terça-feira, 30 de março de 2010

Academia Espiritual

Hoje descobri que sou meio cabocla. Por parte de marido. O lindinho morava num sítio aqui em Colombo e depois de uns anos vim morar também. E nessa minha caboclisse tenho seguido a vida até bem feliz. Estou cercada de mata virgem ainda por todos os lados. Tenho uma vizinha que mora a uma certa distância cujo apelido é Índia, apesar de ser branca, foi criada pelos Caigangues e apesar de ser evangélica, pede sempre que vou à minha "igreja" se for gira de Caboclo que peça por ela e pela família dela.
As crianças juram que já ouviram índios assobiando na mata, e uns indiozinhos correndo por aqui... A cada dia que passa acho que nós estamos é vivenciando mais nossa tribo familiar. Já não gosto de ir ao centro de Curitiba como fazia antes. Meu filho do meio não entra em shopping nem amarrado: "dá falta de ar"... E o cheiro da cidade então? O peso das pessoas...É uma mistura muito grande e não estamos mais acostumados. Lidei muitos anos da minha vida com jornais, propaganda e artes plásticas e sinceramente não me fazem mais falta.
É cada coisa que acontece aqui. Meu caçulinha chegou um dia pra me acordar as 8 horas da manhã porque tinha uma entidade querendo falar comigo e ele achava que era um boiadeiro. Não era uma entidade, era seo Tadeu, um vizinho que tinha vindo à cavalo " pra mó de prosiar" com o lindinho, já que não tinha o que fazer em casa. Prosiou durante duas horas sobre a lida e a dificuldade dela... Quase uma aula de filosofia o homem deu... Em outro dia meu caçulinha reclamando pra fazer sua parte em um serviço começou a chorar. Falei pra ele que se era difícil arrumar a cama, a partir daquele dia eu ia arranjar uma boiada pra ele tocar. Uns quinze minutos depois entram no terreno vários bois (o que é bem comum por aqui). Imediatamente ele fala: Droga! Como é difícil ter mãe médium! Não desmenti nada : mãe precisa ter moral!
Quando comecei na Umbanda e chegava meio "carregada" era só caminhar, até aqui dentro, descalça pela grama. A natureza em si é uma dádiva. Tudo nela é perfeito. Em nós não, mas podemos ser refeitos, reaninhados em seu colo.Não consigo conceber um filho da Umbanda, que não vá conhecer a fonte de energia de seu Orixá pelo menos, e não reconheça Deus em Sua Criação mais primitiva.
À medida que dou pequenos passos no entendimento de minha religião, menos aceito que qualquer religião seja só o religare com Deus. É muito mais. A religião em que você está é como uma "academia mental e espiritual" se bem utilizada. São os momentos de reflexão dentro do templo que você elegeu que todas as coisas da vida cotidiana passam a ser melhores. Um cooper pra você entrar em forma pra melhor exercer sua profissão, um alongamento para a convivência familiar e entre amigos, um aquecimento para a plena cidadania, que culminarão numa resistência melhor à solidão que as vezes permeia nossas vidas. Pense nisso!

Dicas pra você ler:
http://paimaneco.blogspot.com/2010/03/atendimento-aos-animais.html
http://paimaneco.blogspot.com/2010/03/mensagem.html

8 comentários:

  1. O mundo espiritual e material estão cada vez mais próximos, hoje até se confundem. Cercados pela Natureza sentimos mais a presença das Entidades de Umbanda.

    Espíritos que trabalham diretamente com as forças da Natureza, com os elementos criadores da vida, de nossos corpos, de tudo que existe. Caboclos e Caboclas, Pretos e Pretas-velhas, Boiadeiros... Saravá!

    Amor e paz de espírito são sentimentos nobres. Pense em coisas boas e terá coisas boas. Ame e serás amado(a).

    Muito bom seu texto Andréa, adorei ler! : ) Perfeito para refletir na ocasião dos 141 anos da passagem do mestre Allan Kardec.

    Afinal a Umbanda é uma religião Espírita!

    Axé!

    ResponderExcluir
  2. A beleza da religião está no desejo coletivo de termos um vinculo com o divino. Reconhecendo nossa infinita ignorância diante da grandeza do Universo.

    Vc é abençoada, um ser especial, escolhido, a vida te deu presentes muito especiais... Uma família, saúde, um pedacinho do céu na terra e a grandeza de entender que é na diferença que somos iguais. Adoro vc. Acho que se eu te conhecesse pessoalmente eu ia querter te levar para casa. Vc precisa vim a Salvador conhecer os nossos terreiros. Aqui tem muita coisa interessante sobre o candoblé. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. além de uma academia mental e espiritual, ouso dizer que também é física. Porque nossas buscas espirituais e nosso envolvimento acarretam em transformações no nosso próprio corpo material. Já que estamos aqui como matéria, temos de lidar profundamente com isso também.
    Gostei muito do seu post!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que de certa forma somos vizinhas,moro em Piraquara e compartilho os mesmos sentimentos pela vida no campo,a energia que nos traz a mãe natureza os sinais e chamados que estão por todos os lados,a presença espiritual se manifestando todos os momentos,concordo de que esta havendo um reencontro com nossa verdadeira essência.Apesar de manifestos pedindo asfalto e outras regalias modernas sigo insistindo que prefiro a vida cada vez mais natural,esses são os obstáculos que quero,não de lombadas para prevenir acidentes.
    Ai que saudades das vaquinhas andando soltas por aqui, agora vivem apenas nos currais e com sorte em algum pasto maior. Viajei no seu post,adorei.

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Andréa,
    Acredito muito na frase que diz que a genialidade está na simplicidade. A forma simples que escreve, mas ao mesmo tempo envolvente e harmônica, nos contempla com uma leitura muito agradável. Pude imaginar o local que reside, ri com a história do boaiadeiro e dos bois e ainda refleti sobre a volta do homem para o campo e como isto influência sua ligação com Deus. Parabéns mesmo minha irmã, e muito obrigado pela ótima leitura.
    AXÉ!!!

    ResponderExcluir
  6. Andréa adorei seu blog, Parabéns.... beijocasss*** Tuka Scaletti

    ResponderExcluir
  7. a natureza é pura Umbanda mesmo. ai se a gente entendesse ela melhor! - talvez precisasse malhar menos horas e pudesse meditar mais. eheh.
    bjo!

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto!!! Simplicidade é tudo!!!

    Beijos


    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir