domingo, 7 de novembro de 2010

Faxina Mental

Ontem o lindinho saiu com nossos filhos para passear pela estrada e visitar uns vizinhos. Correram um tremendo perigo, pois aos sábados uma carroça fantasma conduz um noivo fantasma atrás de sua noiva, a estas alturas fantasma também, fujona. Lenda nascida aqui em casa mesmo, numa destas noites em que se esgotaram as histórias. Meu caçula diz que devemos ter muito respeito por este noivo fantasma, porque haja ectoplasma para fazer a carroça funcionar por tanto tempo. Na verdade , não há como enganar crianças por muito tempo, mas e nós?
Assisti Matrix de novo. Já devo ter falado que meu personagem predileto é a Oráculo. Que é minha irmã gêmea de minha alma. Dando conselhos, fumando, tomando café e cozinhando. Te pergunto: quantas vezes você já acordou pela manhã achando que este não é seu lugar? Eu algumas vezes. Brinquei com uma amiga que às vezes parece que, quando me perguntaram se eu queria reencarnar, devem ter colocado alguma droga antes no meu café. Tem coisas muito estranhas neste mundo.
Vejo pessoas que lutam por liberdade e depois que a obtém, não sabem direito o que fazer. É o caso da dita democracia. Vejo jovens ,que não vivenciaram a época, falando que a ditadura era melhor. Jovem é jovem. Eles se acham melhores que nós e depois que crescem descobrem que pouca coisa muda além da falta de agilidade física, e uma ruguinha aqui ou ali.
Um amigo me manda uma mensagem assim no twitter: é amiga, aprendemos por amor ou pela dor. Discordo. Aliás nem gosto desta frase. Só aprendemos quando temos conhecimento acumulado suficiente para entender. Meu filho de nove anos já sabe como são feitos os bebês, mas enquanto seu corpo não passar por algumas etapas de desenvolvimento, ele não terá filhos (o que é uma sorte!). Como é nosso desenvolvimento material é nosso desenvolvimento espiritual. Não posso atingir determinado nível de consciência se não estiver preparada para isto. Leva muito mais tempo que em uma só vida, às vezes.
Portanto, chegar em um nível em que você entenda porque às vezes o mundo amanhece irreconhecível, ou o porquê das nuvens se movimentarem tão rápido em sua vida, demora. O importante, imprescindível mesmo para nossa saúde espiritual e mental, é saber que nem tudo tem uma explicação imediata ou até mesmo um significado profundo.
Não podemos criar armadilhas em nossa mente. Não podemos criar uma Matrix nela que em algum momento vai se voltar contra nós mesmos. Há muitos anos atrás li um livro chamado "O Mago de Strovolos" de Kyriacos Marquides. Conta a história de uma facção da fraternidade branca na Grécia ,comandade por um homem denominado no livro de  Daskalos. Numa determinada situação este senhor ensina aos seus discípulos criarem formas mentais, pois fazia parte do aprendizado saber que elas existem. Um dos alunos resolve fazer um cão para proteger a casa de assaltos. Como tudo que é mal feito e sem orientação superior, quando estamos aprendendo, deu errado. Aquela energia começou a perder o controle e Daskalos além de ter um trabalho danado para desfazer, teve que expulsar o aluno depois de uma baita bronca.
Sempre lembro desta passagem quando ouço o painho falando: não invente, a Umbanda é simples. Pois digo a vocês o mesmo: não inventem, não teorizem e não construam formas depois difíceis de desmanchar. A vida é simples, mesmo quando o Sol teima em demorar a aparecer. Na dúvida deixe seu barquinho na praia.

A foto que aparece aqui foi captada pela alma do @MakakoAcido ,amigo do twitter, e mostra Praia do Recreio dos Bandeirantes ontem, dia 6 de novembro, à tarde.

18 comentários:

  1. Curioso. Nunca concordei, em meu íntimo, com a máxima de que se aprende no amor ou na dor sem que se tenha vivência suficiente, e adiciono aqui intensidade. Sem mergulhar na região abissal das experiências, a maturidade traveste-se de frases feitas sem efeito.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu texto, pois ele "passeia" por várias situações e fatos que nós podemos criar e nem sempre são coisas que venham a ser conseguidas e até mesmo controladas por nossa vontade. Tudo, mas tudo mesmo deve ser fluido e devemos deixar fluir para que aconteçam. Se forem boas, ótimo. Se forem não tão boas, aprenderemos e cresceremos mais ainda.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Querida Andrea,

    Realmente, certas coisas necessitam de uma experiência, uma maturidade. E quanto ao personagem Oráculo do filme Matrix, não é meu preferido, mas admiro a capacidade e o conhecimento dele. Você é como um oráculo da Umbanda, não né?

    Bela postagem, abraços.

