sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Grande Gira

Numa destas outras vidas ,nesta  mesma existência, conheci o sr. Felipe, um homem de mais de setenta anos na época. Ele era judeu, mas sempre que conhecia as pessoas passava alguma mensagem sobre Jesus, a maioria que ele próprio inventava. Quando me conheceu, estava vivendo um período de dúvidas , então ele me disse: na Bíblia que não é contada, Andréa era o nome de uma das mulheres que acompanhava Jesus e a função dela no grupo , era entrar nas cavernas e trazer as pessoas para a luz. O Divino sabe o quanto eu própria sempre precisei da luz do entendimento e a busco incessantemente.
Hoje sei que não tiro ninguém das cavernas, elas é que saem sozinhas se assim o quiserem. Somos livres para acreditar no que quisermos, sempre falo isso, inclusive em nós mesmos. A Umbanda tem me ensinado muitas coisas . Sempre gostei de religião, mais pelo aspecto da atração que elas exercem sobre as pessoas do que as religiões em si, por este motivo posso afirmar seguramente que a única que trata do tempo presente, na atualidade, é a umbandista.
Lidamos com entidades todas as giras ,bem como com as energias Orixás. Não fazemos previsões e muito embora acreditemos em reencarnação, não nos atemos às nossas experiências passadas e como diria Pai Maneco, nem devemos buscar este tipo de informação, pois não nos acrescentaria nada.
Buda indagado por um discípulo sobre como seria após a morte e como seria a reencarnação respondeu que não falava sobre estas coisas porque não eram pertinentes. Dizia ele que o que era pertinente nesta existência era saber lidar com o sofrimento, coisa que o discípulo estava precisando aprender, pois se pensava na vida pós-morte era porque não estava sendo feliz.
A cada gira de umbanda aprendemos um pouco mais. O caboclo Tucuruvu, incorporado no Pai Jussaro, que rege a gira que frequento falou a todos um pouco de sua história. Ele havia se retirado para o alto da montanha para meditar e quando desceu para sua tribo estava toda dizimada, obra de inimigos. Ora, era ele o responsável por toda aquela tribo então isto tudo pesou sobre seus ombros. O caboclo da Cachoeira, que incorpora no Pai Fernando, também contou há um tempo atrás a história de como resolveu abandonar tudo para se refugiar no interior da mata e como teve que retornar. O caboclo Beira Mar que recebo também contou uma história de como teve que abandonar sua tribo para achar a cura com o Divino, o qual procurou por anos a fio e como depois descobriu que ele esteva sempre presente em cada um.
Juntei todas estas histórias porque percebi uma grande mensagem que Zambi, através de seus mensageiros dos mais diversos Orixás, busca nos passar. A verdadeira espiritualidade é vivida e vivenciada em nosso dia-a-dia , junto às pessoas e em nossos relacionamentos. Não podemos fugir deles. Às vezes me pedem que fale sobre demandas espirituais, sobre movimentos dos espíritos desencarnados, mas a visão de que tenho da Umbanda é vida, é a transmutação causada pelos pensamentos , é ,enfim, o fortalecimento causado pelo entendimento de cada processo que vivenciamos. Portanto não há nada mais útil do que focarmos na qualidade de nossas vidas junto aos que nos cercam.
Morando aqui no alto de Colombo, num sítio mais ou menos isolado, pelo menos neste período da vida, sou feliz e de fato não me sinto só.  A cada gira que frequento sei  que entre os que estão de branco não há diferenças além das cores das faixas, que designam a que Orixá pertencem. Apesar de sermos diferentes em pensamentos e culturas na hora do "aperto",  além dos dirigentes logicamente, sempre haverá alguém do nosso lado para estender a mão quando literalmente caímos ou para nos amparar num momento de emoção forte. Como também juntos rimos muito, porque se há um sinal de que há uma energia superior nos envolvendo é sem dúvida o bom humor.
Giramos, giramos e giramos em nossa existência pelas mais diversas situações e precisamos ter a certeza de que sós, no momento que ficarmos tontos, não conseguimos o equilíbrio perfeito. Eu busco repassar aqui o que compreendo porque sei que a partir disto, às vezes um pequeno insigth, quem realmente precisar vai encontrar a sua verdade, porque nada do que falo é absoluto, antes minhas experiências na Umbanda se adaptam a realidade de cada um. Porque a própria Umbanda é assim: uma religião que auxilia a enfrentar os sofrimentos e a entendê-los, porque cada passo que damos no presente tem uma enorme valia em nossa evolução e ele deve ser dado com a coragem de Ogum, a firmeza de Xangô, com o amor à vida de Oxóssi, sob a proteção sempre de Oxalá. Afinal, a vida é uma grande gira.

