sábado, 25 de setembro de 2010

Aos Quatro Ventos

O vento é o ar em movimento. O vento é o ar em movimento.O vento é o ar em movimento. Minha professora de ciências do primário marcou minha vida mesmo. Fazia com que copiássemos as perguntas e respostas corretas pelo menos cinco vezes. Apesar de na época lermos mais do que os jovens de hoje, são eles que têm mais acesso à informação. Meus filhos foram à um museu com informações técnicas sobre sustentabilidade e ciência, e a professora me contou o quanto todos os alunos puderam discutir, mesmo estando na quarta série, baseados no que escutam na televisão.
A natureza é tão fantástica que dispõe de seus elementos também para nossa reflexão. Sempre gostei de estudos sobre símbolos. O ser humano tem um potencial natural para criação deles. Talvez seja algo instintivo, para perpetuar suas próprias idéias e experiências para fortalecimento de seus descendentes. Eu gosto de decifrá-los.
Comecei este mês falando que Yansã estava bem presente. E termino falando o mesmo. Lá no comecinho não sabia o porquê. Basicamente Yansã é a energia Orixá que leva os desencarnados. Para mim, é um pouco mais do que isto. Na ciência dos símbolos, o vento é o representante das manifestações sobrenaturais que revelam as intenções dos deuses, da mais diversas religiões. Instável, invisível e intocável, mas suas manifestações produzem mudanças bem palpáveis. Yansã ao levar os desencarnados está na verdade os encaminhando para uma nova vida.
Com um sopro sobre as águas Deus criou a vida.O sopro é um movimento do ar, elemento necessário para nossa vida. Assim como a água. Portanto estes dois elementos são a base da criação do mundo espiritual e simbólico. Os elementos da natureza ,como a  manifestação Divina, são imprevisíveis por nossa própria condição de limitação mental. Contudo quando nos associamos à estas manifestações, mesmo não sabendo dos resultados finais, só temos a crescer e nos fortalecer.
Quando o blog do Pai Maneco foi criado, ali surgia uma vertente de água para quem tinha sede de conhecimento em Umbanda. Há muitos anos venho escutando as pessoas falando dentro da religião que "ninguém explica nada". O problema era que se você não tem o mínimo de conhecimento, que pergunta quer fazer? Então este blog veio preencher esta lacuna. Aprendi muito lá, como muitos , pela experiência e perguntas dos outros. Tanto que este blog foi uma fagulha que o vento trouxe de lá. O blog do Pai Maneco foi fechado, mas os ventos da prosperidade o trouxe de novo, e como o vento a cada volta que dá no mundo traz consigo novidades, desta vez veio remodelado e com a certeza da sua importância para fundamentação do respeito pelo conhecimento.
Tenho o maior orgulho de meus leitores. Nem todos são umbandistas, mas todos ,sem exceção buscam conhecimento para então fazer um julgamento. Na verdade, como bem observado pelo Pai Fernando em sua opinião no  site que indico no final deste texto, a internet é uma grande aliada se bem usada. Há vários tipos de blogs sobre Umbanda que valem sua visita. O blog Luzes e Sonhos é um destes. Feito por uma filha de Yemanjá, a Angela, à princípio contra o preconceito, hoje está em franco desenvolvimento mostrando assuntos do dia-a-dia do umbandista.
Indico também dois blogs de pais de santo, coincidentemente filhos de Oxóssi, muito parecidos na rapidez de informação e na qualidade das mesmas. O primeiro é o Ricardo Barreira , amigo presente e ,podem anotar aí, será reconhecido no futuro por suas inovações no trato com a religião. Foi através do blog dele que muitos terreiros estão adotando uma gira especial para tratamento espiritual aos animais de estimação. Novinho ainda e dando os primeiros passos está o blog Umbandeando do Léo Guimarães. Vale a pena ficar de olho porque o que a energia orixá Oxóssi firma se colhe por anos a fio.
Outro blog que me surpreendeu foi o Histórias Brasileiras e Tambores de Encantaria do filho de Ogum Luis Antonio Simas. Um texto fantástico, não só sobre Orixás, mas trazendo muito conhecimento e questionamento. E citando o Luiz, que em seu bom humor pertinente às pessoas de muita inteligência, você pode perguntar ao babalorixá virtual, o Pai Google de Aruanda e lá encontrará muitos outros blogs sobre umbanda e candomblé.
Divulgando aos quatro ventos informações sobre o funcionamento da Umbanda, ninguém entra mais num terreiro sem ter informações concretas sobre religião.Aliás, hoje não podemos mais reclamar sobre falta de informação. O que temos que ter em mente nestes dias de ventos de conhecimento ,que aparentemente sopram a nosso favor,  é o que fazer com o conhecimento. Pois como falei no início, tanto o vento como a água estavam nos primórdios da humanidade. Conhecimento sem uso é água parada e água parada não tem utilidade além de criar larva da dengue.Vi na internet. Saravá!

