quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Guerra Santa

Às vezes , me dá uma vontade de colocar o mundo no colo e, delicadamente, com uma lixa de unha, aparar algumas arestas. Creio que todo mundo tem este desejo. Nossa este ano passou tão depressa - um amigo um dia me falou. Então, expliquei que quando se conhece o caminho ele fica aparentemente mais curto, assim ,na medida que os anos passam, nós sabemos - mais ou menos- o que teremos pela frente. Sabemos que alegrias e tristezas se sucedem e nenhuma delas é para sempre. O que fazemos com estas experiências sim, é o que importa realmente e que torna qualquer espaço - físico ou de tempo-mais suave.
Na última segunda-feira, estava assistindo o SBT Repórter. Não assisti inteiro, mas o que vi foi o suficiente para me vir a tal vontade de aparar arestas. O programa era dedicado à desvendar os mistérios da ‘Bahia de Todos os Santos’. Mostraram uma senhora , filha de Yansã - adepta do candomblé- fazendo seu acarajé para a venda. Acarajé é  uma comida dedicada à este Orixá. Como contra-ponto a entrevista mostrou numa outra parte de Salvador, uma igreja evangélica que colocou uma barraquinha em frente ao seu templo para vender os "bolinhos de Jesus" - que nada mais era que o próprio acarajé. Um outro pastor - evangélico também - brilhantemente discursou sobre a falta de ética de tal procedimento, como de outros em que igrejas entoam em atabaques nos ritmos consagrados a Yemanjá, Oxum ,Yansã com coreografias dedicadas a Jesus.
Quer queiram ou não, o Brasil é a terra dos Orixás, pois como diria a música é abençoado por Deus e bonito por natureza. Cada um têm o direito indiscutível de acreditar e ver Deus da maneira que mais o apraz. Nunca ,em tempo nenhum, veremos o mundo movido por uma fé única, porque é na diversidade de credos que ele foi moldado. Porém, tenho observado correntes religiosas de diferentes filosofias proferindo uma necessidade única: a Ética.
Poderíamos sim, ter um código de Ética único, talvez isto seja viável, muito embora creia que uma pessoa que serve ao Divino não precisasse disto. Prioridades como o atendimento espiritual aos doentes e desvalidos, aos que buscam força e consolo, não precisassem de normativa nenhuma.A ética não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética. Lobos disfarçados de cordeiros têm a capacidade de disparar algo que qualifico como mais uma guerra santa, e ela está tomando proporções assustadoras. Conforme um link que uma amiga me enviou (que coloco à disposição abaixo do texto) diz que dados preliminares do estudo "Mapeamento das Casas de Religiões de Matriz Africana no Rio de Janeiro", que identificou 847 templos, revelam que 451 - mais da metade - foram vítimas de algum tipo de ação que pode ser classificada como intolerância em razão da crença ou culto.
Vou um pouco mais além. Quem entra em uma religião - seja qual for- vai porque necessita de algo que ela proporciona. Na Umbanda as pessoas vão pela dor - da alma ou do corpo - ou pelo amor. Depois que passa o período inicial e , se for o caso, há um desenvolvimento mediúnico. Pela fé e pelo amor ao ser humano nos entregamos como mensageiros de entidades evoluídas. Esta comunhão entre nós médiuns e entidades, impulsionados pela fé no Divino - Zambi - faz com que tenhamos forças para aprender e manipular energias da natureza para várias finalidades - principalmente para quem precisa de algum tipo de cura.
Ontem em um atendimento - e faço questão de frizar que foi incorporada com o exu Capa Preta (linha que é estigmatizada por leigos) ouvi uma verdade indiscutível, proferida a um consulente: o orgulho é a porta larga por onde entra tudo que é ruim e destrói tudo que as pessoas possam ter conquistado. 
Umbandista que faz distinção em seus atendimentos, por pré julgamento , pré conceito está na religião errada. Um Terreiro sempre tem que ter as portas abertas a qualquer um que venha pedir ajuda e todos os que pedem têm que ter o mesmo tratamento. E isto não está condicionado ao espaço material. Na medida em que há um bom desenvolvimento mediúnico, uma boa comunicação entre médium e entidade,e que todo o trabalho feito tem um resultado positivo, não pode ser , de forma alguma, um motivo de júbilo pessoal.Assim como o pai ou mãe de santo que ao ver que sua gira tem resultados positivos tem que entender que é por mérito do conjunto e não apenas do esforço individual. 
Fico feliz quando ouço histórias de pessoas que através da fé na Umbanda, junto sempre com tratamentos médicos profissionais, curaram-se de doenças terríveis. Assim como me deixa feliz saber que os que passam necessidades materiais encontraram a dignidade  em novos empregos e até aqueles que encontram consolo e aprendizado em minha fé. Porém nada disto faz com que eu sinta orgulho, porque sei que logo em seguida virá alguém com algum outro problema a ser resolvido e o tempo que se gasta alisando velhas medalhas de honra é o mesmo que se pode usar fazendo caridade.
Umbandista de fé e coração não precisa agradar ninguém, precisa é aprender para curar. E quanto mais andamos por estas estradas de Ogum e vemos pessoas buscando ajuda, mais precisamos ficar conscientes para não cair nas armadilhas de nossos próprios egos, em cada vitória ou derrota. Creio que o entendimento deva ser a palavra mais importante que um umbandista deva carregar em sua mente do que a palavra merecimento. Porque não somos aptos a enxergar o merecimento, mas temos sim o dever de ter um bom entendimento- que levará a uma ação mais eficaz. Saravá! 

