quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Pio da Cobra e o Canto da Iara

Jararacuçu ou Jararacussu
Pois é fato consumado: a Chicória morreu mesmo. Fazia uns dias que não a víamos mais.O Dyogo achou o corpo e o Syrus  já vaticinou: é Chicória, tanto que todo mundo falou,mas você acreditou no pio da cobra... Vou falar a verdade: nós não sabíamos quantas vidas esta cachorra tinha: já na infância o Índio pisou nela sem querer, ficou uns dias sem andar. Outra vez, e me parecia que ela havia esquecido disto, vimos ela voar por um coice do mesmo cavalo. De porco-espinho ela parecia freguesa habitual: volta e meia estava ela com a boca cravada daqueles espinhos amarelos. Já havia sido atropelada por carro umas duas vezes no mínimo. Sempre parecia que nunca mais ia andar, mas sempre nos enganava.
Uma jararacuçu terminou com a vida da Chicória.Elas andam piando aqui perto de casa. Eu, pessoalmente, não ouvi. Os meninos dizem que andam escutando elas, não duvido sabe?  Bom, se agora cada adolescente pode ter em seu celular o "zumbitone" ,no qual a campainha tem a potência sonora de 17 quilohertz ,que torna impossível que pessoas com mais de 25 anos escutem, por que não escutar uma cobra piar?
Antes de eu reencarnar nesta própria vida aqui no sítio, houve a Évora. Ela um dia apareceu com um pedaço de madeira cravado nas costas. Muito sofrimento. O lindinho e o caseiro não viram outra forma de aliviar a dor que não fosse o sacrifício. O caseiro a levou para o meio do mato e consumou o ato. Os dois ficaram dias muito tristes porque, aquela enorme cachorra, era uma grande companheira. Dois meses se passaram e o lindinho estava sentado na varanda pensando na vida quando pula a Évora toda cheia de saudades em cima dele. Revistada, não havia sinais nem da cicatriz no lombo, da tal madeira. O susto foi gigantesco. Ela viveu por muito tempo ainda.
Cachorro de apartamento não sobreviveria a um décimo do que estes daqui passam. Aliás, eu queria dizer o mesmo das pessoas,mas não posso. Os cães de sítio são mais fortes porque são livres. Nem todo ser humano que mora em sítio é livre.A vida e a liberdade andam de mãos dadas, não têm começo nem fim. Digo mesmo que a morte é algo só para cientistas: é apenas uma mudança de estado, algo relacionado apenas à física, não ao espírito.
Escrevo hoje sobre isso, porque fiquei pensando em pessoas pelas quais o milagre da vida é revigorado, pelas palavras que elas transpõe de um plano a outro. Médiuns que se doam de verdade, em fé,amor e caridade. Tenho pensado  o porquê das coisas acontecerem com elas . O porquê de suas doenças e tristezas, o porquê dos porquês.
Então soprei meus ventos com todas estas perguntas, como boa filha de Yansã. E os ventos voltaram com a resposta. Dizem que ao nascermos somos todos protegidos, independente de sua própria energia regente, da concepção até mais ou menos 7 anos, pela energia de Oxum. Eu digo que o médium ao trilhar o caminho da Umbanda, numa certa altura, escuta o canto da Iara, a vida que Oxum traz, que o leva a um profundo rio. Neste rio o médium mata a sua sede e descobre que a cada atendimento que faz no toco, coloca sua mão nestas águas maravilhosas que correm livres. A cada segundo este rio muda e as águas são sempre diferentes. A absorção de tudo que esta água nos traz leva muito tempo, então somos sempre um pouco melhores a cada gira, se tivermos a humildade de perceber que o rio é bem maior do que nós mesmos.Só percebemos o rio quando somos livres.
Muitas coisas acontecem para quem é livre por natureza e essência. Porisso a escolha do uso mediunidade dentro da Umbanda é sempre feita de livre e espontânea vontade. Ninguém está dentro de uma gira obrigado, porque nada feito sem um genuíno amor pode ser livre. Sem liberdade não há evolução. Cada espírito traz em si uma essência: cabe-nos aprimorá-la, ter meios para ponderar e entender, até o dia em que estejamos prontos para nos lançarmos corpo inteiro neste grande rio, para alcançarmos a outra margem e recomeçar.
Sejamos livres porque tudo pode acontecer: esta é a grande magia da vida.

26 comentários:

  1. Como sempre, uma visão ampla das situações. Fantástico. Parabéns por mais esta postagem.

    ResponderExcluir
  2. Será que alguma vez na vida estamos prontos para algo?

    Queremos ser libres, mas ao mesmo tempo temos medo do que essa liberdade pode nos trazer...
    E assim vai.

    Na umbanda não deve ser fácil essa decisão tbm.

    Muito interessante o texto.

