quarta-feira, 22 de junho de 2011

Palavra do Caboclo Pena Branca

Caboclo Pena Branca, imagem intuitiva feita pelo médium Jimmi
Filho de Oxóssi quando vem com uma risadinha no canto da boca, pode contar que vai falar uma piadinha. E veio o Syrus com o tal sintoma: Mamãe quer um chokito? Já sabia qual era a resposta ,mas falei: ah, eu quero sim filhinho! Pois então coloca o "dedito" na "tomadita". Ele estava rindo muito e tive que ensaiar uma risada assim também. Como é bom chegar no mundo agora não é? Tantas piadas "novas" pra escutar e passar adiante....
No dia dos namorados rolava na rede que amor é uma coisa brega, tão brega que precisa de dois,como nas duplas sertanejas. De fato, o amor é algo muito antigo na humanidade e a discussão sobre ele também. Fiz uma grande descoberta hoje sobre ele, mas quero explicar um pouco sobre o contexto.
Dificilmente visito outras giras que não seja a que freqüento, não tenho uma razão exata para isto, mas sou assim. Hoje resolvi quebrar um pouco isto e fui ver uma gira do Pai Beco de Oxóssi, no Terreiro do Pai Maneco mesmo. Amo as giras de Oxóssi, um cheiro de mato misturado à orvalho da manhã, num dia de verão (porque energia pra mim tem cheiro) e uma alegria com relação à vida sem igual. Talvez por isto Oxóssi seja tão ligado à cura e à saúde.Fui falar com o caboclo Pena Branca pedir uma ajudinha, um axé e fazer uma pergunta (lógico). Ainda estou digerindo tudo o que vi e senti. Quando você é iniciante na Umbanda, tem toda uma relação especial com ela, como num namoro, no começo quase é impossível não ser um pouco fanático. Aprendi que com o tempo as coisas se equilibram e tudo tem o seu lugar correto: sua vida social, familiar, profissional e religiosa coexistem sem conflitos.
A história da relação do amor na vida das pessoas dentro das religiões  se desenrolou,muito resumidamente, da seguinte forma: primeiro se alguém fazia algo de ruim para outra pessoa se tornava uma guerra entre famílias ,e a briga se estendia por gerações. Aí, por volta de 1780 a. C., no Código de Hamurabi, veio a Lei de Talião, ou seja, olho por olho ,dente por dente. Se alguém te fez algo você devolve na mesma moeda e acaba aí. Era o dito "castigo-espelho". Anos depois surgiram os dez mandamentos, na Torá, para que as pessoas se harmonizassem e seguissem regras de entendimento comum.
Se você levar em consideração que a primeira Bíblia foi impressa em  1456, pode-se levar em conta que a palavra do Cristo começou a ser mais divulgada a partir desta data .Lá está escrito que seria a partir daquele momento um só mandamento seria usado: Amai-vos uns aos outros. Apesar de simples, levou séculos para ser entendida, pois é de complicada execução e absorção, por incrível que possa parecer, mas está aí a história que não me deixa errar nesta afirmação.
Portanto , na humanidade, o amor ainda está em evolução. O aprendizado do amor , creio eu, envolve várias vidas até chegar em sua plenitude pelo espírito. Perguntei ao Caboclo Pena Branca se ele teria alguma coisa a me dizer, para eu passar aos médiuns de Umbanda.  Havia muitas coisas que ele poderia dizer, então pedi que me falasse a que considerava mais importante no desenvolvimento mediúnico. Falou da importância do equilíbrio de nossos "vícios" como a inveja e arrogância e, de repente, senti que não só seu Pena Branca ,mas muitas entidades próximas. Ele me falou então que a meta do médium , de seu desenvolvimento total, é ser amor, não escolher o que se amará, mas ser amor. Até agora estou emocionada. Ser amor compreende uma vasta possibilidade de afinidades espirituais,  e uma compreensão plena da caridade e da fé. E se amar ao próximo como a si mesmo já é difícil, ser amor é algo que levará mais um bom tempo para ser compreendido. Uma árvore pode demorar anos para dar frutos, então o importante é plantá-la mais rápido possível.
Hoje o Caboclo Pena Branca foi portador da voz da Umbanda como um todo e eu o agradeço muito por este presente, que sei que será utilizado por pessoas não só da minha religião, mas por todos aqueles que buscam, como eu, tornar a fé um meio de sermos um pouco melhores a cada dia, no entendimento da palavra amor. Hoje, em frente ao congá, me senti uma criança chegando ao mundo, maravilhada com as coisas que estou descobrindo. Saravá seo Pena Branca!


Dedico esta postagem À Beatriz Silva e ela sabe porquê.

25 comentários:

  1. Ser amor..é isso que todos seremos um dia!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Simples assim....o caminho, assim como o propósito é o AMOR! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a vida é aprender, e aprender é crescer. Quando digo isto não estou me referindo a ter, estou falando de ser. Somos pessoas em busca de respostas na grande escola da vida. Quem sabe um dia não seremos aquilo a que fomos designados. Deixo aqui um poema islâmico.
    "Desde que chegaste ao mundo do ser,
    uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.

