segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pensamento - A Criatura

Criação de Rafael Arrais
"No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.' A palavra verbo deriva do latim verbum que significa palavra.É lógico que na frase o verbo tem um sentido mais amplo. Nunca em momento algum, em nenhuma religião (brincando um pouco) disseram que Deus usaria do gerúndio. Eu realmente não gosto, mas alguém algum dia instituiu que os atendentes de telemarketing poderiam abusar dele.Não imagino Deus respondendo às minhas orações com um: Estaremos atendendo seu pedido em breve.
Estes dias me perguntaram o que nós Umbandistas fazemos num terreiro. Praticamos magia, é claro, mas daquelas mais difíceis. Usamos de todos os campos vibracionais da natureza para transformar os pensamentos das pessoas e com isso elevar seu campo vibracional. Infelizmente, quando isto acontece, não aparecem fogos de artifício ,nem nada materialmente que demonstre na hora tal milagre.
Creio que todo ser humano deveria ter algo na escola que ensinasse um pouco como é o pensamento e como lidar com ele. Como na Teoria da Evolução um pensamento nasce, cresce, se reproduz, sofre mutações e eventualmente morre.Esta idéia vem de William S. Burroughs que em 1959, em seu livro Naked Lunch, onde diz também que a “Linguagem é um Vírus”.Encontrei isto no brilhante texto do Rafael Arrais, em seu blog que disponibilizo logo abaixo o link para leitura. Lá ele versa sobre os vírus mentais que nos afetam hoje e é imprescindível para membros de qualquer religião, inclusive os ateus.
Os pensamentos nos dominam, se deixarmos que isto ocorra. Em meu livro Terapia do Pensar falo que é impossível, como queria Jean Piaget, que tenhamos um pensamento linear. Sempre haverá algo, no meu entender, dentro ou fora de nós que nos distraia, nos tire o foco. Estamos, internamente, em constante luta para manter a consciência.
Se nos entregarmos a pensamentos derrotistas uma simples gripe é capaz de dar cabo à nossa vida. O contrário também ocorre: podemos ser curados por nossos pensamentos. Uma pessoa triste, com pensamentos sombrios afeta toda sua composição química e hormonal, baixa sua imunidade. As idéias que coloco aqui são de conhecimento geral, mas a prática é muito difícil às vezes. Daí o trabalho dos Terreiros ser tão importante.
Quebrar uma linha de pensamento estabelecida há anos requer determinação e muita força. Neste sentido o apoio das entidades e dos campos vibracionais dos Orixás são essenciais dentro da Umbanda. Imagine que tudo que está à sua volta, de material e concreto, começou com um pensamento que evoluiu. Não há nada deste mundo ,criado pelos seres humanos, que não tenha sido um pensamento. Num plano menos sólido, da nossa relação com o mundo que vivemos, eles atuam da mesma forma. Criam situações nas quais nos aprofundamos sem nos dar conta.
Falar do pensamento como algo à parte do nosso corpo, como um ser vivo, às vezes soa como falar no gerúndio. Totalmente desagradável, mas deve ser dito. Todos os dependentes químicos sofrem mais dependência por causa dos pensamentos recorrentes. Assim como relacionamentos conturbados, vida financeira difícil. Quebrar estas correntes de pensamentos que nos prendem a situações complicadas requer reconhecer o pensamento, força de vontade, fé e magia.
Reconhecer que algo não nos faz bem, por incrível que possa parecer, é um passo difícil ,mas imprescindível. Tenho um amigo que falava: Andréa, a pessoa que passa a vida comendo mamão estragado passa a achar que aquele é o normal da fruta e quando come uma boa estranha. Este é um passo que só podemos dar sozinhos. Querer mudar a situação requer força de vontade e nisto há um grande aprendizado, talvez o motivo pelo qual nos metemos em situações ruins. O nosso espírito precisa aprender e ele só o faz, na maioria das vezes, na prática. 
Entender o que é bom ou ruim leva tempo , às vezes, pelo menos para as coisas realmente importantes. Correr para qualificá-las é um erro. Sempre cito o exemplo do falecimento de minha mãe. Passei dois anos chorando a morte dela e ainda tenho saudades. Contudo, se naquele momento, isto não tivesse acontecido, outros momentos que me fizeram crescer, que foram muito bons, também não ocorreriam. A humildade na prática da fé é um sustentáculo importante, pois é com ela que quebramos nosso ego e os pensamentos derrotistas.
A magia, como diria Pai Maneco, é só o nome que damos a algo que ainda não sabemos explicar. Vou citar uma frase que creio ser interessante no contexto e que foi muito veiculada hoje no facebook e creditada à tribo norte americana Seneca : “Quanto mais esperto o homem se julga, mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo”. Vigiai seus pensamentos dia e noite, sempre com bom humor! Boa semana!

O texto que citei do Rafael Arrais

Peço mais uma vez o apoio de todos vocês. Adquiram meu ebook, veja na coluna à direita. Grata!

