quarta-feira, 18 de maio de 2011

"Nós come o peixe"

Numa destas conversas sábias entre meus filhos, o Dyogo afirma ao Syrus: Sempre quis saber porque você jogava longe a mamadeira quando terminava o leite.Resposta óbvia: ué, pensei que se terminasse e jogasse fora apareceria outra cheia, como sempre aconteceu!  Um detalhe importante: nesta época nenhum dos dois falava pois eram muito pequenos: um tinha dois anos e pouco e o outro 10 meses.Outro detalhe importante é que nunca contei a respeito
Eles não falavam português, nem pensavam em português, nem em nenhuma outra lingua, mas o pensamento existia. Por este motivo qualquer espírito pode se comunicar com qualquer médium ,pois o pensamento é que é repassado.Mas o que quero hoje é ir um pouco além disto.
Hoje a casa está bagunçada. Tudo é direito, nem que seja errado. Tenho direito de me expressar como quiser e da maneira que eu quiser. Tenho o direito de não sofrer nenhum tipo de punição, pois eu posso tudo. Posso usar palavras estrangeiras para definir minha falta de limites, como também minha contrariedade e minha falta de atitude pode ser definida com palavras que apontam para doenças que eu nem sei direito o que são, mas estão lá catalogadas no consciente coletivo, ou seja, na mídia.E assim caminham os pensamentos brasileiros.
Coincidentemente, estava vendo uma série da Tv Cultura, neste final de semana, sobre o crescimento e desenvolvimento humano nos primeiros quatro anos de vida. A lógica gramática se desenvolve nos primeiros anos de fala: isto é uma coisa instintiva e , de certa forma,relacionada à sobrevivência. A criança se esforça em falar corretamente para poder pedir o que lhe garantirá a subsistência. É lógico que temos uma imensidão de coisas a se aprender durante toda nossa existência, mas temos os mecanismos necessários para isto.
Por minha própria essência sou contra a qualquer tipo de preconceito, mas é esta mesma essência, e vivência, que me alerta de abusos que cada vez fluem para as trevas da existência.
O pensamento é um cavalo selvagem que deve ser adestrado, sob pena de perdermos o controle sobre nosso próprio bem estar.Se não tivesse falado e imposto um limite ao meu filho que jogava as mamadeiras na parede, hoje ele estaria fazendo normalmente isto com pratos de comida. Perder os parâmetros entre o certo e o errado, deixar se conduzir conforme o vento sopra, é o primeiro passo para o estouro da boiada. E como sabiamente falou seo João Boiadeiro, é melhor sacrificar um boi do que ver o dito estouro.
Uma médium ontem foi pedir uns esclarecimento ao seo Zé. Perguntou em que "gaveta" estava, qual era a sua classificação como médium. A resposta não poderia ser outra: não há gavetas,nem armários na Umbanda, não há nada fechado, nem classificado como melhor ou pior. Os questionamentos fazem parte do desenvolvimento de cada um ,seja médium de corrente , seja entidade. Os questionamentos mudam conforme seu grau de desenvolvimento e este é um processo individual.
Minha questão é esta: como pode haver desenvolvimento sem disciplina? Como pode haver questionamento sem conhecimento? A Umbanda não tem dogmas, mas tem uma disciplina rígida e não poderia ser diferente. Trabalhamos com direcionamento das forças da natureza para equilibrar seres humanos em sua caminhada nesta vivência. O Terreiro que não tem disciplina e que não disciplina seus médiuns na caminhada para a real caridade, ao amor e à fé, experimenta as intempéries das sombras. Chamo de sombras o ódio, o medo, a pretensão, o desânimo e a tristeza. Quem pode ajudar ao próximo desta forma?
Pais ,educadores e líderes religiosos peço que eduquem com amor, com fé, com coragem e disciplina aqueles que estão sob sua guarda. Ensinar como se pesca é possibilitar que o futuro pescador desenvolva outros métodos melhores e mais eficazes,e tenha coragem de prosseguir por outros mares . É permitir a toda uma geração o progresso e a luz do conhecimento, sem medo do amanhã. Se permitirmos o "nós come o peixe" , amanhã o "peixe come nós". Saravá.

