segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sinfonia de Xangô

Um cão uivando incessantemente e  uma noite mal-dormida. O tal cão foi um destes que resolveu nos dois últimos dias adotar o sítio como lar. Enorme, nem se incomodou com os outros daqui, que tentavam expulsá-lo de qualquer jeito. Dormiu na porta da minha casa. Por uma destas coincidências, telefonamos para um vizinho nosso, que mora a uns quinhentos metros e ele nos pergunta se vimos um cão perdido. Veio correndo buscá-lo.
O Ernani tem uma Ong e cuida sozinho de 430 cães. Sabe o nome e a história de cada um. E vai atrás dos fujões. No caso de Sansão , é doente e toma remédios para sua doença neurológica. Há exatos nove anos.
Devoção. Não tenho outra palavra para o Ernani.O que dita isto na vida das pessoas? O que faz com que elas fiquem irremediavelmente felizes no que devotam sua vida? Poderia falar sobre o Butão, país apresentado pelo Globo Repórter na sexta, onde a felicidade é mais importante que seu PIB. Não seria eficaz, porque eles estão em outro plano, numa plataforma espiritual diferente da brasileira.
Liberdade sempre foi , no meu entendimento, sinônimo de felicidade. Liberdade de ser o que se é, de se expressar livremente. Fumar maconha na frente dos filhos não é liberdade de expressão, conforme queria convencer um pai que participou de uma marcha neste fim de semana em Curitiba. Curiosamente, houve outra marcha também nesta cidade no mesmo fim de semana: a marcha para Jesus. Gandhi , em sua iluminada existência, falava que se os cristãos o fossem 24 horas por dia ele seria um também. Não estou criticando os evangélicos, mas se todos os religiosos de todas as religiões realmente colocassem em prática suas experiências espirituais nos campos do amor ao próximo, respeito e caridade as coisas seriam melhores.
Estamos tão envolvidos no processo incessante de ter, que deixamos de ser. A necessidade incessante de estar num nível superior material faz com que as constantes denúncias de corrupção explodam , desde as pequenas cidades aos grandes centros. O medo da realidade diferente fazem as drogas tomarem o mundo e os jovens cada vez mais serem consumidores também de antidepressivos. Apesar de sabermos disto, de ser uma coisa óbvia, ninguém se dispõe a parar o processo e perceber a encruzilhada que está sob seus pés.
O óbvio nunca foi uma resposta satisfatória . É um lugar comum ao se falar que Xangô, que cuida da Justiça Divina, alguém vem sempre lembrar que todos os orixás são justos.Xangô cuida do ritmo da vida e este ritmo é dado pelo livre arbítrio de cada um. Sou um pouco responsável pelas vidas que se esvaem nas drogas e na corrupção. Cada um de nós é. Cada vez que senta alguém na minha frente no Terreiro implorando para que as entidades auxiliem a afastar seus familiares ou a si próprio das sombras, meu pedido se soma ao deles, que é a exata medida do meu esforço para a busca da felicidade.Não sou santa, mas procuro a iluminação.
A iluminação é a exata medida de sua construção da  felicidade. Um ser feliz irradia a luz espiritual e encontra ressonância nas esferas maiores.Isto tem um ritmo, como a própria vida.
Não temos tempo para contemplação, mas faço uma proposta a vocês. Gostaria que escutassem o Bolero de Ravel, que na minha visão representa bem a marcha nesta vida para o entendimento. Diferentes sons se somam aos poucos à musica, como também em nossa própria vida cada lição aprendida se soma à grande orquestra final de nossa sabedoria. É na busca de nosso tom exato que a Justiça Divina se manifesta e os dons afloram.
Aqui no Brasil há pessoas que descobriram isto pelas mãos de um músico, lá em Cabedelo, na Paraíba. Todo entardecer centenas de pessoas ficam às margens da praia fluvial do Jacaré para admirarem o pôr-do-sol ouvindo o Jurandy do Sax tocar o Bolero de Ravel gratuitamente. O silêncio se instala e a natureza e a música permitem aos seres ali presentes um estímulo para apreciarem a vida.
 É na busca de nosso tom exato que a Justiça Divina se manifesta e os dons afloram. E assim, ao marcharmos no som do equilíbrio das nossas almas saberemos onde mora a felicidade, que ecoará como um trovão em nossos corações.


Bolero de Ravel
http://www.youtube.com/watch?v=Urfjyj4FnUc

Site do Jurandy
http://jurandydosax.com.br/

15 comentários:

  1. Muito legal o que escreve sobre a liberdade. E ficamos a pensar se o nosso país não seria mais liberto, não fosse a corrupção. O Butão vê a felicidade em primeiro lugar. O Brasil tem de tudo para enxergar isso, mas muitos ainda não veem o quão fácil é ser feliz em nosso país. Talvez se pensassem assim, esses que desviam dinheiro veriam o quão mais felizes e libertos seriam se fossem honestos. Mas o nosso pensamento positivo quer se somar à sua reflexão, querida amiga. Nós podemos ser felizes a cada dia, por nós mesmos. Queremos muito acreditar nisso.

    Grande beijo dos Cuidadores!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    Pena que a justiça dos homens não é a Justiça de Deus. Mas cada um a seu tempo.

