terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tríade

Não há como desviar do assunto eleições nos últimos dias. Milhões de pessoas da mesma nação focando seus pensamentos na mesma direção. Não deixa de ser um movimento de energia tremendo. E esse movimento merece nossa atenção. Uma das coisas que, mesmo que não gostemos, temos que levar em consideração é a predestinação do Lula como líder nato e como essa predestinação não é hereditária, nem tão fácil de se passar adiante.
Outra coisa a ser notada é a votação de Marina. Ontem um analista político falava que grande parte do eleitorado dela vinha de sua religião. Uma tremenda besteira. Eu e muitos umbandistas , como de vários outros segmentos votaram não pela fé que ela professa , mas pela vontade de renovação e consciência ambiental.
É certo que temos livre arbítrio, mas creio em predestinação. Porque ela explica muito mais coisas do o simples livre arbítrio, que todos têm, mas que não leva a todos no ponto em que querem chegar. São aqueles pequenos momentos em que você inicia algo em sua vida que podem fazer toda a diferença até o final de sua existência.
Exu ,guardião de nossos destinos, atua em dois principais pontos de energia: na encruzilhada e no cemitério. Quem ainda não passou por uma encruzilhada em sua vida? Quem não teve que escolher um caminho a seguir e se comprometer com ele? Já o cemitério eu vejo como um ponto de mutação necessário: onde você tem que largar o “cascão” que vive e renascer aqui mesmo para uma nova experiência. Toda mudança não é fácil, mesmo que sejamos predestinados àquela ação. Vi uma frase muito adequada a este pensamento estes dias: a árvore que dá mais frutos é a que recebe mais pedradas. Se prepare para a floração sem esquecer de se proteger das pedras.
Todo predestinado a causar uma mudança numa sociedade é um médium em potencial, pois passa mensagens de uma nova realidade possível. Não falo só de políticos. Estes dias meu lindinho me falava que foi feito um estudo com crianças de rua, pela PUC, sobre seu comportamento psicológico. Dizia ele que foram comparados com sobreviventes de guerra. Numa matéria veiculada ontem pela Record, mostraram várias pessoas que trabalham para dar uma oportunidade de resgatar estas mesmas crianças e colocá-las na “encruzilhada” para que tenham escolha. Conquistar a afeição destas crianças envolvidas com drogas e furtos é um trabalho muito complicado, há de ter as palavras certas para que se possa cooptá-las para um lugar na luz.
O entendimento da caridade é algo muito complexo. Acredito que a aceitação do caminho é um ato de caridade. Já não acredito em doar e em seguida divulgar aos 4 ventos que o fez como caridade. Um médium de Umbanda que ao incorporar e atender no toco pessoas com uma série de problemas diferentes faz caridade. Primeiro a ele mesmo, na medida em que aperfeiçoa seu caminhar e com isto ajuda mais e mais pessoas com sua sabedoria. Ao consulente que entra carregado de problemas e os divide com as entidades e sai mais leve. Sem esquecer logicamente do cambone, que ao ouvir não se mantém imune ao aprendizado e à reflexão, pois a experiência do próximo só não auxilia aos arrogantes de coração.No meu ver melhor médium não é aquele que produz grandes efeitos, melhor médium é o que absorve com equilíbrio tudo que lhe é passado.
Faça sua parte neste mundo e fique sempre atento aos sinais. Eles certamente aparecerão. No último sábado fui madrinha de casamento de duas pessoas que gosto muito. A cerimônia realizada no ritual petencostal. Quando estava lá pedindo que os Orixás os abençoassem, o pastor começou a falar da influência de Deus em nossas vidas através da natureza. Falou da chuva fina, das cachoeiras e das matas, pedindo que estas forças os abençoassem. Então o Divino que nos rege se manifestou pela boca daquele pastor na minha linguagem. Isto me emocionou muito, pois foi uma resposta a tudo que tenho postado aqui e a tudo que acredito.
É necessário saber movimentar as energias a seu favor, no cumprimento de suas metas. A tríade da Umbanda, no qual se apóia toda a religião é muito importante para qualquer ser, de qualquer religião trilhar o bom caminho. O primeiro atributo é a coragem, determinação de nossos caboclos. O segundo é a sabedoria com humildade de nossos pretos velhos e a terceira é a alegria e a pureza de coração das nossas crianças. Que nasçam flores no caminho que você passar. Saravá.

A foto é de nossa querida amiga Nely Rosa.

25 comentários:

  1. Ter flores em nossos caminhos talvez seja uma forma de nos livrar das pedras que sempre se colocam entre nós e nossos objetivos. Talvez a política seja uma forma de vencer estes obstáculos, mas com certeza há outras.

