segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Giro Secreto



Aprendi a ler com a Vila Sésamo. Ainda lembro do plástico colorido em frente à televisão preto e branco. Meus filhos não acreditam que houve um dia televisão sem cor... Ah, como eu gostava da Mulher Maravilha quando eu era criança. A Mulher Biônica então? Achava o máximo!
Hoje são aqueles desenhos japoneses onde crianças deprimidas lutam com outras crianças deprimidas. Eu acho tétrico.Só ensinam que você deve lutar sempre e nunca tem um sentido claro esta luta. Não existem mais desenhos só para diversão como aquele do Coelho Ricochete. Da nova safra só gostei e indico Avatar :A Lenda de Aang. Sempre que está em dificuldades o menino avatar se concentra em todas as suas encarnações passadas em busca de conselho. E há uma grande profundidade nisto. Em Umbanda nosso anjo da guarda é o resumo de todas nossas encarnações passadas.
Quando criança queria ser a Mulher Maravilha. Aquela que girava e se tranformava em outra e usava um laço para que as pessoas confessassem a verdade. Ontem me lembrei disto.Estava no carro com meu pai e no carro de trás, num baita congestionamento, uma família brigava aos gritos. O pai, provavelmente embriagado, queria ultrapassar outros carros. Ainda ecoam os gritos daquelas meninas pedindo para o pai parar. Queria usar o laço da mulher maravilha , não para ele falar a verdade, mas para ele escutá-la. Sinceramente não vejo razão em crianças deprimidas e lutas sem sentido.Não é fácil o caminhar no meio da tormenta de emoções.
Girar para se alcançar um nível diferente de consciência é uma coisa muito antiga. A primeira religião que fez isso foi a dos Derviches, muito antes de surgir o islamismo. Derviche é uma palavra que provém do persa darvish que quer dizer mendigo e literalmente se traduz como”aquele que procura as portas”. Reza a lenda que um homem de nome Rumi quando andava pela seção dos ourives em Konya (na Turquia) percebeu uma linda música no som dos martelos. Começou a girar em harmonia com o som, numa dança extática de entrega, mas mantendo-se centrado. Ele chegou a um ponto em que o ego se dissolve e entra-se em ressonância com o espírito universal. Resumindo muito a idéia é o ponto em que Deus se fez Verbo, e Ele é o seja , que se dá através do giro contínuo, mas também é o Verbo retorne. Para ser mais clara, até hoje se comemora o dia 17 de Dezembro como o dia do casamento de Rumi, a noite em que ele morreu e atingiu a união perfeita na gira com o Divino. Quando viu os dervixes no Cairo, em 1910, Rainer Maria Rilke, um grande poeta espiritual , disse que os giros eram uma forma de ajoelhar-se.
No universo tudo gira. Dos maiores astros às moléculas. Na Umbanda não poderia ser diferente, já que somos tão ligados à natureza. Onde há um umbandista girando há um ser humano “ajoelhado”, em comunhão com a Força Divina. Não são todas as entidades que nos fazem girar, mas com certeza é uma união que nos transforma. Somos numa gira, homens e mulheres “maravilhas” , pois estamos ali para trazer alento aos que buscam o movimento divino para suas vidas. Ao mesmo tempo somos mendingos batendo nas portas da espiritualidade em prol do amor ao próximo. E o amor ao próximo é nossa corda da verdade que envolve a todos.
Hoje venho a todos pedir, nesta grande gira que é nossa vida, que nos portemos com a alegria da criança que gira com os braços abertos, num grande gramado, num dia de sol. Verdadeiramente não há dias especiais para se amar mais. Girando e girando incessantemente a terra nos conduz a novos dias. E até o dia definitivo de nosso casamento com a energia divina, onde giraremos em compasso perfeito com o Criador, que sejamos conscientes do tempo limitado que aqui temos para aproveitarmos o amor que temos uns pelos outros. Saber amar é uma grande magia que rege o Universo.


Um giro secreto em nós
faz girar o universo
A cabeça desligada dos pés,
e os pés da cabeça. Nem se importam.
Só giram, e giram.

- Rumi

A primeira foto é de médiuns do Terreiro do Pai Maneco, girando no trabalho de praia deste ano.A segunda é a gira dos Derviches.




15 comentários:

  1. AMOR é a magia que rege o Universo! :)
    Adoro seus textos...De verdade!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. Obrigada pela contribuição aos nossos estudos e conhecimentos.

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Origens. Formatos circulares. Começos e fins. Essência da verdade. Nada é tão absoluto quanto o zero em sua grandiosidade. Honra em se despir de tudo para alcançar o principio da continuidade. Mediunidade

    ResponderExcluir
  4. O mundo gira e a grande roda da vida gira junto com ele. A negatividade muda de lugar, deixa as nossas vidas, a felicidade efêmera também e o que fica em nossos corações é a força da Fé, do Amor e da Caridade. Não importa quantas vezes a roda gire...
    Amei o novo texto.

