantos bits e bytes, em meio a tantos processos de desconstrução criativa e criação disruptiva aos quais tenho me linkado ultimamente, notadamente em três meses (parece muito mais de tanta relização), mas ainda com um caminho enorme a percorrer.
    Parabéns professora. Vc #ahazou. #Beijonocoracao, Vany ou apenas @maismosaico

    ResponderExcluir
  6. Precisamos muito e de muitos caminhos para sabermos o quê é religião. Fazer comparações é algo muito difícil e ao mesmo tempo intrigante, mesmo que possamos as vezes acertar a comparação.
    Vou ficar muito feliz se você entender que este seu texto me deixou bolado com relação a naturalidade de sua comparação. Fiquei pensando...

    ResponderExcluir
  7. Que texto mais inteligente e cheio de curiosidade *-* amei - @ideologiaa

    ResponderExcluir
  8. Li,entendi, mas não me sinto confortável nem capaz de tecer algum comentário não trilho esses caminhos e minha pouca fé possue grandes e fortes dúvidas a respeito dos mistérios do Universo.

    Estou na fase de Coletar informações e observar os avanços e recuos do ser humano.
    Não tenho nada definido ainda... muitas decepções, mas nada concluso.

    ResponderExcluir
  9. Antes de amar ao divino é preciso amar-se. Quando estamos certos e seguros de nosso amor próprio, aí é hora de amar ao próximo. Quando amamos ao próximo, como a nós mesmos, aí estamos exercitando a religião.

    Assim vai se amando mais e mais, até chegar ao divino. Amor, minha religião é o amor. As práticas voltadas para um interesse pessoal, só tem valor quando esse interesse não prejudica ou cerceia o interesse de outrem. De preferencia, evolutivamente falando, como espírita, acho que o interesse deve estar ligado ao bem comum, da sociedade como um todo.

    Independente de raça, credo, cor, somos todos irmãos e irmãs, e o Deus é um só. Somos todos UM, em ressonancia com o Universo. Axé!

    p.s. Saravá o compadre Darwin!

    ResponderExcluir
  10. Precisei postar como anônima porque ainda não consegui resgatar minha conta do google.(Adriane Werner falando daqui) Amei o texto. Você me emocionou novamente. Fala da Umbanda com leveza, profundidade e conhecimento. Tenho frequentado um centro de Umbanda, mas preciso aprender simplesmente TUDO sobre o credo. E, saiba, você está me ajudando nesse caminho. Obrigada! Adriane Werner - jornalista - Curitiba

    ResponderExcluir
  11. Estou engatinhando em nossa religião... Texto muito bom para se pensar e refletir sobretudo sobre nossa existência... Em qual o sentido, como, onde e porque estamos aqui... vivendo e passanso por algumas situações e que sobretudo somos um elo nesse imenso Universo.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante!
    Obrigada por compartilhar conosco.

    Adore o comentario:
    Antes pensava que Umbanda é vida, agora penso que ela está viva.

    Smack

    @vampireska

    ResponderExcluir
  13. Excelente reflexão, Andréa.
    A Umbanda é o próprio sentido da evolução. Não se trata de uma religião estática nem contemplativa. É a própria natureza espiritual em constante movimento.
    E sabe porque as joaninhas são rebeldes?
    Porque são livres.
    Parabéns.

    Douglas Fersan
    .'.

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga...

    Vamos lá. Darwin foi um marco na civilização. A sua teoria da Evolução das espécies foi confirmada com o neo darvinismo que descobriu as lacunas deixadas na sua teoria, por ainda não ter sido a genética devidamente estudada e compreendida. O que ele chamava de "fatores", na verdade são os genes. A Genética também não é nova, foi estudada há séculos por Mendel, que é considerado seu pai. O que a ciência atual conseguiu ( com a evolução da tecnologia nas comunicações) foi aperfeiçoar o que esses visionários do passado descobriram e por um bom tempo, ficaram adormecidos até que nós como civilização estivéssemos prontos para compreender. É assim, cada vez que progredimos se abre um pedaço do véu. Darwin se formou em artes também; que foi importantíssimo para seu trabalho observatório de naturalista, aliás curiosidade que herdou do seu avô, (também naturalista).

