sábado, 31 de julho de 2010

Riscando Fósforos. Ou não...


Santinha é minha nova caseira aqui no sítio. Veio me falar o seguinte: “Seu filho foi levar a gatinha de vocês lá em casa e junto com o meu gato não enluitaram. Ficaram riscando fósforo um pro outro, você acredita?”. Falei que não acreditava, mas levei um tempo para decifrar. Esses dias também veio me falar que, num momento que teve que ficar sozinha com meus filhos, eles se “enluitaram” um pouco e depois cada um foi ‘prum’ lado.
“Enluitar” no vocabulário da Santinha é brincar de lutar e riscar fósforo é o barulho que o gato faz ao rosnar. Gente simples pode ser complicada de entender. E muito. Tolerância é uma grande aliada nestes momentos, porque sempre podemos aprender algo com eles.São pessoas simples que têm grande sabedoria. Não é necessário aceitar tudo, como um dia que ela veio me dar uma santa receita para tosse: chá de ervas com xixi de menino de menos de 7 anos. Falei: Santinha prefiro continuar com a tosse...
Falaram que eu escrevo de uma forma muito simples sobre a Umbanda. Que ela não é assim tão fácil. Na verdade estavam só “riscando fósforos”. Cito sempre Pai Fernando Guimarães, pois é meu professor e meu amigo. É importante citá-lo porque nele está a fonte do meu conhecimento sobre Umbanda. É a ponte entre eu e minha espiritualidade e não impõe seu conhecimento. Ele sempre me fala que não é para inventar nada, porque a Umbanda é uma religião simples. Cito aqui então o que, sabiamente, a Yialorisa Elaine escreveu em seu twitter: “O rio que esquece aonde nasce, acaba secando!”. Meu rio a cada dia fica mais caudaloso por causa dele.
A vida é simples. A Umbanda é simples. Viver não é simples. Ser médium não é fácil. Médium é um carteiro. E ele como os profissionais da entrega de correspondência estão sujeitos a todo tipo de intempéries e alguns ataques caninos. Entender cada fase deste processo de aprendizado necessita tolerância também.Há muita sabedoria que provém das etidades.
Na maioria das vezes nós “carteiros”nos deparamos com “cartas” dirigidas a nós mesmos.Num atendimento junto com seo Capa Preta, um consulente diz que não havia nenhum problema com ele pois já tinha de tudo: era um empresário bem sucedido. Ele também era médium e queria saber o porquê seu desenvolvimento estava tão lento e ele era muito ansioso com relação a tudo isto. Seo Capa chamou um capitão que passava perto e perguntou a ele: Quem é ansioso é humilde? O capitão parou por uns instantes e reflexivo disse: não! Então seo Capa fala ao consulente: Exercite sua humildade que o resto virá por si. Agora cada vez que eu fico ansiosa por uma resposta penso no que seo Capa falou ...
Uma entidade de Oxossi, que ainda não falou seu nome, me mandou um recado por uma amiga: Veja o símbolo da estrela e da lua e reflita sobre isto.Refleti. Estes símbolos tem tudo a ver com a mediunidade. A Lua não tem luz própria, mas reflete a luz maior do Sol. Assim como nós na Umbanda temos a honra de refletir a luz divina quando incorporados, para podermos ajudar as pessoas.Não importa o problema que as fez pedirem ajuda O que importa é saírem de lá melhores do que chegaram. No céu noturno, visto a olho nu, as estrelas são pequenas e a Lua prepondera majestosa. Nós não vemos as entidades, mas sim os médiuns. E quanto mais forem doutrinados por si mesmos na caridade, na fé e no amor ao próximo melhor será a entrega das mensagens.Simples assim. Quem precisa de ajuda não pode sair com um enigma maior para resolver. E não somos nós que definimos merecimentos.
Recebi da minha amiga , a Renata Coutinho, uma mensagem ditada pelo seo Sete Capas, entidade que ela recebe e que a surpreendeu também e que transcrevo aqui : “Merecimento é a experiência que você precisa viver para ascender. É aquele tropeço, a doença ou o excesso de dinheiro. É a facilidade de conseguir as coisas, também a dificuldade. É toda e qualquer situação, desde as mais miúdas e sutis até as mais grosseiras e significantes. È tudo aquilo que você, enquanto espírito, aceitou e muitas vezes implorou antes de encarnar para se testar e ver se você amaria a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo diante daquela situação... ou se sucumbiria ao que merece. Daí entra outro conceito: a conquista. Conquista é o que você escolhe fazer diante do seu merecimento, é ver o dinheiro farto e não coloca-lo acima das suas relações e das pessoas, das coisas que realmente importam na vida. É ser agredido e não reagir de volta, atentando para as relações do ego e da dificuldade da pessoa que o agrediu em lidar com seu próprio ego. E quando a gente conquista, a gente muda nosso merecimento. Não quer dizer que pra melhor nem pior, porque melhor e pior são conceitos materiais. Nós simplesmente merecemos. Mas faz-se importantíssimo que a gente não pare no pensamento dogmático e conveniente do merecimento. Vamos atentar para as conquistas.”
A minha maior conquista é ver as coisas todas desta vida de maneira simples, sem precisar ficar"riscando fósforo" à toa. E a sua?