Opinião do Pai Fernando Guimarães e Blog do Pai Maneco

Blogs citados no texto:

18 comentários:

  1. Andrea Como sempre um lindo e bem escrito texto, espero que não te canses dos meus pitacos. Yansã é a energia Orixá que leva os desncarnados?! Voce é filha de Yansã(isto eu já sabia)....Quanta coisa pra minha cabeça e meu coração!!!! Só posso, de novo agradecer....Beijo grande,

    ResponderExcluir
  2. Nestes tempos de excesso de informação mais injustificável é a ignorância. Pois ela não acontece mais por falta de oportunidade e sim por orgulho de ser ignorante mesmo.

    Amei o texto como sempre.

    Danni

    ResponderExcluir
  3. sim sempre temos que buscar conhecimento seja na internet, livros e o mais importante na pratica da caridade que se aprende a cada dia mais... cada dia que passa estou gostando dos texto parabéns pelo pouco que conheço vc vi que tem muita fome de aprender e muita vontade de ensinar...adorei

    ResponderExcluir
  4. O coelhinho saiu da toca pra ler o seu texto...
    Eu, nessa minha vida, já fiz um verdadeiro "tour" por diversas religiões, começando pela católica de batismo, e passando por Testemunhas de Jeová, esoterismo,umbanda, enfim...hoje me considero espírita universalista, que acolhe todas as manifestações dentro do mundo das energias, respeitando o nível e a vibração de cada entidade.
    Mas, uma lição eu não esqueço, de criança, que Deus criou o homem e deu a ele o seu sopro de vida (a alma). Tão bem descrito por você, o sopro é ar, é como o vento..então a energia da natureza, se mostra presente na criação do espírito imortal.
    Somos todos centelhas de Deus e buscar a unidade com Ele e maior conhecimento sobre tudo nesse Universo, passa a ser uma obrigação.
    Você, Estrela Divina, mais uma vez, abre os caminhos, os canais para possibilitar esse encontro das pessoas com o lado mais vivo de nossa existência, mas o mais escondido também..
    Mais um texto simples e lindo, que valeu a pena sair da toquinha pra ler...Adoro você!Beijo ♥

    ResponderExcluir
  5. Graças ao vento da renovação, chegará o dia em que nenhuma dúvida restará. Muitas pessoas irão entrar nos terreiros com a maior fé no coração, esperando um conselho que mude suas vidas. E que as outras religiões se unirão a fim de que o bem seja implantado na Terra. Oremos ao Pai Maior, Deus, na sua infinita bondade que isso se faça e que Jesus e os Orixás estejam presentes na vida de todos. E que nossos guias e anjo da guarda nos oriente sempre ao melhor caminho.

    ResponderExcluir
  6. Bem, acho que ficou claro à todos nós que só há falta de informação se não procurarmos a mesma! Bem, essa era da informatização, em conjunto com a liberdade de expressão nos traz conhecimento sobre várias àreas do saber, quebra tabus e enriquece nossa cultura! E é boa a indicação desses blogs sobre Umbanda! Assim que possível vou procurar visitá-los!

    Um grande abraço à grande diva: Andrea Destefani.

    Juliana Fideles
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe repete que "o vento é o ar em movimento" desde que eu "me conheço por gente". Bom mesmo foi saber - e sentir - que o vento não é só isso, assim como água também não é só H2O. Graças ao que leio na internet, como muito bem colocou, sei que algumas propriedades da natureza são ligadas a determinados orixás e por isso passo a senti-las melhor, ter um contato maior comigo mesma. Sabe, amiga, acho mesmo que tem um meio-ambiente dentro de cada um de nós! E quando quero contatá-lo, sei que, além dos rituais de cada um para tal, a força do pensamento é o melhor meio, pois nos leva, mesmo, a qualquer lugar. Isso a internet não substitui, mas colabora com muitas coisas. Penso a internet numa analogia com o dinheiro. Não dizem que ele "não traz felicidade, mas ajuda a comprar?". Pois bem, a internet não estabelece a relação homem e natureza, digamos, "naturalmente" (perdoe a redundância), mas dá subsídios para isso. Tem sido produtivo viver em tempos digitais. Melhor ainda é viver a era digital não se esquecendo de que há um mundo lá fora a ser explorado. E isso seu blog sintetiza. Saravá!