    Quando os ingleses resolveram estudar a América, precisavam de alguém que fosse gravando essa viagem, não existindo fotógrafos à época, um amigo de Darwin o convidou e aí começa mais um véu a ser descortinado. Mesmo assim, Darwin levou 20 anos para publicar "sua descoberta", por pouco e muito pouco, um cientista alemão, que também estudava esse aspecto evolutivo, não passa à sua frente, pois havia chegado as mesmas conclusões que Darwin.

    ResponderExcluir
  15. Não há conflitos entre o Criacionismo e o Darwinismo como querem nos fazer crer os estudiosos. Com todo respeito, é simbólico na Bíblia que Deus fez o mundo em 6 dias...Na verdade, como Einstain descobriu, o espaço-tempo é relativo e esses 6 dias são 6 bilhões de anos que a natureza terrena levou se combinando daqui, combinando dali, até que o nosso planeta estivesse pronto, a fim de que pudéssemos evoluir como seres humanos. Não importa quantos genes temos, o que importa é o que esses genes representam. Nos temos 46 cromossomos em nossas células diplóides e o macaco 48, por exemplo. Continuamos a ser os primeiros na escala evolutiva, pois pensamos, raciocinamos e por aí vai.

    A Evolução tem muitos aspectos. Evoluímos individualmente, pois somos espíritos individuais. Porém, jamais sozinhos e ai entra a evolução coletiva, planetária. Devemos agradecer a muitos gênios que antes vieram e deram sua contribuição no conhecimento que nos ajuda a perceber a importância de seguir em frente.

    ResponderExcluir
  16. Por exemplo, os neo-classicistas como Da Vinci, Michelângelo, Ticiano, Rafael entre outros. Estudavam cadáveres para fielmente representar sua obras. Cada músculo, circulação...e por aí vai. Essas observações, anotações e obras foram importantíssimas para a medicina. É a arte fazendo seu papel na evolução. O que é o Impressionismo que nos mostra como podemos ter uma visão completamente distorcida das coisas? Chegue perto de uma Obra de Monet, ou qualquer outro impressionismo e você verá só borrões. Porém, quanto mais você se afastar da obra, mais verá seus detalhes e a imagem inserida nela. A LUZ foi o aspecto que esses pintores utilizaram, pintando uma mesma paisagem em vários momentos do dia, nos mostrando inegavelmente a importância da Luz. Se formos filosofar em cima disso. Nossa LUZ interior, dependendo o momento que vivemos e os vícios de caráter que temos que vencer, se mostra de um jeito. Mas sempre estará lá.

    São Francisco de Assis já dizia sabiamente que é dando que se recebe. Portanto, para evoluirmos como espíritos individuais que somos, temos que viver em grupo e dar mais de nós. Só conseguimos vencer nosso maior inimigo (que somos nós mesmos, através do nosso orgulho, egoísmo, enfim)quando nos doamos aos outros e com eles aprendemos.

    ResponderExcluir
  17. A Evolução tem muitos aspectos. Evoluímos individualmente, pois somos espíritos individuais. Porém, jamais sozinhos e ai entra a evolução coletiva, planetária. Devemos agradecer a muitos gênios que antes vieram e deram sua contribuição no conhecimento que nos ajuda a perceber a importância de seguir em frente.

    Por exemplo, os neo-classicistas como Da Vinci, Michelângelo, Ticiano, Rafael entre outros. Estudavam cadáveres para fielmente representar sua obras. Cada músculo, circulação...e por aí vai. Essas observações, anotações e obras foram importantíssimas para a medicina. É a arte fazendo seu papel na evolução. O que é o Impressionismo que nos mostra como podemos ter uma visão completamente distorcida das coisas? Chegue perto de uma Obra de Monet, ou qualquer outro impressionismo e você verá só borrões. Porém, quanto mais você se afastar da obra, mais verá seus detalhes e a imagem inserida nela. A LUZ foi o aspecto que esses pintores utilizaram, pintando uma mesma paisagem em vários momentos do dia, nos mostrando inegavelmente a importância da Luz. Se formos filosofar em cima disso. Nossa LUZ interior, dependendo o momento que vivemos e os vícios de caráter que temos que vencer, se mostra de um jeito. Mas sempre estará lá.