    Primeiro, foste mineral;
    depois, te tornaste planta,
    e mais tarde, animal.
    Como pode isto ser segredo para ti?

    Finalmente, foste feito homem,
    com conhecimento, razão e fé.
    Contempla teu corpo - um punhado de pó -
    vê quão perfeito se tornou!

    Quando tiveres cumprido tua jornada,
    decerto hás de regressar como anjo;
    depois disso, terás terminado de vez com a terra,
    e tua estação há de ser o céu.'
    Rumi

    ResponderExcluir
  4. O amor ainda esta longe de ser entendido , é frequentemente confundido com afeição, paixão , angustia e muitos outros...só quem é o próprio amor sabe o que diz no oculto do verbo amar.
    Houve certa vulgarização da palavra amar... eu mesmo não gosto quando as pessoas vem perguntar algo ou mesmo conversar e usam a palavra amor,digo nas conversas mais sem importancia, vindas de pessoas sem importancia...
    Para uma mãe amor é o filho
    para uma esposa é o marido
    para o professor seu aluno
    Nada se faz sem amor .... nada ... nem esse blog.
    Ao contar-nos suas experiencias voce divide um pouco do seu amor conosco.
    Obrigado ...!!

    ResponderExcluir
  5. O mais importante é o amor! não adianta ter fé inabalável,se não se tem amor no coração para compartilhar com todos os seres da criação.o código é 153514 um nr cabalístico e estas são as vias 3 14 13 12 24 23 22 33, nesta ordem respectivamente São três mães , 7 duplas e doze simples neste caminho chegaremos aos 72. poderemos então estarmos em sintonia através do amor.Quem tem ouvidos que ouçam,pois os lábios da sabedoria só estarão abertos para os ouvidos do entendimento.O caboclo sabe o que diz,ele deu um aviso para os ouvidos de entendimento.Ser amor é diferente de ter amor,ser amor é possuir todas as partes do divino.
    Passei o recado que não é para todos.

    ResponderExcluir
  6. Adoraria conhecer seu filho personagem de tantas crônicas, e nos faz lembrar de nossas proprias descobertas, do novo, de forma ingenua e às vezes pueril de enxergar a vida.
    Ser o amor é ser um pouco criança, é absorver gestos, palavras, aprendizados e repassa-los com alegria como vc faz. Axé!

    ResponderExcluir
  7. Andréa, também sinto cheiro na energia e isto é maravilhoso como se lembrar de gostos da infância, perfumes de queridos e musicas que marcaram nossa vida.Muito bom mesmo!Revitaliza,renova, rejuvenesce.Vixe..que tanto de "Re",rsrs.obre o amor, ele disse tudo: AMAR É SER AMOR.É tudo.Lindo mesmo e repleto(mais um re).Parece que hoje é o dia da renovação,e vou repetir muitas coisas mas mesmo assim saio daqui reformulando idéias e me redimindo.Amor é isto.Se dar e aceitar receber.E viva os "res" de hoje!Salve querida!Axé

    ResponderExcluir
  8. Ser amor e ser humano é tão contraditório! As amarras do nosso frágil corpo se retesam muito antes de chegarmos ao desprendimento que o amor exige. É por isso que o amor humano é tão imperfeito e tão belo...

    ResponderExcluir
  9. Ser amor...ser energia pura de amor... Com certeza, uma difícil missão para o entendimento humano...
    Todo atendimento mediúnico é ato de amor, é onde as entidades passam a energia necessária para quem necessita, seja ela de cura ou não, utilizando o médium como intermediário, nesse caminho de amor...
    E como você, brilhantemente, disse no seu post anterior, o médium se alimenta também dessa energia, porque o que passa através dele também lhe faz bem. O ato de canalizar em si a energia e a finalidade dela, já lhe faz bem.
    Ser amor ainda é um longo aprendizado para os humanos imperfeitos e tocados pelas vaidades e outras tentações terrenas... Ser amor é ser apenas Luz e brilhar incondicionalmente, seja por quem for... haja amor!!
    Beijo, minha dinda!! Vc está mais perto disso que ninguém!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, amiga!
    Lindo texto.

    Minha Mãe trabalhou muitos anos com Seu Pena Branca. É lindo vê-lo trabalhar!

    Bjs,
    @jorgeluizm

    ResponderExcluir
  11. Super amei o texto Andréa,muito bom!
    Beijos
    Ane

    ResponderExcluir
  12. Bom texto. Boas palavras. Não sou umbandista, sou candomblecista rapado há 8 anos, há 15 acompanho o culto, há 15 eu escolhi (ou fui escolhido) pelo Asé. Ao longo desses anos já vi, ouvi, espirei, ignorei e retruquei muitas coisas dentro do culto.

