quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aruanda

Sábado à noite chuvoso e não havia outra alternativa: assistir tv ao lado do fogão à lenha. Na tela passava o programa Sobrenatural, onde a dupla de irmãos combate espíritos malígnos. Os meninos adoram, mas depois ficam querendo por sal grosso na porta de entrada e perguntando se a gente tem ou não água benta e balas de prata. Só que desta vez foi diferente. Os dois irmãos, mocinhos do filme, morrem e vão para o céu. Encontram uns perigos pela frente e um amigo, já falecido , vai ajudá-los. Este amigo desenha nas portas com um"giz" pontos de proteção. Imediatamente meus filhos me olham: isso tá muito parecido com tua igreja mamãe. E estava mesmo.
Num determinado ponto, eles vão falar com o único anjo que ainda tem contato com Deus: Josué.
Josué, no filme, tinha todas as características do Pai Maneco, na minha visão de Umbanda: um preto, não tão velho, mas cheio de sabedoria. Os rapazes perguntam se ele fala com Deus, mas ele nega e diz que é Deus quem fala com ele, quando quer, talvez porque ele tenha paciência de escutar. Contar filmes e sonhos é uma coisa que não me apraz, cada um tem uma interpretação, mas achei pertinente falar. A Umbanda está cada vez mais se expandindo como energia.
Desde que li o livro do Alexandre Cumino, História da Umbanda-Editora Madras, fico pensando o porquê de sua criação nestes moldes. Ela é baseada na fé, no amor e na caridade ,mas há algo que me chama muito mais a atenção na sua evolução. Hoje você vê muito nos terreiros médicos, jornalistas, advogados, juízes. A simplicidade das entidades de Umbanda talvez seja o maior aprendizado para os intelectuais da contemporaneidade. Quanto mais tentarem complicar seu entendimento, menos surte o efeito principal. Umbanda é um "religare", já que as pessoas gostam tanto desta palavra quando falam em religião, com a natureza e com quem realmente somos, sem todas estas camadas que os tempos modernos nos infligiram. 
Não posso negar que fiquei atordoada com o que meu lindinho me perguntou ao término do filme: como seria seu paraíso Andréa? O dele é bem definido, quer passar seu tempo lá do outro lado fazendo shows de rock, mas e o meu?
Pensei em primeiro falar com seo Sete Cachoeiras e ver como me saí nesta experiência, afinal é meu pai de cabeça. Depois ver gente que há muito não vejo, matar as saudades de tudo que vivemos juntos. Certamente ficar conversando muito tempo com seo Beira Mar e aprendendo mais coisas. A visita ao pai Maneco é inevitável, farei as perguntas que ainda não estou pronta para fazer. Vou visitar os Erês e agradecê-los, mas em festa de criança não dá pra ficar muito tempo. Vou buscar um benzimento com dona Maria Redonda e ,falando em benzimento, pegar um axé com seo Zé. Vou visitar as matas do seo Junco Verde e alisar a águia do seo Akuan, em agradecimento pelas cobras espirituais mal intencionadas que não deixou que me alcançassem e curimbar um pouco com seo Tucuruvu.Vou a festa dos boiadeiros e à tenda dos ciganos, nessa em especial ver o cigano Woisler fazer as mágicas com as cartas (desta vez eu vou entender!). Vou até as sombras buscar o abraço de novo da Maria Padilha das Almas, do seo Tranca Rua das Almas, passear um pouco por lá sob a capa do seo Capa e perguntar para seo Sete Encruzilhadas quantas encruzas a pessoa precisa passar para se libertar de seus vícios . É bastante coisa a ser feita, mas não dura uma eternidade, então Aruanda o jeito vai ser eu voltar pra cá, com uma bagagem um pouco maior, ajudar um pouco mais a Umbanda e ficar pensando como seria meu paraíso perfeito.
Em terra , nós médiuns nesta experiência de vida, somos todos um pouco de Aruanda.Somos um pouco de cada entidade, um pouco de suas matas e rios, um pouco de suas encruzilhadas e caminhos. Então médium umbandista, quando numa destas manhãs de inverno você acordar sem saber quem é você no meio disto tudo pense: sou o grito do caboclo, a risada do erê, a paciência do preto velho, talvez você consiga escutar Deus e seguir em passos mais leves. Saravá!

