quinta-feira, 24 de março de 2011

A Magia da Água

Tupê tuiê é anin? Esta era a pergunta clássica do Dyogo quando pequeno e falava só em dioguês, ao se sentir contrariado. Como bom Xangô, aos 11 ainda pergunta: Por que você é assim? O fato é que esta pergunta, hoje sou eu que faço. Eu também sou de Xangô.
A natureza vive em equilíbrio, creio que justamente por não termos controle sobre ela. Cada coisa ocorre em seu tempo certo, principalmente quando os níveis de energia estão muito altos, então tudo se movimenta para entrar novamente em equilíbrio. Assim ocorrem os terremotos e com o excesso de água nas nascentes. Nós também fazemos parte da natureza e assim sendo, quando temos um excedente de energia o corpo reage para voltar ao equilíbrio.
Existem três elementos básicos e imprescindíveis que se usam nas giras : a água , o fogo e as ervas. Tenho aprendido muito sobre a água, principalmente o quando e como tomá-la- que apesar de parecer óbvio tal necessidade - é facilmente esquecido e ignorado. Meus filhos pequenos são "viciados" em água. Levam suas garrafinhas cheias para escola, não dormem sem tomar um copo e assim que acordam estão eles lá tomando sua aguinha.
Minha aventura pelos caminhos da água começou pelas mãos do seo Beira Mar. É comum esta entidade falar sobre a importância da água e como e pra quê tomá-la, conforme a necessidade de cada pessoa Certa vez ele enviou uma explicação ao Pai Fernando sobre as águas nos trabalhos de Umbanda, que também foi publicado no Blog do Pai Maneco: " a água da chuva é utilizada em processos de cura que necessitem de fluidez, como o pulmão, o coração e os rins. Já a água do poço - que vem de dentro da terra, só para trabalhos espirituais de transformação, ou seja, para espíritos que consolidaram seus problemas por várias encarnações e necessitam de mudanças drásticas. A água dos rios serve para problemas financeiros que envolvam demandas, e a água do mar para depressões causadas por obsessores. A água gelada ou congelada só para doenças que se alastrem. Toda água deve reteornar depois de usada nos rituais para a terra, com excessão da água do mar que deve ser misturada com a água doce para então ser descarregada na terra."
Na medida que o médium vai se desenvolvendo, na verdade desenvolvendo sua capacidade de perceber melhor o mundo espiritual, as comunicações vão se aperfeiçoando. Já há algum tempo ele vem pedindo a algumas pessoas, conforme o nível de energia que ele percebe no dia, que tomem água antes ou depois de determinados trabalhos, como também ,em determinados casos em que as pessoas não estão bem que sejam molhados os cotovelos e a nuca. Ninguém nunca o questionou sobre estas coisas, mas a minha curiosidade sobre o porquê disto trouxe a resposta.
O médium numa gira é na verdade um manipulador das energias presentes e estas energias por sua vez são decorrentes dos sentimentos dos encarnados ou desencarnados presentes. Alegria, tristeza, raiva, intolerância, ansiedade enfim todos os sentimentos misturados que serão colocados em equilíbrio no decorrer dos trabalhos. É bem comum no dia seguinte à gira alguns médiuns dizerem que estão ainda "carregados', sentido sono, irritação ou tristeza e até mesmo dores. A limpeza da parte espiritual cabe às entidades, mas a limpeza do corpo cabe a nós.
O psiquiatra Luciano Munari, depois de anos de observação e pesquisa, descobriu que a origem de diversos sintomas apresentados por seus pacientes eram decorrentes da influência de uma substância fluídica ainda desconhecida pela medicina clássica, denominada ectoplasma. Autor do livro ECTOPLASMA- DESCOBERTAS DE UM MÉDICO PSIQUIATRA, da Editora do Conhecimento descreve e analisa patologias como úlcera, artrite, enxaqueca, labirintite, fibromialgia, Tpm, depressão, síndrome do pânico, transtorno da somatização (a “bola” na garganta), entre outras, esclarecendo ao leitor de forma clara e objetiva de que maneira o ectoplasma e sua produção excessiva pelo fígado colabora para a formação desses sintomas físicos e psíquicos tão comuns nos dias de hoje. E mais: como a alimentação adequada, o exercício da paranormalidade direcionado para o bem, e uma reformulação do comportamento psíquico podem colaborar para o controle dos sintomas ectoplasmáticos e conseqüente cura de enfermidades.
O termo ectoplasma é frequentemente usado na linha espírita e não obtive uma resposta ainda segura na relação com a Umbanda. O fato é que o fígado  é o órgão responsável pelo processamento da maior parte das reações de produção de energia pelo corpo e regula todo nosso humor. Na medicina chinesa o fígado representa a alma etérea e é considerado como um General de Exército (qualquer semelhança com Ogum não é coincidência) do qual se origina toda a estratégia.Sua função seria regular o fluxo suave da alma e as palavras chinesas para esta função significam, literalmente, “fluir”, “deixar sair”, “dispersar”, “circular”, para nós umbandistas seria o "descarregar". 
A água cumpre então um papel fundamental em nosso descarrego pessoal. Se você sentir que a gira está "pesada" tome água, se não sentir tome água. Tome água antes durante e depois. Devo admitir que depois que aprendi a ouvir seo Beira Mar e a seguir seu conselho de tomar água, os dias seguintes à gira têm sido bem melhores. Algumas pessoas tem o costume de sair de suas giras e ir fazer seus lanches, mas tão importante quanto a preparação antes delas é o que fazemos depois. Para praticar a verdadeira caridade temos que manter nosso templo pessoal, que é nosso corpo , em perfeito estado. Custa tomar água? Tupê tuiê é anin? Além disto para "desopilar o fígado", sigo um grande conselho sempre dado pela Mãe Lucília Guimarães: sorria sempre!