    ResponderExcluir
  5. Querida Andrea lendo seu post sempre com muito carinho e procurando aprender contigo, por isso lendo sempre com muita atencao, me ative a essa parte que voce diz "crianca deprimida contra crianca deprimida", eu tive uma revelacao, "a arte imita a vida". Infelizmente as pessoas estao falando muito em amor, mas tem ficado apenas nas palavras, os coracoes estao cada vez mas vazios, nao me admira que as criancas que ao inves de amor recebem presentes gostem desses desenhos sem nenhuma diversao. Hoje isso me preocupa mais que ontem. Parabens mais uma vez pelos otimos textos, um convite a reflexao.

    ResponderExcluir
  6. como sempre;;; adorei o texto.. beijos querida..

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana sua postagem Andréa: )

    Salve Rumi e salve a Ordem Mevleviyyah!

    Saravá Umbanda!

    Deus abençoe aos sufis, aos umbandistas, Oxalá ilumine a todos!

    E pra quem não gostou, que aprenda uma coisa: o mundo não gira em torno de você, a não ser quando você bebe demais. rsrs...

    Beijos, Axé, muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  8. Não resisto aos seus textos!
    Bons tempos, aqueles, do Coelho Ricochete...
    Como é bom ter (boas) memórias.
    E que continuem o giro - e a gira - mágicos da vida!

    Axé

    ResponderExcluir
  9. Cigana, no mínimo, somos da mesma geração. Eu assisti televisão P&B e assisti o Ricochete. Ainda não assiti Avatar mas pelo jeito vou gostar. Texto lindo, adorei a historia dos dervixes. Também não vejo onde está a graça nos desenhos de hoje e não entendo crianças deprimidas. Não tem como entender lutar por lutar sem se saber porque se está lutando. Penso que nos dias em que vivemos o bombardeio de informações não deixa muito espaço para a criançada fazer aquilo que sabe fazer melhor, brincar...Quanto a colocação de girar para se alcançar um nível diferente de consciência, não vou falar. Seria irresponsável, da minha parte, dizer qualquer coisa sobre algo que não conheço. Como sempre falo sou curiosa e respeitadora, gostaria de saber mais sobre este assunto mas não sei. De volta ao texto, lembrei aquele dos sinais, ele faz parte destes sinais também. Pelo menos pra mim. Bjo

    ResponderExcluir
  10. Querida, antes que eu escreva qualquer coisa preciso dizer que AMEI as fotos, especialmente a primeira! Sinto-me aí no meio, que coisa linda!
    Agora vamos aos comentários. Seu texto me fez lembrar, em primeiro lugar, de desenhos que guardo comigo. Quando eu era criança, meu tio (que descanse em paz meu querido!) me falava de um desenho chamado "Leão da Montanha", tentando me ensinar a frase "saída pela esquerda". Cresci achando essa frase o máximo, daí percebi que não adianta fugirmos dos problemas como o leãozinho faz para escapar das enrascadas. Isso se encaixa com a parte do seu texto que fala dos giros. Interpreto que de nada adianta girarmos em torno de nós mesmos, do nosso próprio eixo, pois aí está o egoísmo/egocentrismo. Perdoe se eu for "brega" ou algo do tipo agora, mas isso também me lembrou o que fica como mais um aprendizado adquirido com suas palavras: devemos procurar girar para "chegar ao fundo de um ser humano", como diz a música. Obrigada por este e tantos outros momentos de paz em minha vida. Axé, amiga! Que Oxalá ilumine seus caminhos e os mantenha sempre abertos!

    ResponderExcluir
  11. Mais uma girada mágica!!! Boas lembranças...bons momentos, mais uma boa reflexão!
    Beijocas redondas para vc! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Que lindo, minha amiga! Gratidão por mais uma belíssima aula. As imagens estão lindas, à altura do seu texto. Já participei de giras na praia, são especiais! Inclusive foi numa praia a primeira vez que incorporei o preto velho!!! :)
    grande bjo no coração!

    ResponderExcluir
  13. Definitivamente - eu amo esse espaço. Amo seus textos. Estou aprendendo tanto aqui. Tanto mesmo.

    Abraços da aluna

    Lílian Buzzetto

    ResponderExcluir
  14. O Universo é uma roda e o combustível são seus sonhos. Quem pilota a roda é a esperança e nós somos os passageiros. (MarquesK)

    Parabéns pelo texto filha de Yansã

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  15. Oi Andrea!
    primeira vez aqui, vim através do Twitter, indicação do Marcelo Dalla...
    Uma delicia de ler o texto! Leve, porém cheio de importância!

    ResponderExcluir