quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Orixá Regente de 2011

Esses dias a Angela, a  @luzesesonhos, me pergunta qual é o Orixá regente de 2011. Com a flecha apontada disparei: Oxóssi. Emendando coloquei Oxum junto, como coadjuvante do primeiro Orixá.
Amada Angela , peço desculpas porque menti. E uso meu espaço para explicar o porquê. Todos os Orixás, energias advindas do Divino, estão constantemente na terra. Para utilizar de qualquer uma delas é só chamar,mentalizar. Talvez na astrologia, e já digo que não entendo nada disto, haja um signo ou um planeta regente. Neste caso só nosso querido @marcelodalla  para responder.
Por que eu falei Oxóssi? Porque simplesmente precisamos dele.E desejo mesmo que todos usem desta maravilhosa energia em 2011. Estamos no meio de uma epidemia de crack e todos conhecemos alguém que enveredou por este caminho tenebroso. Por que não nos dedicarmos a mandar energia de Oxóssi para quem conhecemos que sofra deste mal? Enviar uma energia de um determinado orixá só funciona quando ela tem um objetivo e uma finalidade bem claros. Infelizmente a energia se dispersa se enviamos a uma causa, sem um "objeto" específico. Vou ser sincera: este ano foquei no @fabinhoadrena a energia de Oxóssi, pois ele está começando a fazer um trabalho muito bonito de conscientização sobre esta droga.
Oxóssi ajuda a curar interiormente também, com alegria e inteligência. E como precisamos de cura interior! Principalmente quando estamos em situações em que a mata está escura,  como explicou painho sobre um ponto , quando passamos por momentos difíceis.E momentos difíceis em nossa vida ,desculpem o trocadilho pobre, são fáceis de ocorrer. Tudo porque não conseguimos ainda ver com os olhos da energia Oxóssi.
Sou muito feliz em ser filha de Yansã e Xangô, assim como sei que tenho Ogum bem pertinho de mim. Mas quando preciso de alguma outra energia ela vem me socorrer.  Temos que entender que as energias Orixás vem quando solicitamos sua força.E cada um de nós precisa de Oxóssi. Eu preciso.
Cada um de nós precisa um pouco mais de alegria, um pouco mais de vida em nossas próprias vidas.E precisa saber atravessar as situações difíceis ,tendo sempre em mente que o pior conseguiremos passar , com fé e coragem. E chamar Oxóssi é estar em mãos seguras.E é em outro ponto cantado que diz assim: Estava na beira do rio sem poder atravessar, chamei pelo caboclo, caboclo Tupinambá. Grande guerreiro Tupinambá, da energia de Oxóssi que não esquece um filho à mingua. Assim como todo caboclo de Oxóssi só nos traz amor, de um tipo especial, que cura!
Todos nós umbandistas , e quem disser ao contrário está mentindo, uma vez ou outra brincou com os filhos de Oxóssi porque são meio "avoados".Mas é em um outro ponto cantado que se diz: Eu me perdi, Oxóssi me achou, Oxóssi não é caça, Oxóssi é caçador..... Quantas vezes você que lê este texto já não se perdeu? Perder em pensamentos, situações, em sentimentos lá não muito dignos? 
E se toda vida vem de uma nascente, porque não dividir as atenções este ano com Oxum? Brotando da terra a mais cristalina água de pensamentos voltados ao amor, à fé e a caridade. Piegas? Só quem vive na luz pode saber o calor que ela oferece.Só quem está num momento de sombras sabe o quanto precisa dela. Que tal se nos colocássemos em frente ao espelho da Oxum em 2011? E se entregássemos a ela todos nossos sentimentos mesquinhos e ela os transmutasse no mais puro ouro?  E assim possuidores do ouro da Oxum seríamos nós mesmos irradiadores de sua beleza e de seu amor, que são Divinos.
O ano de 2011 vai ser legal. Encontraremos pessoas mal humoradas no caminho certamente, como também por vezes estaremos nesta situação. Alguns momentos seremos mal interpretados e interpretaremos os outros de forma errada. Tudo bem, se tivermos em mente uma aldeia iluminada no meio da mata de nossos sentimentos. Seremos felizes,não tem erro.
Todos estão de passagem em nosso caminho, então que 2011 seja o ano em que, em vez de andarmos com uma pressa desmedida, andemos um pouco mais admirando quem anda conosco. Encontraremos nesta mesma caminhada novos amores. Porque o amor ,mesmo aqueles antigos, são recicláveis e se transformam em novos amores dentro de uma nova perspectiva de vida. É isso: desejo que mudem a perspectiva para que o amor lhes pareça sempre novo. E sob a luz e a vida das energias de Oxóssi e Oxum certamente será!
 Minha querida @luzesesonhos quero que neste seu terceiro casamento, pela terceira vez com o Roberto (@roberto_lj), sejam os dois triplamente felizes. Que cada um de nós, em nossos casamentos nesta vida, sejam eles com pessoas, religiões, profissões e com a própria alegria de viver, refaçamos sempre nossos votos sob a luz de Oxóssi e Oxum!

