domingo, 21 de agosto de 2011

Com os Pés no Chão

Olhe para mim. Preste bem atenção.Pode não parecer por fora, mas não sou o mesmo homem mamãe. Estou mais calmo, sou só paz de agora em diante.Tomei consciência de tudo que você e o papai fazem por mim, não vou mais fazer bagunça. Eventualmente (palavra dita com bastante ênfase) pode ser que ao pegar meu boletim alguma das professoras, principalmente aquela de português, venha te falar que meu comportamento não mudou,mas é bem como você diz: o cara que apronta muito, quando não faz nada, é culpado também. E tem outra coisa, as notas nem sempre refletem o conhecimento da gente, as provas as vezes são feitas num momento que a gente não tá bem de saúde e assim não dá para prestar atenção. Mas saiba mamãe que eu confio no que você pensa a respeito de mim, porque como te amo muito ,você também me ama. Ok, Dyogo, mas já sabe né? Se não melhorou ,vamos conversar.... 
Homens. O Dyogo tem 12 ,mas já tem uma lábia bem fundamentada, e usa tudo o que digo contra mim. Esta história se desenrolou justamente numa semana que recebi um presente do blog Rede de Correções, do meu amigo Robson Santiago. Trata-se de um livro que não deve sair de nossas cabeceiras: As Mentiras que os Homens Contam do Luis Fernando Veríssimo. Há um verdadeiro tratado, em cada conto, do trato dos homens com a verdade, quando suas vidas conosco corre um certo risco. A vida cotidiana é engraçada quando contada com simplicidade e ,invariavelmente, a gente diz: é, eles são assim mesmo.
Um rapaz novo ainda, beirando os 25 talvez, chega na frente do seo Capa Preta, com uma cara de santo e surge a seguinte conversa: Gostaria de saber como vai minha vida espiritual. Que vida espiritual rapaz? Tua vida financeira é que está ruim.É verdade seo Capa....É né? E por quê? Você quer responder ou quer que eu te diga? - silêncio- Pois eu vou te dizer : você sai aí na noite fazendo bagunça, gastando todo dinheiro e deixa a família de lado.Então vou te dizer uma coisa: pare de aprontar, dê valor à sua família e depois, com tudo organizado volte a vir aqui e perguntar sobre vida espiritual. Sim, senhor, vou fazer isso.Você deu sorte hoje, estou de bom humor, mas não tente mais enganar nenhuma entidade. Sim senhor.
Talvez fosse neste ponto que este menino, que não era mal, começasse a passar de fase. Porque Umbanda trata de cotidiano também, e talvez esta seja uma das funções dela: aquela fagulha que falta para os pensamentos darem partida para novos caminhos. Em novos caminhos meninos e meninas se transformam em homens e mulheres.
"O importante é não deixar nunca que o menino morra completamente dentro da gente. Caso contrário, ficamos velhos mais depressa. Dizem que é por isso que os chineses, de incontestável sabedoria, conservam o hábito de soltar papagaio(ou pipa, se preferirem) mesmo depois de adultos. Não sei se é verdade, nunca fui chinês." Isto tudo me lembrou o autor desta frase, cuja leitura dos seus escritos sempre me divertiu muito. Stanislaw Ponte Preta- o Sérgio Porto, falecido há 43 anos. Por mais que tudo hoje seja muito moderno, as situações do cotidiano não mudam muito. Façam a comparação entre o Veríssimo de hoje e o Porto de quase 50 anos atrás. Elas são óbvias depois que lemos estas crônicas, mas é preciso uma mente brilhante para escrever o óbvio e conseguir mostrar aos outros depois de forma clara.
Ultrapassar o próprio entendimento, rasgar fórmulas pré-estabelecidas e mudar a própria opinião com simplicidade e bem fundamentado é um estágio superior ao que homens e mulheres podem chegar, apesar de eu acreditar que isto não se consegue em uma só vida. Porque é preciso ser simples e transparente,para explanar suas idéias, sem dúvidas nem segundas interpretações. Como já diria meu companheiro das tardes de leitura em minha adolescência - sim ,porque fiquei íntima- o Stanislaw Ponte Preta: "Difícil dizer o que incomoda mais, se a inteligência ostensiva ou a burrice extravasante."  Tenho uma preguiça danada de ler gente prolixa, que diz uma coisa querendo te incitar a entender outra.
Umbanda é uma religião que se molda ao nosso cotidiano, é uma ferramenta do entendimento do dia-a-dia. É o toque de bom senso em nosso livre-arbítrio. Não é a toa que os espíritos que nela trabalham se apresentam  como figuras simples. Eu acredito que o mundo espiritual seja simples e porisso mesmo, mais difícil de enxergar se você coloca um monte de obstáculos na frente, como palavras difíceis.
Tive o imenso prazer de ler o último comentário do Pai Fernando Guimarães no site do Terreiro do Pai Maneco e vou ressaltar um parágrafo: "Os médiuns gostam e fazem questão de saber os nomes das entidades que incorporam, mesmo que essa pressa possa prejudicá-los no futuro. Apesar de toda minha experiência fico confuso com isso. Pais Joaquim, Pais João, Exus Caveira, Caboclos Pena Brancas, Tupinambás em uma gira existem aos montes. Isso sem falar nos Oguns Beira Mar e nos Caboclos do Mar. Então, como pode ser isso? Como eles podem se multiplicar dessa forma? Dizem os eruditos que os médiuns se confundem e a verdadeira entidade incorpora nele, no erudito. Os outros são falsos." E lá estava o cotidiano de uma religião completamente à mostra. Ele ali falou o óbvio, apontou o problema e expôs, durante o texto, uma saída que ele enxergou. É preciso coragem para ser assim, muito bom humor, e um espírito que ainda solte pandorgas pelos céus de Curitiba. Tenho uma baita sorte de conhecê-lo.

