quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tudo Se Tranforma...

E os mineiros do Chile estão renascendo da terra. Inevitável falar. A partir de agora serão traçadas infinitas teorias e o mito da caverna de Platão vai virar assunto de fila de banco. Acho bom isso. Repensamos nossa vida, reciclamos pensamentos. Daqui há alguns anos serão ainda citados em livros e estudos de comportamento. Infelizmente ninguém saberá de fato o que sentiram, porque foi uma experiência bem pessoal.
Poderia aqui traçar um paralelo Oxum, guardiã das minas e de Xango nas pedreiras, mas creio que todos que por estas linhas passeiam já pensaram nisto. Prefiro me restringir à reciclagem de idéias e energias, baseada na experiência da ultima semana e numa frase de um homem que deveria ser sempre associada as explicações sobre Umbanda: Antoine Laurent Lavoisier.
Lavoisier, que viveu no século XVIII na França, foi o pai da química e fazia parte de uma comissão científica e também coletora de impostos, o que literalmente custou-lhe a cabeça na Revolução Francesa. Ele foi um dos que repudiou a teoria de Mesmer, conhecida como mesmerismo, mas creio que se baseou nela também para seus achados nas reações químicas. Segundo essa teoria, existe um único fluido no Universo, que une e relaciona todos os corpos. Este fluido se manifestaria de diferentes formas incluindo: gravidade, eletricidade, magnetismo e magnetismo animal (nos seres vivos). Segundo Mesmer, as doenças eram causadas por bloqueios do fluxo magnético animal nos seres vivos, e a sua cura poderia ser possível através do restabelecimento do fluxo, feito por especialistas com um forte magnetismo. Para curar um doente, o especialista localizava os locais onde o fluxo se encontrava bloqueado e restabelecia o fluxo massageando as áreas afetadas do corpo.
Lógico que uma teoria destas dava muito poder à individualidade do ser, o que era um perigo. Digo que talvez ele tenha-a levado em conta, além da observação química, por sua célebre frase:"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." E nesse ponto a Umbanda entra em pauta.
Adeptos de Umbanda manipulam energias que provém da natureza para curas de amplo aspecto. Uma linha específica chamada na Umbanda não se relaciona diretamente com a natureza e esta linha é a do Oriente. Nela estão entidades de médicos e pessoas que praticavam a cura em vida. Pai Fernando sabiamente observou que esta linha manipula a energia das pessoas para que Oxossi possa , energia Orixá que rege a cura,  realizar seu trabalho a contento dentro da Umbanda. Devo frisar que medicina aqui de nosso plano é imprescindível e todos que buscam uma cura espiritual são aconselhados a buscá-la, pois nada se faz sozinho.
Aqui me atrevo a falar um pouco do meu entendimento baseada no que Pai Fernando discorre. Todos os índios ,antes da chegada da civilização em suas tribos, tinham doenças específicas. Estas eram tratadas conforme a cultura deles,que estava relacionada sempre a elementos da natureza. Nós ,cidadãos "civilizados", sofremos de maus causados pelo nosso próprio meio. Para nos curarmos das doenças  carregadas de energias mais densas da cidade, as "feridas" tem que sofrer uma limpeza. Todas as impurezas são recicladas, específicamente na Umbanda, pela linha do Oriente. Esta nossa energia estagnada é levada por eles , "recauchutada" e entregue a Oxossi, que nos devolve em forma de elementos de cura. Por palavras do Pai Fernando, imagino que estas entidades levem estas energias atravessando o mar até o seu ponto de força e assim purificando-as em Yemanjá e trazendo de volta às nossas matas para que sejam forjados os medicamentos próprios para cada caso. 
Nada fácil de provar, mas fácil de entender. Nada neste universo trabalha sozinho, como já dizia Mesmer. Um médico precisa de vários anos de estudo com apoio de professores para entender o mecanismo da cura. Depois de formado precisa de farmacêuticos que produzam medicamentos e de enfermeiros hábeis e atenciosos. Precisa também da colaboração do enfermo, que se não crêr no médico ,também pode sucumbir à doença. Tudo interligado, casado.
Aqui é o ponto em que volto aos mineiros. Perceberam a gama de profissionais que estão relacionados a este salvamento? E à sua própria profissão quantos profissionais estão envolvidos?  No mundo espiritual são tantos envolvidos num processo de cura que não temos condições hoje de visualizar o processo inteiro ,mas podemos chegar a algumas conclusões. A verdade mesmo amigos só saberemos quando o Divino nos enviar sua cápsula para nos resgatar e espero que na recepção nos dêem também óculos escuros. Saravá!    

