terça-feira, 24 de julho de 2012

Oxóssi- Defensor da Vida

Nós seres humanos somos engraçados em nossos modismos. Uma hora temos que ser, para ficarmos bonitos e saudáveis, vegetarianos, outra hora macrobióticos, enfim uma série de coisas que a mente humana pesquisa, estuda e propõe a milhares de humanos que acabam por seguir. Apesar da verdade ser uma só: somos todos carnívoros ,e isto, faz toda a diferença. Vivemos caçando sem parar e sem nos dar conta disto. Caçamos nos supermercados, shoppings e até na frente da televisão, com um controle remoto. E é próprio dos carnívoros buscar sempre olhar no olho do próximo. Gente que não nos olha nos olhos não é confiável, simplesmente porque não conseguimos, por nosso próprio instinto descobrir se é mais fraco ou mais forte do que nós mesmos. Herbívoros não precisam olhar no olho, pelo simples fato de que sua comida não vai sair correndo.
Como sempre coloquei aqui, vejo os Orixás como uma parte da totalidade do Divino e a minha introdução foi para falar sobre a minha visão de  Oxóssi. Todos falam que Oxóssi é o senhor da prosperidade, regente da inteligência e da saúde, mas ao meu ver é mais que isso, Oxóssi nos encanta com sua beleza porque ele é a própria representação da vida, nos desenhos das matas e das florestas e tudo o que há nelas. Desde a molécula que compõe a terra até a folha mais alta, da mais alta árvore.
Oxóssi é o caçador, é o flecheiro, o cacique e o pajé. Tudo que cura está na mata, e o que mata também, assim como a comida que sustenta, o perigo e o abrigo para o repouso do guerreiro. Em nosso DNA está registrado todas estas coisas sobre a mata, seja por causa de antepassados mais próximos ou mais longínquos, portanto fica fácil imaginar como "funciona" Oxóssi. O que não é fácil é entendermos é que fazemos parte da natureza, embora tentemos renegá-la e colocá-la como algo à parte de nossas vidas.
Geralmente os filhos de Oxóssi apresentam uma inteligência acentuada e podemos correlacioná-la com a Inteligência Divina que há numa floresta: várias formas de vida interdependentes na busca do equilíbrio sempre, porque a natureza não "aceita" nada fora do padrão. A vida prospera numa mata à medida que processa as informações de sobrevivência e se adapta. O mundo civilizado não consegue pensar nas coisas como um todo: tudo é separado- embora não seja. 
Os caboclos de Oxóssi sempre aparecem em grupos, quando estão num terreiro despertam muita alegria, agregam almas em prol da cura - seja em que aspecto for. De fato precisamos muito ser curados da grande doença das civilizações modernas: a solidão. Os filhos de Oxóssi carregam em si as características próprias da energia que os guia, as mentes de seus filhos parecem matas fechadas, nas quais eles se fecham as vezes e nos parecem tão desligados, mas acabam por ver detalhes que não perceberíamos - por exemplo- numa música ou num texto.
No começo de julho os jornais do mundo inteiro estampavam esta notícia: "Cientistas suecos afirmam que reprimir lembranças --entre elas, as ruins-- por muito tempo pode fazer com que as esqueçamos completamente. Mais: o cérebro é capaz de ser treinado para realizar tal feito."  Se há um grande defeito nos filhos de Oxóssi é a incapacidade de esquecer o que ele julga que o magoou. Jamais esquece, mas isto também é próprio da natureza da Mata, que tem como mecanismo de defesa não "esquecer" o que a prejudica, ao contrário dos filhos de Ogum e Yansã que tem que curar logo suas feridas para continuar combatendo. Sempre quando falo de qualidades e defeitos dos filhos de Orixá é ,principalmente, para que eles desenvolvam da melhor forma suas qualidades e entendam e amenizem a proporção de seus defeitos, porque é para isto que servem estas análises.
Oxóssi é de fato um grande conciliador em prol da vida, um caçador e doutrinador de almas em prol do bem comum, a representação verdadeira da felicidade na terra.  É a mata falando para nós, também seus filhos: Eu te deixo ser em paz e prosperidade, me deixe viver também em paz e prosperidade. Okê Caboclo! 

Agradeço o carinho e apoio dedicando esta postagem a : Mirian Gomes Jardim

7 comentários:

  1. Sem palavras.
    Foco, força e fé, sempre, minha irmã
    Mirian

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito do blog. Lembrei da Aline, da Cidade das Pirâmides que em seu programa( www.deolhonomundo.com ) disse: “Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração”. Vejam o programa acho que vão gostar! Abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréa, bom dia!!

    Eu sou de São Gonçalo - RJ e me indicaram o seu blog, pois gosto da umbanda, mas entendo pouco e ao entrar me deparei com essa postagem maravilhosa falando de Oxóssi... como não acredito no acaso.... me vi nesse caboclo... um forte abraço e obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Oxóssi (Òsóòsi)rei da nação Ketu !Òké Aro!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do nome do site, bem parecido com o meu. wwww.coisasdavida.net.br poderíamos ser parceiros o que acha?

    ResponderExcluir