    Smackkk

    @vampireska

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma opiniao distinta; acredito que realmente oxum cuide de nos menores mas ampasã yemanja cuida desde a geraçao ate ficar maior.Não necessitamos desencarnar para renarcermos em uma mesma vida muitas vezes assim como m guia e m ensinou,temos que morrer p as mas coisas, atitudes, pensamentos, pessoas e renascer.BJ AMO VC

    ResponderExcluir
  4. Mais um belo texto. Mais uma lição de vida, com simplicidade, humildade e, sobretudo, amor.
    Gosto do seu estilo. Da analogia dos fatos da vida terrena com os da vida espiritual...
    Só é livre quem abre o coração para a vida. A liberdade é um estado de espírito onde vc opta e se entrega. Ninguém consegue ser livre se estiver preso a paradigmas, preconceitos e outros defeitos puramente humanos.
    A liberdade é um estado de unidade consciente entre mente, espírito e corpo. A alma livre está ligada diretamente a Deus.
    Beijo, amada! Deus te conserve esse ser de Luz. ♥

    ResponderExcluir
  5. Escreveu para mim né ? Parece que leu meus pensamentos. Sensação de alivio.

    ResponderExcluir
  6. Querida Andrea

    Palavras serenas para clarear a mente de muitos!!!

    Bjs

    Marisa

    ResponderExcluir
  7. Aqui do lado de casa tem um prédio da distribuidora de energia elétrica, cercado por um muro alto e ladeado por uns dois metros de área ajardinada. Num dos cantos desse jardim, mora o Zé Pinguinha, apelido que todos o chamam. Nunca o vi bebado, mas... que seja. Zé Pinguinha dorme ao relento, envolto nuns trapos e acompanhado de 4 cães que não desgrudam dele, nem oferecendo filé mignon.
    Durante o dia, como faz há anos, Zé Pinguinha some. A noite, toda noite, lá está ele.
    Nunca vi Zé Pinguinha fazendo escandalos, ou ofendendo ninguém. Se você passar por lá, ele te olha, dá um sorriso e diz Boa Noite.
    A sorte dele, ou azar, sei lá, é que por aqui cobra não pia.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns querida,lindo texto!! lição de vida!!!

    ResponderExcluir
  9. tem gente que diz que as cobras evoluiram de pássaros, me faz pensar que animal irá evoluir do ser humano... saravá!

    ResponderExcluir
  10. Ainda outro dia,após a prática de Yoga, aqui na Casa Verde Veludo, falávamos de cobras, entre elas a popularmente chamada "papa-pinto", que imitava o piar dos pintos. Mas esta não é venenosa, mata a refeição por constrição. Também lembramos das cruzeiras e como eram comuns em torno da minha casa.Felizmente nunca tivemos nenhum acidente com cobras, nem nossos animais de estimação.Aliás, cobras tem um simbolismo muito relacionado à vida.A Kundalini, energia que ascende pela coluna vertebral é simbolizada por uma cobra e por aí vai.Um texto rico em imagens é sempre enriquecedor! Grato, ABC fraterno (Abraço e Beijo do Cezimbra)

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, permita-me...
    Com relação às cobras penso que tenho traumas de infância, já corri muito delas lá, e hoje quando algo ruim vai acontecer eu as vejo, será que é um sinal, seja como for peço ao Criador para afastá-las de mim, belo o teu texto, rico e bem desenvolvido literáriamente, parabéns e seja feliz!

    ResponderExcluir
  12. Sabe Gelci cada um exterioriza seu medo num formato em sonhos,creio. Por incrível que possa parecer eu tenho medo de cães,mas muito mesmo. Quando eles aparecem aqui pedindo "abrigo" não tenho. Em algumas religiões a cobra é sagrada. De qualquer forma, veja que as vezes a insegurança da gente é materializada nos sonhos, portanto não dê muita bola pra eles.Quando estiver insegura cante. Quem canta seus males espanta! Saravá!

    ResponderExcluir
  13. Achei tão gostoso de ler belo, objetivo claro, assunto gostoso. Enfim tudo de bom

    ResponderExcluir
  14. Tenho ficado afastada por que não ando muito bem, por decepções e tristezas. POrém, como sempre... esse texto da minha sempre amiga, veio como um bálsamo para aliviar as minhas dores.Foi quase uma psicografia para minha pessoa.
    Vc é demais! Sua espiritualidade incrível! TE AMOOO!

    ResponderExcluir
  15. Escrevi um texto enorme sobre como suas palavras me fizeram pensar no momento que estou vivendo, com minhas tristezas, angústias... Mas o Blogger deu pau na hora de postar e perdi tudo!

    Claro que não vou conseguir repetir, nem vou tentar.

    Nem sei bem como começou, mas sei que no fim, quando terminei, estava agradecendo por tudo que anda acontecendo porque sei que nada vem pra mim que não seja porque eu preciso aprender com isso.

    Acho que é isso... Tento aprender exercitar a aceitação, resignação, entendimento, humildade e manter a fé e a gratidão a Deus por essa oportunidade de usar essas situações tristes para aprimorar e ser um instrumento melhor.