A foto colocada aqui na postagem é dos romeiros em Juazeiro, passando pela pedra para purificarem seus pecados e foi captada pela alma de nossa fotógrafa Nely Rosa.

20 comentários:

  1. Filosofia simples, porém de grande significado! Essa é minha menina, que a cada texto me enche de orgulho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa!
    Mais um belo post, dentre muitos que admiro!
    Acredito no que escreveu, tbm é minha verdade. Até pq sou terapeuta holística de bioenergética e tenho por conhecimento que a energia da cura, a transformação da energia, pode ser passada pelo universo através de nós mesmos. Somos condutores de energia, então que sirva pra algo de bom, né?!
    Boa Semana pra vc... Paz e Luz!
    BjO

    ResponderExcluir
  3. Podemos verificar isso não só pelas palavras da andrea, mas pelos diversos movimentos que vemos na Terra, em diferentes culturas e religiões, para a espiritualização do homem, pela busca do homem integral. Vemos as crianças índigo encarnando aos montes no planeta para contribuirem para o avanço da Terra, quando ainda muito atrasados, os exilados de capela encarnaram aqui para cotribuir para a evolução deste planeta.......Continua Inrradiante nas palavras.. parabéns irmã...

    ResponderExcluir
  4. Querida, eu sou do tipo Kid Abelha: "tenho pressa, tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim..." Rs. Por isso invejo seu conhecimento (no melhor sentido! Intuitivamente, sempre tive a opinião de que a explicação para as coisas da vida estava na simplicidade. A vaidade humana, a deficiência de nossa comunicação transformam aquilo que é tão óbvio em discussões filosóficas, religiosas, científicas etc. etc. Tudo é parte de tudo, todos são parte do todo. Né? Ótimo texto, como sempre. Escreve um dia sobre xamanismo? beijo!

    ResponderExcluir
  5. Amigona, já te falei que adoro o paralelo com a realidade, não? Já te falei, também, que quando falo ou leio Oxóssi, sinto cheiro forte de folha? Que maravilha!

    Também estou apreciando o fato de a questão dos mineradores estar despertando novas discussões entre as pessoas. O paralelo com a Filosofia é imprescindível! Logo, levantarão teorias sobre a luz, análoga à razão, e a escuridão em que eles estiveram. É a Natureza se aproximando do ser humano em variadas formas. Como o pequeno abalo sísmico em Brasília na semana passada. Que ironia, não?

    Às vezes, amiga, gostaria que todos nós voltássemos para o tempo em que as enfermidades eram curadas com base em ervas medicinais. Gostaria que retomássemos o elo total de ligação com a Natureza. Mas creio que possamos fazê-lo mesmo em tempos digitais, e isso é fantástico!

    Ontem tuitei sobre a Lua, e um amigo pastor respondeu que "Papai do céu caprichou quando fez". Não me importa se tenha sido feita pelo Papai do Céu ou estivesse sempre aqui; fato é que me sinto cada vez mais Lua ao olhar para o céu, e isso independe da criação.

    Beijos no coração e uma linda semana! Ah, e bela foto!!!

    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  6. "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

    Essa frase resume muitas coisas profundas de ciência, religião e filosofia.

    Mas se na natureza nada se cria, ela mesma foi criada, ou é eterna...

    Bjs
    raph

    ResponderExcluir
  7. Minha pomboquinha de luz destilando todo seu conhecimento e traçando paralelos com muita qualidade e parcimonia.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo texto, como sempre muito esclarecedor...

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, Andréa, toda essa celeuma teórica religiosa/científica sempre está pairada no homem/dúvida. Homem que não consegue dizer com êxito "faça-se a verdade" e, logo, ela se faz. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tudo Se Transforma... E as energias do universo, mesmo quando se repelem, se atraem ou se abastecem no tempo, são regidas e orquestradas por uma força muito maior. O tempo muda até as particulas da eternidade... Será que mesmo constituidos de matéria, energias e espirito estamos no tubo de ensaio e no acelarador de particulas do criador?

    ResponderExcluir
  12. Oi andrea,
    Uma verdadeira aula de democracia e de valorização aos mineiros orquestradas pelo Presidente Chileno e sua esposa. Um grande momento vivido por todos nós. Quando você, no seu post, valoriza o ser humano e a sua espiritualidade, é perfeito! Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Ahh q lindo amiga!!

    Pois é... Eu confesso que fiquei #Tensa com o
    resgate e assisti até o último sair de lá.