    São Francisco de Assis já dizia sabiamente que é dando que se recebe. Portanto, para evoluirmos como espíritos individuais que somos, temos que viver em grupo e dar mais de nós. Só conseguimos vencer nosso maior inimigo (que somos nós mesmos, através do nosso orgulho, egoísmo, enfim)quando nos doamos aos outros e com eles aprendemos.

    Sobreviverá o que vem de Deus, o que não vem, sumirá. Veja: você fala do ritual da missa católica em que só o padre fala, mas esquece que os que ouvem estão na mesma vibração, ou seja, ajudam o missionário a ter a influência dos bons espíritos para ensinar os valores cristãos. O BEM. Quando vamos à missa elevamos nossos pensamentos ao Criador. E isso facilita o trabalho dos espíritos de LUZ.

    Durante muito tempo eu me perguntei o porquê que em igrejas evangélicas as mulheres não poderem usar batom, cortar cabelo, enfim; cuidar dessa vaidade que é tão nossa, feminina. Como sou kardecista, certa vez li que nascemos sob a batuta de determinada religião, pois é nela que precisamos moldar falhas de caráter que estão a nos prejudicar moralmente. Foi aí que caiu a ficha. Quantas mulheres através dos séculos usaram sua beleza para destruir famílias, acabarem com fortunas, serem motivos de morte, enfim. Muitas nessa existência precisam domesticar sua vaidade. A vaidade normal é muito bom; porém, tudo que passa a ser demais, acaba sendo um perigo a nós mesmos e pior, aos outros.

    ResponderExcluir
  18. Um budista, nos ensina perfeitamente a nos auto-conhecermos. O Kardecismo nos mostra a importância da reencarnação e de muitas outras coisas. A Umbanda tem vínculos com o Cristianismo, pois Santos do catolicismo se confundem com seus Orixás. Um exemplo é nossa Mãe Yansã, para os Católicos,Santa Bárbara...Iemanjá, para os católicos, Nossa Senhora dos Navegantes. E por aí vai...

    Que fique claro que não quero e nem tenho a pretensão de catequisar ninguém..Digo aquilo que sinto e observo. Sou apenas uma ratazana evolutiva..Muito tenho que aprender e me vencer.

    Mas, não importa a religião e como são seus rituais...Não importa o que entra na boca do homem, mas o que dela sai, pois sai do coração! (Jesus)

    Se todas religião ensina a amar a Deus acima de tudo e ao PRÓXIMO como a SI mesmo. Trabalhando a caridade, os valores, a fraternidade, lutando por justiça e pelo que é certo ( e o que é certo é certo) já está cumprindo seu papel, ajudando na evolução individual de seus seguidores e na evolução coletiva do planeta. Pois CARIDADE é sinônimo de AMOR e AMOR é DEUS e DEUS tudo sabe, nos ama incondicionalmente, nos ajuda a levantar quando caímos e nunca, jamais nos abandona. Nós?? Bom, coloquemos as sandálias da humildade nos pés e vamos seguindo, mesmo que seja entre lágrimas. Somos tão teimosos que ainda aprendemos mais através da DOR. Mas como nunca regredimos, podemos até estacionar, mas regredir nunca. Chegará o dia que aprenderemos muito mais pelo AMOR.

    Beijocas querida!
    Carla

    ResponderExcluir
  19. A umbanda é uma religião que teve um passado, mas se torna diferente das demais por que é a única que tem um presente, não só de historias, mas de atualizações.