O link citado acima: 

23 comentários:

  1. Bom Dia,muito bom o seu artigo,concordo plenamente.Religião é fé,amor ao próximo e cultura,as de hoje em dia buscam cada vez mais quantidade em pessoas para arrecadar fundos,e não se importam com a PESSOA que ali se encontra,nos terreros as entidades o ajudam sem pedir nada em troca,você não se sente na obrigação de ter que dar algo material,mas ao mesmo tempo sabemos que ali tem energia elétrica e agua que é paga.Acima de tudo é o respeito entre as religiões,pois Deus é 1 só.
    Sou iniciante da religião,umbandista de coração e com muito orgulho.
    @umbandareligiao

    ResponderExcluir
  2. Sou contra qualquer tipo de intolerancia.Devemos respeitar o credo e escolhas de cada um.Como bem falou Madre Tereza de Calcuta:"Quem julga não tem tempo para amar".Não tenho religião!

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA ANDREA

    SE APRENDESSEMOS A DAR COLO AO PRÓXIMO COM CERTEZA ESTARÍAMOS EM OUTRO MOMENTO.
    MAS AINDA É NECESSÁRIO MUITAS DORES PARA QUE AS ALMAS QUE SE ENCONTRAM NA TERRA CONSIGAM ACIONAR O AMOR UNIVERSAL PARA ESTA MUDANÇA.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  4. Acho que cada um tem que acreditar no que lhe faz bem. Renato Russo, certa vez, em uma entrevista, disse a mais pura verdade: "Devemos ser feliz do jeito que quisermos, desde que essa felicidade não atrapalhe a vida de outras pessoas"

    ResponderExcluir
  5. Realmente, é difícil entender como algumas pessoas pensam em restringir o que outras pessoas acreditam. Creio que seja desnecessário inibir crenças. O importante é acreditar naquilo que possa lhe trazer avanços como ser humano. Minha humilde opinião é essa.

    Beijo, amiga Andrea.

    ResponderExcluir
  6. Demos respeitar a crença de cada um. Pois cada procura,na religião um conforto, uma solução, pra seus problemas, e suas magoas.Mas não deixo de dizer também que muitas religiões,se aproveitam das fraquezas do ser humano,para tirar dele oque ele já não tem. Sérgio Luiz Buchmann. Abraço querida Andreia

    ResponderExcluir
  7. Muito bom amiga, só um adendo o/

    Como tem ainda gente que não entende a Quimbanda, também tem gente que não entende a ética. Tudo é questão de entendimento pessoal, livre dos vícios da programação social e da propaganda midiática.

    Ética é algo que não se adquire, ou se tem ética, ou não. Em um mundo que vive a beirada de sua história, devido à valoração do ter em detrimento do ser, a ética torna-se cada vez mais importante à sobrevivência do espírito são na matéria.