    Eu não me imagino numa situação como essa pq tenho fobia a lugares fechados... Então eu os admiro profundamente.

    É uma lição de fé, esperança e perseverança!
    Fora o trabalho em equipe e o confiar um no
    outro!
    Se eles não tivessem tido um lider, forte e abençoado como tiveram, tudo talvez tivesse
    sido diferente.

    Seria ótimo as pessoas aprenderem com isso,
    principalemente os egoístas.

    Bjxx

    @Vampireska

    ResponderExcluir
  14. Esse evento dos mineiros soterrados me deu muita alegria, porque a muito tempo não via um gesto coletivo tão grande em amor a vida, em amor ao ser humano.O mundo parou e torceu pela vida.

    Não foram economizados gastos, especialistas, tecnologia e preocupação com o bem estar desses homens.

    Tudo bem que hove patriotismo, palanque eleitoral, alianças obscuras e monopólio religioso. Mas isso foi pequeno perto da comoção mundial.

    Esses mineiros estiveram próximos do Inferno e diferente de nós tiveram tempo de sobra para rever as coisas ruins e admirar pequenas coisas, relevar pequenos conflitos e dar valor a cada grão de areia.

    Se Mesmer fosse profeta morreria estarrecido, pois nem animais existem em abundância para um equilíbrio energético.

    Os líderes religiosos sempre tiveram medo da individualidade do ser. Mas se até DEUS disse que "somos sua imagem e semelhança" O que pode nos segurar ?. Provamos isso a cada dia. Principalmente no evento dos mineiros. Pois graças a homens DEUSES que não tiveram medo de tentar. Salvaram seus semelhantes.

    Parabéns pelo texto.

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga!

    Bem, é incrível mesmo a força de vontade e o empenho em salvar os mineiros. Como você falou, esse 'capítulo' vai render muito.

    Com relação ao ponto de vista espiritual, eu acredito que exista uma força que rege o universo.
    Acredito que essa força está dentro de nós mesmos, mas que na totalidade, as pessoas possam fazer muito mais que sozinhos.
    Porém, a força de cura só depende de nós mesmos.

    Ótimo post!

    Abraços,

    Juliana Fideles
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  16. Acredito que nisso que falou de muitos envolvidos num processo de cura. Para mim, a cura se faz primeiro no nível emocional e/ou espiritual e depois físico...
    Por isso precisamos cuidar de nossos pensamentos, exercitar o perdão e cuidar do coração, para prevenirmos as doenças.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto
    também espero que uma cápsula venha me buscar mas acho que os planos para essa vida ainda serão longos.

    axé

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto, amiga! Como sempre, aliás. Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Excelente artículo en que se entrelaza por un lado, la fuerza de la naturaleza, la voluntad y el deseo de triunfar, las energías positivas para lograrlo, las diferentes especialiades y disciplina ( como pasó en el rescate de los mineros en Chile, recientemente), nuestro cuerpo, material y físico, con su gran componente químico, desde luego y la espiritualidad del hombre.
    En el fondo, creo entender que en la naturaleza, todo está íntimamente relacionado e interconectado y que desde luego, nos ecesitamos unos a otros, en un entorno de armonía, respeto, confianza y por sobre todo, en la Fe y la Ciencia. Nada es absoluto sin una con la otra y sí hay demostraciones, como en la antiguedad y en nuestros tiempos, pese a los avances de la medicina, tecnología, ciencias de todo tipo, requieren de la voluntad, el deseo, la Fe y el estado de ánimo adecuado, para triunfar.
    Excelente tema y su expocisión, brillante.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán, @FRodriguezG

    Excelente artigo que é tecido à mão, a força da natureza, a vontade eo desejo de sucesso, para conseguir energias positivas, especialiades diferentes e disciplina (como aconteceu no resgate dos mineiros no Chile, recentemente), nosso corpo material e físico, com a sua componente química de grande porte, é claro, ea espiritualidade do homem.
    No fundo, eu entendo que, na natureza, tudo está intimamente relacionado e interconectado, e desde então, e nós precisamos uns dos outros, em um ambiente de harmonia, respeito, confiança e acima de tudo, em Fé e Ciência. Nada é absoluto com cada outras manifestações e sim, existem, como na antiguidade e nos tempos modernos, apesar dos avanços na medicina, tecnologia, ciência de todos os tipos, exigem a vontade, o desejo de fé, e do estado frame direito da mente para o sucesso.
    Excelente tópico e expostos, brilhantes.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán, @ FRodriguezG

    ResponderExcluir