sábado, 19 de fevereiro de 2011

Oxalá

Helen Keller 1880-1968
Há três tipos de frutas que gosto aqui no sítio: pitanga, araçá e saco de bode (este último virou "hit' e é conhecido por physallis, apesar de ser na verdade um "mato", que cresce sozinho). Pois bem, este é o primeiro ano em que o pé da araçá está repleto de frutos. Todos os dias vamos lá ver se estão maduros, mas até agora nada. A sensação é a mesma que antecede ao término do cozimento do bolo de chocolate, quando se eleva no ar o cheiro, mas bem mais demorada.
E por anos tive esta sensação ao pensar em Oxalá. Orixá que a princípio não é relacionado com nenhum elemento da natureza, aparentemente. De uma certa forma é fácil descrever os outros Orixás e suas correlações com o vento, as pedreiras, as matas e assim por diante.Esta noite amadureceram minhas idéias sobre Oxalá e aproveito o dia para dividir com vocês.
Há dias venho pensando em Hellen Keller. Para quem não conhece, ela nasceu em 1880 em Tuscumbia, Alabama, descendendo de família tradicional do Sul dos Estados Unidos. Quando completou 18 meses de vida perdeu a audição e a visão no que chamaram de febre cerebral, mas que na verdade deveria ser escarlatina.
Hellen não tinha então nenhum contato com o mundo exterior, e ficou nestas "trevas" até os sete anos (por coincidência um número sempre presente na Umbanda) quando conheceu sua professora Anne Sullivan, que na época com 21 anos foi ser sua educadora . A professora Anne Sullivan havia estudado na Escola Perkins para Cegos (Perkins School for the Blind) pois, quando criança tinha sido cega, mas recuperou a visão através de nove operações. Sua indicação para ensinar Hellen foi feita por Alexander Graham Bell (inventor do telefone), que havia sido procurado pelos pais de Helen. Desde essa época, professora e aluna, tornaram-se inseparáveis até a morte do Anne Sullivan em 1935.
Anne Sullivan assumiu a tarefa de ensinar Hellen e para isso necessitou de muita coragem a persistência. As alunas cegas da Escola Perkins fizeram-lhe uma boneca pare levar à Helen.  Anne Sullivan iniciou seu trabalho com Helen utilizando a boneca e tentando relacionar o objeto à palavra através da soletração da palavra “BONECA” pelo alfabeto manual. Helen logo aprendeu a repetir as letras correta­mente, mas não sabia que as palavras significavam coisas. Aprendeu através desse método, um tanto incompreensível para ela, a soletrar, com o uso das mãos, várias palavras.
No dia 5 do abril de 1887 Helen e sua professora estavam no quintal da casa. perto de um poço, bombeando água. A professora Sullivan colocou a mão de Helen na água fria o sobre a outra mão soletrou a palavra “água” primeiro vagarosamente, depois rapidamente. De repente, os sinais atingiram a consciência de Helen agora com um significado. Ela aprendeu que “água” significava algo frio e fresco que escorria entre suas mãos. A seguir, tocou a terra e pediu o nome daquilo e, a anoitecer já havia relacionado trinta palavras a seus significados.
Hellen aprendeu a falar, a ler e a escrever. E foi além. Em 1898 entrou na Escola Cambridge para Mocas; em 1900, para a Universidade Radcliffe onde, em 1904, recebeu seu diploma de bacharel em filosofia. Durante seu período de estudante a professora Anne Sullivan foi sua orientadora constante transmitindo todas as aulas para Hellen, através do alfabeto manual, encorajando-a e estimulando-a. todos os livros de consulta que não existiam em braille eram laboriosamente soletrados nas mãos de Helen. Além das aulas da Universidade, Anne soletrava aulas de francês, latim e alemão.
Bom , e o que tudo isto tem a ver com Oxalá? Pois lhe digo que essa é a força natural desta Energia Cósmica. O Divino escondeu o poder natural em um lugar que custássemos a achar, para melhor valorizá-lo: dentro de nós mesmos. Oxalá é a força da energia natural da fé.Nos terreiros não se incorpora a energia de Oxalá, porque é a energia que movimenta todas as outras , as quais não se sustentariam sem ele.
A Justiça Divina, sua execução, a prosperidade e a vida, os ciclos que passamos, tudo está interligado com a fé. Uma das grandes dúvidas que eu tinha era a respeito desta superioridade dele: se é maior que os outros Orixás ele mesmo seria mais do que uma energia divina em forma de Orixá. Na verdade, Oxalá não tem mais poderes que os outros nem é hierarquicamente superior, mas merece o respeito de todos por representar o patriarca, o chefe da família.
A fé encabeça qualquer movimento espiritual. Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo, mas ele próprio é anterior à história de Jesus. Oxalá está na base da criação Divina, onde há o início. Em momento algum o Divino pensou se era possível a Criação. A Fé que movimentou a Criação , em um exemplo muito simples e simplório até, é de mesma qualidade que a fé que movimentou o interior de Hellen Keller.  Movimento que só foi possível através de um instrumento externo, no caso, a dedicação de Anne Sullivan.
Devo confessar que por ter uma aptidão por jornalismo, o meu entendimento tende a ser mais objetivo e por morar no meio do mato, descomplicar vira uma regra de vida diária. No meu entendimento muitas coisas de que o intelectual de umbanda Rivas Neto fala são muito prolixas. Sua formação é na medicina, e , como doutor, fala de maneira apropriada para o seu nível de conhecimento. Contudo uma coisa ele postou estes dias no twitter que foi uma das coisas mais sensatas que já ouvi, e que me acendeu uma luz em minha alma: "Teologia é a crítica e auto-crítica da religião. Teologia não pode ser confundida com religião." 
Posso falar aqui neste espaço sobre os Orixás, sobre a Umbanda, mas nunca o farei em um aspecto teológico, porque nem tenho conhecimento para isto. Falo do que sinto dentro da minha experiência religiosa e pessoal. E Oxalá é a energia que possibilita que eu fale de fé.
Achei algo muito bonito em um site, o Soldados da Mata, falando do motivo de se vestir branco nas giras:" Por causa de Oxalá a cor branca esta associada ao candomblé e aos cultos afro-brasileiros em geral, e não importa qual o santo cultuado num terreiro, nem o Orixá de cabeça de cada filho de santo, é comum que se vistam de branco, prestando homenagem ao Pai de todos os Orixás e dos seres humanos."
Por último, mas essencial nesta nossa conversa, escrevi tudo isto para que você saiba que esta energia de Oxalá reside em você. Esta semana extraordinariamente várias pessoas me escreveram e falaram comigo sobre suas preocupações e a dificuldade em superá-las,  afirmando que estavam em seu limiar. Há algo dentro de nós capaz de transformar as dificuldades materiais em elementos criativos de prosperidade, há algo dentro de nós capaz de transmutar a saudade dos que já se foram em lembranças vívidas de amor presente e eterno, há algo em cada um de nós capaz de transformar as doenças e limitações em aprendizado de força e coragem. Há sem dúvida algo dentro de nós que propicia a reencarnação nesta mesma vida, e este é o elemento natural regido por Oxalá: a fé. Tenham coragem de abrir seus olhos para seu interior, pois nele há uma força descomunal.Espero que despertem como Hellen despertou ao compreender o que era água. ÈPA BÀBÁ !  

