terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Milagres e Enólogos

Dá uma passada lá na diretoria da escola e ,como quem não quer nada, veja se passei. Onze anos convivendo comigo e ainda não aprendeu que  para falar uma coisa destas tem que ter uma estratégia de fuga rápida.Sorte que logo me olhou com aqueles olhos castanhos, numa real preocupação e dor, e pronunciou: Mamãe preciso de um milagre! Passar para a quinta série ,meu filho, requer o milagre da dedicação e do estudo, no seu caso.Bom, mamãe, eu queria um daqueles milagres que você não precisa fazer nada e já está na quinta série.
Vou confessar que não gosto de divulgação de "milagres" em religião nenhuma.Acho ofensivo mesmo. Por mais bonito que seja.Tenho uma tendência a sempre pensar em pessoas que estão passando por momentos difíceis e que não conseguem resolvê-los, bem como em seu desespero em pensar que Deus, de alguma forma, não está presente em sua vida. Merecimento é também uma daquelas palavras capiciosas. Quem tem merecimento? Ninguém em sã consciência pode dizer que tem ou quem tem. No meu ver, a pessoa precisa chegar em um ponto de entendimento para um milagre acontecer. E isso não tem a ver com livros.
Vou reproduzir aqui um depoimento de um expertinho, com suas próprias palavras num blog sobre matérias de quarta série (não foi nenhum de meus filhos já aviso):
" Boa tarde eu preciso urgente até o fim dessa tarde o texto completo da Proclamação Da Republica
QUE eu preciso urgente para faser um trabalho escolar mande no meu Email ate o fim dessa tarde
Agradesso desde ja mas se me mandar ate o fim da tarde agradesso muito mais muito mesmo
Tchau"
Tenho cá minhas dúvidas se esta professora não desistiu de lecionar.E cada vez mais vejo professores com problemas de stress.Não tem como ficar normal. Poderia fazer um email assim para o Pai Fernando: " Hoje tem gira, então por favor até o final da tarde me fale com quais elementos a entidade que recebo trabalha, seu nome e seu ponto, alem de levar a guia dele pronta. Desde já agradeço.Se for antes do final da tarde, quando saio pro terreiro vou agradecer muito mais. Beijos,Andréa" Tenho amor à vida ainda, então não faço.
Desenvolver a compreensão sobre mediunidade para mim, tem um quê de consquista.Absorver um conhecimento é magia pura. Minto, magia é algo que não se conhece o mecanismo como fala Pai Maneco, então posso dizer que sabendo que há um tempo para entendermos, é uma aventura radical,porque não sei quanto tempo levarei para passar de fase.
Já viram especialistas degustando vinho? Eu pessoalmente acho nojento. Sorver o vinho fazendo um barulhão danado, bochechar, e depois ficar falando de modo pomposo que tem buquet de frutas vermelhas, entrecortado de couro cru e asfalto molhado é pra acabar com a paciência. Principalmente sabendo que depois de duas horas vai estar como qualquer mortal que toma várias taças de vinho.
Não gosto de gente que fala de modo complicado. Nem de quem gosta de coisas complicadas.É tão comum eu escutar: Ai,Andréa acho que vou sair do terreiro porque ninguém me explica nada. Escuto isso de gente de vários terreiros. Sempre pergunto o que a pessoa quer saber. Em 99,9% das vezes ela não sabe o que quer perguntar, porque não tem conhecimento suficiente ainda para fazer as perguntas certas.E mesmo que consiga fazer perguntas e não estiver preparado para as respostas não vai absorver conhecimento.Então vejo nestas pessoas, vítimas potenciais dos seus próprios egos.
Excesso de conhecimento não vai me tornar um médium com poderes fenômenais, até nem sei para que serviria isto, vai é me deixar mais propenso a ser conduzido como ovelha para o abate, pois se tenho conhecimento e não sei usá-lo vou ser usada.Quando era pequena gostava de caçar palavras difíceis e perguntar para o meu pai. Era uma forma de conversar com ele e conseguir sua atenção. Lembro até hoje eu ali admirada por ele falar aquelas coisas difíceis que eu realmente não entendia. Hoje se não entendo o que quiseram me dizer pergunto de forma diferente. Entendo até que as pessoas necessitem esbanjar sua retórica rebuscada para que as admirem, mas não aceito isso para minha vida hoje.
Estava fazendo umas contas aqui. Bom se o ano tem 52 semanas e eu faço em média duas perguntas por semana (por baixo pra não ficar chato para mim) para o Pai Fernando, então faço 104 perguntas por ano sobre coisas que são pertinentes ao momento que estou passando.Leio muito também.Observo e penso sobre tudo que ocorre. E por quê tudo isto, você poderia me perguntar. Para que na hora que eu esteja lá atendendo alguém que precise de um milagre seja do tamanho que for, eu seja um bom instrumento. Somos responsáveis por uma vida toda ,que ali, em um atendimento, está em nossas mãos.
Se você é médium tenha em mente que você vai acertar algumas vezes e errar outras tantas, mas sempre procure lugares onde o pai ou mãe de santo te expliquem com clareza o que você perguntar. E que quando não saibam responder no momento, falem isto também.Saiba também que pai e mãe de santo tem a mesma constituição física e espiritual que a sua, não são melhores nem piores do que nós, merecendo nosso carinho e respeito na mesma medida que se dedicam à nós e a nossa religião. Aliás em qualquer lugar de sua vida haja assim e certamente sofrerá menos.
Vou deixar aqui uma frase do Ricardo Barreira que eu gostaria de ter escrito:" A Umbanda não tem um Papa, mas tem muitos pretendentes." Elitizar não é o caminho. Fé, amor e caridade é o verdadeiro caminho que Ogum nos aponta diariamente,sob o sol de Oxalá. 
Vou falar a vocês o que o pai Fernando sempre me fala: Andréa não invente, a Umbanda é simples. SARAVÁ!

