segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Médiuns de Umbanda

Dona Andréa a senhora já reparou como a gente gosta da gente mesmo? As pessoas me chocam às vezes com seus pensamentos.Esta flecha certeira veio pelo arco dos pensamentos de seo Dirceu, um taxista aqui da cidade. De fala mansa , me contou que havia levado uma senhora na casa de uma amiga. No meio do caminho , a mulher se confundiu com as ruas e falou: seo Dirceu "tamo" perdido! E ria sem parar. Conhecedor do jeito da freguesa e taxista há muito tempo por aqui, perguntou sobre algumas características desta amiga dela, que por sinal era muito parecida com a passageira,  pessoa de bom humor e de bem com a vida. E pronto: seo Dirceu sabia de quem se tratava e onde morava. Porisso este taxista com um GPS filosófico afirma que nos aproximamos de quem tem características iguais as nossas simplesmente porque gostamos muito de nós mesmos, e passeou pelas memórias  explicando sobre pessoas de temperamentos idênticos que conhecia.
Hoje, pelas contas da ONU, chegamos à conta de 7 bilhões de habitantes.Então , nesse momento há essa enormidade de gente pensando em como pode ser mais feliz. A menina que nasceu hoje sabe , instintivamente, que a felicidade dela está na mãe. Quem está doente , projeta  sua esperança de cura nos remédios, nos médicos e no Divino. Quem está sozinho, molda um par perfeito para caminharem de mãos dadas. E cada um destes sete bilhões de seres na busca de algo que os complete.
Nós médiuns de Umbanda temos a grata satisfação de interagirmos com inteligências diversas das nossas. As entidades que recebemos, logicamente, tem a ver com nosso nível vibracional, mas não as escolhemos. A natureza é tão perfeita que agrega energias para trabalhar com mais eficácia. Esta junção de inteligências escolhidas pela natureza do que realmente somos é uma manifestação Divina que nos leva a um ponto muito importante, se nos ativermos à entrega em prol da fé, do amor e da caridade.
A Umbanda não funcionaria como uma religião de consolo e cura se usássemos somente nossos dons individuais. Há um escritor chamado Clive Staples Lewis , conhecido pela maioria pelo livro Crônicas de Nárnia, que diz o seguinte: " Deus só pode mostrar-se como realmente é a homens reais. E isto significa não apenas a homens que sejam individualmente bons, mas a homens reunidos num só corpo, que se amem uns aos outros, que se ajudem uns aos outros e mostrem Deus uns aos outros." Portanto é na entrega à incorporação, no exercício da tentativa de sermos a cada gira um pouco mais humildes, que interagiremos com mais clareza com as entidades que atuam em nossa religião e permitiremos, tanto a nós, como a todas as energias que nos circundam e aos que buscam ajuda uma visão mais clara do Divino.
Quando alguém vem buscar ajuda e se senta em frente à qualquer entidade ali se misturam muitas energias. Sentimos o que a entidade sente, as nossas próprias idéias sobre o problema e as do consulente, além da energia do cambone. Naquele momento somos um elo de uma corrente maior que é a própria gira. Se fosse possível fotografar somente a energia, com certeza teríamos a reprodução quase que exata, no meu entender, de fotos como esta que postei de uma galáxia. 
Estar na Umbanda é exercer o amor. Porque atendemos pessoas desconhecidas e abraçamos a dor de estranhos ao nosso dia-a-dia. Talvez nosso maior passo em direção à verdadeira caridade é entender uma outra frase deste mesmo autor que citei acima: "Você não tem uma alma. Você é uma alma. Você tem um corpo."  Por vezes somos impulsionados por nossos egos que se inflam nos sucessos e esvaziam nossa felicidade nos fracassos. Quando se trata de energia e de todo um movimento da natureza, não há como qualificar sucessos e fracassos, simplesmente porque não temos uma visão completa. Independente do que possamos supor sobre os reais resultados, o importante é estarmos sempre dispostos à entrega e à felicidade de fazermos parte de uma energia maior.

16 comentários:

  1. "Então , nesse momento há essa enormidade de gente pensando em como pode ser mais feliz. A menina que nasceu hoje sabe , instintivamente, que a felicidade dela está na mãe. Quem está doente , projeta sua esperança de cura nos remédios, nos médicos e no Divino. Quem está sozinho, molda um par perfeito para caminharem de mãos dadas. E cada um destes sete bilhões de seres na busca de algo que os complete." ... Já aqui comecei a chorar...
    Maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, amiga!!!! Precisava muito ler isso hoje. Vou partilhar.
    bjossssssss