5 comentários:

  1. Olá querida!!! Incrível nossa sintonia, não? Adoro isso. E realmente, cada vez mais me certifico: o mundo, a realidade é MENTAL. Tudo é mente. Desde a grande projeção mental de Deus, que é o Universo, até as nossas pequenas mentes... esse assunto dá pano pra manga!!!
    Sejamos, cada vez mais, cocriadores conscientes!
    Bjosssss
    Ah o blog tá lindo, adorei no novo visú!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Andreia, no fim o que os ocultistas e hermetistas dizem - "o Todo é mental" - se aplica muito bem a Umbanda Sagrada e todas as doutrinas espiritualistas, e todas as experiências místicas, afinal, a Natureza é uma só, e as leis são as mesmas para todos nós. Obrigado por citar meu blog :)

    Bjs!
    raph

    ResponderExcluir
  3. Assim que instalamos o anti-vírus, que nos protege do pensamento neoliberal burguês propagado pela mídia comercial, podemos afirmar: viva o pensamento não linear, dentro movimento linear.

    Creio que a maioria dos problemas de consciência, distração e pensamento, que enfrentamos hoje, se deve aquela caixa idiota que todos temos na sala de casa. Ela encanta, como a lareira encantava as gerações mais antigas, e ainda antes, como encantava a fogueira. Entretanto, enquanto as chamas nos traziam imagens de nosso próprio subconsciente, e até revelações da natureza, as imagens da televisão - em sua maioria - nos trazem imagens do subconsciente de outras pessoas, autores e autoras que trabalham sob pressão para um veículo comercial que não visa outro objetivo que não seja números.

    Acredito na importância do trabalho nos terreiros, não apenas por ser de Umbanda, também porque evoca nosso espírito primitivo. Na Umbanda nos identificamos com pretos e pretas velhos que foram escravos, com ídios e índias que foram caçados, escravizados e mortos por colononizadores europeus, e nas giras de Exú com os espíritos destes mesmos colonizadores.

    Mente sã corpo são, a melhor técnica pra manter bons pensamentos é não pensar. Estranho? Como fazer isso? É simples, nunca pergunte: e agora, ou e daí, simplesmente aja de acordo com a sua consciência, respeitando os princípios da ética, da caridade e do amor ao próximo.

    Acredito que mudar uma situação não requer tanta força ou esforço como se imagina, pois não precisamos imaginar, é só mudarmos. Na hora em que todas as pessoas descobrirem que a mudança que querem e a que realmente precisam não está fora, mas sim dentro de cada um de nós, pronto, a mudança já aconteceu.

    Enquanto alguns se atém ao pensamento, compartilho minha técnica, a qual descobri ser eficaz sem precisar ajuda externa ou milagre.

    NÃO PENSAR!

    Estude e aprenda o máximo que puder sobre o maior número de coisas e situações o quenato lhe seja possível, então deixe sua mente agir, sem policiamento ou influência da caixa idiota.

    Acredite, VOCÊ CONSEGUE PENSAR POR VOCÊ MESM@! Não deixe que os outro pensem por você. No mais saiba sempre a verdade. O que está encima é o que está embaixo. A sociedade é linear, não há pessoas melhores ou piores e competição é uma grande armadilha, pois destrói a colaboração. Não há líderes, cada um é senhor ou senhora de si. Liberte sua mente e seu espírito também será liberto.

    Saravá!

    ResponderExcluir
  4. Olá Andréa,

    Para além da espiritualidade, a força do pensamento é facilmente percebida no "mundo material". No momento em que, o ser humano mergulhado em estado depressivo, por exemplo, passa a sentir dores em seu corpo físico. Agora, compreender essa divina força e usá-la para o nosso bem e daqueles que nos rodeiam, eis o desafio, né? Embora o Grande Arquiteto já nos tenha dado "régua e compasso", sigamos pedimos Sua misericórdia para fazermos bom uso desse valioso instrumento que é a nossa mente.

    O blog tá lindo, viu?

    Bj grande e fica com Deus, sempre!
    @pereiragleide

    ResponderExcluir
  5. Nesse novo semestre na faculdade uma matéria surpreendeu a todos da sala, terapias alternativas. Quando a professora chegou, todos pensaram que a matéria seria chatissima. Logo no inicio da aula, quando a professora começou a apresentar-se e a apresentar o conteúdo programado para o semestre, todos tiveram esse preconceito quebrado. A professora é totalmente espiritualizada, uma pessoa unica. A matéria apresentara para nós a medicina alternativa, cromoterapia, musicoterapia, aromoterapia e acupuntura são alguns exemplos. Como são coisas ''novas'' na medicina veterinária, ela sempre dava enfase que existem muitas pessoas que não acreditam nesse tipo de tratamento, e como profissionais temos que sempre acreditar que dará certo, ter um pensamento positivo em que o animal se recuperara. O pensamento move a nossa vida, a vida de quem nos cerca e até de nossos amigos de companhia, nossos animais.

    Beijo

    ResponderExcluir