    ResponderExcluir
  2. O que me vem à cabeça agora é: Deus ouve os iluminados e transmiste suas mensagens aos escolhidos.

    ResponderExcluir
  3. "Quem não teve que escolher um caminho a seguir e se comprometer com ele?" Acho que essa é a verdadeira missão do ser humano...descobrir o melhor caminho a ser seguido! Alguns demoram anos, muitas vezes, contam com a reencarnação para continuar a sua busca. Outros... com vc minha amada, encontram o caminho rapidament, e se compromete de verdade a iluminar outros caminhos!
    Parabéns mais uma vez! Amo-te!

    ResponderExcluir
  4. puxa é exatamente isso.. o fruto de nosso trabalho é prospero sempre buscamos a caridade como uma forma de evolução espiritual... parábens novamente texto lindo....

    ResponderExcluir
  5. Como sempre palavras de grande impacto em meu singelo pensamento. Paro para pensar no quê acabei de ler e vivifico minhas encruzilhadas e "cascas".
    Gostei demais, vc é um ser de luz e eu ainda uma pomboquinha...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto amiga, parabéns!!
    To aprendendo com vc. rsrs bjos

    ResponderExcluir
  7. Um lider não se constrói, não se ensina, não se inventa. Ele nasce lider. Assim como um Mestre que apenas nasceu com o dom de escutar.

    É verídico quando dizem que a maioria dos votos da Marina Silva é proveniente de religiosos. Foi feito um pacto entre religiões evangélicas e Católicas sobre a escolha de um candidato. Esse direcionamento foi feito devido as leis de liberação do aborto e casamento homosexual. Quem votou nela em função do meio ambiente ou simplesmente porque gosta dela é a minoria.

    E por falar em Marina Silva, não podemos esquecer de outras grandes mulheres nessa eleição. Marta Suplicy, Heloisa Helena, Dilma Rousseff e até mesmo a marqueteira Soninha que esta com o candidato José Serra.

    Todas elas vem da escola daquele que é o Cara, o maior estadista do mundo que em nossa própria casa é criticado por dar comida aos menos favorecidos. Isso em um pais que esta no quarto lugar em vendas de carros no mundo.

    Mas tudo faz parte dos ossos do ofício.

    Também entendo que caridade não se divulga. e sou totalmente contra a anual e famosa marcha pra Jesus que acontece aqui em Sampa. Campanha do agasalho é tudo de bom, mas é caridade.

    As eleições desse ano mostrou muito interesse do eleitorado, finalmente o povo entendeu a finalidade do voto.

    O que me assustou foi a xenofobia que aflorou. Ofenças de todos os tipos, como armas em uma revolução. Uma pessoa que é baixinha, feia, dentuça, velha, com defeito físico, palhaço, negro, homosexual (ou aparentando ser) não é gente ?. Escolhemos nossos candidatos por esse perfil ?.

    Que sejam bem vindos os Poliglotas, Acadêmicos, Deuses gregos e ladrões. pelo menos esses agradam aos olhos.

    E como escreveu São Tomé :

    " O Reino de Deus está dentro de Você e a Sua volta; nao em prédios de madeiras ou pedras. Rache uma lasca de madeira e EU estarei lá; Levante uma pedra e ME encontrará"

    Parabéns pelo Texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  8. Fez aleitura perfeita, deste momento.Entre em http://vidadospensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. você está cada vez melhor amiga, com esse seu texto dar para ter uma bela ideia da vida espiritual,ou a traves das religiões que são muitas no nosso pais, temos que respeitar todas sem excessão, por isso seus textos são ótimos.

    como podemos falar de politica, sem ficar nervoso com tantas pessoas boas no nosso pais, que poderia está lá, mais não todos preferem punir o sistema democrático do nosso pais, votando em branco ou anulando seu voto. isso é protesto claro que não, protestar é, esse fulano ficou como deputado por quatro anos, ele não fez nada esse outro está há, oito anos esse também não fez nada não vou votar nele. eu gosto muito da Marina tenho certeza ela fez uma campanha limpa com respeito, ela é meiga de mais essa postura não deve ser levada ao congresso, já Dilma é arrogante de mais, não tem experiência para ser presidente de um pais como o Brasil, ela já foi algo na politica como por exemplo, vereador deputada estadual ou federal, prefeita, governadora senadora, foi ministra secretaria, já ajuda mais não tem comparação com o candidato José serra, ele contribuiu e muito para o povo brasileiro, muitos não sabem mais ele já fez muita coisa, não vou comentar agora se não, não consigo terminar esse comentário hoje, leia esse trecho de uma entrevista da Dilma em minas gerais. a desculpa agora é que o PSDB, está divulgando coisas para os evangélicos como aborto ou casamento gay, cada um com os seus problemas, você tem que respeitar os gays os evangélicos os católicos até os políticos, porque você tem que respeitar todos, OLHE ESSE TRECHO DA ENTREVISTA DA Dilma a seguir. >-------> Como a senhora vê o crescimento da sua candidatura nas pesquisas?
    "O povo brasileiro sabe escolher, é a continuidade do governo Lula, e após as eleições nós vamos desarmar o palanque e estender os braços aos nossos adversários, o candidato Serra está convidado a participar do meu governo, porque nesta eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno."