18 comentários:

  1. O espelho de Oxum.
    Olhar pra si apenas superficialmente nunca nos fará enxergar o outro lado da lua. Precisamos ter coragem, preparação (maturidade) porque vc se surpreenderá e decepcionará e bom senso. Quantas vezes ouvimos/dizemos 'Vai se olhar no espelho!' sem realmente saber a mensagem contida?
    Portanto, em 2011 convido todos a conhecerem-se mais profundamente.
    Uma das maneiras é atiçar um algoz a criticar mais durante uma contenda. Sou defensor ferrenho de que ninguém se conhece por completo ( Não acedido na máxima 'Se quiser me criticar, me chame. Sei coisas terríveis a meu respeito.'), logo ninguém melhor que um adversário (a famosa 'visão externa) para lustrar o espelho.
    Fé em 2011.

    ResponderExcluir
  2. Okê, Caboclo!!!
    Acho que independente de qual orixá reger nosso ano, não podemos esquecer que precisamos de todos, sempre. Meu padrinho de batismo na Umbanda sempre me falou que temos um orixá de frente, um de juntó, e um do nosso lado esquerdo e outro do direito.
    Bem, todos vocês sabem que sou Ogum com Iemanjá, mas tenho certeza de que tenho Iansã em um dos lados. Como diz a própria Andréa, sou uma Iansã enrustida, rs,rs...
    O que quero dizer é que todos estão ao nosso redor, nos protegendo, nos guiando, sempre. Vamos ser banhados por energias diferentes conforme a situação que estivermos passando.
    Quanto aos Caboclos, em especial esse ponto de Tupinambá que descreveu, somos sim muito abraçados por eles. Seo Tupinambá é a entidade de frente da minha Mãe de Santo, e temos por ele um carinho todo especial. Ah, conheço também terreiros que só trabalham com Caboclo, devido à força dessas entidades. Então, porque não dividir 2011 com Oxóssi.
    O padrinho espiritual do meu casamento foi o Caboclo Ventania, precisa falar mais alguma coisa?

    Ah, e para não pensarem mal de mim, casei três vezes com o Roberto pois uma foi no civil, uma no Kardecismo e agora na Umbanda, mas NUNCA nos separamos, viu... somente renovamos os votos...kkkkk. Se quiserem saber mais, tem matéria no meu blog sobre o casamento na Umbanda...

    Amiga, obrigada por seu carinho, além da matéria linda e mais uma vez cheia de ensinamentos....
    Amo você, de coração....

    Gratos @luzesesonhos e @roberto_lj

    Angela e Roberto
    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. E esta Andréia é demais. Surpreendente!
    Axé,querida!
    Oxóssi e Oxum!

    ResponderExcluir
  4. É cedo pra afirmar, mas como sinto a energia de Omolú (Atotô!) e Nanã (Salubã!) crescendo em influência - positiva - sobre a Terra. Arrisco dizer que se não forem estes os Orixá regentes de 2011 (reduzindo = 13), terão grande influência na escolha. Mais perto do dia 31 teremos uma previsão mais acertada, na virada do ano virá a confirmação.