    Beijo da amiga
    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  8. Bem Andréa ninguém pode reclamar de falta de informação hoje em dia, por isso tudo que vou fazer procuro fazer a luz da informação. E seu Blog tem essa característica, informar. Parabéns pelo texto, é sempre um prazer passar por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Bacana, Andréa...

    o mais legal dos teus textos é que eles tem aquele gostinho de café em casa com a família. Sempre muito aconchegantes....
    Parabéns e obrigado, mais uma vez.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  10. Realmente, minha amiga, o Luzes e Sonhos começou por conta do preconceito que os umbandistas tanto sofrem: foi meu grito de socorro... O tempo foi passando e sozinho ele foi ganhando nova forma. Atendendo a pedidos de umbandistas novatos que realmente reclamam não terem fonte para saciar suas dúvidas, trago através das letras tudo o que vou aprendendo, e assim divido com o mundo minhas experiências e alegrias de ser umbandista. Ainda há muito que falar, escrever, aprender e ouvir.... Estamos somente no início de nossa caminhada, mas juntos, os umbandistas virtuais, vamos divulgando umbanda “Aos quatro ventos”.

    Obrigada por seu apoio...

    Beijão


    Angela / Luzes e Sonhos
    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Andréia, esse teu blog é uma delícia. Vc escreve bem pacas.
    Obrigado pela referência.
    Tamo junto.
    Saravá!

    ResponderExcluir
  12. Leer a Andrea es aprender una cultura desconocida para mi y me llena de entusiasmo. Sus historias llenas de magias e interesantes ritos me llevan a un mundo desconocido y maravilloso.
    Al principio, leñia en castellano, mediante un traducto, mas naturalmente, no traducía bien las ideas de la autora.
    Desde hace unos días, lo intento leer en portuges y aunque no es tan difícil, me demoro más, pero lo gozo en toda su intensidad.
    Debo reconocer que Umbanda me atrae y me seguiré interiorizando a través de de estos temas que nos regala generosamente mi gran y admirada, cada día más, Andrea.
    Desde Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    Andrea ler é aprender uma cultura desconhecida para mim e me enche de entusiasmo. Suas histórias cheias de rituais mágicos e interessantes me levar para um mundo desconhecido e maravilhoso.
    Na primeira, Leni em castelhano, por tradutores, mas é claro que não traduzem bem as idéias do autor.
    Durante vários dias, tente ler em Português e embora não seja tão difícil, eu tomei mais, mas a alegria em toda a sua intensidade.
    Devo admitir que a Umbanda me atrai, e vou continuar a interiorizar através destas questões que generosamente me dá grande e admirado a cada dia, Andrea.
    Do Chile, Fernando Rodríguez Guzmán

    ResponderExcluir
  13. Fiz uma viagem este final de semana, para uma praia que amo muito, pois lá consigo sentir ainda mais próxima a energia de todos os orixás...e desta vez a mais forte foi nossa mãe Iansã que ventou tanto sobre as águas do mar que não parava de chover, e ventava...indescritível pois tinha tudo a ver com as situações e mudanças que estavam acontecendo.
    Obrigada pelo texto!
    Axé.

    ResponderExcluir
  14. Oi querida!
    Conheci seu blog através do :burro" e estou encantada! Não dá vontade de parar de ler! Sempre tive muitas curiosidade sobre esses assuntos,mas nunca ninguém p/explicar de forma clara assim,escutei minha vida inteira que sou filha de Iansã,tentei buscar respostas,mas era impedida.

    Vou te seguir!Muito obrigada por compartilhar idéias,textos,informações!

    ResponderExcluir
  15. Andrea,

    não tenho o menor receio em afirmar que existe, sim, uma guerra religiosa - ainda que velada - no Brasil, guerra essa fomentada - por mais contraditório que pareça - pelo prevalecimento de ideias fracas, sem peso, desrespeitosas e preconceituosas.
    Não deve ser novidade para você, perceptiva por natureza e excelência, que sou médium - filho de Logum-edé com Iemanjá. Hoje em dia, meus dias perpassam por como demonstrar que isso é possível, natural e não-demoníaco a pessoas de religiões (esforço sobrenatural para não chamá-las de seitas) que no fundo, lá no meu âmago considero fundamentalistas.
    Deus, esse ser mor, é um só. Quando entendermos isso não como conceito, nem como saída, mas como BASE certo estou de que a humanidade será conhecedora de uma nova era.

    ResponderExcluir
  16. O vento é o ar em movimento. Pode ser um sussurro, um zumbido, uma brisa que refresca, um vento que alivia, uma rajada que despenteia, uma ventania que arrepia, uma vendaval que apavora ou um furacão que arrasa.

    Que seu pensamento seja o ar em movimento. E e que esse vento seja a brisa que refresca nossa vida.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  17. É um imenso prazer poder ter tido acesso ao seu Blog...e como nada é por acaso, ja te agradeço pelas lindas palavras e pelas informações que trazem a troca de conhecimento, tão necessario para quem é umbandista e também para dismistificar quem ainda não conhece essa nossa filosofia de vida que é só caridade...Um grande Bjo...Juliana Almeida ( Também filha de Yansã )

    ResponderExcluir