    ResponderExcluir
  10. Quando todos andarmos dentro desta tríade seremos bem-aventurados. Andar com coragem para nos autodescobrir, e a sabedoria será adquirida através das experiências e só assim saberemos o que é ser humildade. Conquistar novamente alegria e pureza perdidas. A malícia nos domina e o mal impera em nossas mentes e atitudes. Oxalá seja chegado os novos tempos, tempos de renovação e transformação de nossas consciências.
    Parabéns pelo belo texto.
    Rosa Barros

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo texto, como sempre muito elucidativo. Acredito que a mudanca e necessaria em nossas vidas e acho que a votacao expressiva da Marina Silva deu esse recado, pois o seu partido estava so e tinha pouco tempo de aparicao na midia. O ser humano gosta de conhecer o novo, gosta de experimentar, acho que este era o momento certa para uma mudanca no modelo governamental brasileiro, nao deu, mas o recado foi dado. Parabens amiga. Ah, tenjo uma pergunta, mas te faco num outro momento.

    ResponderExcluir
  12. Nossa... Vc escreve super bem!
    E é muito clara no que quer dizer.
    Adorei a parte que diz que a árvore mais frutífera tbm será a mais apedrejada, pq é bem assim que enxergo as coisas.
    Um belo fim de tarde pra vc,
    Bj

    ResponderExcluir
  13. É isso mesmo amiga, estamos aqui para aprender, evoluir e usar este conhecimento para tomarmos a rédea de nossas vidas, escolhendo nosso caminhos e assumindo as consequências. Nossas escolhas, em todos os níveis,inclusive no momento de votar, influenciam diretamente nossa jornada, portanto é bom pensar com cuidado. Amo os seus textos.Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Andrea
    O texto fala de diversas coisas, dentre elas, predestinação. Vou ficar com esta porque sexta feira no Centro Espírita o tema era este. Não com esta palavra, chamaram de missão.... O que me chamou atenção foi que, por temperamento sou afoita e questionadora, ao perguntar sobre a responsabilidade (ou a falta dela) nas lideranças políticas, recebi a seguinte resposta....Não nos cabe julgar ninguém, deixe isto aqueles que tem por missão fazer isto. Aquele que faz uso indevido do poder que adquiriu através desta predestinação ou missão de liderar vai responder por isto com toda certeza. Fiquei pensando políticos (os corruptos) tem esta capacidade de liderar ou não estariam nos cargos que ocupam, em alguma encruzilhada tomaram a decisão errada e começaram a trilhar um caminho torto... Sai de lá com a seguinte opinião: O problema não é a missão, o problema é o livre arbitro...Ele nem sempre pende pro lado certo da encruzilhada. Não estou predestinada a liderar mas tenho a missão de escolher, neste 31 de outubro, a melhor liderança para meu país....E lá vem o livre arbítrio....Tomara eu saiba escolher direito, em conformidade com aquilo que desejo pra mim e pra todo o povo brasileiro, com a coração leve daqueles que acreditam ter feito o melhor.... Beijo

    ResponderExcluir
  15. É passar por aqui e saber que haverá um brilhante paralelo entre real, imaginário e espiritual. Parabéns, amiga! Amei o relato sobre a cerimônia de casamento. Outro dia (há alguns meses) aconteceu algo parecido comigo, quando, num culto evangélico (meu padrinho é obreiro), eu mentalizei os Orixás e o pastor proferiu palavras belíssimas sobre adoração de Deus por meio da Natureza. Não espero entender este mundo, porque, para mim, já está de bom tamanho poder vivê-lo em liberdade. Rezo para que as ambições políticas e de outro tipo não consigam afastar o homem do Divino jamais! Graças a Deus estamos vivos sobre esta terra, da qual devemos cuidar como morada, de modo geral.

    Obrigada pela paz de lê-la!

    Tenha uma lindíssima semana!

    Beijo da amiga

    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  16. Votei na Marina por acreditar na sua sinceridade...
    Vc viu selinho no blog falando do seu cantinho...
    felicidades

    ResponderExcluir
  17. Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar!