33 comentários:

  1. Esse texto não é somente lindo é tambem emocionante, claro que contem seu estilo, começar com um caso engraçado de familia e terminar com a espiritualidade, mas esse especial me tocou fundo,sempre temos lições a aprender.
    Obrigada minha amiga por me enriquecer mais um pouco. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Saber que somos nos dá chão e motivação. Parabéns pelo blog, mais uma VEZ!

    Grande beijo!

    Cuidadores Online

    ResponderExcluir
  3. Saravá Andrea
    Como sempre, lindo texto... me fez refletir sobre como seria a "minha" Aruanda... Com certeza, teriam muitqas cachoeiras... rs
    Parabéns pelo seu "dom" de escrever tão bem. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, minha dinda.
    Hoje, eu acordei meio sem saber quem eu era...vc me ajudou a descobrir uma parte, pelo menos..
    Agora, com paciência, espero Deus ter vontade de falar comigo.
    Que Ele te abençõe pra sempre e te mantenha assim, íntegra, maravilhosa e com essa visão estupenda de como é a vida, através da Umbanda. Te amo. Axé!!

    ResponderExcluir
  5. Ohhhh minha flor, esses seus textos são sempre um bálsamo, uma leitura gostosa, com cara de conversa na varanda no fim de tarde, faziamos muito isso la em casa, ouvindo as histórias da minha avó quando eramos crianças e quando ela passou para o outro lado passamos a ouvi-las dos nossos pais. Seus textos são assim, uma mistura boa de contos, encantos e sabedoria.
    Também ja me perguntei o que vou fazer quando chegar a pátria espiritual, sou muiiiiiiito curiosa e com certeza vou querer ver tudo, lógico que antes matarei a saudade de todo o meu povo que ja está habitando aquelas terras. Que benção ter certeza de que continuaremos nossa jornada. Obrigada pelo texto delicioso.

    PS- sou fã de carteirinha deste seriado e me lembro bem deste episódio,o Josué me lembrou um dos mentores da nossa casa.

    ResponderExcluir
  6. Meu paraíso e um lugar onde nao existe mentira, onde nao há engano, meu paraíso e um lugar onde as pessoas Sao valorizadas pelo que Sao e nao pelo que possuem. Meu paraíso e um lugar onde ninguém tem mais nem menos do que precisa pra ter uma vida digna. E um lugar onde as mães podem deixar seus filhos brincarem nas ruas, onde os pais Sao respeitados e onde as crianças podem exercer o ofício de ser criança, sem ter medo de nada. Meu paraíso existe, e eu estou buscando encontra-lo. Achei legal esse negocio de cada um dizer como seria seu paraíso ideal. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, permita-me...

    Tem muito tempo que ele não fala comigo, talvez porque agora esteja em paz... Sinto que não teria coragem de dizer isso para outra pessoa a não ser você. Antes provavelmente tenha falado comigo várias vezes nos momentos ruins que tive na vida...Acredito que agora sou eu que devo procurá-lo mais para agradecer, porém, sei que ele ainda me manda recado através de pessoas amigas. Seja feliz!

    ResponderExcluir
  8. nossa exatamente assim que quero fazer minha viajem.. que Deus continue abençoando vc e sua familia...

    ResponderExcluir
  9. Perfeito como sempre! Ler seus textos é sempre um presente de Deus!!! Te adoroooo!

    ResponderExcluir
  10. Olha está lindo demais, gostei mesmo e é esse que deve ser mesmo o paraíso para os verdadeiros umbandistas, Perfeito Que nosso Grande Pai Oxalá lhe abençoe sempre e a toda a sua família.

    ResponderExcluir
  11. Texto de uma profundidade espiritual muito grande, só espíritos evoluídos,escolhem voltar,depois de passar por todas as rodas,de novo estamos no começo do caminho,mas desta vez como guias,dos menos espiritualizados.Abraços!