    A verdadeira ética é aquela cujo funcionamento se dá quando ninguém está olhando, funciona igual a verdadeira fé. Quando o indivíduo só presta contas a ele mesmo e a Zambi.

    Ter ÉTICA é basicamente ter respeito pelo outro. A ética é inflexível, não admite gradação. Ou você é ético, ou você não é ético. Ou você tem fé, ou você não tem fé.

    Asé Yaô querida! Vamos festejar esta semana o dia de Oyá, e quando os bancos alemães quebrarem vamos, com o povo de Quimbanda, dançar a Polka nas ruas, parques e praças. A festa cossaca se aproxima e o convite é para todos.

    O importante é ser, ter não vale nada.

    SOMOS 99%, somos todos anônimos

    ResponderExcluir
  8. Pra mim o MELHOR artigo até hoje!!! Sem mais... Bjs

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você amiga, também tenho vontade de aparar algumas arestas, principalmente no que se refere a qualquer tipo de preconceito.Perdemos um tempo enorme discriminado o que não conhecemos, o que é diferente, quando podiamos aprender um pouco mais e aproveitar tudo de bom que esses "diferentes" tem para oferecer.Essa semana li um texto no face que achei muito interessante e ele dizia basicamente isto, o ser humano aprender a julgar, a fazer maldade, mas pode "desaprender" porque a nossa ess~encia é ado bem, o mau só aparece porque fugimos do nosso verdadeiro estado divino. Obrigada por mais um texto lindo.Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Amiga linda,

    orgulho não nos leva a lugar algum e a vida é boa pra se viver amando sem pedir em troca e se pudermos ajudar alguém que o façamos sem interesse.Eu sempre acredito que coisas boas puxam outras melhores.É a lei da vida.Sejamos felizes e façamos felizes.beijos e obrigada pela mensagem.

    ResponderExcluir
  11. Andrea. Tua crônica aborda mais de uma questão. Mas para mim a ética, valores morais, engloba tudo.
    Na sociedade consumista em que vivemos, cuidamos de dar tudo aos filhos, principalmente facilitar colocando a seu alcance o que não tivemos. E isso começa lá na infância, com os brinquedos, com tudo que oferecemos desde que tenhamos um tempo só nosso, vale tudo para distraí-los, ou fazê-los aquietar enquanto assistimos aquele programa, aquele filme, recebemos amigos, fazemos alguma arrumação necessária, algum serviço doméstico, etc...
    Esquecemos de ensiná-los a ser. Soltamos ao mundo pessoas confusas, para as quais importa ter, e que creem que o ter vai fazê-las ser.
    Não importam crenças, credos ou cultos, pois faltam valores. E, onde estes faltam, falta o respeito. Sem respeito não existem limites, sem limites imperam o vale tudo de uns e o comodismo de outros.
    A inércia daqueles que tem valores permitiu, e ainda hoje permite, o avanço dos espertos de ocasião. Que o digam as agências de propaganda e a televisão, onde pagou, veinculou, e daí pra dentro das nossas casas. Não sou contra tv, em absoluto, sou contra a babá televisão.
    A escalada social faz outro dano. Muitos louvam os amiguinhos que seus filhos tem (não raro de uma classe econômica acima), sem verificar que tipo de influência terão sobre seu filho. O pseudo sossego estende-se até àquela conversa para a qual nunca temos tempo, ou sobre aquele tema que nunca abordamos porque achamos que nossos filhos não tem "cabeça" , e nós paciência, para tal.
    Enfim, nos acostumamos a uma série de coisas que nada mais são que agentes transformadores, e comodamente os permitimos. As vezes até pra não corrermos o risco de ser acusados de retrógados...

    Se cada pessoa ética fizer a sua parte, depositará sua semente. É lento? Sim. Mas o trabalho da outra parte também o foi e nossa comodidade permitiu seu avanço. Não foi de um dia para o outro, não.
    Neste contexto a religião pode e deve ser uma semente. Pena que alguns religiosos sejam, ou estejam, tão perdidos, seduzidos pelo ter.