    Juliana Fideles.
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  4. Linda foto...
    Quanto ao café com droga gostei...kkk
    No meu caso eu acho que pedi demais para voltar...
    Tenho sede de viver e ficar aqui...
    felicidades

    ResponderExcluir
  5. Gosto dos teus textos, porque as vezes você impoem situações que nós passamos maas pensamos que aquilo acontece só conosco por fim não contando a ninguem.
    Muitas vezes ja pensei: Oque eu to fazendo aqui ? ..

    ResponderExcluir
  6. As crianças de hoje em dia estão muito materialistas. Um espírito nos tempos modernos para passar uma mensagem tem que se esforçar muito. Como no filme premonição.

    Outro dia ajudando uma sobrinha sobre um trabalho da lenda do Lobisomem. Fiquei simplesmente espantado. São histórias e relatos no mundo inteiro. Temas diferentes e no centro de tudo um homem metade lobo.

    O filme Matrix nos faz raciocinar. Vivemos em uma realidade manipulada por outros. Pensamos que somos livres. Pensamos que decidimos alguma coisa.

    Quanto aos jovens que dizem por ai a época dos militares era melhor?. Basta colocar cabresto em todos eles. Basta tirar a liberdade a punho de ferro. Bas a Dilma eleita hoje caçar e exterminar todos aqueles que foram contra ela. Ai vão dizer assim.. " Vimemos em um mundo democrático, temos direito de livre expressão. ela é uma ditadora". Esse pensamento acaba em minutos.

    Na minha concepção da vida aprendemos sim no amor e na dor. Todos esquecemos que o primeiro choro ao nascer é de dor, os pulmões se dilatam. Choramos de dor quando sentimos as cólicas, choramos quando queremos aconchego. Choramos quando sentimos saudades.

    Não conquistamos experiências sem passarmos por esses sentimentos.

    O problema é que muitos não entendem esse processo e tornam seu coração duro, eesquecem da simplicidade do amor.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  7. Não tenho nem o que comentar... parece que falou tudo diretamente para mim! Não adianta "viajar na maionese", a vida é o que é. Ponto.
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Querida, sou uma leitora compulsa e voraz. Trabalho com isso e não poderia ser diferente! Acontece que a exigência profissional nem sempre traz o deleite, mas os ossos do ofício. Algo que lembra uma overdose, tal a intensidade de originais que somos obrigamos a devorar com os olhos... No deleite é diferente, procuro ler pelo simples prazer da leitura, como fiz agora debruçada sobre o seu texto, que achei intenso e criativo. Siga em frente! Um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  9. "A vida é simples, mesmo quando o Sol teima em demorar a aparecer. Na dúvida deixe seu barquinho na praia."
    Adorei o texto amiga, bjos

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto amiga! Eu vejo o mundo em que vivemos como um tipo de "Matrix", onde tudo não passa de uma ilusão. O que a sociedade considera real e verdadeiro não passa de um conjunto de regras criadas para mantê-la "viva e alimentada". Eu entendo nosso objetivo de vida e evolução como uma forma de transcender a "Matrix" em que vivemos, e observar além. Nossa realidade não é nada mais do que uma instância singular entre infinitas outras possíveis. Ao transcender a nossa "Matrix" e entrando em harmonia com o universo que nos cerca estaremos nos aproximando do Pai e da Verdade, através do Amor e Paz.

    ResponderExcluir
  11. A única coisa que tenho a dizer é: cara, já leste Mago de Strovolos! Então já deve ter lido, ainda, os outros dois que fazem parte da trilogia de Kyriaco Markides, que são respectivamente Homenagem ao Sol e O fogo do Coração, verdadeiros ensinamentos da magia branca e da pesquisa pela(as) verdade(s).Muito Bom!

    ResponderExcluir
  12. É na base da simplicidade que podemos viver a vida de forma tranquila ...
    Viver é um eterno aprender ...
    Aprender pelo amor ou pela dor é uma realidade...
    Mas tem gente que teima em viver em desacordo com as Leis da Natureza, insiste em desafiar as Leis dos Homens e desobedece as Leis Divinas e por isso sofre grandes derrotas ...
    É nesse instante de sofrimento que a pessoa para para refletir ...
    E é tambem nesse instante que a vida lhe ensina o quão suave é aprender a trilhar os caminhos do amor e da retidão ...
    Aprender a viver faz bem ao corpo, a alma (mente) e ao espírito !!!


    Obs: Não sou espírita, mas vivo em harmonia com as pessoas de todos os credos !!!

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir
  13. oi minha querida irmã de fé sobre o livro que leu é exatamente assim mesmo,Eu tenho uma teoria que chamo de Teoria do Armário Bagunçado. A cabeça das pessoas é como um quarto, com cama, escrivaninha, um armário e diversas bugingangas. Na vida, para fingir que um quarto está arrumado, o que se faz?

