domingo, 4 de agosto de 2013

Palavra de Caveira

Sempre falei pros meus filhos: vocês têm sim voz ativa nesta casa e mandam mesmo, em tudo que for menor que vocês em idade: cachorros ,galinhas e formigas. No cavalo não ,que é mais velho. Está certo que isto é meio frustrante,mas os meninos sempre parecem "galinhos" no primo canto e tem que alguém botar ordem nos impulsos da testosterona.
Cada fase da vida, seja de homens e mulheres, é recheada de questionamentos e pensamentos próprios.Quando estamos seguros do que estamos fazendo, é hora de passar de "fase". Somos testados pela vida, seja por nossos pensamentos ou hormônios, e isto é a base de todo nosso aprendizado e crescimento. Tudo é uma questão de entendimento, porque o desenvolvimento é individual e o jargão "errar é humano" tem prazo de validade.
A Umbanda está firmada e cruzada em três pontos: fé, amor e caridade. Básico ,porém não é simples.Como tudo que envolve manipulação de energia há no espelho seu lado contrário. A outra face é o poder embasado em três aspectos: dinheiro, sexo e dominação. Na Umbanda não há espaço para enriquecimento através da mediunidade, a não ser o enriquecimento da fé através de comunicações que norteiem o caminhar de quem já não consiga dar um passo. Na Umbanda não é  lugar de homens e mulheres demonstrarem sua virilidade, é lugar onde os corpos servem tão somente para transportarem o Amor Maior do Divino, através do trabalho desenvolvido em conjunto com as entidades e energias Orixás. Umbanda , por fim, não é lugar da dominação pela manipulação do conhecimento, mas da dádiva da caridade em ensinar e proporcionar o entendimento de que somos sim todos iguais perante a Lei Maior.
Estava muito chateada com coisas que tenho visto nesta religião tão amada, então tive a felicidade de receber duas mensagens que gostaria de dividir com vocês. A primeira é a seguinte:
"Filhos de Umbanda, levantai seus olhos para o Poder Maior todos os dias ao amanhecer. Peçam força, amor e verdade no cumprimento de sua missão nesta terra e os Orixás lhe responderão. Não pode passar fome aquele que sacia a fome de seu irmão, não há de passar frio o que aquece o menos favorecido, e não terá sede da palavra Divina aquele que ouve com atenção a dor de seu igual. Traçamos nosso caminhar pelas ações de fé numa Força Maior. Quem não é de fé e da fé jamais entenderá a importância destas palavras. Ao caminhar escuto meus ossos e lembro da fragilidade da minha alma, mas há muitos que caminham sem escutar a terra que se move em energia e luz. As sombras são os lugares prediletos de quem foge da Verdade, mas o farol do Bem Maior sempre as alcança e ilumina. Eu mesmo, precisei ser iluminado para enxergar minha condição e, enxergando, preferi permanecer na forma para que assim , ao me olharem, estejam certos de suas reais intenções na fé. Mudei meu conteúdo para levantar quem havia caído em erro, mas permaneci na forma,como caridade, para que cada um e eu mesmo nunca esqueça de que se desviarmos do real caminho teremos também nossa "recompensa". Todas as noites agradeçam a seus guardiões o bem que por ventura conseguiram praticar e peçam sempre proteção para que seus próprios pensamentos e intenções impeçam de continuar trilhando no caminho verdadeiro da Umbanda. Aproveitem seus dias e noites, e que o Bem Maior sempre esteja junto a vocês. Exu Caveira."
Outra mensagem foi postada pelo meu querido amigo e irmão de fé o Babalorixá Paulo Faria, filho amdo de Ogum, e que nos faz refletir também sobre nosso caminhar:
Um garoto perguntou ao pai: - Qual o tamanho de Deus?

Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho:

- Que tamanho tem aquele avião?

O menino disse: - Pequeno, quase não dá para ver.

Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou:

- E agora, qual o tamanho desse?

O menino respondeu: - Nossa pai, esse é enorme!

O pai então disse: Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele.

Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!

Que a nossa voz ativa esteja sempre em consonância com os caminhos do Criador! Boa semana! Axé!


2 comentários:

  1. Minha querida "GURU",Andrea,emocionante e conviscente viajar por tuas palavras.Que bom seria se todos trilhassem este caminho exposto e conseguissem se auto dominar e passar a fazer uma constante à pratica da caridade,sem ver a quem ou sem interesse monetário algum,pois aprendemos que devemos dar o que recebemos de graça,porém quem somos nós para julgarmos que desvia dos ensinamentos já incansavelmente comentados e ensinados.Estaremos sim cara irmã em consonância com os caminhos do Criador,pois aqueles que deslizarem seu olhar por tuas linhas certamente fará um exame de consciência.Fica provado mais uma vez pelas palavras de meu mentor espiritual Exú Caveira,que há tantos anos utiliza meu corpo como aparelho,de que temos a obrigação de volta e meia fazermos um balanço de nosso comportamento carnal e nos corrigirmos de falhas que porventura estejamos cometendo.Fico agradecido por teres aproveitado uma postagem da qual me utilizei para ilustrar tão bem tua postagem.Taí,para quem leva à sério nosso seguimento religioso,uma prova clara e simples de como descrevermos para as nossas criançinhas o nosso DEUS.Finalizando ,mostro sem vergonha alguma aos que aqui vierem o real motivo de eu te tratar com carinho de "Minha Guru".Peço-te,aproveitando o ensejo licença para comentar tua postagem em nossas preleções ao inicio de nossas sessões,por achar de extrema utilidade para aqueles que pouco conhecimento têem dos fundamentos de nossa Umbanda querida.Que as benções de nosso Pai Maior continuem caindo sobre vc e a todos que te cercam.Bjs fraternos deste eterno aprendiz.Paulo Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo não sabia (pelo menos não me lembrava) que seo Caveira é um de seus mentores e isto me emocionou muito.Agradeço sua amizade que tanto me ajuda neste caminhar!

      Excluir