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Fazemos da nossa fé.. nosso caminhar.. com Caridade e Amor... mas sempre com o coração aberto.. porque umbanda é ser livre... e se doar de coração... lindo seu texto amiga

    ResponderExcluir
  17. Que delícia de texto, vc escreve com tanta clareza que eu sou imediatamente transportada para o seu sítio, e olha que nem precisei de desdobramento,rsrsrs. Adorei esta frase "Sejamos livres porque tudo pode acontecer: esta é a grande magia da vida." Eu acredito, de verdade, que tudo pode acontecer, qualquer mágica, qualquer milagre, desde que estejamos abertos para ve-los, abertos para deixa-los se manifestar em nossas vidas. A maior liberdade que podemso alcançar é a liberdade do nosso pensamento, de derrubarmos os limites do óbvio e enxergamos as infinitas possibilidades do espírito. Amo vc minha irmã!!!!

    ResponderExcluir
  18. Entendo q n existe dificuldade alguma na vida, apenas coisas que não somos confiantes o suficiente para realizá-lo. Se você tiver força de vontade e determinação para buscar seus objetivos nada poderá impedí-lo para tal sucesso. Como disse no texto "Sem liberdade não há evolução." Penso de forma diferente, vou além do impossível, traço diversos percursos, de diferenciadas maneiras para chegar apenas em um único lugar. Todos nós nascemos com a mente livre mas o que nos "estraga" é a própria sociedade. Existem muitos, porém poucos, que fogem do Padrão, aqueles que como eu buscam a sua liberdade, a liberdade de expressarem. Claro, cada um com sua maneira de ser. Ser livre, e construir um objetivo certo para vida, mas ainda não tendo maturidade e confiança suficientes. E assim vamos tendo medo de tudo. Mas quem disse que a liberdade e a felicidade são coisas fáceis? Não são! Por isso, luto para vencer! "Ser hoje melhor que ontem, e amanha, melhor que hoje".. Abção Adriene.....

    ResponderExcluir
  19. Minha querida amiga BRUXINHA,


    O espírito é o responsável por todo processo crítico na Terra.Cada um é responsável por ampliar o seu Universo e assim fazendo estará ampliando a consciência coletiva ,trazendo frutos à humanidade.Mediunidade é importante ferramenta de divulgação ,e se faz presente nas 24 horas do dia.O pensamento crítico ligado ao processo mediúnico, é hoje mais do que nunca,impressídivel dada a importância do mesmo como construtor da nova mentalidade mundial.
    BEIJO queridona e muito obrigada pelo seu exemplo!!!
    Cátia.

    ResponderExcluir
  20. Pra variar um pouquinho, um lindo texto, com reflexões, experiências tuas de vida que me ensinam e que tiro muito proveito das lições passadas através de suas postagens.

    Em relação aos cachorros, digo que pra variar o seu texto veio muito a calhar com o que eu e minha mãe estávamos conversando. (Incrível, acho que você lê meus pensamentos ou sabe o que estou conversando ou lendo, rsrs) Minha mãe perguntou se os cachorros tinham carma e eu respondi: "Acho que se cachorro tivesse carma, seria ensinar seus donos o valor do amor, da amizade, da lealdade, do carinho e da importância de pequenas coisas na vida."

    E sobre liberdade digo algo que pode parecer óbvio, mas nem sempre as pessoas enxergam o óbvio: Somos livres para fazer tudo o que quisermos, contudo devemos arcar com as consequências das atitudes boas e ruins. As ruins geralmente nos tiram a liberdade, e aí não temos direito de reclamar. As boas nos mantém sempre livres o que nos proporciona a evolução, utilizo sua frase como argumento: "Sem liberdade não há evolução."

    Enfim essa é a minha opinião sobre seu belo texto :D

    ResponderExcluir
  21. ''Sem liberdade não há evolução.'' Concordo plenamente, pra falar a verdade, ultimamente, ando aprendendo muito sobre a simplicidade da vida com você, lendo seus textos e suas experiências. Acho que quando a gente é livre de espírito, a gente não precisa forçar as coisas, elas acontecem, a liberdade atrai coisas boas e ruins, a gente só precisa saber usa-las.

    ResponderExcluir
  22. O verdadeiro aprendizado espiritual,é aquele que não vem de livros ou faculdades. São passados para os filhos pelas entidades quando neles encontram a Humildade, palavra que vem do latim humus que significa Filhos da Terra.Ter mediunidade não é privílégio e sim uma oportunidade de elevação espiritual.
    Ricardodeogum

    ResponderExcluir
  23. Belo texto!
    Particularmente, eu gostaria de desvendar esse mito do "piado da cobra", relacionado ao culto umbandista. Vários cânticos de Umbanda apresentam essa questão do pio da cobra, na maioria das vezes classificada como cobra coral. Mas cobra coral pia? Não acho que seja algo meramente descritivo, há um metaforismo esotérico nessa expressão. Você arrisca alguma teoria, Andréa?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  24. Arrisco: nem tudo é o que parece no mundo espiritual sob o ponto de vista do que estão neste plano...

    ResponderExcluir
  25. Diz ok em se vc fez,tudo com muito carinho pra nos leitores de uma obra magnifica e encantadora como esta ñ deixa de posta as maravilha k cai em seus pensamento.

    Motumbá,,

    ResponderExcluir