Para ler indico um dos melhores textos sobre intuição que já li na minha vida: http://www.paimaneco.org.br/filosofia/livro/grifos-e-recortes
Quer fazer perguntas? acesse: http://paimaneco.blogspot.com/

 Veja a programação da Festa Não Bata a Cabeça à Toa http://www.paimaneco.org.br/






10 comentários:

  1. Uma característica marcante de Iansã: Meiga e feminina, sem as manhas da Oxum, ela sabe bater o pé e falar com austeridade e assertividade. E diz, sem piedade, a verdade toda.
    Gostei desse texto menos doces que os demais, com semblante mais carregado. Admiro essa qualidade em mulheres escritoras.

    http://vazaante.blogspot.com/

    @fransvieira

    ResponderExcluir
  2. Ai que saudade que eu estava disso aqui. Ando tão sem tempo (por bons motivos, me dedicando aquilo que amo - então não é uma reclamação)

    Mas mesmo assim, sinto falta dos seus textos, sempre tão inteligentes e iluminados!

    No caso do texto de hoje, não preciso dizer que concordo com sua visão de conhecimento... e de como usamos esse conhecimento, né?

    Abraços e continue passando tanto de forma tão simples para seus aluninhos de vida aqui!

    Lílian Buzzetto

    ResponderExcluir
  3. O milagre é um acontecimento especial e raro na vida das pessoas e é fruto da fé e da determinação dos persistentes.
    Por isso mesmo, os preguiçosos, os fracos e os incrédulos nunca o provarão, pois entre o querer e o realizar está o agir de acordo uma fé inteligente, verdadeira e permanente.
    A fé que provoca o milagre é algo muito particular e não admite a intervenção de outras pessoas, pois quando contamos para alguem o milagre que precisamos alcançar, geralmente as pessoas não conseguem vivenciar o nosso estado de espírito, nem estão na mesma visão e logo tentam inconscientemente, minar a nossa atitude de fé com suas convicções e limitações, dando conselhos e opiniões negativas.
    O milagre antes de tudo, é o resultado da fé objetiva.
    Milagres só acontecem quando vivemos na fé e pela fé.
    Milagres são ações de Deus na vida dos crentes.
    Milagres tambem são frutos de uma fé perseverante.
    Só os fortes permanecem na Fé...
    Fé significa superar as incertezas ...
    Sem Fé é impossivel agradar a Deus ...
    Fé é acreditar sem duvidar, independente das circunstancias ...
    Ou a pessoa que precisa de um milagre acredita e permanece firme na fé, ou então vai buscar o conselho de pessoas derrotads e acabará como elas.
    Relatar o milagre alcançado através da fé, estimula a fé de outras pessoas, fortalecenfo - lhes o coração e o espírito, renovando suas forças, ajudando -as a superar suas dificuldades !!!

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir
  4. Era isso que estava faltando! Só que ainda acho que tens algo mais a dizer... Ainda senti algo engasgado!
    Mais como sempre... bela reflexão!
    Te adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. porreta, babe!
    no alvo!
    adorei!
    bjobjobjooooooo!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, muito querida, como sempre me identifiquei com o seu texto. Também acho a palavra "merecimento", muito capiciosa, assim como as narrativas sobre milagres.Costumo dizer que muitas pessoas vão ao centro esperando soluções mágicas para suas vidas, mas quando percebem que a mudança é interior e que geralmente dá trabalho, logo se decepcionam e param de frequentar as reuniões. Somos muito resistentes há nos responsabilizarmos pelas coisas que nos acontecem, é sempre mais fácil culpar o outro, ou qualquer anjo, santo, espírito, etc. Eu acredito de verade, que os milagres acontecem quando investimos em nós, quando fazemos a parte que nos cabe nesta trajetória evolutiva e ai sim, vamos ganhando o "merecimento" e as "soluções mágicas". Temos que investir na nossa evolução, aprendendo sempre, ajudando, exercendo o amor e a caridade e tudo isto com harmonia e simplicidade, porque a vida é assim, maravilhosamente simples, somos nós que a tornamos complicada. Amo você, obrigada pelas belas lições.Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Querida, estou seguindo você aqui no Blog, muito legal ele. Se puder, siga o meu também: http://frasesquecuram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu milagre é o da vida..Desde já ensino ao meu filho que sorte é pra jogo e milagre é para coisas que só cabe a Deus resolver..Pega a tua vida que já é um milagre por si só e vá a luta...Beijos pra ti Andréa..

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde querida Andrea,

    Muito bom o tema abordado no seu post.
    Realmente, as pessoas nos perguntam sobre coisas que não sabem, sem antes procurar saber! Ou tentam fazer as coisas sempre pela forma mais fácil (que quase sempre não é a correta), como exemplo o caso do menino do e-mail que você citou.
    E, sobre milagre, acho que o milagre está dentro de nós mesmos. Cada um tem procurar o seu milagre. Não adianta pedir pra solução do nosso problema cair do céu. Ou pedir pra alguem a solução. A solução somos nós mesmos.
    --
    Andrea, é sempre um prazer estar por aqui.
    Bj,

    Juliana Fideles.
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir