Neste final de semana passado participei da Festa Não Bata Cabeça à Toa, no Terreiro do Pai Maneco, trazendo ali diversas mensagens, através de psicografias, às pessoas que procuravam um pouco de luz das entidades . Quero aqui frisar que cada médium de Umbanda pode fazer isto e não é atributo só meu. Todas as mensagens foram muito bonitas e instrutivas e me sinto realmente agraciada pelos Orixás por ter tido esta oportunidade e aprendizado. Acordei hoje pensando numa mensagem passada , muito bonita e que gostaria de compartilhar com todos. Fui surpreendida em vê-la no site do Terreiro, o que considerei um grande presente. Divido-o com todos vocês.
Mensagem
Há muitos anos atrás numa tribo a qual voces chamam de Xetás, mas que tinha como nome os pássaros que voam no céu, houve um pajé que se dedicava a cura das criancas.
Muitos pequenos sofriam do mal dos espíritos da mata e o pajé por aqueles tempos tinha muito trabalho.
Cansado foi á beira do rio falar com o espírito das aguas, embora estivesse temeroso que o levasse junto. O espírito das águas, num canto, entoou a força dos guerreiros Xetas. A partir deste dia aquele pajé passou aos olhos de Tupã a ser pai de todos os pequenos que estavam na tribo e que estavam chegando.
O pajé aprendeu no canto do espírito das águas que o amor é um grande mestre e um grande guardião. O pajé descobriu então sua missão naquela e em todas as terras por onde andasse .
Te conto tudo isto meu filho para que saibas que nas angústias desta vida só o amor dá a paciencia necessária. Que a luz dos espíritos da água iluminem teu caminhar.
Caboclo Ubirajara
A foto que postei aqui é de um índio Xetá, feita por Reinhard Maack. Maack nasceu na Alemanha em 1892, mas morou no Brasil de 1923 a 1969, ano em que morreu. Ele foi premiado pela Unesco com o trabalho "A Deriva Continental", sobre Gondwana - nome dado ao bloco formado pelos continentes africano e americano antes da separação geográfica. No início da década de 60, ele fez primeiros contatos com indígenas Xetás, a noroeste do Paraná. Pelas informações que obtive na internet, os Xetás estão praticamente extintos e seus pouquíssimos descendentes não sabem a origem do nome Xetá.
Salve a Umbanda!
Grandes palavras... okê Caboclo!
ResponderExcluirSeu Ubirajara, sempre nós orientando. Pelas palavras. Oke Caboclo. Oke Aro... meu pai
ResponderExcluirLindo post, linda mensagem! Os sábios sabem o que dizem, e nós, meros aprendizes, devemos ouvir e seguir seus conselhos! Muito axé para todos, um beijo grande Andréa, de quem passou a te admirar em tão pouco tempo!
ResponderExcluirAndréia:
ResponderExcluirTive a grata surpresa de receber uma psicogafia da vovó cambinda de Angola,através de você... fiquei surpreendida e muita grata.
Você foi um refresco em minha alma...
Saravá!
karine Carolina
De novo Andrea,em outro texto também falas deste amor, e nunca é demais repetir... Epístola de São Paulo aos coríntios..."Te conto tudo isto meu filho para que saibas que nas angústias desta vida só o amor dá a paciencia necessária."...Nada mais é do que um recado a todos os cristãos...Se não tiver amor... Esta é a essência da vida, o amor...Lindo texto! Beijo
ResponderExcluirÉ com a sabedoria e simplicidade dessa entidade maravilhosa que devemos tomar como exemplo e nos guiarmos nessa batalha diária da vida.Praticando sempre a caridade com amor e tendo fé em Deus.Okê Caboclo Ubirajara ! Entidade de luz e amor!
ResponderExcluir")
Gracias Andrea por tan precioso artículo. Lástimas que tribus aborígenes se estén extienguiendo ante nuestros ojos y no hagamos nada por preservar estas culturas que tento nos pueden enseñar.
ResponderExcluirOlá querida Andrea,
ResponderExcluirExiste uma história de um pajé, que foi criado pela mãe como se fosse uma menina, ele era filho único e como estavam em tempos de guerra, a mãe não queria que os guerreiros da tribo o levassem em tão tenra idade, com a possibilidade de não voltar pra casa. Ele/a aprendeu, na época, com o pajé os segredos da cura, o uso das ervas e a sabedoria de ser um pajé. Seu nome de batismo era Inaiá e depois que ele "se formou" pajé da tribo, mudou pra Inajá, o que não deixa de ser um nome feminino, mas ele o manteve por respeito e amor recebido de sua mãe.
Quando li a msg essa história veio em mente.
Okêêê Caboclo!!