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar gostaria que fique bem claro que isto é uma opinião e não uma discussão.Primeira parte pessoas de bem com a vida tendem a atrair coisas boas,assim como pessoas negativas,atraem a negatividade com muita facilidade,dando como exemplo a pessoa que acha que nada dará certo,de que adianta fazer isto ou aquilo se não alcançará seus objetivos.No primeiro caso o taxista,por ser uma pessoa boa e tranquila,além de conhecedor de sua profissão,houve uma afinidade espiritual com a passageira que tbm estava,digamos assim,de bem com a vida.Esta afinidade provocou a interveniência de Espiritos de Luz que o induziram a perguntar sobre as caracteristicas da outra senhora e com dados obtidos,conseguiram identificar a sua residência,beneficiando assim ,tanto a passageira como ao taxista,deduzindo que sem fanatismo,ambos eram médiuns intuitivos.Sabemos que em nosso seguimento religioso-o espiritual-temos vários tipos de mediunidade:médiuns auditivos,videntes... e a maioria nos terreiros psicofonicos,ou seja,aqueles que emprestam seu corpo para a manifestação.Estes talvez sejam os mais comuns,porém passam por tres etapas fundamentais em seu desenvolvimento,que são: a primeira vc vê tudo e escuta tudo,dá vontade de rodar e roda,quer parar e não consegue,pois uma força superior te induz a continuar,saindo da sessão sabendo e vendo tudo o que ocorreu; a segunda é aquela em que vc começa vendo e escutando e aos poucos vai te dando um branco e ao falar com um consulente qualquer vc começa a adivinhar coisas que só ele ali sabia,pois são coisas particulares e vc por sua vez ao terminar os trabalhos começa a se questionar sobre a real existência dos Espiritos,pois vc só se lembrará de algumas coisas insignificantes e as principais fica um vazio,aí vc médium,começa a realmente balançar,na expressão da palavra.E finalmente a terceira etapa que é quando o médium fica totalmente inconsciente,não lembrando de nada que se passou durante os trabalhos,falar que é médium inconsciente todos ou quase todos falam,por questão até de vaidade própria ,agora para se chegar a este estágio,o médium tem que realmente estar preparado e de bem com a vida.Todas as vezes que nos reunimos em um terreiro,no plano superior tb ha uma reunião idêntica,onde Espiritos de Luz recebem os Espiritos doentes,ainda com miasmas terrestres q nos utilizam com a troca de fluidos magnéticos ou ectoplasmas,para curá-los ou amenizar e conscientizá-los de sua nova condição de vida no mundo espiritual.Há casos em que no terreiro uma Entidade está manifestada num aparelho e utiliza outros médiuns fazer o que chamamos de desobsseção ou correntes.Isto é muito usado em casos de descarrego de pessoas internadas em hospital,com crises estranhas em casa,os chamados corpos abertos.Não sei se estou me fazendo entender,pois o assunto é muito amplo para aqui postar,mas é mais ou menos isto.

    ResponderExcluir
  4. (Cont.)Agora com relação a chamadas obrigações ou oferendas,isto tb em certos casos é necessário,pois é de certas frutos,folhas,enfim coisas materiais que os Espiritos tb extraem fluidos benéficos a determinado caso de tratamento.Todos nós viemos a este mundo resgatar algo que ficou em dívida e há toda uma preparação para uma nova reencarnaçao no mundo espiritual.No livro Nosso Lar isto fica bem claro.Agora existe tb e é muito comum,os rituais de cada casa,algumas adotam coisas que outras discordam,aí depende muito das origens de cada um,dentro do segmento religioso.Antigamente os Exús eram considerados espiritos do mal,hj está mais que provado que são trabalhadores da Seara do Bem,os chamados Guardioes.Estes para poderem se afinar melhor com os consulentes adotam um jeito peculiar de se apresentar,mas resumindo eu parto do principio que "Quem tem,tem,quem não tem,tem vontade de ter".Disse o Caboclo das Sete Encuzilhadas:UMBANDA,MANIFESTAÇÃO DO ESPIRITO PARA CARIDADE'. FINALIZANDO,ACHO QUE QUALQUER SEGMENTO RELIGIOSO QUE NOS CONDUZA A DEUS,É VÁLIDO,ACHO QUE CADA UM DEVE SEGUIR AQUILO QUE SEU CORAÇÃO MANDA,POIS ASSIM ESTARÁ EM PAZ CONSIGO MESMO.DESCULPE-ME SE ME PROLONGUEI UM POUCO,MAS DISCERNIR SOBRE ESTE ASSUNTO É MUITO EXTENSO E CRIA POLÊMICAS.bjs paulo

    ResponderExcluir
  5. Só preciso dizer algumas coisas que se "apossaram" de mim estes dias e que tem muito a ver com GOSTAR DE GENTE>EU AMO GENTE e acho que é isso que me fez escolher dar aulas, treinamentos e consultoria.Não desenvolver pessoas(pretensão) mas sim tentar colocar uma fagulha de energia e vontade nelas.Dividir.Atitude é o que mais falta hoje.Acomodação sei lá.Só que chega uma hora que eu fico ilhada sem saber como fazer e peço ajuda.Peço a Deus, seus anjos, meus mestres e eles vem.Não sei como,mas sinto uma tranquilidade e segurança que as coisas fluem naturalmente e neste final de semana tive um exemplo próprio de ajuda.De um sonho veio uma mensagem e desta mensagem uma paz incrível e uma energia boa que me fez enxergar os acontecimentos com clareza.Foi tão claro que se materializou em uma foto.Precisamos acreditar e mais do que isso precisamos dar espaço para que a ajuda venha.E ela vem.A paz da alma que nós somos e que precisamos aceitar.beijos minha amiga linda que também ama gente.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ter lido isso. Fez um bem para as almas de cada um de seus leitores.