32 comentários:

  1. Meu anjo.. isso foi mto lindo.. Falar em nossa obrigação de Educar.. enquanto fazedores de pensamentos.. educadores e sacerdotes de uma doutrina espiritualista e principalmente como seres humanos é essencial em tempos como o nosso... onde a educação do Brasil, desse país que tanto amamos... se torna cada vez mais mediocre.. sem disciplina uma liberdade que beira a libertinagem...
    Obrigado por mais um lindo texto..
    Somos pescadores.. e devemos ensinar a pescar.. com a isca certa.. ou seja.. com o AMOR, RESPEITO e HUMILDADE

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  2. Operacionalizar o pensamento para colher bons frutos. Para alguns , me incluo, há um abismo muito grande entre vontade e ação. Leio seus textos e passo a refletir sobre ele...

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  3. em uma aula de Sociologia na faculdade o professor comentou que a linguagem é a principal instituição de uma sociedade, pq a partir dela, se traduz todo o conhecimento do mundo. E que só a partir desta se é racional. Eu, particularmente, discordo, a nossa simbologia de linguagem é apenas uma simbologia do universo, ainda existem inúmeras que desconhecemos e não entendemos, chamando então, de irracional.
    Irracional acredito que seja a mãe que larga um filho no lixo, um aluno que desrespeita um professor, um professor que desrespeita um aluno.. Irracionalidade é conhecer toda a simbologia e usá-la da pior maneira possível.

    De nada adianta uma simbologia sem a disciplina necessária para passá-la adiante com qualidade.

    Agradeço pela sua existencia. pelos seus textos e pela sua racionalidade, e por passar ela adiante.
    :)

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  4. Lindo texto! Cheio de conhecimento!
    Sempre arrasando, né, Andréa??!!
    Continue assim!
    Mil bjos

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  5. Ui!!!Andrea...falou tudo!!Ser permissivo só faz com que as pessoas abusem da falta de limites que é extremamente prejudicial em qualquer idade ou grau de instrução.Todos nós queremos mesmo sem sentir certos limites que na verdade nada mais são do que reguladores da própria vida, e dos grupos nos quais vivemos e precisamos conviver.Sobreviver é a questão.A falta de carinho,amor,compreensão com os outros e o não ensinar isto nos remete a uma época em que os costumes valiam mais do que o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.Que saibamos distinguir o necessário do "obvio" e que os peixes não nos "comam" mais....

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  6. Querida queriDona.

    Muito oportuno e verdadeiro esse texto. Por acaso, a minha Clarissa fazia a mesma coisa com a mamadeira (menina danada, hunf). Desde cedo, por acharmos que não sabíamos tudo, eu e minha esposa sempre procuramos aconselhamento em cada fase da vida de nossa filha. Mas sabíamos também quando o momento pedia uma atitude um pouco mais forte. Nunca, em nenhum momento ela levou um palmada, mas nunca deixou de levar uma boa bronca quando necessário. "Se permitirmos o "nós come o peixe" , amanhã o "peixe come nós". Saravá."

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  7. Ensinar a aprender.
    Não é ensino aquilo que amarra, condiciona, encerra, depende do mestre para que o pupilo se torne desgarrado, descondicionado, independente.
    Portanto, é preciso ter a maior das disciplinas ao ensinar: ensinar a aprender.
    Não há nada melhor que instigar um aluno a ponto de faze-lo superar o mestre.
    E sei do que digo: sou professor!
    Forte abraço a todos!

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  8. Parabéns Andréa. A falta de limite transforma a vida num inferno. Queimam indios, atacam homosexuais e picham suásticas.
    Estes dias recebi um agradecimento de um ex-menino de rua. Ele disse: - Obrigado por cada não que vc me disse. Vou receber o título de cidadão honorário e quero vc lá.
    Não preciso contar que esta pobre polaca hipertensa desabou.
    Beijos.

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  9. Belo e oportuno texto!!!!!!!Parabéns!Paulo Baía-UFRJ

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  10. Acho que uma frase pode resumir muito do que esse texto passa (na minha opinião, é claro):

    Disciplina é liberdade.

    E, porque não aproveitar e completar:

    Compaixão é fortaleza,
    Ter bondade é ter coragem.

    A inspiração está no ar, em todo canto e lugar :)

    Abs
    raph

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  11. Verdade. Com esse mundo todo despedaçado, conceitos atravessados, se nao partir de casa, da familia, do amor, e da fé racional o principio do bem e do respeito, nao cresceremos como pessoas, como espiritos. Enfim... mto bom Andrea.