    Vai se entulhando toda a bagunça dentro do armário: esconde-se ali todos os cacarecos, roupas sujas, revistas velhas, papéis sem importância. O quarto, para quem está de fora e só enxerga as aparências está perfeitamente arrumado. Quando alguém faz isso constantemente, escondendo todas as coisas indesejáveis dentro do armário, chega um dia que ele não suporta mais. E aí você abre apenas uma frestinha do armário para enfiar ali só mais uma coisinha que pode ser resolvida depois e tudo o que estava acumulado, entulhado e bagunçado cai em cima de você, se espalha por todo o quarto, mostrando o verdadeiro tamanho da bagunça. E quando isso acontece, a única alternativa é arrumar tudo tintin por tintin, item por item e pôr cada coisa em seu lugar. Na vida também é assim. As pessoas perguntam: "e aí, tudo bem?" e a resposta é mecânica: "tudo bem". Mas a verdade nem sempre é essa.

    Aparentemente está tudo sempre ótimo. Mas existe esse fundo de armário cheio de pequenas mágoas, sentimentos e pensamentos que a gente não quer ou não pode resolver no momento. E tudo isso é guardado num armário que fica no fundo de nossa mente até que não cabe mais nada ali. E um dia, quando se for guardar mais um sentimento não resolvido, toda a bagunça que de sua vida acaba caindo na sua cabeça. E é preciso arrumar tudo e colocar a vida em ordem. Por isso é que esse texto se chama Faxina Mental. Escrevendo, é possível arrumar sentimentos, organizar idéias e melhor: abrir espaço para o novo e jogar fora o que já passou. Leia...escreva...isso ajuda muito a se entender e a tomar decisões importan

    ResponderExcluir
  14. Olá, Andréa, adorei o seu blog.
    Difícil enccontrar algum espaço na web que trate de tema natural de forma natural. Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, minha querida amiga!

    Vim comentar em seu cantinho, mas chegando aqui me deparei com o belíssimo escrito acima e tive mais consciência ainda sobre mim mesma. "Faxina Mental", como lhe disse, é algo de que estou ou estava precisando. Tentei encontrar materiais na internet, essa semana, sobre o ato de acender uma vela. Você chegou a me enviar um link interessantíssimo, mas (devo ter procurado pouco) só encontrei uma referência a isso, que é quando o Pai responde que casa da gente não é terreiro, então que não podemos acendê-las em casa. Minha dúvida é que eu senti uma grande vontade de acender uma vela (e até comprei), mas não sei exatamente onde fazer isso. Depois, pensei que para colocar neste ato mágico nosso "pedido" (ainda que o "pedido" esteja disfarçado de agradecimento), devemos ter consciência de pequenas coisas ao redor, não é mesmo?

    Pois é, ainda não tenho. Não sei até que ponto isso me impede de acender a tal vela, mas o fato é que seu texto me ajudou a sanar alguns pequenos questionamentos de mim comigo, que vieram à tona entre a semana retrasada e a semana passada. Não devemos criar armadilhas em nossa mente? Fato. Eu estava fazendo isso, (in?)conscientemente. Uma situação com a qual já estava aprendendo a lidar retornou de uma forma redobrada, com sentimentos triplicados, e eu fiquei atônita. Uma situação com a qual já tinha me conformado: “Marcela, não é pra ser agora: isso é pra mais tarde”. A armadilha que criei foi: “ah, mas e se eu puder fazer com que seja agora?” – porém, aprendi comigo mesma que quando, ao rezar, deixamos as coisas nas mãos de Deus, é isso muito mais complexo do que o ser humano imagina. Quando eu olho para o céu e digo “Deus, essa situação está em suas mãos, assim como o meu destino”, preciso aprender a confiar, resgatar minha fé que Ele VAI cuidar disso, e eu NÃO POSSO simplesmente achar que consigo manipulá-la sozinha. Faz parte da tal faxina mental. Quero evoluir, de verdade! Mas tem essa situação que me breca, às vezes. Deixei, definitivamente, nas mãos de Deus. Amém =)

    Suas palavras maravilhosas só nos deixam maravilhados. Parabéns!

    Luz e muito axé,

    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  16. Delicia, minha amiga... ao ler seus texto, sinto mesmo que estamos proseando na cozinha, comendo bolo e tomando café.

    A felicidade é assim, feita dessas coisas simples. Lia esse livro que citou há muuuuitos anos atrás. Gostaria de lê-lo de novo. Simbora faxinar a mente!!!
    grande bjo

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. É. A vida é o que ela é, não adianta lutar contra a maré. Melhor deixar o barquinho na praia até na hora certa. Seus textos sempre me falam ao coração. Obrigada.

    ResponderExcluir