domingo, 8 de abril de 2012

Umbanda, Trimegisto e Páscoa

Final de Domingo de Páscoa e todo mundo que tem crianças sabe bem do que estou falando: hiperatividade por causa dos benditos chocolates em excesso. Gosto de chocolates, preciso deles na verdade porque sou hipoglicêmica. Mas as crianças parecem "ligadas no 220", falando pelos cotovelos até que se esvaia toda a energia da glicose, o que leva um tempo e uma parte considerável de nossa paciência. Mas , neste caso a gente sabe de onde vem a energia, sabe como conduzi-la e como eliminá-la , se for o caso.
Na Umbanda, por causa do sincretismo com a religião católica, alguns terreiros chegam a fechar suas portas na Quaresma porque dizem que não é um período apropriado para mexer em energia. Já outros aproveitam desta fase para levantar suas defesas, e elaborar suas ofensivas. Cada um tem o entendimento que seu espírito está preparado para receber, conforme seu grau evolutivo. A Umbanda foi criada como religião de cura através da simplicidade dos elementos que a contém e quem foge disto , foge do principal propósito da caridade.
Basicamente toda religião que se baseia na energia e na manipulação dela obedece as leis da Física, principalmente aquelas dispostas no Caibalion, que por uma destas coincidências astrais foi publicado em inglês no mesmo ano da fundação da Umbanda na Brasil, muito embora este ensinamento seja muito antigo. São sete leis:

1. "O Todo é Mente; o Universo é mental."

2. "O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"

3."Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"

4."Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"

5. "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"

6. "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação"

7. "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"

A Umbanda regida por 7 Orixás - energias provenientes do Divino - pode , sob minha ótica, ser regida exatamente por estas leis, sob a responsabilidade de cada um dos Orixás. Assim como temos o poder de diagnosticar com as mesmas leis como está nosso próprio desenvolvimento e evolução na religião. Tudo é energia: amor, saúde, bem estar e até dinheiro. Se tudo que está embaixo é como o que está em cima, tudo tem que fluir. Levei um tempo considerável para descobrir que energia tem que estar em movimento em todos os sentidos. Temos que nos curar da impressão que só pelo flagelo seremos salvos. 
Um grande exemplo de que damos muita atenção aos "flagelos", e a extrema importância que damos ao período da quaresma sem fazer o mesmo a um período rico em energias altas que é a Páscoa. Já que ainda somos ligados pelo sincretismo é importante saber que a Páscoa tem a duração de aproximadamente 50 dias e que neste período as curas são evidenciadas, assim como toda a possibilidade de prosperidade, pela presença do Espírito Crístico na terra. O que foi semeado será colhido e divido em partes iguais pelos que tem fé no amor, na caridade e na real fraternidade. 
Dê o melhor de si em tudo o que fizer, mas analise as consequências do que está fazendo e não titubeie nem um minuto em mudar se as coisas não fluem. Uma Páscoa cheia de axé para todos!

8 comentários:

  1. Axé e salve Hermes, o três vezes grande!

    ResponderExcluir
  2. "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"

    Karma básico.

    ResponderExcluir
  3. o que for semado será colhido...é muito importante saber que bons frutos levam tempo para ficarem prontos...
    adorei o texto obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. "Levei um tempo considerável para descobrir que energia tem que estar em movimento em todos os sentidos. Temos que nos curar da impressão que só pelo flagelo seremos salvos. "
    Também levei um bom tempo para perceber isto, aliás, ainda tenho que me por em alerta para não esquecer.Por inúmeros motivos e situações no dia-a-dia, muitas vezes me sinto desconectada do meu espírito, como se estivesse em "stand by", mas como diz o evangelho, "orai e vigia", neste momentos os puxões de orelha são ótimos para retornar ao prumo e sentir o fluido universal circundando tudo e todos. Tento ao máximo manter minha percepção aguçada para não me deixar influenciar por essas energias pesadas que tentam nos envolver eque são criadas a partir de nosso próprios pensmentos e ilusões no mal.

    ResponderExcluir
  5. Sem sombra de dúvida, sempre aprendemos com os flagelos, mas por que nós nos ligamos tanto à isso, já que podemos, também, evoluir através do amor? Não é preciso se prender na cruz para evoluir. Mais um post cheio de reflexões boas!

    :)

    ResponderExcluir
  6. http://www.facebook.com/SouUmbandistaSouFeliz?ref=hl

    ResponderExcluir