quarta-feira, 24 de março de 2010

Ach e Axé!

Não sou feminista. Sou realista. Em minha casa sou minoria, pois são três homens e só eu de mulher. Isto aqui parece um quartel, com direito a só um general: eu mesma. Meu lindinho vive se vangloriando de ser testosterona pura, assim como também vive falando que os meninos são. Perdoem-me os machões de plantão ,mas não há testosterona que bata uma boa tpm e medir forças nesse período é correr um risco de vida desnecessário. Acredito que até cheguemos a ser ininputáveis...
Ah os hormônios....São eles que definitivamente regem a vida de nosso corpo. Estes mensageiros internos, dizem os cientistas, nos trazem até a felicidade como as Endorfinas, a Serotonina e até a Testosterona ( embora eu acredite que esta última só traga uma felicidade momentânea ao homem na hora que bancam os varões com a gente: tipo mandando lavar suas cuecas e logo depois vem a tristeza seguida de dor com nossa resposta). Nós carregamos conosco um vasto universo, onde todo dia ocorre uma trama de ações que nem nos damos conta.
Para que tudo funcione corretamente há necessidade de nos sincronizarmos com a natureza. Uma alimentação boa, gera uma produção hormonal boa. O primeiro neurotransmissor descoberto pelo homem foi o Ach em 1914. De uma forma de explicar muito simples é ele que regula a reação de nosso corpo a determinadas situações, como o estado de alerta ou observação mais apurada.
Nós reproduzimos enfim um mini universo em nosso corpo, muito bem fundamentado em explicações pela ciência. Já no campo macro, onde está nossa consciência e nosso espírito quem pode nos auxiliar a entender os mecanismos da vida são as religiões e seus mensageiros. Assim como há uma diversidade infinita de mensageiros químicos internos, no universo particular do corpo, que com funções diferentes têm uma só finalidade (manter o corpo bem), há também uma diversidade infinita quase de religiões com um propósito único: manter a alma íntegra.
O hormônio que me falta pode estar em excesso em você. A religião que amo pode não acrescentar nada ao seu crescimento espiritual.
Essa diversidade toda vejo como um caleidoscópio que uma criança olha admirada. Não sabemos o pôrque de tantos hormônios e religiões , mas definitivamente isto é maravilhoso. E por que comparar hormônios à religião? Porque simplesmente tanto para um como para outro as respostas estão na natureza. Na estabilidade dos hormônios precisamos nos alimentar de produtos da natureza, na estabilidade de nossa alma precisamos contemplar a grandiosidade da obra divina que são os fenômenos da natureza. Onde estará Deus a não ser nas matas ,rios, mares, na brisa fresca , nos raios e no amor pela humanidade?
Só sei que pelo Ach que faz meu corpo funcionar tenho aproveitado todo Axé que vem dos orixás e de meu pai de santo. E tenho sido feliz com isso "pra caramba'. Espero que você também seja.

9 comentários:

  1. Gostei do post. Um assunto bem interessante é também a influência da TPM nos trabalhos espirituais num terreiro de Umbanda.
    Saravá!

    ResponderExcluir
  2. abaixo os hormônios! - ando com revolta deles. ehehe.
    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Não sou machista(ja fui, mas nao me ajudava em nada)

    Acho que o homem deve respeitar a mulher, nao a desmerecendo em nada, e vice-versa.

    Otimo post!

    ResponderExcluir
  4. Muito engraçada a descrição de sua casa e seus 3 machões. kkkk Concordo, nós sempre estamos no comando da casa e não há testoterona que regista a uma crise de TPM.kkkk
    mAS, REALMENTE, TEMOS QUE BUSCAR O EQUILÍBRIO DE TODAS AS FORMAS. A RELIGIÃO É UM CAMINHO, MESMO SENDO LAICA, RECONHEÇO O VALOR DE SE CUIDAR DO CORPO E DO ESPIRITO. bEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Blog. Muito bom o texto (me identifiquei... e me fez bem). Avise quando houver mais novidades.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andréa!
    Muito legal seu post; excelentes comparações!
    Gostei bastante.
    Muito Axé para você!
    Saravá!

    ResponderExcluir
  7. gostei do seu post e do seu blog! Passarei a visitar. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Familia unida pela magia nada nem ninguem separa. Sabedoria e a chave, fe o caminho.

    Sarava!

    ResponderExcluir