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  12. Amei seu texto, realmente maravilhosas e sábias palavras.

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  13. Adoro a maneira como você inclui seus filhos e seu aprendizado na rotina diária, nas coisas maiores. Fã incondicional! Beijos ternos!

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  14. O pensamento é um cavalo selvagem que deve ser adestrado, sob pena de perdermos o controle sobre nosso próprio bem estar.

    O fato é q educar esta em tudo o q fazemos e principallmente no q passamos pelos outros, Pena que as pessoas nao se deram conta disso ainda!

    Muito lindo o texto!

    Smackkk
    @vampireska

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  15. Boa, Andrea!!Bjos da Suzana Orsini

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  16. Cara Andréa, falar o que de seus textos? Tenho certeza que com a sua sutileza para abordar o tema atual "os pêxe num come nóis por causo queles num vaum intendê." rsrs
    Abs.
    @JovianoCaiado
    http://www.ocomentarista.com.br

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  17. Para esta descrente aqui,minha cara colega de twit, a grande questão eh q temos um idioma com normas e q precisa ser respeitado!Assim precisamos ensina-lo aos q estão chegando, p q possam entender as normas do bem conviver - e os direitos e deveres de cada um. Regras q são ditas mas tb q estão escritas e sem as quais a desordem impera!Nisto nada de preconceito existe!Basta q se de a TODOS o acesso a bo escola...Bjs!

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  18. Particularmente, temos dois motivos para nos sentir à vontade e comentar este texto. O primeiro é que ele explica bem o processo de aquisição de linguagem pela criança: é uma questão de necessidade! O outro é que tivemos o privilégio de revisar, neste ano, uma monografia sobre a Umbanda Iniciática em Pernambuco. Nela aprendemos que disciplina é a palavra-chave para essa corrente e tantas outras do espiritismo. Parabéns pelo trabalho com a língua! Ela é de seus usuários, não de quem quer regrá-la!

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  19. Prezados Andrea et al:

    Ainda sou defensor da (boa e velha) língua portuguesa, com TODAS as suas dificuldades e belezas.
    Assim, de forma alguma concordo com as correntes filosóficas pseudo-libertadoras dos grilhões da academia!
    Sou, sim, a favor da língua-mãe bem falada e, sobretudo, bem escrita.
    Neologismos são bem-vindos, mas desde que devidamente contextualizados em conversas informais.
    Daí a tornarem-se referência em livros didáticos, é querer demais (e ser demais liberal).
    Como sempre digo, vida longeva à cultura e à diversidade cultural dos diversos brasis, com seus quase estrangeirismos...
    Mas com parcimônia.
    Senão, o que virá a seguir? A determinação de que, a partir de agora, tenhamos que falar (e grafar) "seje", "menas" e "indentidade"?
    Eu "se" nego veementemente.
    Nem que todos os peixes do mundo mo sejam dados.
    Ou que eles, ávidos pela absorção de cultura, nos comam antes.

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  20. Querida irmã, por "coincidência" eu estava falando sobre este assunto com o pessoal do centro na sexta-feira, falavamos a respeito das crianças que hoje podem tudo nas escolas e os professores viraram reféns de pais e alunos, que ao menor sinal de contrariedade ameaçam os educadores com físca e verbalmente e ainda os denunciam na Corregedoria. Meu noivo é professor e vive esta situação diariamente,sempre "pisando em ovos" para não melindrar nem pais nem alunos. Somos de uma geração em que se exigia respeito aos mais velhos, aos pais e aos professores, recebemos bons tapas na bunda quando necessário, ficamos de castigo na escola ou em casa quando aprontavamos demais e sinceramente agradeço muito por isto. A disciplina se faz necessária para tudo na vida, sem ela estariamos como disse você, sempre a um passo de um grande estouro de boiada, agradeço a educação que recebi e que me tornou a pessoa que sou hoje, me deu limites e entendimento de que tenho direitos sim, mas tenho também deveres, que só posso ir até onde não invada o espaço do outro.Essas lições me serviram também no meu trabalho com a mediunidade, a ter respeito e paciência com os irmãos encarnados e desencarnados. Infelizmente o que vemos hoje é uma "liberdade" sem sentindo, sem conhecimento e isto é assustador, porque sem disciplina e orientação nada se sustenta. Texto maravbilhoso como sempre.Bjs

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  21. Como sempre @AndreaDestefani, você adivinha oque estou precizando ouvir (Lêr), hoje é o caso do seu novo texto http://bit.ly/laGATf Adorei!