Para Saber mais sobre Hellen Keller:

Site Soldados da Mata:

Ajude este blog a permanecer ativo, faça doações através do link postado na parte superior e ajude a divulgá-lo.

17 comentários:

  1. Uma das mais corriqueiras frases de hoje em dia é: "Para morrer, basta estar vivo." Eu mesmo a uso em n situações.
    E para renascermos? Reencarnarmos? É preciso morrer para que isso aconteça?
    Sim, é. Precisamos morrer para descobrirmos um novo caminho. Quem por nós faz isso é o Pai Oxalá. Ele, através de seus ensinamentos em nossas vidas, fazendo-nos experimentar, vivenciar tudo o pelo que passamos, nos mata em vida. E é ele quem nos faz renascer. Afinal, por analogia falha, só nasce o que está morto.
    Será?
    Sabemos que não é bem assim.
    A vida é segregada pela própria vida. Oxalá, o orixá que não tem ligação direta com nenhum elemento - o que o faz estar ligado a todos ao mesmo tempo -, nos recria a partir de nossas próprias experiências.
    Saravá!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, até me emocionei lendo. Lindas palavras Andréa, irretocáveis. Axé amiga! Èpa Bàbá Oxalá!

    ResponderExcluir
  3. Do simples desabrochar de frutas a Majestosa presença de Oxalá!
    Suas palavras são belas e inspiradoras!
    Achei lindo( e a mais pura verdade) qdo vc disse "Oxalá não tem mais poderes que os outros nem é hierarquicamente superior, mas merece o respeito de todos por representar o patriarca, o chefe da família."

    Oxalá é vida, Oxalá é fé, Oxalá é amor... Ninguém menos poderia ter a mesma vibração que senão Nosso Senhor Jesus Cristo.Èpa Bàbá Oxalá!

    Mil bjos e parabéns pelo texto!
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Andréa,
    o texto está maravilhoso! Você estabeleceu uma conexão emocionante.
    Obrigada pela reflexão proporcionada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Por coincidência (ou não), talvez, "O Milagre de Anne Sullivan" foi um dos filmes mais marcantes da minha adolescência. E sempre admirei, tanto a professora, quanto a discípula, porque a vida de Helen Keller também foi um exemplo de amor, coragem e determinação. A canalização da força interior.
    E é nessa força interior que está a presença, a essência de Oxalá, tão bem descrita no seu texto, Andréa, que realmente me emocionou muito.
    Assim como a maturação das frutas tem o seu tempo, a descoberta da fé e da força interior de cada um, também o tem.
    Digo sempre que a resposta de tudo está em nós. Só que teimamos sempre em procurar fora...
    Um grande beijo e que o manto de Oxalá te cubra sempre.

