quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fluindo



Início de semana , pós férias de verão, é no mínimo estressante. Segunda já cedinho estava eu na estrada esperando o ônibus ao lado de dois pequenos arrancados à força dos braços de Morpheu.Apesar disto tive uma grata surpresa. Do sítio até o asfalto são aproximadamente 1300 m e os dois lados da estrada estavam repletos de lírios brancos, nascidos no raiar do dia.
O ser humano não é uma máquina de trabalho, é antes de tudo uma máquina de registrar o tempo. Movemo-nos tranquilamente em nossa rotina, enquanto que ao quebrá-la, mesmo que seja para um mês de férias acabamos por nos estressar. O valor do trabalho na vida do ser humano começou a ser medido por uma religião: a Luterana. Foi através de Lutero (1483-1546) que começou a se definir uma ética no trabalho e nosso valor como seres humanos através da evolução que tivermos através  dele.  O verbo "trabalhar" é proveniente do latim vulgar tripaliar: torturar com o tripalium. Este é derivado de tripalis, cujo nome é proveniente da sua própria constituição gramatical: três e palus (pau, madeira, lenho), que significava o instrumento de tortura de três paus. A idéia de tortura evoluiu, tomando o sentido de "esforçar-se", "laborar", "obrar".
Eu acredito que além do tempo que registramos e do trabalho que buscamos, para o sustento e para a dignidade, somos caçadores em potencial de nossa própria alegria. Vivemos em função da busca da felicidade. Quando encontrei os lírios na estrada uma alegria quase infantil invadiu minha alma: o Divino estava ali falando comigo através dos lírios de Oxum.
Filhas de Yansã têm um defeito que é se vangloriarem de sua brabeza, mas as filhas de Oxum têm também um grande defeito: se vangloriarem de sua vaidade. O fato é que gostamos todos de nossos defeitos, como se fossem nossos avisos para que não cheguem muito perto, quer queiramos aceitar isto ou não. 
Oxum é o orixá que se olha no espelho e isto se confunde com vaidade pessoal. Isto não é verdade. Como energia cósmica proviniente do Divino Oxum é maior que os sentimentos humanos.  Em minha interpretação Oxum observa no espelho os mistérios divinos da vida e da concepção.
Um rio nasce da terra, quieto e sereno, em sua abundância de águas transparentes. Toma seu caminho em pequenos veios, pode seguir por sumidouros, que são canais subterrâneos, até se tornar caudaloso e imponente. Desaguando em cachoeiras, até seu encontro com o mar. Não há quem não se revigore nas águas de Oxum, mãe de infinita beleza.  O rios fazem parte da cultura religiosa mundial. Jesus foi batizado nas águas do Rio Jordão. Segundo a cosmologia hindu, o Rio Ganges se origina nos céus. A Kumbh Mela, o grande festival que ocorre ao redor do Ganges, é uma celebração da criação. Segundo a cosmologia hindu, o Rio Ganges se origina nos céus. A Kumbh Mela, o grande festival que ocorre ao redor do Ganges, é uma celebração da criação. No Alcorão está escrito: "A água é a fonte de toda a vida."
Nós Umbandistas temos Oxum, senhora dos rios, como o Orixá que propicia a vida e grande protetora das crianças pequenas. Quem anseia por maternidade faz oferendas à Oxum. Oxum também rege a prosperidade e está associada ao ouro. Há muito o que se descobrir ainda sobre Oxum e toda a dinâmica desta energia.
 Uma amiga me falou que há no Japão um rio que na superfície parece calmo, mas na medida em que colocamos o braço nele, sentimos no fundo uma forte correnteza. A aparente calma de Oxum é assim: sua beleza esconde a força da vida  do espírito encarnado. Oxum nos chama constantemente a ver o percurso de nossa vida no leito desta terra, para que para que nunca esqueçamos a fonte de onde provém toda nossa energia vital. Seja por nossos atos ou  palavras a vida deve ser como um rio que têm em si o dom da caridade por onde passa.
É justo poluir um rio?  Matar o sagrado, o mistério Divino da vida? O quanto temos poluído as águas e nossa própria mente impedindo-a de fluir , com pensamentos negativos e possessivos, com vícios e idéias fixas? Não se move o leito de um rio sem consequências. Deixe sua vida fluir e que todas as coisas ruins sejam depositadas no espelho de Oxum, para que ela os transforme em vida novamente. Que nosso principal trabalho  seja o de nos purificar, de nos tornarmos mais fluentes na energia Divina, na alegria e sem direito a férias. Orayeyeô mamãe Oxum!  


A foto  foi feita pelo olhar atento do João Henrique Delfrate no Terreiro do Pai Maneco, mostrando um detalhe de uma médium de Oxum.