*Se você que lê se acha  bom em coisas óbvias, ache o gato que está na foto que postei neste texto.

Para ler o texto do Pai Fernando na íntegra:

Para conhecer a Rede de Correções

25 comentários:

  1. AI , AI . SE VC NÃO EXISTISSE ...........EU MESMA TE INVENTARIA..............VC ME FAZ SENTIR ORGULHO DE ESCREVER , LER , PESQUISAR.
    É UM PRAZER LER ... VOCE. UM XERO DE NANÃ... SIM NANÃ PARA QUE VOCE POSSA ESCREVER , ESCREVER COM ESSA DOUTRINA, PACIENCIA, SAPIÊNCIA(EXISTE ESSA PALAVRA?)KKKK....ESCREVER , ESCREVER PARA EU , NÓS LERMOS. BJS MINHA DOCE E INTELIGENTE ANDRÉA. DIRCE DE OYÁ

    ResponderExcluir
  2. Agradeço imensamente pela citação e indicação. Quanto ao livro, aliás, ao óbvio do livro, entenda que pensei em algo mais ligado à Umbanda para lhe presentear, mas sei quase nada de tal doutrina. E só é quase, porque leio (às vezes comento) seus posts. Daí, por ser pesquisador de humor, óbvio seria uma leitura dessas para lhe indicar. Só não esperava figurar num texto seu, o que dá grande honra!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto, serviu muito para mim tb!
    Sobre a foto: mimetismo é tudo! adorei o "tigrinho"

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada.AONDE ESTÁ O GATO?Não acho nada obvio e nem gosto.Prefiro coisas instigantes e que me agucem os sentidos.Esta eterna diferença Homem e Mulher que ao mesmo tempo é tão igual me encanta e fascina.Ao mesmo tempo intriga e me faz repensar muitas coisas que eu acreditava ha uns anos atrás quando eu ainda era mais ligada a "coisas" que se pode pegar.Quantas e vidas e vidas vão ser necessárias pra descobrir isso não faço ideia,mas com certeza esse ciclo não acaba.As mudanças são eternas e os questionamentos também.Isto tudo é lindo.Meu único desejo é de que os discursos saiam dos "papéis" e vivam realmente em cada um de nós porque a gente "fala" pra caramba.O palavrório é enorme, mas as atitudes ainda pequenas demais.Que as essências pelo menos se igualem na luz...
    beijos e beijos querida!AMO!