Como sempre, vc é um ser abençoado pelos Orixás. Beijos de seu amigo !
ResponderExcluiré muito bom saber que existem pessoas como você, que nãe medem esforços para nos transmitir as mensagens deixadas pelos espíritos de luz. Muito axé para você, que a luz do universo astral continue a iluminar este seu lindo coração!!
ResponderExcluirDeixo aqui meus sinceros parabéns
ResponderExcluirpara essa pessoa iluminada
Sábias palavras, parabéns por ser uma pessoa tão iluminada e usar o conhecimento adquirido para nos dar lições de vida ...
ResponderExcluirBelíssima mensagem...Beijocas
ResponderExcluirLinda mensagem. Um grande momento misticamente histórico, sem dúvidas. Beijooos
ResponderExcluirOke Caboclo, saravá oxala. Viva Xango.
ResponderExcluirE os mestres Caboclos nos ensinando mais a cada dia que passa.
Mas, os Xetas estão extindos somente no plano terrestre, com toda certeza. No plano Maior, continuam nos guiando, ensinando e orientando.
Axé pra todos os irmãos.
Linda mensagem!!!!
ResponderExcluir"Te conto tudo isto meu filho para que saibas que nas angústias desta vida só o amor dá a paciencia necessária." Precisa dizer algo mais?????? Perfeito!!!!
Te adorooooOO!
Amor é atenção. Quanto mais atenção franqueamos a algo que fazemos (ou deixamos de fazer), mais amor podemos dizer que depositamos.
ResponderExcluirLinda mensagem.
ResponderExcluirÉ fascinante como os indígenas mantém uma relação próxima com o plano espiritual.
A vida deles é toda ditada por esta relação. É maravilhoso e digno de aprendizagem.
os caboclos estão ai para nos ensinar um pouco a cada dia, já que no plano material não demos importância a este conhecimento milenar e tão importante.
Diante dos fatos, podemos vislumbrar o tamanho do amor que essas entidades carregam em seu coração, sempre dispostas a guiar-nos, ensinar-nos e direcionar-nos para Luz.
Salve todos os Caboclos de Aruanda!
Em Especial ao Sr Ubirajara, por mais esse “recadinho”.
@amigodoze
Maravilhosa mensagem.
ResponderExcluirola minha amiga!!!
ResponderExcluirobrigada por mais essa linda mensagem que nos transmite,gostei muito.
"o amor é um grande mestre e um grande guardião".
muito ler isso,nos impulsiona cada vez mais a nos reformar e praticar essa reforma.
grande abraço,luz e pz
bjoooo
Nada como a AGUA para nos limpar, e nos guiar para os bons caminhos, se o Caboclo foi procurar o seu guia, para nós viventes nada melhor que nos lavar e tentarmos viver em PAZ com AMÔR e UNIÃO Jones Guerra
ResponderExcluirQuerida, é sempre bom vir aqui...
ResponderExcluirDesculpe estar meio ausente, mas gostaria de aproveitar o espaço pra te desejar um lindo Natal e um maravilhoso Ano Novo, muita luz na sua vida, muita saúde, muita paz, pra vc e toda a sua família, inclusive seu filhote (um abraço especial pra ele :)
Você é sempre bem-vinda, pode contar com o que quiser!
Abraços,
Juliana Fideles.
@juliana_fideles
CABOCLO UBIRAJARA PEITO DE AÇO... ME LEVA A INFANCIA ONDE IA VISITAR OS TEMPLOS COM MINHA AVÉ E COMPARTILHAVA COM ELES NÃO SÓ DA PRESENÇA E DO SORRISO AMIGO MAIS DE SEUS CUIETÉS DE VINHO,,,, ADOREI VIU? BJS E LUZ... AXÉ DOCE ANDRÉA;; DIRCE DE OYÁ
ResponderExcluireu ja estou recebendo o caboclo ubirajara, é um luxo quem tem ele na sua vida, um abraço para meu pai de santo,o babalorixá leandro de são luis-ma,filho do pai de santo abraão. axé pra todos nós.
ResponderExcluirRESPEITO FRATERNAL!!!
ResponderExcluirRESPEITO FRATERNAL A TODAS AS RELIGIÕES!!!
ResponderExcluirFelicidades es un mensaje muy hermoso, es lamentable lo q esta ocurriendo con esas hermosas personas q tanto tienen para enseñarnos. El simple hecho de q sean tan vulnerables a cambios tan radicales y seguir demostrando su verdadero amor y nunca perder su fe ni dejar q otro puedan doblegarlos ante sus creencias. Salve a todos los caboclos okie Sarava viva dears fuerza luz y proteccion
ResponderExcluirlinda mensagens adorei seu ubirajara e um prazer enome trabalha com cv
ResponderExcluir