    RicardodeOgum

    ResponderExcluir
  20. Como sempre os seus textos tem o poder de me transportar para o seu sítio, que imagino como a casa do Sítio do Pica Pau Amarelo, onde a natureza, as pessoas e as entidades convivem em harmonia, sem medos, sustos ou limitações preconceituosas. Não sei se há ai uma Tia Nastácia com sua deliciosas guloseimas, mas há com certeza crianças cheias de imaginação e respeito pela mãe natureza, há seres encantados protegendo o ambiente e há uma pessoa especial coo você para nos contar tudo isto desta forma mágica, que só você sabe dar aos seus maravilhosos textos. Cmo você sabe sou kardecista, mas sou principalmente uma curiosa, não tenho preconceito contra nenhuma religião e na medida do possível gosto de conhece-las, mas sou obrigada a dar a mão a palmatória (como diria minha avó,rsrsrsr), tenho preconceito sim contra as pessoas que acham que a sua religião é a única verdadeira que salva e que leva á Deus.Como disse o mentor outro dia durante uma conversa com os médiuns da cirurgia, "Vocês tem que aprender a exercitar a paciência, tolerância e perdão, principalmente com aqueles que não pensam como vocês, senão estarão agindo da mesma forma, com o mesmo prepotismo". O puxão de orelhas foi bem aplicado, acho que antes de aprender qualquer dos dogmas, seja de que religião for, precisamos aprender a tolerância e acima de tudo a caridade, sou uma eterna aprendiz e também eternamente apaixonada pelos seus textos. Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Andréa, Muito bom e cultural seu texto.
    Gostaria apenas de fazer uma pequena reflexão
    corretiva: Na minha religião(católica) o Padre não celebra a Missa sozinho. Assim como na Umbanda, a Missa tem a paricipaçao de todos através dos cânticos, do salmos,dos louvores, das palmas e do ofertório. É um ritual muito bonito também. A mim, me completa, enquanto Cristã.
    Abraço carinhoso: Liduina.

    ResponderExcluir
  22. Liduina minha amiga ,não estou depreciando nenhuma religião, até porque cada espírito é ligado a uma faixa vibratória e isso deve ser respeitado sempre. Veja que só falei do modo operacional e o dia que você conhecer a Umbanda vai realmente ver que são diferentes.Beijocas queridona!

    ResponderExcluir
  23. Vanda querida , a Tia Anastácia em questão é esta branquela que vos fala...

    ResponderExcluir
  24. Muito bom! Concordo com você, Acho que a Umbanda é viva, muita viva e ela emite isso, vivacidade, luz, amor, paz, harmonia. Como você disse na religião católica por exemplo tendo o padre, a missa é realizada, sem que outras pessoas tenham que estar lá. Já na Umbanda não, é tudo feito em conjunto, são correntes, ligações, um depende do outro e isso que dá a vida e a luz que ela tem. E acho também que nossa religião ainda está nascendo, surgindo e ainda há de dar lindos frutos. Assim espero. Axé

    ResponderExcluir
  25. Ainda acredito no "antes tarde do que nunca", por isso, mesmo atrasada, estou aqui. :)
    É uma reflexão interessante a comparação de que a Umbanda é orgânica e não, fisiológica; parei, pensei, e realmente, concordo. Porque não vejo, não concebo a religião como expressão da fé, se ela não for global, se não for algo que possa celebrar a comunhão de energias e assim propiciar a evolução de um todo.
    Religiosidade não combina com expressões individuais ou egocêntricas.
    Se a base do cristianismo é amor e caridade, não há como vivermos isso de forma individual. É para ser compartilhado, dividido, multiplicado, somado e, assim, espalhado pelo mundo...
    A semente da religiosidade é orgânica. Nós é que a "modificamos" (de forma transgênica??) para que se torne fisiológica. A religião fisiológica é anti-natural.
    Radicalizei, eu acho... rsrs Mas faz parte. Beijo, minha dinda!! Te amoooo sem ter mais fim!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! Excelente a reflexão. Darwin encontrou um ex escravo que lhe ensinou algo importante. A vida é cheia de ingredientes inesperados que resultam em alguma coisa bem importante, no fim das contas.

    ResponderExcluir
  27. Como sempre gostei muito da sua colocação. Mas acredito que não a Umbanda, mas a espiritualidade é orgânica e tem o propósito da evolução do ser humano e do planeta.
    Como vc citou o catolicismo e a missa, vou fazer uma colocação. Entendo perfeitamente a questão da necessidade do grupo para o culto acontecer e a não necessidade do grupo para a missa acontecer. Porém, de fato, a Santa Ceia, assim como a Santa Missa é a força de uma egrégora, a questão é que não se fala nisso. Quem entende as metáforas vai além, mas elas não são transmitidas pq se espera que sejam sentidas. Por sorte ou por um processo orgânico de evolução (gostei disso!!! rs), hj estou dando aula de crisma, onde temos a oportunidade de falar somente sobre as metáforas aplicadas à essa vida aqui no processo de evolução e de troca com o universo. E qd falo "por processo orgânico" pessoal, acredito que o que tenha me dado condições de entender essas metáforas para bem além do que a igreja explica foi o fato de vivenciar e conhecer muitas experiências e muitos seres especias, divinos, iluminados, no budismo, na umbanda, na messiânica, no espiritismo, na wicca, no xamanismo, cabala, etc, etc, etc... até chegar no coração de Deus, entendendo o que Ele queria dizer através de Jesus Cristo.
    Portanto, acredito que a espiritualidade é orgânica e pessoal... de dentro para fora, porque mesmo num ritual onde é necessário um grupo para acontecer, nem sempre um ou outro do grupo podem estar na mesma sintonia, vibrando a mesma egrégora e somente precisando de uma religião de fora para dentro. Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Veja uma coisa Lu: em qualquer grupamento humano para determinado fim haverá sempre uma egrégora. Num grupo de viciados em Crack também há uma egrégora, não há como dissociar. E neste sentido vc está certa porque toda egrégora é um organismo vivo, porque há necessidade de se 'alimentar" para que ela permaneça viva. Olha só, no caso da Umbanda se um elemento da corrente, um médium ,não estiver afinado e concentrado no culto, fatalmente ele receberá uma carga negativa que normalmente circula em um terreiro, advinda das pessoas que estão ali para resolver problemas, entre outras coisas. Neste caso, podem ocorrer duas coisas imediatas: ou a energia vai bater nas guias que ele usa e estourar, ou vai ser canal para que algum espirito de baixa intensidade use-o como meio. O que não acontece se uma pessoa não estiver ligada na missa. Agora se um católico formar um grupo, como vc no estudo da crisma, e este grupo discutir como usar o amor de Cristo em prol do próximo e colocá-lo, enquanto grupo, em prática aí sim se torna orgânico, me entende? É a prática que torna a religião orgânica e não a contemplação. A contemplação é necessária e ela acontece na Umbanda quando individualmente acendemos nossas velas e fazemos nossas orações.Esta é uma boa discussão hein? Beijocas com axé!

    ResponderExcluir
  29. Sim, entendo, as 2 questões e concordo plenamene!
    Ótima discussão, sim!!! rsrsrs...
    Mas vamos lá, me veio uma necessidade de complementar o que disse...
    Se e veja bem... "se", todos os cristãos, numa missa entendessem o que estão fazendo ali esse grupo já seria exatamente o que vc diz sobre colocar a espiritualidade em prática e torná-la orgânica. Digamos que na Umbanda existem os intermediários de Deus para fazer o grupo agir em prol do outro. Na missa, a comunhão seria o espírito vivo de Deus fazendo com que as pessoas agissem na vida através da compreensão e sentimento direto de Sua palavra. Seria o memento de acender a chama. Ser cristão não é apenas fazer caridade, ajudar o próximo, é ser a imagem e semelhança de Deus... é a possibilidade de agir na Terra como Cristo e sendo assim, de forma individual, cada um ouviria essa voz interior para seguir suas vidas fazendo suas escolhas que trouxessem mais e mais felicidade. Felicidade, afinal, é algo totalmente além da matéria, é a plenitude de encontrarmos dentro de nós essa chama divina!
    Então o que quero concluir é que a visão da grande maioria dos católicos não é orgânica, como vc bem disse, mas o cristianismo compreendido e praticado é totalmente orgânico, extamente como vc mencionou! ;)

    ResponderExcluir
  30. Querida Andréa

    Saravá de amor e de luz em todas as nossas existências. A umbanda é amor e paz, união de todos os sentidos. Muito pertinente a alusão a Charles Darwin, muito sobre ele ainda não foi descoberto e o que sabemos e estudamos foi o divisor de àguas entre o obscurantismo medieval e a modernidade presente. Somos seres em constante tranformação, aprendendo e evoluindo com as adversidades. A Umbanda e seus caboclos, Pretos velhos, Orientais,Ciganos, Crianças e Exus nos orientam a uma prática de vida humana mais tolerante e mais fraterna. Xangô com sua macahadinha da Justiça nos mostra a verdade e a seriedade de ações que todos devemos ter. A vida é complexa tal como o crescimento de suas plantinhas no vasinho - temperos, folhas de saladas, flores e leguminosas que nos ajudam a evoluir. Muita paz em nossos corações! Axé!
    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir
  31. ADORO TD ISSO !!!!!!!!!!!!! SORTE EM TER ANDREA.......AXÉ E LUZ XERIN dirce de oyá