    Seja qual for a epidemia ou malefício que a humanidade vem apresentando, a cura de doenças hoje consideradas terminais parece bastante próxima. Hoje, por exemplo, veio a notícia de uma possível cura para a AIDS. Saravá!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, mais um belo post!!!
    Sempre aprendendo com vc!!!
    Axé!!
    Érika

    ResponderExcluir
  6. lindo, nega!
    porque depende sim da gente não só buscar fazer melhor - e para isso temos mesmo que nos reavaliar sempre - mas como também valorizar o que tem de muito bom bem perto da gente.

    saravá 2001!
    bjobjo!

    ResponderExcluir
  7. Que texto MARAVILHOSO! Me emocionei mais ainda pelo fato do meu amor ser filho de oxossi e eu de oxum, nada mais justo do que unir as energias em prol de um mundo MELHOR, FORTE DE ESPIRITO, JUSTO e com AMOR e DOÇURA. Na verdade, acrescento ainda minha humilde opinião, acho que todo ano deve ser o ano de TODOS os orixás. As energias somadas só tendem a nos trazer mais coisas boas. Afinal, amor com amor só pode resultar em MAIS AMOR! Que mamãe Oxum abençoe todos, beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga Andréa,
    Lindo texto como todos que você escreve! essa semana estou sem muito tempo de mexer no meu blog mais estou preparando novidades, bjão.

    ResponderExcluir
  9. Esclarecedor, amoroso, firme e sensato. Esse é o seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde querida!
    É sempre um prazer visitar seu blog.

    Bem, sobre essa energia e essa capacidade de cura, eu acredito que cada um é responsável pela própria cura. E essa cura tem que vir de dentro, tem que ser firme.

    Bem, eu ainda sou tão inexperiente em tantos assuntos, espero um dia, provavelmente daqui há várias encarnações, ter pelo menos 1/4 do seu conhecimento!

    Felicidades!

    Abraços,

    Juliana Fideles.
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  11. Okê Caboclo! Saravá a alegria e amor de Oxóssi! Saravá as águas de Oxum que nos trazem tanto equilíbrio e paz! :D

    ResponderExcluir
  12. Que lindo artigo querida. Admiro sua escrita fluida, seu talento jornalístico a serviço da LUZ.

    Foi um honra ter me citado, e digo que 2011 será o ano de Mercúrio. Penso que tudo acontecerá muito rápido no próximo ano...

    Grande bjo e desde já um lindo ano pra todos nós!!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  13. Renovar o Amor é uma maravilhosa intenção para 2011. Lembrando que nossa intenção é extremamente poderosa, muito mais do que podemos perceber. É o que carregamos no coração e focamos em nossa realidade mental.
    Um final de 2010 recheado de ótimas intenções e um 2011 inteiro para experimentar seu poder!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. desejo a todos um feliz Natal e bôas festas
    que os Orixás tragam a benção para todos nós
    abçs Jones Guerra

    ResponderExcluir
  15. Lindo post, Andrea! Fazia tempos que não visitava seu blog... Estou colocando a leitura em dia.
    Ora ieie Mamãe Oxum!
    Okê Arô Oxóssi!
    Espero que nosso ano de 2011 seja cheio de luz...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. olha admiro oxossi sei de sua força e q ele é um rei,mais oxum soberana em 2011 e isso alem de certo é presciso pelo mundo em q vivemos espero paz,felicidade e toda doçura de oxum que alem de tudo é uma orixa sagaz e alem da pureza a inteligencia e a esperteza são qualidades dessa orixa
    yeieu mãe força e fé a todos irmãos

    ResponderExcluir
  17. Não fugindo à regra da riqueza da tua redação, esse post foi maravilhoso.
    Como filha de Oxum com Oxóssi, sim! já me senti perdida, sim! já estive no meio da mata escura e um enorme SIM! sou sempre meio avoada, costumo brincar que vivo em meu mundinho "autista", e sempre presenciei o carinho e força de Oxóssi, guiando as pessoas para reforma intima que culmina na cura dos males da alma e da matéria. Mas como também tenho Oxum em minha vida, as vezes me perco em reflexões sobre meus defeitos e qualidades, sobre o que preciso mudar para melhorar ou em como posso ajudar quem está por perto (ou não tão perto assim rsrsr) porque afinal Oxum inspira beleza e amor - beleza de alma, da necessidade de crescimento espiritual e amor pelo próximo, por quem muitas vezes precisa somente de um abraço ou um sorriso. bjos

    ResponderExcluir