    ResponderExcluir
  6. vou tentar resumir, VOU TOCAR A AGUA! obrigado

    ResponderExcluir
  7. Poucas pessoas neste mundo tem a sensibilidade desta menina. Se tem alguém que consegue tirar "leite de pedras" esta Andréia tira "emoção de um teclado".
    Esta moça a quem ela se refere , foi um exemplo que deveria ser seguido: obstinada e corajosa, transmite até hoje exemplos maravilhosos, que esta menina transcreve-os tão bem.
    Hoje a Andréia discerne sobre Helen Keller. Amanhã, alguém dissertará sobre Andréia, pois a missão que ela desenvolve neste mundo, é prá servir de exemplos para gerações futuras.

    Parabéns, e continue. Oxalá te dará forças, e estará sempre contigo.

    Bjus,

    ResponderExcluir
  8. A passagem para acessar essa energia de Oxalá está no amor, o amor que cuida, ampara e liberta, a si mesmo e ao outro.

    http://vazaante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. "Oxalá meu Pai,
    Tenha pena de nós, tenha dó
    Se a volta do mundo é grande
    Seu poder é bem maior"

    Esse ponto já descreve a força do poder de nosso Pai Oxalá, não?
    Assim como seu poder estava sempre presente na vida de Helen Keller, pois só muita fé para seguir adiante...

    Linda lição de vida.
    E muitas vezes reclamamos por tão pouco....

    Beijos de Luzes

    Angela / Luzes e Sonhos
    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. O que adoro em seus textos é que a lição de vida não nos é enfiado goela abaixo... sempre aprendo um pouquinho de mim mesma e do mundo aqui de forma leve.

    É incrível como seus textos servem se encaixam no momento qualquer que seja o momento onde a gente esteja... você fala de forma simples sobre coisas que estão sempre lá... em algum lugar dentro da gente.

    Que saudades estava de lê-la.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Disse tudo. Depende de nós; de nossa capacidade de vivenciarmos a fé, de maneira plena. Belo texto. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Eu já conhecia a história de Hellen Keller, há muitos anos estudei uma disciplina em Linguística que tratava do assunto. Mas seu texto é singular. Está pleno de emoção, leveza e sabedoria... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Disseste tudo amiga Andrea. O importante, o vital é crer. Há que se ter fé mesmo que do tamanho de um grão de areia. No entanto é tão difícil a entrega da fé, quase impossível para alguns...Esta é minha batalha pessoal, cultivar a fé. Bjo

    ResponderExcluir
  14. Helen Keller é extraordinária. Foi uma grande filósofa e ensaista apesar dos pesares. Tenho um texto dela no meu blog:

    Três dias para ver
    http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/07/tres-dias-para-ver.html

    Abs!
    raph

    ResponderExcluir
  15. Nesse texto nao podeira deixar de dizer: adorei!
    E acredito na energia de oxalá relacionada a fé... Nao nego muito tenho a aprender sobre Oxalá e espero um dia chegar e dizer compreendi... mesmo que já tenham se passado alguns séculos... De qualquer forma, enquanto nao chego nisso meu estudo é constante... Vou levar seu texto para nosso grupo de estudos lá no terreiro, para fazer parte de todo o material que estamos colhendo sobre o assunto - esse é nosso tema!
    Beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Linda, linda a história de vida de Hellen, eu não a conhecia.
    Me emocionei muito, e inevitávelmente as lágrimas brotaram, acho que pelos momentos difíceis que venho enfrentando, mas sempre com fé...
    Entristeço-me ao constatar que mesmo Oxalá sendo sincretizado com Jesus, alguns umbandistas daqui da minha terra ignoram a existência de Jesus, não rezam o Pai Nosso, até mesmo debocham, claro, defendamos a nossa religião, mas não debochemos de Jesus somente por ele n fazer parte da nossa religião. Bjosssssss

    ResponderExcluir
  17. Singelas palavras...Demorei , mas consegui ler os textos aqui escritos.Aqui em Caxias do Sul, tem uma escola que da o nome Hellen Keller...Só assim pude saber o que ela foi.Nunca tinha pensado em pesquisar sobre ela.Adorei o texto e seu blog.Com a bênção dos orixás, saravá todos os filhos de Oxalá.

    Arte Contemporânea

    escrita na pedra,

    por pingos de chuva

    (...) jóias da terra

    são obras pré-históricas

    esculpidas pelo

    Pai Oxalá.

    Vida a evolução

    para todo o Universo...

    Encontradas em sua autoria ...

    ÈPA BÀBÁ !

    ResponderExcluir