23 comentários:

  1. Andrea,
    você sempre inspirada e sensível.Fico imaginando como sua cabeça trabalha.Igual aquele brinquedinho "giroscópio".Nada passa despercebido por seus olhos e por seu coração.E que coração!
    Como me sinto pequena e insignificante quando vejo a grandiosidade da força da mãe natureza e das águas, e como me fez conhecer um lado diferente através da Umbanda este seu texto.
    Meu interesse por novidades é enorme e tudo que é comum não me atrai.Fico fascinada com este tipo de literatura tão humana e ao mesmo tempo instrutiva.
    Obrigada por partilhar conosco mais uma vez e que suas águas sejam sempre transparentes e calmas não só de aparência mas na profundidade também.

    beijosssssssssss mil
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Vivo aprendendo com vc e neste justamente falastes de Oxum. Fiquei arrepiado.

    ResponderExcluir
  3. Andréa,

    Fui completamente capturada pelo lirismo delicado de seu texto.
    "Não se move o leito de um rio sem consequências", é verdade! O Homem tem o hábito de colocar-se superior à natureza, de impor-se! Nós somos Natureza, como os lírios, os mares, os riachos, as florestas. Precisamos fazer um retorno reflexivo ao útero de Gaia para reencontrarmos a trilha do caminho natural.
    Parabéns, belo texto!!

    Marcia Mendes

    ResponderExcluir
  4. Quando você fala sobre os lírios me veio a mente as palavres de Jesus quanto a ansiedade em que vivemos. "27...olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam. 28 E eu vis digo que nem mesmo Salomao em toda sua gloria, se vestiu como um deles. (Mt 7) As vezes estamos tão preocupados com nossos problemas que esquecemos de contemplar a presença de Deus nas coisas simples da vida.

    ResponderExcluir
  5. Lí muitos textos seus e achei todos maravilhosos. Mas esse simplesmente mexeu comigo. Eu gostaria q todos tivessem a delicadeza q vc tem ao falar da natureza e dos seres humanos em relação a ela.
    Conseguiu me emocionar. Vc é uma grande escritora!

    ResponderExcluir
  6. Quando Oxum olha o espelho, tenho a impressão de que ela examina o futuro, e as suas consequências através de nossos atos e pensamentos. É assim, o amor de Oxum: de graça, protegendo nossos dias com as intuições que ela nos envia.

    http://vazaante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. "O fato é que gostamos todos de nossos defeitos, como se fossem nossos avisos para que não cheguem muito perto, quer queiramos aceitar isto ou não."

    Funciona como uma certa proteção nos livrando dos males, mas que tb evita que conheçamos o bem!
    Proteção boa e ruim né, rs

    Andrea, eu me imaginei nessa estrada coberta de lírios e até me imaginei cantando "fui buscar um lírio branco, nas pedreiras de Xangô..."
    Como certos detalhes passam despercebidos quando mergulhamos no trabalho como se tudo no mundo girasse em torno dele. E gira né, de certa forma...infelizmente.
    Nos últimos dias pensei no valor do dinheiro que é a recompensa do trabalho e me imaginei fazendo um trabalho onde não se precisasse de recompensa material. Logo, lembrei-me da Umbanda, onde praticamos a caridade sem que haja necessidade de sermos recompensados materialmente, já que nossa recompensa vem lá de cima do Nosso Pai Criador.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Oi Andréia!!!!

    Lindo texto! Acompanho sempre o seu blog, mesmo que quietinha, não deixando aqui muitos comentários.
    Esse texto me tocou fortemente. Agradeço muito por isso... Também me sinto muito agraciada por poder ilustrar tudo isso através dessa imagem (sim, eu sou a médium de Oxum dessa foto... Hehehe).
    Obrigada sempre pelas belas e bem pensadas palavras, minha irmã de fé!

    Axé!!!
    Juliane

    ResponderExcluir
  9. Minha menina!!

    Minha mãe Òsún é desse jeito... através de seu abebé, ela utiliza de suas habilidades de envolver as pessoas...filhas dela ou não... para que seus recados e orientações sejam verbalizados. Foi isso que eu recebi, nesse incrível texto, mas um recado de minha mãe Òsún.
    Fostes utilizada pelas águas doces, viu minha amada?! Que privilégio, hein???
    Te amoooooooooo!

    ResponderExcluir
  10. Água é vida. É a representatividade básica da vida que se renova e flui constantemente na Natureza.
    E nós, seres humanos e imperfeitos, somos suscetíveis aos seus ciclos. Lavamos a alma nas lágrimas, a chuva lava a terra e nos traz esperanças...
    Que as bênçãos da mamãe Oxum nos alcancem e cada um de nós tenha humildade para se espelhar no exemplo do rio e seguir seu curso com coragem e determinação, não esmorecendo diante dos obstáculos, mas sabendo contorná-los com sabedoria.
    Mais um texto que emociona e faz pensar, refletir.
    Obrigada, Andrea, por vc ser assim, bem do jeitinho que é. Beijo, amada!