    Rosany de Yemanjá

    ResponderExcluir
  12. Viva a tolerância! Adorei sua argumentação e a delicadeza do seu texto... Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. A proliferação de cultos religiosos dos mais diferentes segmentos, para mim, é motivo de preocupação. A aposta nestas casas está na renda que vão proporcionar e quase sempre estão longe de relacionar os seres humanos com a fé e a crença em algo supremo. Eles acreditam muito mais na sacolinha que passa e levanta em moedas do que nos resultados que as pessoas levam pela crençam que ali depositam. Vejo igrejas prosperarem não na aproximação com Deus ou como O queiram chamar, mas na luxúria, no orgulho e todas as outras formas materiais, jamais nas espirituais. Deus para eles é o meio a atingir um fim obtuso do enriquecimento financeiro fácil. Pobre daqueles que seguem esses falsos profetas, pois além de não encontrarem a paz, vão, como seus orientadores, no caminho inverso e obscuro das trevas profundas.

    Osni Gomes.

    ResponderExcluir
  14. Olá querida!!!!
    Pois é... orgulho, ego, posturas dogmáticas... Por estes dias temos apsectos planetários que evidenciam isso. Mercurio retrogrado e Sol em Sagitario, o signo das filosoficas e religioes, em quadratura com Marte, o guerreiro. A tensao está no ar.
    O que temos que faze é mesmo cultivar a humildade, baixar a cabeça fazer nosso trabalho, sem ficar olhando pros lados.
    Esse assunto dá pano pra manga, né?
    Como sempre, adorei o artigo!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  15. Algumas das provas de admiração e respeito é poder ter feito algo que alguém ja fez primeiro, pois bem, eu gostaria muito de ter escrito este texto.
    Parabéns
    @iuzevida

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, permita-me...
    Jesus andava com seus apóstolos ao passar em um vilarejo, Pedro o abordou preocupado! Senhor tem um cidadão esfarrapado alí falando em seu nome, devemos advertí-lo? Mal vestido e falando em meu nome... Deixa o homem em paz Pedro!Quem fala em nome do Senhor desprezando a riqueza dos homens o ama verdadeiramente.
    Paz ao teu coração amiga e seja feliz!

    ResponderExcluir
  17. Olá querida!

    Você bem me conhece...Não gosto dessa briga que considero inútil...Cada um tem a sua fé, o importante é chegarmos à Deus através do BEM...Que cada siga o que mais bate no seu coração!
    Eu não gosto de discriminações...Um dos quesitos no código de ética, o primeiro inclusive, deveria ter duas coisas: TOLERÂNCIA E RESPEITO!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. SERIA BOM, MUITO BOM QUE IVETE DEPELEGRIM LESSE, ELA PULARIA DE ALEGRIA POR VER PALAVRAS E SENTIMENTOS TÃO BEM COLOCADOS.
    NÃO PÁRA POR AQUÍ,SÃO DE PESSOAS COMO VOCE (ESPÍRITOS)QUE A MAIORIA DOS HUMANOS PRECISAM, NÃO ESTAMOS APRECISAR DE VOZES ALTERADAS EM RITMO DE REAÇÃO RADICAL INFANTIL NOS MICROFONES DAS PRAÇAS PÚBLICAS, PREGANDO O "pENSAMENTO DE DEUS" MUITO MENOS DE GUERRAS ENTRE FÉ, POR RADICALISMO E IGNORÂNCIA DO REAL SENTIMENTO HUMANO JÁ CRIAMOS BESTAS COMO A SANTA IQUISIÇÃO, E ESTAMOS VENDO AO QUE CHEGOU O ISLAMISMO EM SUA CRUA E RADICAL FACE, NÃO A RELIGIÃO,MAS OS PREGADORES E SEGUIDORES ISANOS.
    QUE ESTES ANOS VINDOUROS SEJA DE CLAREAMENTO DAS MENTES, QUE SE FUJA DO RADICALISMO E DA INTOLERÂNCIA, E PRINCIPALMENTE DO EGOÍSMO QUE É A VERDADEIRA MÃE DISTO TUDO.
    SOMOS PPORTADORES DA MATÉRIA EM DECOMPOSIÇÃO DESDE O NASCIMENTO, MAS NÃO SOMOS SÓ ISSO, SOMOS MAIS, SOMOS ETERNOS, SOMOS ESPÍRITOS SOBREVIVENTES EM APRENDIZADO CONTÍNUO. LOGO DESPACHAREMOS A EMBALAGEM ESTREITA DE CARNE, E LOGO VEREMOS... DEUS ESTÁ É AQUÍ, DENTRE E DENTRO DE NÓS, Ñ INTERESSA O ÓCULOS QUE USAS.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Andrea. Penso que a intolerância entre as pessoas é um grande entrave à paz. Respeitar aos demais para ser, igualmente, respeitado é um princípio básico entre as pessoas.