    ResponderExcluir
  5. Querida Andrea

    Sempre Primorosa!!!!!

    Pés no Chão e Alma corajosa voando nesta Imensidão.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  6. Homens e mulheres mulheres? Viva a diferença!

    ResponderExcluir
  7. às vezes estamos tão embrenhados em um problema, ele cresce, avoluma, ganha maior importância, e aí aparece alguem e nos diz o óbvio e aí click! tudo clareia.
    O óbvio é o tapa que as vezes precisamos para acordar.
    Texto divertido. Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Muitos, senão a maioria de nós, temos o miserável hábito de culpar Deus e o mundo pelos nossos erros e fracassos. É que Narciso acha feio o que não lhe é espelho.

    Ahhhh! O gato... não vou dizer aqui, pra não estragar a brincadeira que já estraguei no Twitter.

    ResponderExcluir
  9. Talvez o gato seja a desculpa para não dizer que o Rei está nu, mas eu creio que ele está ao fundo perto de umas pedras brancas e parece um angorá kkkk Bjs da amiga Maria Tereza Penna

    ResponderExcluir
  10. Como sempre seus artigos impecavelmente bem elaborados.E contém este em questão uma boa indicação literária.Quando ao gato está nas folhagens a cavaleiro da rua próximo ao chão da base do muro,por trás da folhagens só visível a cabeça.

    ResponderExcluir
  11. PS: esqueci de assinar @PortalMatrix último romântico minha Conta google.

    ResponderExcluir
  12. Bom... parece que cada um viu um gato diferente nessa foto... eu achei um, mas não vou dizer onde está, rsrsss
    Provavelmente nem é o mesmo que os outros estão vendo, talvez, porque eu sempre acabe tendo uma visão diferente dos demais sobre as coisas. E minha interpretação acaba sempre distoando, rs
    Na minha opinião, atrás do óbvio, do banal, da resposta induzida, sempre há algum mistério maior, mas precisa saber sentir, antes de mais nada pra poder ver...
    Hoje, estou naqueles dias de não falar muito coisa com coisa, desculpe...
    Beijão! ♥

    ResponderExcluir
  13. Vão postando que no próximo post que eu fizer contarei, mas está num lugar óbvio.....

    ResponderExcluir
  14. Adorei tanto que citei até trechos em minha Tl vc é sensacional!

    ResponderExcluir
  15. Falta-me a fagulha para mudar o caminho ? Ou eu estou com as "frisas" tapando muito meu olho ?

    ResponderExcluir
  16. Excelente artículo de Andrea, como siempre y que revivo con especial interés la lectura de este genial e interesante blog.
    Abarca de manera precisa y con profundad verdad, su propia verdad para el conocimiento de quienes tenemos el placer y honor de leerla permanentemente. Saludos desde Chile Fernando Rodríguez Guzmán @FRodriguezG

    ResponderExcluir
  17. Que texto maravilhoso! Não posso me ausentar tanto assim de seu blog, porque seus textos fazem bem à alma.

    Gostaria de resaltar uma parte do comentário do Pai Fernando Guimarães, que me chamou atenção: "Os médiuns gostam e fazem questão de saber os nomes das entidades que incorporam, mesmo que essa pressa possa prejudicá-los no futuro." Eu nunca fiz questão de saber os nomes das minhas entidades, porque o nome não importa muito, ou pelo menos não pra mim. O que importa é que a entidade trabalhe direito, faça o bem e nunca prejudique ninguém.

    ResponderExcluir
  18. Amey o texto!!! Meu filho faz exatamente assim... e discuto na escola como o ensino formal mata este menino malandro e lúdico que chega até ela. Ah! Sobre o gato... acho que ele saiu para ver como estão as coisas fora do enquadramento rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Olha... Amo esse livro ai tbm!

    Uma Frase q lembro todos os dias: A gente nao para de brincar pq cresce e sim cresce pq para de brincar!
    É a frase de Peter Pan.

