terça-feira, 13 de agosto de 2013

Caminhando com Ogum

Eu acredito em fadas e ponto. Eu acreditar não altera em nada, mas ao contrário, como reza a lenda, pode causar sérios problemas a estes pequeninos seres e não sei quanto tempo aguento batendo palmas.Na dúvida, sempre pró réu. Da mesma forma, quando um ser humano que nos admira e crê no que falamos, vê sua fé ficar manca por uma idéia proferida por nossa boca, pode perder as asas bem na nossa frente e virar um amontoado de matéria sem luz.
Entre os umbandistas há problemas muito sérios. Um deles, como relatado pelo Alexandre Cumino, é o costume de não se dar o devido crédito a quem formulou uma idéia. Eu não acho isto de todo mal,porque se for para auxiliar verdadeiramente não há problemas. O grande perigo ocorre quando o uso desta idéia é quando ela está vinculada a toda e qualquer forma de manipulação do ego.
A palavra milagre provém do Latim MIRACULUS, “causa de espanto, admiração”, de MIRARE, “olhar com espanto”, de MIRUS, “maravilhoso”. Um milagre só pode existir se houver uma fé, senão deixa de ser milagre e para  ser simplesmente ciência. É óbvio que há de se ter equilíbrio para poder enxergar uma Obra Divina.
Em algum momento você já deve ter se perguntado porque antigamente havia mais manifestações espirituais. Elas continuam acontecendo, mas a grande questão é que nos tornamos demasiado barulhentos, o que nos impede de presenciá-las. E , o barulho, meus amigos, está dentro da nossa mente, não fora. "Falei" com muitas pausas para que você realmente "ouça". E eu e você não podemos ser escravos de nossas próprias mentes. O conhecimento desordenado corrompe!
A Umbanda nasceu para ser livre e nos libertar do julgo do pseudo-conhecimento, o falso ouro da mente humana. Algumas "criaturas" de Deus vem, ao longo dos últimos anos propagando a idéia do escritor WW  da Matta e Silva que diz o seguinte em seu Livro Lições de Umbanda e Quimbanda: "....aqui é preciso que entre em jogo o discernimento, para poder separar esses neuro-anímicos, que são maioria e que não têm nenhuma mediunidade positiva, mas que querem ser médiuns de incorporação, dos que, realmente são médiuns, mas de irradiação intuitiva e que, também, pretendem ser de incorporação, por serem levados a se considerar como médiuns conscientes, embora queiram ser ou digam para os outros que são médiuns inconscientes."
A vaidade das vaidades é julgar o próximo, colocando-se sempre num patamar acima. O problema aqui não é o sr. da Matta ter suas idéias, o problema são os que piçam idéias, transformam sem nenhum critério e dizem que são suas idéias originais. Falar para um médium no início de sua caminhada que o que ele incorpora é uma energia que está dentro dele mesmo, é acabar com o milagre e retroceder à senzala que nos prendeu por anos a fio, pela simples vaidade de compor um pensamento e querer se perpetuar com ele. E estas mesmas pessoas que falam insanidades sobre o "incorporar" do próximo, relatam experiências com suas entidades como as únicas dignas de confiança.
Médium umbandista, se você faz parte de uma corrente, confie mais em seu dirigente e menos no Google. Só o seu zelador de santo pode ajudar efetivamente porque ele conhece sua energia e seu potencial. Ele ou ela podem , se necessário no início, indicar leituras ou mesmo dirimir pessoalmente dúvidas que o estejam perturbando.Não se aprende a incorporar pelo Youtube, sinto muito, só há um meio para isto: incorporando num terreiro. Não se atenha à vaidade de tentar descobrir se sua mediunidade é do tipo A,B ou C, o que importa é o resultado.
Muitas e muitas vezes em minhas psicografias entidades começavam falando para as pessoas desta forma: " Como eu te dizia...." Depois de terminada a mensagem as pessoas que a recebiam me contavam que a entidade que assinava realmente não havia terminado o atendimento em outros terreiros e ali estava a prova de que realmente  ela estava a cuidar do consulente. Portanto, não é justo tentarmos tornar nossa amada religião em ciência, onde tudo tem que ter uma explicação.
A Umbanda é livre,  não é justo arrastarmos correntes pesadas da falta de fé. Outro ponto que é pertinente nesta linha de raciocínio é o ritual. Nós precisamos de uma ritualística toda para aquietarmos o barulho que fazemos em nossa mente e ritual é algo pessoal. Se no seu terreiro foi adotado um ritual é ele que está valendo e nenhum outro, pois foi formulado a partir das experiências que seu pai ou mãe de santo tiveram até chegar na condução de uma gira. Por este motivo, só entre numa casa a partir do momento que esteja convicto que a energia que está ali vai te auxiliar no seu desenvolvimento pessoal.
O caminho é sempre o do equilíbrio, inclusive o da fé. E a nossa fé é simples, desde o seu começo, quando nos libertamos dos preconceitos que a vaidade impôs, através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ora, vigia e coloca em prática a fé, o amor e a caridade. Todos os caminhos de Ogum dentro da fé nos pertencem. Saravá!

3 comentários:

  1. Sem palavras, vem ao encontro do que tem me chateado muito nessa semana.

    " Elas continuam acontecendo, mas a grande questão é que nos tornamos demasiado barulhentos, o que nos impede de presenciá-las. E , o barulho, meus amigos, está dentro da nossa mente, não fora. "

    Sábias palavras

    ResponderExcluir
  2. Esse cidadão Andréa ! Já a algum tempo tem demonstrado uma revolta com sua falta de sucesso, capacidade.Até mesmo por não ter conseguido apoio
    financeiro para manter seu próprio terreiro.
    Após uma discussão com um outro "Sacerdote" da sua própria ramificação mês passado no FACE . Ele destrambelhou de vez . Quem acompanhou seus videos "aulas" , percebia sim uma linguagem digna de um Kiumba , ( merda, foda-se) dentre outras , faziam parte do seu discurso acompanhado de uma linguagem sem um minimo de cultura intelectual
    Penso eu "espero estar engando " , e marque se quiser a data de hoje. Estamos diante de um
    futuro Evangélico dando seus testemunhos de
    " Ex Pai de Santo, nos programas do gênero.
    Aguardemos .

    Abrç
    Salve ! Salve !

    ResponderExcluir
  3. Sou sempre massacrado quando afirmo que existe médium consciente .. o que não existe, é "incorporação consciente".. Quem está incorporado não tem consciência, e quem tem consciência, não está incorporado.. Concordo com você quando diz que "... aqui é preciso que entre em jogo o discernimento, para poder separar esses neuro-anímicos, que são maioria e que não têm nenhuma mediunidade positiva, mas que querem ser médiuns de incorporação, dos que, realmente são médiuns, mas de irradiação intuitiva e que, também, pretendem ser de incorporação, por serem levados a se considerar como médiuns conscientes, embora queiram ser ou digam para os outros que são médiuns inconscientes ..."

    ResponderExcluir