    Você faz bem em refletir sobre aspectos nem sempre considerados pela maioria, independente da crença que as pessoas abraçam ou não.

    Desfrute de ótimo final de semana; aos seus leitores desejo a mesma alegria.

    ResponderExcluir
  20. Isso é claro, mas claro que as águas da cachoeira, Deus nos fez diferentes. Mas, por que fazer todos tão diferentes uns dos outros? Justamente para que aprendamos uns com os outros, para aprendermos a respeitar, pois o respeito é Amor e todo aquele que não respeita não está praticando o amor de Cristo, nosso Mestre.

    A Umbanda é a religião que mais exemplifica essa diversidade, tanto no plano físico, como no plano astral. No astral, são os índios, os pretos da áfrica, os brancos da Europa, cada um com seu entendimento, um respeitando o outro, sem guerra, sem discussões, pois o único objetivo daqueles que trabalham na seara umbandista é a religião do amor, a religião de Cristo.

    Que possamos entender que todos são filhos de um único Pai, que existe uma única verdade: o amor.

    Saravá.

    @lucasdesousa07
    @AnjodeAruanda

    ResponderExcluir
  21. Como já disse Caetano Veloso: " eu não espero pelo doa q todos os homens concordem. Apenas seu de diversas poesias possíveis sem um juízo final"

    ResponderExcluir
  22. Como é que pode uma coisa dessas? ONTEM MESMO, voltando pra casa, peguei um ônibus que passava em frente ao Anhembi onde acontecem os desfiles do Carnaval. Estava tendo uma festa, acho que da igreja Universal, e havia muita, muita gente nas arquibancadas: TODAS de branco. Pensei "que bonito, bem que poderia ser uma festa de irmãos de fé da Umbanda, todos entoando as canções dos atabaques. Se fosse, eu desceria do ônibus no próximo ponto e ficaria ali nem que fosse de pé". Só que eles batiam palmas num ritmo que muito me lembrou uma abertura de gira. Tive uma sensação estranha. Daí hoje, passando pelas vitrines que colocam lá em cima os preços das roupas brancas só por causa do Réveillon, pensei: "quanta ironia existe quando todo mundo se veste de branco e faz oferendas a Iemanjá na praia, na virada". E hoje, seu texto. Outro dia fiquei inconformada com um pastor que, num programa de TV, colocou como música de fundo da oração uma canção da Enya (acho que era Enya), o mesmo pastor que tanto critica a Bruxaria. Ora, muitas canções de melodia "celta" são usadas nos próprios rituais de bruxaria! Cadê a sensatez do ser humano? E é aí que te entendo quando fala do entendimento. Talvez não seja sensatez, seja entendimento o ingrediente que falta acrescentar à receita da vida. Muito bom o texto. Só que eu acredito em fé única. Fé como fé, não uma crença, porque aí sim vejo diversidade, porque é fato. Mas acho possível que tenhamos uma única fé, cada um na sua crença mas vibrando na mesma energia, que é crer no Divino, seja qual for a roupagem deste. Muito axé, sempre! E cada dia mais uma pitada de entendimento em sua vida :)

    ResponderExcluir
  23. DEPOIS DE TUDO O QUE LI , NÃO TENHO QUASE NADA A ACRESCENTAR..
    MAIS ACHO QUE TUDO QUE É CONSTRUÍDO NA BASE DO RESPEITO SOBREVIVE BEM. A FÉ NÃO DEVE FUGIR A ESTA BOA REGRA.TALVEZ DEUS QUEIRA QUE FALEMOS A LÍNGUA DA FÉ E NÃO A LÍNGUA DA RELIGIÃO!!!
    UM XERO BOM DE JASMIM COM ENERGIA PARA TI SER ILUMINADO! XERO COM "X" DE AXÉ!!! KKK GOSTO DE TI. DIRCE MENDES DE OYÁ

    ResponderExcluir