    E é exatamente isso q eu acho.
    Temos q conservar a criança q existe dentro de nos sempre.

    Amei o texto...

    Amo tu

    Smackss
    @vampireska

    ResponderExcluir
  20. Excelente ponto de vista de coisa,...

    ResponderExcluir
  21. Um tempo atrás conheci uma entidade que se denominava “Seo Trinca”. Ele atendia de cabeça baixa e falava sobre coisas da vida, sempre tocando em feridas quem nem eu mesmo sabia que existiam, mas depois de 3 ou 4 frases dele tudo fazia sentido.
    Exatamente como na passagem do rapaz em seu texto... Nossa mente é traiçoeira, via de regra, “varemos para debaixo do tapete” as verdadeiras razões de nossas dificuldades...
    Fascinado por tanta sabedoria, em uma das consultas perguntei-lhe:
    Seo Trinca, qual seu nome completo? A qual falange pertence?
    Ele levantou a cabeça, olhou-me demoradamente e disse: - Eu sou só o Seu Trinca!
    Imediatamente entendi . Fiquei encabulado, sem saber o que dizer...
    Temos necessidade de nos situarmos de sabermos nome, altura, peso, idade, como morreu, se sofreu... Quais são suas cores, se usa capa, cartola, chapéu, charuto...
    É o materialismo que ainda nos trai o julgamento... Ainda como nos tempos do Cristo.
    Confiar sem levar em conta as aparências... Este é um desafio constante.
    Um Amigo do Zé.
    @amigodoze

    PS.: Não vi o gato, mas se vc disse que ele está lá, eu confio...
    Treinando irmã... treinando...

    ResponderExcluir
  22. Texto maravilhoso! Temos que aprender a enxergar mais a simplicidade das coisas.
    "Umbanda é uma religião que se molda ao nosso cotidiano, é uma ferramenta do entendimento do dia-a-dia. (...) Não é a toa que os espíritos que nela trabalham se apresentam como figuras simples." Lindo!
    Grande abraço,
    @oamuletto

    ResponderExcluir
  23. Só ficamos curiosos com o gato... mas, como disse o @amigodoze, "mas se vc disse que ele está lá, eu confio..."

    ResponderExcluir
  24. Concordamos com o fato de a nota de uma prova ser analisada, quando se põe à prova a capacidade intelectual de alguém. Sábio garoto que usou desse argumento (rs). Os chineses são sábios, mesmo, né, amiga Andréa? Conheço homens feito que soltam pipas, mas acredito que nem todos conhecem os chineses.

    Ótimo texto: Carismático, cheio de valor... Lindo, lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Excelente texto, como tudo que você escreve.
    As crianças possuem o dom e a agilidade intelectual de nós enrolar, bem sei, fui professora por um bom período e dentro da sala de aula vemos, ouvimos e constatamos a agilidade que possuem em “defender” suas ações, as vezes de maneira bem astuta e peculiar. A criança evoluiu e o homem surgiu, ainda contam mentiras para se defenderem, mas desta feita sem a inocência da idade.
    Alguns trazem dentro de si um pouco do menino sapeca que o dia-a-dia da vida não conseguiu matar. Acredito que a maneira, o ambiente, o meio e a própria maneira de viver, faça com que percamos um pouco da criança que habita dentro de nós.
    A Umbanda me ensinou que: quem se basta consegue e é feliz. Mas concordo com minha amiga Andréa, é preciso muitas encarnações para ter o espírito leve e livre do negativo, para que a criança brincalhona e risonha permaneça em nós. É...porque, também, existem muitas crianças que já possuem o traço de amargura no semplante.
    E... é preciso muita bagagem espiritual para possuir o dom de escrever e encantar como minha, ou melhor nossa, amiga Andréa Destefani faz.

    Quanto ao gato... ELE ESTÁ ABAIXO DA FOLHAGEM, NA BARREIRA DE PEDRA. ESTÁ SENTADO, EM NOSSA FRENTE, OLHANDO PARA A DIREITA DA TELA.

    Beijokas Andréa Destefani!

    ResponderExcluir