    ResponderExcluir
  12. É... Reafirmo o que falei pra ti hoje!

    ADOREI O PASSEIO!!!!!!!!


    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Maravilhoso .... Envolvente!!!

    Amei =)

    Smack

    @vampireska

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez tendo przazer de ler seu maravilhoso texto . E o que preparou dessa vez?
    A essência da Umbanda transformada em palavras...Hoje estava pensando muito em algumas coisas e mudando as "prioridade", pensando em desistir de algumas delas... e seu texto sacudiu e acariciou meu coração.... Agora tenho certeza que não vou mais desistir!
    Asè!!

    ResponderExcluir
  15. É estranho, não venho aqui para todas as postagens... mas quando venho, sempre encontro algo que parece que eu precisava ouvir. Desde a primeira, sempre leio aqui aquilo que preciso para me confortar ou chacoalhar.
    Desta vez não foi diferente. Nunca sei se minha interpretação do texto está de acordo com o que você inicialmente quis dizer, mas sempre me marca.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Andrea dear,

    O que mais me encantou no seu texto foi a simplicidade das entidades de Umbanda, amealhando intelectuais de todas as áreas, como também o finalzinho do próprio: Lindo, lindo!
    Se conseguirmos ser um pouco o grito do caboclo,
    a risada do erê, a paciência do Preto velho, não só veremos a Deus, como experimentaremos a magia da luz e adentraremos o universo da Aruanda.
    Bravíssimo amiga linda! Ameiiiiii!!!
    Bjos: Lidu.

    ResponderExcluir
  17. Como Sempre textos incríveis e cheios de sabedoria! Um grande beijo

    ResponderExcluir
  18. Espero quando passar pela Aruanda ver savará filho de Umbanda e quero ter Ogum em minha companhia.
    Se fosse por minha vontade e se eu tivesse merecimento gostaria depois da minha passagem retornar como uma entidade e continuar trabalhando em outro plano pelo bem da humanidade e pela grandeza da minha querida Umbanda.

    RicardodeOgum.

    ResponderExcluir
  19. Tem que haver empatia entre as pessoas. Respeito às diferenças de pensamento e fé. Ética.

    ResponderExcluir
  20. Como sempre, consegues tocar lá no fundo da alma com suas palavras simples.
    O que me chamou a atenção na Umbanda (e, me corrija se estiver errada) é a imperfeição das entidades, é a humanidade das entidades, é a não-deusificação, e, considero isso como sabedoria, luzes que conhecem a escuridão, e por isso me encontro aí.
    Como sempre, reintero a minha curiosidade em aprender. Quem sabe um dia eu absorvo toda esse conhecimento.

    Obrigada Andréa!

    ResponderExcluir
  21. O comentário mais apropriado para o texto é: LINDO.

    Simples assim.

    ResponderExcluir
  22. O texto ficou realmente maravilhoso, tem emoção e voce tem talento pra uma narrativa rica e muito inteligente! Creio que assim como certamente ha muitos paraisos (mas, não creio que sejamos nós quem criamos ou escolhemos)dificilmente se encontra todas essas entidades juntas! Mas, pra ouvir Deus, realmente temos que tentar nos sintonizar, por que pelo que vemos ao longo de nossa existencia ele só se revela realmente a quem tem paciencia pra ouvi-lo e esperar por suas revelaçõs. Certamente os simbolos Enoquianos são muito parecidos com os traçados na Umbanda, aliás, ao contrario do que os autores de livros de umbanda no Brasil pregam a Umbanda em sua origem mais remota nunca foi africana, estudos bem mais aprofundados em antropologia nos mostram muito bem que esse culto que conhecemos hoje muiot mesclado, deturpado e cheio de superstições vem exclusivemente da Nigeria e Benim. Na verdade a grande maioria da Africa Continental nem sabe o que é orixá. Os nigerianos yorubás em especial tiveram influencia do esoterismo oriental, grego e egipcio. Axé

    ResponderExcluir
  23. Acho que cada pessoa tera o paraíso que merece, aquele para o qual trabalhamos, aqui, para construir.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Nossa minha amiga querida,que texto maravilhoso,a cada dia aprendendo mais com vc.
    Jamais vou esquecer isso: ** sou o grito do caboclo, a risada do erê, a paciência do preto velho, talvez você consiga escutar Deus e seguir em passos mais leves. Com certeza amiga seguirei com passos mais leves.Obrigada pelos conselhos,pelo ombro amigo onde deixo minhas lágrimas,obrigada por vc existir e estar sempre por perto quando pareço estar perdida e sózinha.