    ResponderExcluir
  3. Devoção.Palavra linda e difícil AndréiA.Só quem pratica, atua, FAZ realmente sabe o que significa.Não adianta falar e não fazer.Discursar em prol de uma causa e não praticar.Ando meio cansada de promessas e palavras vazias.Hoje me baseio mais em experiências adquiridas com a maturidade do que em textos rebuscados,antigos e sem consistência.
    Larguei muita coisa prá tras e acredito que minhas escolhas não são definitivas, mas me bastam hoje e minha luz vem delas.Faço o que amo, e aceito o que vem depois.Deixo minha mente e coração abertos para aprender mais e crescer sempre.Liberdade prá mim é isto.Não aceitar o óbvio, mas descobrir os "porquês e os comos".E fazer!

    ResponderExcluir
  4. Amadíssima, eu adoro esta música, assim como amo ler os seus textos, cheios de sabedoria, de amor, de vida.Aquela sabedoria que nasce da maturidade,da observação e do trabalho em prol do semelhante, da parceria com os irmãos desencarnados. Além de todas as coisas maravilhosas aqui escritas, me deliciei ouvindo Bolero de Ravel e por alguns instantes de deixei levar por esta sintonia de busca e liberdade que esta música me traz.Obrigada..amei esse instante mágico.

    ResponderExcluir
  5. Irma Andrea, que sua vida seja repleta de muito Axe. A devoção e missões diversas contadas em seu relato nos faz pensar o quanto somos, as vezes, egoístas.
    Que Xangô continue olhando por nós!

    ResponderExcluir
  6. Por brincadeira o Bolero é por vezes chamada de "o mais longo crescendo do mundo". Não eh interessante? Ravel dizia que durava 17 minutos. O Bolero foi composto para um Ballet, este q anexo eh a versão mais famosa!E esta musica tem sim o poder de nos tirar deste plano...http://youtu.be/5_XdRa2oMR0

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez vc nos transporta para o mundo por vc narrado, a poesia misturada com a realidade que embora às vezes cruel, nos é abençoada pelos Srs Ernani. Obrigada por mais essa inspiração na elevação do nosso divino. Axé Amiga!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah, que vontade de estar em Cabedelo agora! Que, mais belo que ouvir o Bolero de Ravel, é ouvi-lo em situação tão peculiar!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Amo ler quando você fala de liberdade. Acho que essa é uma palavra que te define bem. Adorei o texto.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Lindo querida!!!! Liberdade é não ser escravo das ilusões do ego. Este é grande aprendizado. É compreender sem julgar. É viver sem medo...
    Chegaremos lá!!!!!
    grande bjo

    ResponderExcluir
  11. Liberdade, Felicidade, Devoção, O que estas três palavras tem em comum?
    A pessoa que as possui, somente o Devoto à Felicidade é Livre.
    Belo testo, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Como sempre e um prazer passar aqui no seu blog, ler seus textos e deixar um depoimento pra ti, como comentei com a @Tatavanda outro dia, a satisfação que da quando um amigo lê o que a gente escreve e deixa sua critica, e como se tivesse dando um nobel de literatura a nos. (ao menos a mim). Hoje estou meio pessimista com algumas coisas que andam acontecendo, sei que a vida nao segue uma linha reta, ou uma escada que leva ao sucesso, mas as vezes e tão dificil encontrar forcas pra acreditar, na vida, nas pessoas, enfim, acreditar. Talvez por isso eu admire tanto alguém que tem algo pra acreditar, como seu vizinho que cuida de cães...

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto! Saravá nosso Pai Xangô.
    De fato foi linda a reportagem sobre o Butão, façamos de um povo com uma história tão culta e inteligente nosso exemplo. Digamos nào a banalização!
    Nós como umbandistas temos o dever de espalhar o amor, a fé e caridade, assim forma os ensinamentos do nosso mestre Caboclo das 7 encruzilhadas. Passemos a ter mais amor e respeito, e com certeza vida seguirá melhor! Saravá povo de pemba!
    Casa de Pai Benedito

    ResponderExcluir
  14. Texto lindo!
    A liberdade é sem duvidas A MAIOR dadiva dada por Deus!

    ResponderExcluir
  15. Linda a devoção do seu vizinho, são pessoas como ele que me fazem crer que o mundo ainda tem jeito.

    Concordo contigo, as pessoas se preocupam em ter um nível material maior do que o espiritual. Elas só esquecem que um dia morrerão e tudo ficará aqui, apenas levarão consigo as experiências, os momentos, as lembranças, as atitudes corretas e erradas, para serem postas na balança da evolução e ver o quanto elas evoluíram ou quanto regrediram.

    Liberdade é sim sinônimo de felicidade, também acredito nisso, mas só quando sabemos o que fazer com nossa Liberdade, que dependendo pode nos levar para caminhos tortuosos que não tem volta e certamente comprometerão nossa evolução, vide história do livro Guardião da Meia Noite, ele tinha tudo para dar certo na vida, mas a escolha errada o fez ir para caminhos tortuosos comprometendo uma encarnação que o ascenderia espiritualmente. O filme Todo Poderoso, passa uma mensagem muito interessante na parte em que Deus (Morgan freeman) fala a Bruce (Jim Carrey) que ele terá todos os poderes Dele, mas que não deve interferir no livre arbítrio das pessoas. Deus nos dá o livre arbítrio, para termos a liberdade de escolher o que quisermos, arcar com as consequências e não culpá-Lo por nossas escolhas, não culpá-Lo se regredirmos ao invés de evoluirmos.

    ResponderExcluir