quinta-feira, 17 de março de 2011

Samurais Atômicos

Syrus voltou da aula revoltado. Um destes meninos da mesma idade o havia tirado do sério. Contando vantagens de como havia 'feito' para um outro menino desmaiar de dor. O Syrus sabia da mentira deslavada em forma de fantasia. Mesmo assim, não se conformou.Por que mamãe, as pessoas gostam de imaginar o mal que podem fazer aos outros? A tia do escolar veio até dizer pra eu não ligar ,mas não tem como. Se eu não ligar, quando ele for maior, ele vai achar legal. Enquanto ele não parar com essas idéias maldosas ,não converso mais.
De todas as as psicopatias conhecidas, como a depressão, a síndrome do pânico, a ansiedade, a compulsividade, a única  que o próprio paciente não procura apoio médico é a raiva. Comportamentos extremamente agressivos são bem aceitos pelos próprios portadores.Os que convivem com o "raivoso" é que vão em busca de ajuda.
Recebi inúmeras reclamações de pessoas atordoadas pelos comentários que estavam sendo feitos sobre o caos instalado no Japão.  Pasmem sobre o que estão postando: tudo ocorreu porque somente 4%  dos japoneses crêem em Jesus Cristo.
As religiões são fontes para um equilíbrio pessoal. Elas servem para trazer alento e força nos momentos em que as pessoas precisam. Servem para acrescentar preceitos morais e ética comportamental. Deus ,em sua Infinita Sabedoria, não precisa delas.Nós, imperfeitos que somos, precisamos. Em que ponto o ser humano deixa de ser humano e passa a agredir com palavras tão duras quem já perdeu tudo? No exato ponto em que não sabe da medida do amor divino e incondicional. Falo sobre isso como alerta aos que julgam saber de algo, os "professores" de Deus, porque como o Syrus, penso que amanhã eles podem não só estar desferindo impropérios com suas suas línguas afiadas ,mas também matando novamente em nome do Cristo, como na Idade Média.
A Umbanda, religião plenamente brasileira, utiliza em seus rituais as forças da natureza em consonância com as Leis Divinas, ou seja, buscamos a cura dos males dos que nos procuram, o consolo e a força nos elementos da natureza. Sabemos da sua Força Divina e de quanto este mundo ,neste tempo em que vivemos, precisa conhecer a natureza para poder conviver melhor com ela.Gosto de citações porque algumas nos conduzem a um pensamento imortal, como o de Leonardo da Vinci : "Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido."
As pessoas ligadas à natureza entram facilmente nestes pensamentos universais. A Umbanda é simples. Amor, caridade, fé, compaixão são sentimentos universais. Você pode tê-los em qualquer lugar do mundo e fora dele. Mas, tudo nesta vida, precisa ter um entendimento prévio. A Umbanda foi criada por pessoas simples e para pessoas simples, repleta de sabedoria. É ação e reação. Se você corta uma árvore que lhe dá sombra, no verão terá que ficar ao sol. 
Os japoneses não chamam os terremotos de tragédias, pois sabem que moram num local no qual é próprio da natureza tais eventos. Porque não há como conter as reações da natureza. Preocupam-se agora sim como fatores falíveis humanos, como as que podem ter auxiliado na falta de uma proteção maior nas usinas nucleares de Fukushima. Contudo, estão fazendo o máximo possível para reverter esta situação: os "Samurais atômicos", assim são denominados heróis que lutam contra catástrofe nuclear. Porque simplesmente eles sabem que no dia seguinte o sol virá de novo e  assim, a esperança e a escolha pela vida  se renovam, e com elas se recontrói um novo mundo. Erico Veríssimo já dizia em o Tempo e o Vento: "Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento."
A sua fé pessoal, as suas crenças, não devem nunca ser usadas como armas, antes como escudo em frente os problemas da vida. Assim como os produtos da engenharia atômica, suas palavras irradiam energia. Pensem que esta sua energia irradiada poderá chegar até outras pessoas. E você é responsável por tudo o que diz e provoca. Não crie barreiras para o amor e a caridade, não crie barreiras para seu próprio crescimento.

13 comentários:

  1. Que belo texto querida! Tenha sempre amor em seu coração! Amor é vida. Beijos linda!

    ResponderExcluir
  2. Bom você falar sobre este assunto. Concordo plenamente. Respeitar a dor do outro, bem como seu credo é o mínimo que cada um pode fazer... Não admito em hipótese alguma, seja quem quer que seja que brinque com a tragédia japonesa.... Creio que palavras "bem ditas" trazem alento ao coração de quem necessita e muitas vozes e energia positiva fazem milagres.... E qdo acontece uma tragédia volto minha fé em direção ao Criador pedindo piedade e misericórdia, com toda humildade que posso ter.... Lindo, lindo!!!! Vamos todos juntar nossas boas palavras, boas energias e pensamentos positivos e pedir com amor e generosidade a benevolência de Deus ... Obrigada! Uma lição... Bjus de algodão doce!