    ResponderExcluir
  25. QUE PRAZER LER O Q ESCREVES. AXÉ E LUZ.
    QUE OS ORIXÁS DANCEM EM TUA VIDA E NA VIDA DOS TEUS AXÉ DESSA REZADEIRA DE FOLGA,KKK DIRCE DE OYÁ, DIRCE, UMA SENTINELA DE ORIXÁS.

    ResponderExcluir
  26. A única coisa que sei é que terei muitas existências até vencer as minhas imperfeições, pelas quais eu mesma respondo!

    Só penso em aprender e compreender o aprendizado com o coração..Aí sim ele é realmente absorvido..

    Beijocas

    ResponderExcluir
  27. Eu lembro desse episódio de sobrenatural, muito bom!! Interessante a forma como você vê o seu paraíso e pra variar seus textos coincidem com o que leio. E na capa do JUCA (Jornal de Umbanda Carismática) eu li uma citação que é perfeita aqui: "Não somos seres humanos que estamos passando por uma experiência espiritual, mas nós somos seres espirituais que passamos por uma experiência humana"

    ResponderExcluir
  28. Analisando como texto, gostei da narrativa, muito bem conduzida. No mérito, porém, tenho outra visão por ser espírita, e dentro do Espiritismo não há simbolismos, rituais, etc., como deve ser de seu conhecimento. Respeitamos todas as religiões por achar que todas são necessárias e também porque não somos donos da verdade. Jesus não fundou nenhuma igreja e nada nos deixou por escrito, mas mudou a face do mundo com seus exemplos e ensinamentos.
    Buscamos estudar as obras básicas de Allan Kaardec e também as obras auxiliares de André Luiz e Emmanuel para podermos entender cada vez mais a religião que abraçamos.

    ResponderExcluir
  29. DEIAA,, SABIA QUE EU TB TRABALHO COM SEO SETE CACHOEIRAS,,,HEHE.\BJBJ.
    AXÉ.

    ResponderExcluir
  30. desejo que ainda , depois de td o que vivenciou em tua imaginação , caminhes pelos campos de um grande lajedo onde mora o caboclo boiadeiro do lajedo. que se sentes com ele olhando o fogo sagrado onde, lindas salamandras estarão a bailar te dizendo : bem vinda!!!sei que tu serás feliz ao encontra lo, assim como sou . um xerinho (com x) de jasmim com energias.... dirce mendes de oyá ;;;; axé doce andréa

    ResponderExcluir
  31. Oi Andréa,
    Minha primeira vez aqui e logo me apaixonei!
    A imagem de fundo, essas sementes, jujubas...não sei...o colorido me fisgou.
    Vim direto do Dalla Blog, onde também estou, comecei a olhar seus trocentos marcadores e esse aqui, dessa postagem - Boiadeiro, me atiçou.
    Depois de ler essa postagem, me rendi e decidi ficar de vez.:-)
    Juro que me arrepiei ao ler seu texto e o trecho "agradecimento pelas cobras espirituais mal intencionadas que não deixou que me alcançassem" me tocou bem fundo, pois me conectou imediatamente ao meu querido Navizala - Xêtro Marrumba Xêtro, Boiadeiro!!! Sou grata por ele ter me livrado de algumas cobras invisíveis e outros tantos percalços.
    Obrigada pela delícia de poder te ler, Andréa.
    Agora eu tenho que ir, porque tenho muitas coisas ainda para ver aqui no seu Blog.
    Saravá!

    ResponderExcluir