    ResponderExcluir
  11. O maravilhoso do ser humano é dar valor aos pequenos detalhes da vida mesmo no meio do corre-corre diário. Parar um momento no horário do trabalho e ler seus textos é muito enriquecedor. São os lírios brancos à beira da estrada. Amo seus textos...hmm...Já te disse isso não é? :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá querida irmã!!!
    Muito bem colocado... Mamãe Oxum essa semana visita minha casa... coincidência? Acredita em coincidências?
    Sempre gostoso te ouvir!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  13. OOhhhh, um maracáaa!!!
    *.*

    Lindo texto, amiga!
    Que os pequenos prazeres da vida sejam eternos e que as águas de Mamãe Oxum caiam sempre em vc e venham te limpar!

    Orayeyeô mamãe Oxum!

    ResponderExcluir
  14. Que lindo o post!

    Amei como sempre...

    E vamos a labuta!!!

    Smackkk

    ResponderExcluir
  15. Lindo como sempre!

    Amo seus post!

    Smacckkk

    @Vampireska

    PS:Esqueci de por meu nome no outro... kkk
    #Lorah

    ResponderExcluir
  16. Lindo querida, muito lindo! És uma contadora de histórias pode acreditar. A vida é uma surpresa constante e nossos defeitos de certa forma são nossos alicerces. Eles fazem parte de nós e, se cuidarmos direitinho deles, viram até qualidades. Bjos

    ResponderExcluir
  17. Andréa, que texto inspirador! Você nos brinda com lindas passagens da vida, alusivas às características dos orixás. Obrigada pelo lindo presente!!! Como filha de Iemanjá, sou metida a ser meio mãezona de todo mundo a querer colocar as pessoas debaixo das minhas asas, defendendo todo mundo (até mesmo quando estão errados) heheheeh!
    Que Oxalá brilhe sua luz de amor e esperança a ti e aos seus amados!

    Saravá sua banda!!

    Semíramis

    ResponderExcluir
  18. "O lírio é uma flor que nasceu na beira d'agua, ele nasceu e se criou, se criou na beira d'agua, ele cresceu se coroou, se coroou na beira d'agua."
    Lindo Texto, parabéns e obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  19. Não tenho muito a dizer, aliás nem sei se tenho algo a dizer... melhor, tenho sim, não gostei dessa frase: "Vivemos em função da busca da felicidade." Acho que quem vive em função de buscar algo... sei lá, faz a coisa meio que na marra. Prefiro deixar fluir.

    ResponderExcluir
  20. Orayeyeô, mamãe! Eu sou muito suspeito pra falar de Oxum.. como dizia Cosminho, com respeito e com ternura (Sumssum). Vi muitas vezes a ternura de mamãe ao falar com seus filhos, quando ela estava encarnada em minha madrinha e tia carnal, na época, ialorixá e filha de Oxum, quando eu estava bem dentro da Umbanda, feliz, e sem saber. Eu era muito novo...
    Oxum sempre me mostrou ser justa, forte, e ao mesmo tempo protetora e maternal. Sempre foi delicada, mas vi dar gritos de repreensão, inclusive em mim mesmo quando fiz uma bobagem uma certa vez, e menti, dizendo que não fui eu.
    Tenho uma paixão verdadeira por Oxum, pelo amarelo ouro dela, e pelas águas doces que ela rege.
    Andréa, como sempre, fala muito bem dos temas contidianos relacionando à Umbanda aquilo que muitas vezes nós não percebemos. Ler o blog dessa querida, é no mínimo confortador, revigorador, e nos faz pensar mais em Deus!
    Saravá, todos os Orixás! Epa Rey, Iansã! Orayeyeô, mamãe Oxum!

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo o seu texto e traz muita paz, beijos.

    ResponderExcluir
  22. Grande Andrea, seu texto me remeteu realmente ao poder de Oxum. Tanto na vaidade e beleza de uma mãe que espera paciente seu bebe, quanto o bebe que é gerado 9 meses na sua segurança líquida. Não é a toa que Oxum é o orixá daquela que anseia maternidade. Vamos deixar fluir !
    É sempre bom, semanalmente ser pego pela mão por você, e convidado a passear por suas idéias. Obrigado !

    ResponderExcluir
  23. viajei no texto, mas vou comentar um trecho que achei super mega ultra muito bom!!

    "O ser humano não é uma máquina de trabalho"

    no fim das contas, praticamente somos, pois se o dia tem 24h e por lei trabalhamos praticamente 9h por dia, sobra 15h menos 6h de sono = 9h pra? menos isso menos aquilo, hora de comer, hora do café, hora de c*gar etc etc... somos uma máquina com certeza!... o que diferencia essa máquina ser humano de uma máquina de ferro, é o alimento que precisamos para continuar a trabalhar... a máquina precisa de combustível óleo, díesel, álcool, querosene, etc etc, o homem precisa do alimento que a terra dá, arroz, feijão, batata, etc etc eeeeee e o que mais? precisamos do alimento espiritual, sem ele, você pode ter arroz e feijão de sobra, e você tem força, se o espírito não for alimentado, perdemos nossa força e motivação, e isso diferencia o homem máquina das máquinas... somos uma máquina, com alma e espírito, e Deus tá de olho em quem se alimenta direitinho de todo tipo de alimento... valeu pela reflexão dé, vc é uma fofa, bjo!! =)

    ResponderExcluir