9 comentários:

  1. Rsrs...Engraçado... Preste atenção em como lhe saudei no #FF minutos atrás... antes de ler seu texto, Andréia...Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. "porque se há um sinal de que há uma energia superior nos envolvendo é sem dúvida o bom humor."
    Amiga querida, sempre acreditei nisto, acho que os anjos são criaturas alegres e brincalhonas, que todos os espíritos trabalham com um sorriso no rosto e procurando divertir-se sempre. Vejo Jesus como um espírito alegre, de riso fácil e muito espirituoso. Assim como também acredito que a espiritualidade é vivida no dia-adia, em cada pequeno gesto em direção a noss evolução espiritual, em cada palavra dirigida com carinho e respeito ao nosso semelhante. A vida é simples, suas leis são simples, nós é que gostamos de complicar tudo, criando teorias filosóficas cheias de idéias dificeis de serem entendidas pela grande maioria e ainda pregamos que a seriedade é sinônimo de inteligência e retidão. Não acredito nisto, acredito no poder pessoal que temos de nos conectar com as energias do bem e de mudar nosso rumo sempre que necessário.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas costumam buscar respostas nas religiões, mistificando e mitificando as coisas... sendo, como você mesma disse, que a resposta está em cada um, na maneira como vive a vida e se relaciona com a natureza e seus semelhantes.

    Porque a verdadeira essência das religiões é, basicamente, o amor. O amor e a caridade, praticados diariamente, sem contra-indicações, de forma incondicional, trazem a verdadeira leveza e sabedoria de viver.

    Não precisamos viajar para longe pra encontrar respostas, porque todas elas estarão sempre muito próximas de nós, onde quer que estejamos. A sabedoria é o "feeling" de como conectar com essa centelha de energia Divina que mora dentro de nós e usá-la como luz guia para os nossos caminhos.

    Nos últimos dias, tem pairado na minha mente a frase final de um filme que eu assisti no início da adolescência, faz uns...nossa!! uns 40 anos.. O.O
    "Amar é nunca precisar pedir perdão". E acho que só agora, depois de todo esse tempo, é que o sentido real chegou ao meu entendimento...
    Fiquem todos com Deus. Um grande beijo, Andrea. ♥

    ResponderExcluir
  4. Querida Andrea

    Ainda chegará o dia que o ser humano não buscará nas entidades, sejam elas de inúmeras religiões, a solução de seus problemas e sim a energia necessária (lanterninha p iluminar o denso túnel de trsitezas e infelicidades) para enfrentá-los com coragem e preparo espiritual.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  5. Realmente a vida é simples. Mas é tão difícil esta busca. Um dia fui massacrada porque disse que sou uma mulher barata. rsrs É verdade sou sim. É tão fácil me agradar, me fazer sorrir. Nada me agrada mais que um par de havaianas um boquet de flor do campo da feira livre. Agora o que me faz trocar qualquer coisa material é uma boa risada em um texto meu. Viva a vida simples.

    ResponderExcluir
  6. Realmente a Umbanda vive o presente, é isso que falta para muitas religiões que ainda querem viver do velho testamento.
    A Umbanda se atualiza diariamente através de seus guias espirituais nós terreiros em todo Brasil.

    ricardodeogum

    ResponderExcluir
  7. Andrea,

    Tudo que li faz parte da essência da vida.
    É o sumo, o elan, a seiva bruta de uma existência.
    Como pensa Claudia (acima), é tão e simples e barato ser feliz!!!!!!!
    Amei seu texto, vou habitar nele, pode ter certeza.Parabéns, adoro ler você.
    Abraços de sábado: Liduina.

    Obs: "Não apresse o rio, ele corre sozinho"

    ResponderExcluir
  8. Oi Andréa, como seu pedido é uma ordem, estou aqui comentando mais um texto cheio de ensinamento e vivência.


    A Religião não é para fazer o que eu quero, é para me ensinar a entender que tudo quanto possuo ou me atinge é do meu merecimento. É a lei: do dar e receber, ação e reação, do plantar e colher. Ninguém recebe nada, em lugar do outro. Ninguém colhe o que não plantou e ninguém pratica o bem para receber o mau em troca.
    Cada Ser tem seu aprendizado no dia-a-dia, com experiências diferentes mas ensinamentos idênticos, pois, as lições do Cristo só mudam na maneira de serem aplicadas, eles são iguais em seus conteúdos e, estendidos para todos os seus filhos, sem distinção.
    A Umbanda é um tratamento para a alma, em que se começa massageando o coração e termina-se em harmonia com todo o nosso Ser. Na Umbanda aprende-se a entender e aceitar os “porques” de nossa vida. Aprendemos que devemos viver esta vida da melhor maneira, que nos for possível, sem deixar nossos rastros para serem apagados na próxima volta, e, não devemos nos preocupar com o que ficou acumulado de outra vida, do qual não temos consciência graças a Deus.
    O importante é aprendermos a lição da vida presente e ter a preocupação de vivê-la bem, com amor, caridade, perdão e sabedoria. Devemos, também, entender que adquirir todo ensinamento e entendimento possivel, advindo das situações de sofrimentos e vitórias, e transformá-lo em escada para a nosso crescimento, espiritual e material, é conscientizar-se das oportunidades que Zambi nos dá e utilizá-la para a transformação e evolução pessoal.
    A Umbanda nos ensina a aceitar as dificuldades familiares e a transformar os inimigos em amigos diante da prática do amor, caridade e perdão.
    Por isso concordo quando você diz: “Umbanda é assim: uma religião que auxilia a enfrentar os sofrimentos e a entendê-los, porque cada passo que damos no presente tem uma enorme valia em nossa evolução”.
    Que Zambi nos ilumine sempre para que nossa caminhada seja proveitosa nesta vida.

    Raquel

    ResponderExcluir