    Mais uma vez, que belo blog.
    @Cuidadores_On

    ResponderExcluir
  7. "Porque atendemos pessoas desconhecidas e abraçamos a dor de estranhos ao nosso dia-a-dia." Sem amor nada somos... Precisamos sim compreender que somo uma alma em uma experiência física neste planeta... E mais que uma alma, precisamos compreender que somos todos um só, que o amor é a grande lei e que há um só Criador! Execelente texto... Obrigada por me chamar no Twitter para lê-lo. Chame sempre! Virei com o maior prazer. Silvia Schiefler

    ResponderExcluir
  8. "Gostar de gente", adorei isto. Gostar de gente é tudo de bom, é dizer amém as abençoadas palavras do Mestre "Amai ao vosso próximo como a ti mesmo".

    No exercício diário que é a convivência com o outros, com as diferenças é que aprendemos, crescemos e evoluimos e com certeza nesse processo atraimos para nós pessoas que se afinizam com a energia que vivenciamos num determinado momento de nossas vidas, é a lei de atração. como médium sei que aprendo e reebo muit da espiritualidade no momento em que troco essas energia com os irmãos encarnados e desencarnados que atendemos durante os trabalhos.
    Amo sua sensibilidade para escrever aquilo que pensamos e muitas vezes não conseguimos expressas. Bjs amiga linda.

    ResponderExcluir
  9. Quando a humanidade entender que o criador é único
    em absoluto e entender que o sofrimento só acabará quando a caridade com o próximo é a salvação e transforação o mundo, e todos os espiritos que habitan esse planeta verá nascer uma nova alvorada somente de luz.Que os espiritos de luz e todos os de bem estejam mais perto da terra para que sejamos abençoados por eles.Clayton

    ResponderExcluir
  10. "Deus ama seus filhos pelo o que são e não pelo caminho que escolhem para chegar até ele."

    "Faça o bem sem olhar a quem"

    "Todas as pessoas são perfeitas, cada qual com seu brilho especial"

    Acho que essas citações complementam e resumem basicamente minha opinião.

    "Atendemos pessoas desconhecidas e abraçamos a dor de estranhos ao nosso dia-a-dia." É linda essa doação que fazemos pelos outros que encontram conforto em cada palavra que as entidades falam, que confiam piamente no que é dito e mais lindo é quando essas mesmas pessoas, que não fazem parte do nosso dia-a-dia, voltam para agradecer o que conseguiram. Não existe maior satisfação do que esta, de saber que de alguma forma você conseguiu passar a mensagem do Criador e ajudou alguém necessitado!

    ResponderExcluir
  11. Sim somos uma alma habitando vários corpos...quando entendermos isto teremos alcançado o ultimo estágio da compreensão do divino..Aranauan..Saravá..

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo! Agora, graças a Deus tenho podido ir ao terreiro com mais frequência. Na última assistência perguntei a um caboclo se teria algum problema se eu frequentasse as giras "apenas" pelo fato de estar lá. Nunca tinha visto caboclo emocionado, assim, tão de perto!!! A resposta foi uma explicação sobre algo a que ele chama "ritual de fé" e as últimas palavras foram: "poucas vezes fiquei tão feliz em responder 'não tem problema nenhum' ". Vou levar pra toda vida, é claro. Por isso entendi cada palavra desse post. Sempre uma primazia. Axé, luz,
    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto Amada Andréa,

    Esta frase - “A Umbanda não funcionaria como uma religião de consolo e cura se usássemos somente nossos dons individuais” me faz lembrar seu Tiriri (meu guardião).
    Quando em consulta, com ele, um irmão disse – não sei se a Umbanda é a coisa certa, é que sou do Kardecista. Depois de uma gostosa gargalhada, seu Tiriri, respondeu...e eu, apesar de guardião, sou do Criador pois aprendi que Ele pode mais do que qualquer Religião.
    Amor é tudo! A Umbanda é puro amor, quando deixamos o preconceito e pregamos o “fazer o bem sem olhar a quem”.

    Que Oxalá continue lhe dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  14. fico sem saber o que dizer...
    adorei!!! e ponto!!!
    aliás , beleza de comentários né?
    o pessoal te curte muito e eu também!!!
    batamos então cabeça para a força do respeito , da amizade, da admiração.
    e palmas para fé!!
    um xerinho bom de luar feliz axé .
    Dirce de Oyá

    ResponderExcluir
  15. Nossa, só tive tempo agora para ler... e era o que eu tava precisando ler.....

    ResponderExcluir