    Sou o típico filho rebelde, desses que questiona e que vê o Asè como religião, não como comércio, palco de espetáculos, cultivo de vaidades e afins.

    Ao longo desse tempo, o que menos tenho visto é o humano ser amor, amor com o irmão, amor com o Santo, amor com os próprios "ewos". Chega ser cômico lembrar-se da cantiga de roncó para os Yawos - "que eu amei, que eu amar... que eu amei a minha dicisa...".

    Hoje me perguntam, você é filho de quem? quem é seu zelador? Respondo em ponta de linha, sou filho de minha Mãe e de meu Pai. Quem me zela é o Orixá, porque eu não conheço, hoje, uma casa que sirva para o meu axé, porque eu não aplaudo as coisas que acontecem por aí a fora e no dia que o Santo me desejar em uma casa, Ele me dará caminho.

    Agora acrescentarei mais uma frase a essa fala. Ele me dará caminho para encontrar uma casa de Amor, para Amor. Ode bosi fuwo.

    Rapha
    @raphaelflores

    ResponderExcluir
  13. muito bom nessa canseira que é dar conta de nossas tarefas nessa vida, de repente sair da tela de obrtigações e ler e er vc e suas mensagens. a de hoje me emocionou muito pois meu pai de 89 anos vive comigo é um cabloco 7 flexas.obrigada axe

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texo amiga,como pediu deixo aqui minha opinião, como disse nosso querido pena branca precisamos ser amor, mas estamos ainda compreendendo o significado desta palavra tão importante, eu ja p0lantei minha arvore e vc?

    ResponderExcluir
  15. A palavra ser amor, vinda de uma entidade espiritual tem um significado muito importante para mim, doação. Se entregar de corpo e alma em prol de seu semelhante, na busca de uma melhor qualidade de vida. É aliviar os sofrimentos material e espiritual e mostrar que ser útil ao próximo é ajudar a si mesmo.

    Ricardodeogum.

    ResponderExcluir
  16. Agô Odé!

    Uma coisa que acho intrigante, do grande espírito Caboclo Pena Branca, é ele estar sempre mudando de cavalo.

    Penso que seja um espírito 'domador', ele desenvolve um médium e aceita o desafio de trocar seu cavalo para domar outro. Grande guerreiro de Oxalá, Cabolclo de Oxóssi, espírito que guia, ensina, mostra o caminho, tem várias montaria más jamais abandona nenhuma.

    Se existem muitos guias e muitos médiuns que trabalham com cada um deles, existe seo Pena Branca, que tem um verdadeiro haras, que prepara suas montarias para a invernada na Arunada.

    Saravá seo Pena Branca!

    ResponderExcluir
  17. "...se amar ao próximo como a si mesmo já é difícil, ser amor é algo que levará mais um bom tempo para ser compreendido." Perfeito!

    ResponderExcluir
  18. Nossa me emocionei com essa postagem!! Nunca conversei com seo Pena Branca mas os pontos dele mexem com a minha alma, eu o amo sem ao menos conhecê-lo, é um amor que não sei explicar, apenas o sinto.

    Às vezes o ser humano não consegue fazer a coisa mais simples que é amar. "Feliz é aquele que consegue se desprender do material e ver seu próximo como um igual, pois assim saberá usar a lição ensinada pelo Pai: amai-vos uns aos outros e não deixará que a inveja e arrogância tomem o lugar do amor no coração."

    ResponderExcluir
  19. "ser amor, não escolher o que se amará"...
    Um lindo texto que com certeza vai passar a diante esse conceito e fará os leitores refletir bem sobre oque é exatamente "ser Amor"...
    Parabéns e Muito Axé.
    (by: Alexandre)

    ResponderExcluir
  20. acho que as pessoas tratam o amor como brega, chato, meloso, por nunca terem experimentado ele em sua essência, por ter algo em sua vida que impeça de senti-lo, eu mesmo ja duvidei da existência dele, e ainda não tenho tanta certeza se cheguei a alguma resposta concreta.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. aprendi mais uma, e seguirei na minha vida, este glorioso ensinamento.
    Gislaine

    ResponderExcluir
  22. sou filho do grande cacique pena branca espírito de grande paz,luz e força de combate,sempre quando ele dsce em terra chega com seu grande amor e carinho com seguidores de nosso senhor jesus mas tb têm grande força para combater o mal,sou muito honrado em ser filho dele e de ogum de lei

    ResponderExcluir
  23. Já diz tudo!! Ser amor, amor incondicional!! Salve Mestre Pena Branca!!!!

    ResponderExcluir
  24. LINDA MENSAGEM E TB ADOREI A IMAGEM. ALGUM PROBLEMA DE EU TER SALVO A IMAGEM PRA MIM? COLOUEI JUNTO NOME DO PINTOR,OK? SE TIVER ALGUM PROBLEMA ME AVISE QUE EU DELETO ELA DO MEU PC,OK?
    SAUDAÇÕES E LUZ A TODOS!!!

    ResponderExcluir