domingo, 8 de maio de 2011

13 de Maio- Entre Memórias e Sonhos

Tem certeza que não tem cães aí? Tenho, pode vir buscar suas fotos. Minha mãe desliga o telefone e depois de uma meia hora a porta da sala é quase que derrubada com socos violentos: A senhora falou que não tinha cães, mas por favor podia avisar que tinha um jacaré? 
O primeiro texto que escrevi foi sobre este homem que havia ido buscar uma encomenda de fotos lá em casa. Eu tinha 7 anos. O dito jacaré já tinha feito estragos assustando as galinhas. Enfim, era empalhado.De noite todos os jacarés empalhados parecem vivos mesmo. O coitado do homem tremia tanto que pensei que ia morrer ali mesmo. Encontrei esta lembrança vasculhando as gavetas da minha memória.
Quando minha avó morreu, eu encontrei sobre esta história do jacaré escrito num pedaço de papelão, que era usado na época nas embalagens de camisas. Escrever me liberta desde pequena. Neste blog acho que consigo ser meio abolicionista  às vezes, penso comigo.Porque às vezes livro outros junto comigo. Então ,por este motivo plantei uma foto de camélia na postagem de hoje. Talvez me liberte um pouco das saudades que tenho.
Pois vou falar dos meus sonhos. Queria ,numa noite destas, que desse um pé de vento e me levasse até a casa do Pai Maneco, entidade dona do Terreiro que freqüento. Não sei a história dele, mas gostaria de passar em sua casa em Aruanda e primeiro ver se tem pés de camélia em seu jardim. Creio que os tenha. Para quem não sabe, todo abolicionista brasileiro tinha plantado em sua casa um pé desta flor exótica em sua casa. A Princesa Isabel vivia recebendo ramalhetes desta flor subversiva. No livro de Eduardo Silva , que abaixo deixo um link para lerem na íntegra um dos textos, diz o seguinte "Na verdade, a hoje aparentemente insuspeita camélia, fosse natural ou artificial, era um dos símbolos mais poderosos do movimento abolicionista. A flor servia, inclusive, como uma espécie de código através do qual os abolicionistas podiam ser identificados, principalmente quando empenhados em ações mais perigosas, ou ilegais, como o apoiamento de fugas e a obtenção de esconderijo para os fugitivos. Um escravo de São Paulo, por exemplo, que desse às de vila-diogo e viesse parar no Rio de Janeiro, podia identificar imediatamente os seus possíveis aliados, já na plataforma de desembarque da Estação D. Pedro II, simplesmente pelo uso de uma dessas flores ao peito, do lado do coração. "
Creio no Pai Maneco como abolicionista antes de escravo. Quando um ser se preocupa em livrar a tristeza dos outros, os grilhões que a falta de fé e de coragem para enfrentar este mundo que prendem o desenvolvimento das pessoas, este ser só pode ser um abolicionista. Em meu sonho iria tomar um café com ele demoradamente. Imagino ele sorrindo e respondendo a todas as minhas perguntas sobre as dores do mundo com um:"acontece Andréa porque as pessoas têm livre arbítrio". É tanto sofrimento neste mundo e tantas pessoas precisando de ajuda que é bem fácil a gente se perder no meio de tanto serviço. Na verdade iria até a casa do Pai Maneco só pra retomar o fôlego e colher umas camélias. Todo médium umbandista têm que ter em mente que é um abolicionista, porque sua principal função é passar a mensagem de que somos livres, inclusive para escolher uma nova ressurreição nesta vida mesmo. Gostaria que todo terreiro tivesse pés de camélia.
Já estava com estas idéias na cabeça, quando assisti uma entrevista com o escritor uruguaio Eduardo Galeano na Tv Cultura. Dizia ele que ouviu a melhor definição de utopia e com ela encerro meu texto de hoje:
 "A utopia está lá no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."


AS CAMÉLIAS DO LEBLON E A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

13 comentários:

  1. Keep walking, my friend, keep walking. Beijinho! Vany

    ResponderExcluir
  2. Andrea!!Arrepiei daqui!
    Vou te contar...sempre quis ter um pé de camélia e várias vezes plantaram mudas prá mim e quando eu chego em casa elas não vingam.
    Aí vem você com a história do jacaré e a do Pai Maneco.
    >>"Imagino ele sorrindo e respondendo a todas as minhas perguntas sobre as dores do mundo com um:"acontece Andréa porque as pessoas têm livre arbítrio". É tanto sofrimento neste mundo e tantas pessoas precisando de ajuda que é bem fácil a gente se perder no meio de tanto serviço."E imaginei no meu caso a mesma resposta:...Acontece Simone porque as pessoas tem livre arbítrio...
    Penso que não estou em momento de camélias, nem pimenteiras e que venha o BOLDO!! Aceitar também é preciso.
    Beijos enormes!Obrigada mais uma vez pela luz!

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou plantar um vaso de camélias em casa e outro na minha sala de trabalho lá no centro, adorei a idéia. Vc tem toda razão, neste nosso trabalho com a espirituaidade, estamos sempre tentando libertar os irmãos encarnados, ajudando a livrar-se das obsessões, tanto dos espíritos quantoas causadas por seus próprios pensamentos e tbem aos irmãos desencarnados para que possa continuar sua viagem do outro lado. No processo libertamos a nós mesmo quando aprendemos a deixar de lado nossos medos, inseguranças, preconceitos e damos um passo em direção a nossa "subida". Bom dia amada, texto maravilhoso como sempre.Bjs....amo vc.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea, voce como sempre tem um olhar espiritual sobre os assuntos que permeiam nosso cotidiano, eu, apesar de me achar um cara espiritualizado sou analiso as coisas mais pelo lado da "razão" que levaram tais coisas a acontecer. A história da escravização de pessoas acho que para nos pessoas ditas modernas e algo inconcebível. Porém quando olhamos para o passado, notamos que em praticamente todas as civilizações se valeram desse obscuro artefato, independente da Fe que professassem. Se um clã, reino ou seja lá o que fosse vencesse uma guerra, o vencido era escravizado, e este aceitava com uma certa "passividade". Então fico com uma duvida que ate me parece um disparate: Nos, pessoas consideradas modernas, temos autoridade moral ou intelectual para julgar o passado? Parabens mais uma vez pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Texto, vou plantar meu pé de camélia tbm!
    Parabens, seus textos sempre me inspiram!

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto.
    Gosto de camélias, exceção feita ao perfume, e não tinha conhecimento da sua ligação com o movimento de libertação dos escravos. Ou seja além de linda, é uma flor carregada de simbolismo.
    Já a história do jacaré, é demais!!!

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa é certa. Precisamos de camélia, sempre. Adoramos suas reflexões e, mais uma vez, você uniu duas coisas fantásticas: Ligação de histórias e a verdade que sempre nos faz pensar: "Puxa, isso realmente faz sentido e eu nem percebia"

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho pés de camélia plantados na minha alma.

    ResponderExcluir
  9. Amiga, estou encantado! Não sabia que as camélia tinham esse significado. Uma mandala de camélias!!!! excelente idéia!!! Aguarde...
    E que lindo este texto sobre utopia no final. Estou mesmo encantado.
    Bjos no coração!!!

    ResponderExcluir
  10. saravá irmá.
    muito maneiro teu texto.
    axé.

    ResponderExcluir
  11. Oi Andréa, lindo texto querida! Você como sempre, muito inspirada. Que Oxalá te proteja.

    Acredito que todo preto velho tinha alma de abolicionista sim!
    Todos que se ajoelham diante de um pai velho, sai com os olhos cheios de lágrimas e o coração limpo das mazelas espirituais. Diante dos pais velhos nos libertamos das mágoas, deixamos fluir a nossa parte criança e somos invadidos por um enorme vontade de ser alguém melhor. É por isso que acredito ser o preto velho um abolicionista, ele é um agente transformador, é um libertador de almas.
    Diante Deles somos crianças em busca de amparo, libertamos o nosso lado carente e desejamos seu amor e carinho; porque a doçura desses negros velhos ameniza qualquer dor e sua humildade nos liberta de qualquer preconceito.

    Sua casa na Aruanda deve ser rodeada de camélias e de rosas, só isto explica a sensação de liberdade e o perfume suave que sentimos após uma benção de preto velho.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa história da Camélia, muito linda e interessante.

    Os pretos velhos nos passam uma valiosa lição de amor, pois apesar de tudo o que sofreram em vida e ter todos os motivos para serem entidades revoltadas, sentirem ódio, rancor, ira, eles não o são, pelo contrário são entidades carinhosas, tranquilas, pacientes, que tratam com amor todos que passam com eles, que ajudam os brancos, que outrora os escravizaram, isso é uma atitude nobre que me faz admirá-los. Eles são entidades que por trás da humildade, tem uma sabedoria e um poder imensos.

    Concordo contigo, somos abolicionistas, pelo mesmo motivo que você citou, para passar a mensagem de que somos livres, mas devemos ter atitudes corretas para manter essa liberdade. Para finalizar este comentário deixo seis citações que traduzem o que eu quero dizer sobre liberdade:
    "A cada instante temos a liberdade de escolher, e toda escolha determina o sentido de nossas vidas." Olivia Hoblitzelles .

    "A liberdade é difícil de se alcançar, mas o que fazer com a liberdade é muito mais difícil." André Gide.

    "A mais alta forma de liberdade traz consigo a maior medida de disciplina e humildade." Gandhi.

    "A liberdade consiste em se fazer tudo o que não prejudica os outros." Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão.

    "Liberdade é o direito de estar errado e não de fazer errado." John Diefenbaker.

    "A liberdade é o direito de fazer o que a legislação permite" Montesquieu.

    ResponderExcluir