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  22. Andréa:

    Eu também acredito que devemos ter limites, pois sem eles certamente poderíamos extrapolar as fronteiras da irracionalidade.

    Nós os aprendemos na infância, e criaças que não têm limites podem ser adultos com dificuldades de expressão, de reconhecer o território do outro e o seu próprio, que é mental.

    Parabéns pelo texto!

    http://vazaante.blogspot.com/

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  23. Educar com disciplina para disciplinar. Os líderes realmente sabem que as pessoas podem se utilizar de disciplina como quem se utiliza de um violão. E quanto mais se toca o violão, melhor a música fica. Os líderes ensinam como se pesca para que os pescadores se tornem grandes pescadores. Fascinante e inspirador.

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  24. Perfeito!!

    Sem disciplina e limites a coisa não vai.

    Beijocas
    Carla

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  25. Oi Andréa!
    Ler e comentar seus textos é sempre um prazer.

    O papel de educador é muito difícil em qualquer estágio da vida. Mas é um ato de amor ensinar, disciplinar e preparar para o futuro, nossos filhos de sangue ou filhos no santo.
    O bom orientador fornece ferramentas para que o aprendiz tenha condições de pesquisar e compreender, o porquê e o para quê das coisas. E isso só se transmite quando aprendemos e ensinamos que há limites, obrigações e hierarquia que devem ser seguidas, formando homens conscientes e capacitados para assumir seus trabalhos e responsabilidades, seja na vida material ou espiritual.
    Seu texto diz: O Terreiro que não tem disciplina e que não disciplina seus médiuns na caminhada para a real caridade, ao amor e à fé, experimenta as intempéries das sombras.
    Eu me recordo da frase da Cabocla Jurema, quando encontrou uns palitos de fósforos jogados no chão do congá, estando os caboclos em terra.
    Depois de uma amorosa bronca ela disse: O que não tem organização e limpeza na terra, jamais terá organização ou limpeza no plano espiritual.
    Obrigada Jurema! Sem seus ensinamentos eu não passaria de um espirito sem bagagem neste planeta.

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  26. Disciplina, disciplina e disciplina. Concordo plenamente. A gente tem que crescer sabendo o que é certo, o que é errado, sabendo fazer o que é certo e não fazendo o que é errado. Porque um dia a gente cresce, e se crescer errado, o peixe come a gente.

    Beijo

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  27. Oi meu anjo!!! Novamente, nada a acrescentar! Deus nos dá estes pequenos seres para cuidarmos deles, para educarmos no caminho certo. Temos a grande responsabilidade de disciplinarmos estes pequenos seres, sabendo que eles não nos pertencem, Deus nos cede estes tesouros e confia que faremos o nosso melhor para que cresçam com dignidade.
    "Educa a criança no caminho do bem, e dele, ela não se afastará".
    Um beijo querida, é sempre um prazer e uma honra desfrutar um pouco de você, através de seus textos.
    Yemanjá te proteja!
    Mirian

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  28. muito legal so eu thayna lenbra de mim estou morendo de saudades e adorei a q vc disse nesse texto

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  29. Obrigada a todos que comentaram esta postagem que tem sido muito lida. Meu agradecimento especial vai para a Thayna ,esta do ultimo comentário que tem hoje 11 anos. Obrigada querida!

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  30. Lindo texto que expressa bem o que eu já comentei em outras postagens, não me contento com o óbvio, respostas óbvias não me satisfazem, quero e gosto de saber o 'porque' de tudo, acho que porque fui criada assim. Minha mãe sempre me disse porque fazer tal coisa era errada e porque fazer tal coisa era certa, sempre me ensinou o discernimento e a disciplina, que de certa forma são irmãos, onde a disciplina vai o discernimento também estará presente. Acho que um sem o outro não é possível, basta olharmos para sociedade onde pessoas sem discernimento não possuem disciplina e pessoas sem disciplina não possuem discernimento.

    "Disciplina é a alma de um exército." George Washington

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  31. Com toda certeza percebo o teor do texto: falta de limites e de orientação formam pessoas e sociedades de caráter distorcido e conceitos errôneos.

    No entanto, achei este post um tanto quanto confuso em sua construção, acho que vale um revisão com carinho.

    Mas a ideia e a iniciativa são ótimas!

    Beijos

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