quinta-feira, 15 de abril de 2010

Carta Aberta


Acredito que todo brasileiro devesse saber seu Orixá. Orixá para quem não sabe é uma parte da energia provinda do Divino, para que assim possamos entendê-lo no todo. Na medida que entendemos a energia que nos rege, entendemos quem somos e nossas limitações e isto é muito importante. Eu sou filha de Yansã, que é sincretizada com Santa Bárbara .
A Caroline Lipca, uma pessoa bárbara, filha de Santa Bárbara, me deu uma descrição muito legal ontem das filhas de Yansã. Diz ela que ouviu de uma médium maravilhosa sobre as Yabás: que nem toda filha de Yemanjá é rainha, que nem toda filha de Oxum é rainha,que pode acontecer mas nem todas são, mas toda filha de Yansã é rainha sem dúvida, até porque ninguém tem coragem de chegar pra elas e dizer que não são!
Uma filha de Yansã luta contra todo e qualquer preconceito. Se ele achar uma causa justa vai lutar até o fim por ela.
Yansã é a representação dos ventos e dos raios, na natureza. Um raio assusta tanto quanto uma verdade dita de uma hora pra outra.Os ventos fortes me parecem pensamentos que vêem das descobertas: e cada vez que descobrimos algo nesta vida, se isto não nos matar, nos torna mais poderosos.E esse poder, para não estagnar deve ser dividido com o próximo.
Ser filha de Yansã é difícil. A gente tem que ficar pedindo desculpas o tempo inteiro. Sei que se meu painho lêsse isso iria me dizer: Andréa você pode aprender a se controlar. E estou tentando.E olha que descobri nesta história toda de Umbanda: meu querido pai de santo foi a pessoa que encontrou minha cabeça como uma enorme biblioteca, onde todos os livros estavam no chão e colocou-os em ordem nas prateleiras. Todo dia eu tiro o pó que se acumula em minha humildade e peço a Deus que ilumine meu painho e faço um "mea culpa" por minhas intempéries com ele. Eu o amo muito mesmo pela vida que me dá, pela luz que guia meu caminhar.
Escrevo a vocês tudo isto numa carta muito pessoal mesmo, também em homenagem aos meus amigos Francisco, Jorge e Marcos. Se nós temos uma missão nesta vida, ela é a mesma para todos: o auto-conhecimento. Isso não tem nada a ver com egocentrismo, aprendi. Tem a ver com a melhoria do próximo e de toda uma comunidade. A grande mudança só ocorrerá quando ela começar dentro da gente.

Textos maravilhosos da Caroline Lipca:

http://paimaneco.blogspot.com/2010/03/lindo-texto-da-caroline-lipca.html
http://paimaneco.blogspot.com/2010/04/carta-aberta-ao-seu-ze.html

Texto interessante sobre Orixás do Pai Ronald de Oxalá:

http://floresemcasa.blogspot.com/2010/04/orixas-que-regem-os-dias-da-semana-e_14.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+flores+%28RuaDasFlores.com+-+Flores+em+casa+trazem+boas+energias%21%29

8 comentários:

  1. adorei o txt,babe!
    (quem sabe ele me ajuda hoje a passar de ciclone subtropical a brisa leve. há dias e dias!)

    e obrigada pela lembrança.;)
    bjo grande!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, voce é uma Deusa, minha amiga, realmente, sou filha de Yemanjá e nao sou nem um pouco rainha, rs, voce bem sabe das minhas historia.
    Seu jeito de escrever é leve e tem uma maestria de poucos.
    Amo voce muito muito!
    bjbj
    meu e da mãe aqui tá.
    carlafloresadv

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela menção Andréa. Estou junto nessa barca de começar a mudança por dentro. Só assim os problemas externos, comuns, terão solução definitiva.

    A perfeição é impossível não só neste mundo, mas em muitos outros também. O mais nobre dos predicados é exclusivo de Zambi!

    No terreiro tenho este título de Pai-de-santo, entretanto fora dele, seja no mundo físico ou no virtual, sou seu irmão, e irmão também de todo mundo que quer um mundo novo.

    Este mundo novo não é o da utopia, é apenas aquele no qual a maioria está livre da programação que vem nos sendo imposta através dos séculos.

    Todos devem ter a liberdade plena de exercerem seu livre arbítrio e o dever de arcar com as consequências, positivas ou negativas de seus atos.

    O mundo novo é de crença livre, respeitada por todos que compreendem a beleza única da diversidade. O fato inegável a todas as religiões é que o Deus é um só.

    O que estamos aprendendo neste momento pelo qual passa a humanidade peregrina é que nós também somos um!

    Estejamos todos dentro deste círculo, a nova ordem tem a ver com o universo e não com a pirâmide. A linha reta é obra do homem e não encontra paralelo na Geometria Sagrada.

    Confiemos em Deus e não no dinheiro, isto pois nada há de faltar aos que tem Fé. Basta crer para ter e crer é saber que dispomos exatamente daquilo de que precisamos. Materializemos pois!

    Que Yansã beba em seu cálice e nos empreste a espada. Com este sabre de luz iremos juntos, homens, mulheres e crianças construir um mundo livre da programação e propagação da ignorância.

    O espírito é livre, se somos imagem dEle somos livres também! Todo poder emana de Zambi e para Zambi deve voltar.

    Axé!

    ResponderExcluir
  5. Andréa,
    Obrigada pela carta cheia de magia. Tenho muito a aprender e você está me ensinando!

    ResponderExcluir
  6. Andréa, nós só devemos pedir desculpas quando erramos sem intenção. Fora disso, só conquistando, como disse o Pai Maneco. Fernando

    ResponderExcluir
  7. Descobri que sou de Xangô (assim q se fala?)

    ResponderExcluir
  8. Rômulo é assim que se fala mesmo. Somos regidos por dois orixás na verdade. Um masculino e um feminino, mas sempre um está a frente. O meu é Yansã e Xangõ. Xangô é o dono das pedreiras e dos trovões e da justiça divina. Kaô Xangô!

    ResponderExcluir