    ResponderExcluir
  32. Oi Andréa, em primeiro lugar desculpe-me por ter perdido tanto tempo e só agora ter descoberto seus lindos textos, compartilho de suas idéias e assino em baixo. "A Umbanda é Viva" e como tudo que há no mundo se transforma, evolui com o tempo,nos dando a necessidade de estar sempre aprendendo, estudando e compartilhando com todas as pessoas e principalmente com os jovens que cada vez mais tem sede do saber. Cada vez mais as Palestras são bem vindas e feliz a Casa que der essa oportunidade as pessoas, como faz hoje o Terreiro do Pai Maneco e feliz dos Umbandistas que podem beber e saborear suas doces palavras. Um abraço do já Amigo J.L.

    ResponderExcluir
  33. Ola querido, desde já honrado para comentar, a Umbanda e uma religião, com raizes afro-descedentes, mais com forte influência Cristã, bem como a grande influência das doutrinas Orientais, resumindo uma Religião que nasceu para mesclar todo o conhecimento espiritual existente em nosso plano, mais com um unico objetivo d efazer a Caridade nas suas diversas formas; como a Cura d edoenças e infermidades, passes e limpezas espirituais, rituais de orações cristães e espiritas, e rituais de oferendas para afradecer o recebidos pelos nosos Orixás e Entidades trabalhadoras.
    A Caridade como disse na Umbanda e uma palavra bem complexa, não devemos entender que a Caridade na Umbanda seja a maxima dar d egraça o que recebertes de graça, até por que estariamos indo contra os principios de nossa Religião e indo a encontro da doutrina Cristã ou Catolica ou Evangélica, veja so que em todas as Religiões citadas a Caridade se esbarra, nas oferendas recebidas ou Dizimos, portanto nos Umbandistas devemos sim ter todo o cuidado e atender nossas necessidades econômicas sim, até por que todo naterial usadao em nosso trabalhos(como velas de 7 dias e Comuns) são materias extremamente caros, a de 7 dias custa hoje em torno de 5 reais aqui em manaus, e so no meu Congar usamos em média de 12 a 25 velkas por semana, para orixás e anjo da guarda. Aconselho sempre os meus filhos e consulentes,s ejam Caridosos mais não sejam bestas, pois tudo que s efaz hoje para manter uma Casa espiritual infelizmente a a necessidade econõmica.
    Não devemos explorar, mais devemos ser justos com nossos trabalhos, e parar de deixar que as influencias cristãs se prevaleçam em nossa religião, que afirmo novamente e uma Religião Afro-descedente. Devemos sim respeitar os ensimanetos Cristãos, afinal somso afro-descedentes, anscidos em berçlo cristão, mais não devemos deixar os valores de nossos Orixás em segundo Palno, primeiro Eles Orixás e nosso orixá Maior Oxalá, depois os outros médiuns maravilhosos que pisaram em nosso mundo, ai incluo o maior deles o mestre Jesus, que com seu exemplo de amor e fraternidade e craidade nos deixou um grande ensimaneto, mais quero lembra-los amigos Cristãos(Cat[ólicos , Evangelicos e outros mais) nosso amado jesus era Judeu, Rabino, como a própria Biblia cita, não sejamos hipócritas como alguns afirmam, como se nosso amdo Jesus tivesse vindo para destruir sua Igreja Judaica, ele não veio, ele veio trazer sua parcela de conhecimento e sabedoria e deixar sua vida como exemplo para todos nós, todos nós.
    Como diz a máxima da nossa Biblia: " A muitas moradas na Casa de meu Pai", portando a Umbanda e uma delas, e Salve a Umbanda, meu Amor, Minha Vida, Minha Luz.
    Sraává o Caboclo Jatapéquara, mestre que me da a Luz para responder com convicção sobre o assunto.
    Abraços Fraternos
    Ronaldo Jatapequara
    www.ronaldojatapequara.blospot.com.

    ResponderExcluir