    ResponderExcluir
  3. Penso que sejamos atômicos e nucleares, também... Se nos esquentam mais do que nossos reatores aguentam, explodimos e emanamos energias com proporções bombásticas. Mas sempre tem lá nossos samurais para salvar a nós e aos possíveis atingidos com nossas energias, né? hehehe

    Beijoooooooooos, te amo, amiga!!

    ResponderExcluir
  4. Pior que essas pessoas nao vem que fazem mal a si proprios porque isso e uma colera a si mesmos e quando menos esperam....Em relaçao ao syrus so podia ser teu filho ne mae por ser tao doce e correto te amo
    amandynha

    ResponderExcluir
  5. Bruxinha,
    estes acontecimentos nos apontam a "temperatura"do sentimento humano com relação ao seu semelhante.Temos que prestar atenção nisto e fazer desdobramento de ações e pensamentos.Tudo esta interligado,todos os pensamentos e ações atingem a humanidade.Temos que sair do discurso dialético e acrescentar o terceiro fator(a humanidade).Ou seja o que sou e sei ,ira compor com o que os outros são e sabem,porque a finalidade é o bem comum,a evolução.
    Parabens pelo texto ,você domina muito bem o conceito"Umbanda pés no chão."
    Cátia.

    ResponderExcluir
  6. Nem sei o que dizer sobre isto, dois dias atrás eu já estava indignada com estes comentários sórdidos e inconcebiveis,porém foi ao ouvir esta mesma frase da boca de uma pessoa simples que é muito ligada a mim,pessoa esta que nem sabe ler e escrever falando ("O PASTOR DISSE" que isto aconteceu no japão pq eles não seguem jesus e não devolvem o dizímo)que fiquei mais fula da vida ainda,como pode um homem que sabe que tem influencia sobre as pessoas que o seguem como pastor,dizer uma coisa tão absurda?
    pessoas simples assim que não tem instrução e mesmo as que tem e ficam cegas,surdas e mudas perante tal absurdo?Verdade seja dita isto é contradição deles pois ao mesmo tempo q dizem que jesus é benevolência e amor,depois de 5min jesus devastou o japão por falta de dizimo?tenha dó!!!!!A verdadeira tragédia é se aproveitar deste desastre natural para fazer chantagem psicológica com pessoas de bem que acreditam nas palavras de um "homem"se é que podemos chamar assim.Opior é que nem podemos tentar debater sobre isto com estas pessoas,pois como já disse estão cegas,surdas e mudas para a verdade.

    Palavras de uma umbandista que tbm foi evangélica desde criança,porém abri meus olhos para a ignorância e deixei de ser cega,surda e muda.

    Muito axé á vc Andréa!!!
    adoro seus textos...

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, amada!
    ^^

    Vc tem o dom de tocar nossos corações no local e momento certo!

    Adorei qdo vc disse: "A sua fé pessoal, as suas crenças, não devem nunca ser usadas como armas, antes como escudo em frente os problemas da vida."

    Fica na paz de Oxalá!
    #Axé

    ResponderExcluir
  8. Pai, eu te imploro! vai lá onde eu não posso ir, e tome conta de cada uma dessas pessoas.

    Eu sei que são muitas, mas acredito em ti! Acalme a cada alma e coração deseperado, por favor!

    Minhas mãos estão atadas e o que posso fazer agora é orar pedindo por tua ajuda enviando pensamentos bons e orações aos que precisam!

    Pray For Japan, Pray For World.

    REZE PELO JAPÃO, REZE PELO MUNDO

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que abordagem fantástica. Adoramos a introdução dada à Umbanda para falar do amor e carinho que devemos dar aos japoneses. Foi essa a mensagem que ficou para nós. Sem o ódio ou a raiva atrapalhando, podemos, sim ajudar e contribuir muito mais. A raiva é tão incompreensível que nem remédio ela tem. Ou seja, ela nem deve existir. Tendo a mente aberta, podemos ser criativos e benéficos, sendo favorecidos pela natureza, como fazem e genialmente pensam os japoneses.

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  10. "Deus, em sua Infinita Sabedoria, não precisa delas. Nós, imperfeitos que somos, precisamos."

    A imperfeição é o que nos torna tão belos... e cruéis! Explorei esse assunto aqui: http://bit.ly/982wqQ O que você acha?

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Corrigindo, o link para o meu post é esse: http://www.paulofodra.com.br/2009/05/imperfeitos/

    ResponderExcluir
  12. Sim, inclusive acho que precisamos sempre dizer palavra amáveis e abençoadoras, que possa trazer amor ao nosso redor!

    Texto lindo, parabéns!

    http://vazaante.blogspot.com/

    ResponderExcluir