    ResponderExcluir
  18. Quanas encrusiladas encontramos até em uma ida ao shopping, o que dirá em nossas vidas...
    Depois de pipocar muito entre varias religiões lendo e visitando, enncontrei meu amor na umbanda e espero que esse caminho me leve ao caminho da luz, esse blog me ajuda muito a refletir as vezes ♥

    ResponderExcluir
  19. "a árvore que dá mais frutos é a que recebe mais pedradas"

    Muito bom, sempre nos ensinando a sermos pessoas melhores!

    ResponderExcluir
  20. A tríade é perfeita. Devemos nos posicionar na vida com coragem, sabedoria e muita alegria. Pra variar, adorei o texto, muito bem escrito. Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  21. Wow, Andrea. Boa abordagem!
    É um assunto complicado, mas que remete a todos um momento de reflexão dos bons.
    Boa frase: "a árvore que dá mais frutos é a que recebe mais pedradas."

    ResponderExcluir
  22. Para mi gusto, de todo lo leído a Andrea, este es, hasta ahora, el mejor de sus escriptos, en primer lugar por la temática que nunca está fuera de lugar, como lo es el escoger, el decidir, a propósito de la elecciones presidenciales del domingo pasado en Brasil, pero con la habilidad muy propio de la autora de concatenarlo con todas nuestras acciones en la vida, en nuestras creencias y en nuestras energías, que son en definitiva las que mueven el mundo y que los seres humanos, debemos invocar y perseguir por nuestro propio bien y de la naturaleza e inculcarlo a nuestros hijos, educandos, niños y generaciones venideras.
    Para el bronce, esa frase que recogió y nos la transmitió, como lo hacían los griegos en la antiguedad...como guía ante las eventuales adversidades que a veces, nos derrotan con suma facilidad... "los árboles que más frutos dan, son los que más pedradas reciben", pues la vida es así y quienes de alguna manera más ha sufrido los embates de ella, más preparados están para sortear los obstáculos, pues estos existen para vencerlos y no para rodearlos.
    Precioso trabajo, que deb ser considerado, desde luego, como un buen ensayo de crecimiento personal.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    Para meu gosto, Andrea ler tudo, isto é, até agora, o melhor de sua eScript, em primeiro lugar pelo sujeito que nunca está fora de lugar, como é a escolha, a decidir, no que diz respeito à eleição Brasil presidenciais de domingo, mas com a capacidade de concatenação muito do próprio autor, de todas as nossas ações na vida, nossas crenças e nossas energias, que são em última análise, os que movem o mundo e os seres humanos, invocar e exercer o nosso próprio bem, ea natureza e inculcar em nossos filhos, alunos, crianças e as gerações futuras.
    Para o bronze, essa frase que tem coletado e enviado para nós, como fizeram os gregos nos tempos antigos ... como um guia para as dificuldades possíveis que, por vezes demasiado fácil derrotar-nos ... "Mais árvores de fruta são, são os mais pedras são", porque a vida é assim e que de alguma maneira sofreu o pior de tudo, mais eles estão preparados para superar os obstáculos a vencer como eles existem e não surround.
    Belo trabalho, deb ser considerado, naturalmente, como um bom teste para o crescimento pessoal.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    ResponderExcluir
  23. Andrea... Parabéns mais uma vez, pois está fantástico o BLOG.
    Me enxerguei no texto quando você cita a possibilidade de canalizar energias, já experimentei isso um dia e posso garantir que deu resultados.
    Via @umbandamagica/@cleberab

    ResponderExcluir
  24. Cada vez mais eu percebo q a minha encrenca com os (bons) espiritualistas é de ordem semântica. O q vc chama de predestinação, eu chamo de pequeneza. Somos vontades insignificantes diante de forças infinitamente maiores, da natureza, da sociedade e até da "sobrenatureza", pra quem gosta de pensar dessa forma, e a vontade, ou livre-arbítrio é justamente a capacidade, ou melhor, a arte de fazer escolhas (encruzilhadas) levando-se em consideração as nossas limitações diante dessas forças. Quem consegue captar, perceber ainda q intuitivamente, essa flutuação de forças quase inconcebíveis ao seu redor, e ainda usá-las ao seu favor (como vc o fez durante o casamento) é realmente um mago, um alquimista diante da realidade, e caminha a passos largos em direção à auto-emancipação.

    ResponderExcluir
  25. Nos espelhemos em seus ensinamentos para que a evolução faça parte de nossas vidas terrenas e espirituais, e consequentemente possamos dar nossa contribuição à evolução da humanidade.

    Paz, Luz e Axé

    ResponderExcluir