Outro livro que achei muito interessante ,que dedica um capítulo à preparação de águas para rituais é o Caldeirão da Magia Amazônica, da escritora Suely Cals, publicado pela editora Pallas. Aqui vai uma destas receitas, para limpeza de ambientes:
Água forte
ingredientes:
1 litro de água
2 colheres de sopa de raspas de ferro (limalha)
1 ímã
preparo: Esta água é usada apenas para limpeza de ambientes.
Coloque a água em uma vasilha de barro ou vidro. Acrescente as
raspas de ferro e o ímã. Deixe exposta às forças naturais por 24
horas. Os bons pensamentos enquanto se limpa o local também são fundamentais.,
As forças naturais a que a autora se refere, é deixar ao ar livre por 24 horas.

13 comentários:

  1. Muito bom texto, como sempre Andrea. Como já te disse antes, aprendo inúmeras coisas com seus textos. Agora por exemplo, vou beber um bom copo d'água! Um beijo

    ResponderExcluir
  2. eu adorei o post, e realmente água é vida, e nos rituais na minha casa, nós usamos agua pra tudo, e se saimos na rua, nós usamos a agua pra nos manter-mos limpo e purificado e tirar as coisas ruins de casa.. adorei o blog e Agora eu enchergo... brindaremos com um copo d'água tim tim.. bjus

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo o texto. Incrível como as pessoas têm um contato especial com a água aqui em Belém: os cheiros, os rios, a chuva, os poços. Impossível não sentir "algo" tomando banho em um igarape, no meio da mata. Minha avó tem, inclusive, muitas histórias legais com água, sua importância, seus usos. Para saber mais, o amigo paraense convida a visitar Belém, hehehehehe. Obrigado pelo texto.
    Tanto

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    Amei seu texto.. mais uma vez como se estivéssemos sentadas comversando, só faltou compartilharmos o copo com água...
    Como médium em desenvolvimento, foi bem esclarecedor..
    Obrigada Déa
    Beijo Grande
    Karina

    ResponderExcluir
  5. Andrea,

    informação é tudo mesmo!Eu fazia já muitas das coisas citadas por você por intuição, e realmente funcionam.Àgua é vida, energia, limpa e cura.ESSENCIAL, bem como seu texto.Obrigada mais uma vez querida por compartilhar!beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga, que beleza de texto, e que redundância a minha! Parabéns, mais uma vez e sempre. Olhe que me deu uma baita sede, viu? Sede não só física, mas principalmente intelectual. O segredo de sorrir sempre, além de beber água sempre, eu sigo com muita frequência. Eu não sorria sempre, embora me considerasse uma pessoa feliz. Agora estou sorrindo para tudo e todos. Se me tratam mal, eu sorrio de volta. Depois dessa leitura, se me tratarem mal, vou sorrir e oferecer um copo d'água. Vai ver a pessoa está precisando. :)

    Assim que reformular meu projeto de pesquisa, te envio os detalhes. Mas basicamente pretendo relacionar a Umbanda (mais especificamente as mensagens em blogs - este, fonte primordial) com o conceito de "desencantamento do mundo" proposto por Max Weber. Comecei a pesquisa hoje. Estou superfeliz por ela, certa de que nem isso pode ser por mero acaso.

    Grande abraço,
    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  7. Querida, adorei seu texto, o mesmo veio a confirmar o que ja sentia em meu íntimo, pois peço socorro a água pra tudo! Para vc ter uma ideia, moro de frente pro mar com um rio por tras da casa. Como seus filhos, também carrego minha garrafinha, nao durmo, nem acordo sem meu copinho de cabeceira rsrsrs (como choro a toa, alguns ja me disseram q tenho caracteristicas fortes de Oxum ). Aos poucos, tenho passado esse hábito a minha familia e vejo que toda a energia vital melhora, conforme hidratamos nossa vida. Em situações em que me sinto digamos no meio de baixas vibrações, a água sempre me socorre. Gosto muito de sua forma de escrever . Um abraço fraterno de sua mais nova trocadora de figurinhas ... :D

    ResponderExcluir
  8. Ola Andréa...lindo texto....a água é o maior bem vital necessário à vida!!!! Como estamos vivendo em tempos difíceis, jamais deixem de ter água estocada em casa!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi amada!!
    A leitura dos seus textos,são como um bom gole de água fresca.Que saciam a minha sede de saber.

    Um mega axé com beijo grande!!

    ResponderExcluir
  10. Andrea, que Grande Aprendizado!
    Com você ganhamos sempre uma Estrela de LUZ!
    Obrigada por compartilhar sua sabedoria.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!!!
    Pena que não valorizamos a água como ela merece.

    ResponderExcluir
  12. Belo texto, não só pela explanação da importância da água, mas também por todos os tópicos retratados. Parabéns!!

    ResponderExcluir