A foto foi cedida gentilmente pela Nely Rosa

Pessoas do twitter citadas:
@IyalorisaElaine @Renata_psi (Renata Coutinho)

13 comentários:

  1. A foto do post é maravilhosa... é do seu sítio?
    Essa coisa de riscar fósforo eu tb falo sobre os gatos, aprendi com minha avó rsrsrs
    Bjokas:D

    ResponderExcluir
  2. saravá, hermana!
    seus textos estão cada vez mais deliciosos.

    que sejamos nós, então, sábios o suficiente para sermos humildes e guerreiros. que a gente consiga encontrar bem dentro do peito o significado do nosso caminho.

    bjo enorme!

    ResponderExcluir
  3. riscar fósforo é maravilhoso. vou adotar. mas você tem razão, evitando riscar à toa!

    ResponderExcluir
  4. MOCINHAaaaaa...todo os "FÓSFOROS " q risquei acenderam uma chama q consumiu minha ENERGIA ....

    HOJE, depois da LIÇÃO APRENDIDA sigo esperando outras que virão c a GRAÇA e bondade do UNIVERSO,
    AMEM!

    obrigadíssima ! OBRIGADÍSSIMA !!!! obrigadíssima !!!!


    TE ENCONTRO NOS MEUS SONHOS ! TÉ JÁ JÁ UH! \O/

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, uma linda mensagem e uma lição, que nos vem escrita de forma simples e direta, mas sempre suave e tocante para nossos espíritos.

    Amo cada texto seu que leio e, sempre, sempre encontro neles alguma lição para mim. Parabéns e mto obrigada!! Bjo! ;*

    ResponderExcluir
  6. não sei se teria uma conquista especial para dizer aqui. "A minha maior conquista é ver as coisas todas desta vida de maneira simples, sem precisar ficar"riscando fósforo" à toa. E a sua?" Toda conquista tem um sabor especial, acho que o fato de conquistar algo é cosequencia de um esforço, de uma atitude, acho que o verdadeiro sentido da conquista esta em como você reage a ela. Parabéns pelo post, sempre uma aula. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Andrea... Adorei seu blog

    Sou espírita de coração... acredito que nossa vida é muito mais do que imaginamos dela.
    É muito mais que brigas, discussões, agressões e picuinhas, como diria minha mãe...
    Acredito que evoluímos e crescemos à medida que entendemos nossa missão nesse mundo e tiramos o melhor proveito possivel de nossas vidas para nosso bem e de todos que nos rodeiam.
    A maldade não deve ser paga com maldade, mas com bondade... e se não pode pagá-la com bondade, porque ainda não se sente pronto para isso, então não pague de forma alguma, apenas esqueça e releve.
    Uma parte de seu post que me chamou a atenção
    "Conquista é o que você escolhe fazer diante do seu merecimento, é ver o dinheiro farto e não coloca-lo acima das suas relações e das pessoas, das coisas que realmente importam na vida. É ser agredido e não reagir de volta, atentando para as relações do ego e da dificuldade da pessoa que o agrediu em lidar com seu próprio ego. E quando a gente conquista, a gente muda nosso merecimento. Não quer dizer que pra melhor nem pior, porque melhor e pior são conceitos materiais. Nós simplesmente merecemos."
    Acredito piamente nessa noção de conquista e merecimento... Acredito que tudo que temos e recebemos, foi por uma conquista nossa, por um merecimento... sejam as coisas boas ou ruins...
    E acredito também que nosso crescimento espiritual só acontece quando nos damos conta disso... de que temos o que merecemos... e quem sabe aí, começamos a procurar sempre merecer coisas boas e melhores!
    Parabéns pelo blog...
    Beijos no seu coração iluminado

    Dani Sgorlon
    @danisgorlon
    http://www.danisgorlon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga!!! Grato por uma linda aula, uma linda troca de experiências, conhecimentos e aprendizados...
    Adorei a simbologia da estrela e da Lua.
    grande bjo e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  9. Amiga querida, como sempre os seus textos me encantam e fazem meu coração ficar mais leve, com aquele calorzinho gostoso que só sentimos quando estamos diante de algo bom, totalmente do bem.
    Concordo com vc em gênero número e grau..."A minha maior conquista é ver as coisas todas desta vida de maneira simples, sem precisar ficar"riscando fósforo" à toa." No meu caso não sei se ja é uma conquista, mas é o meu objetivo sempre, enxergar as coisas da vida com simplicidade, aprender a apreciar o que eu tenho, o que me cerca com olhos de amor e paz. Muitas vezes "risco fósforos", mas tudo bem, ainda tenho muito que caminhar, esta com certeza não é minha primeira encarnação e tenho mais certeza ainda de que haverão muitas outras, tenho muito que aprender. Aliás, graças á Deus por isso, acho que aprender é a melhor coisa do mundo. Querida, mais uma vez obrigada por dividr a sua luz conosco.Beijossss.

    ResponderExcluir
  10. Recado "na lata" para uma ansiosa..rs! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Minha linda Andréa!

    Parabéns por mais uma mensagem de evolução espiritual. Só os que vieram pré-destinados tem essa percepção! E vc é uma delas!
    Lindo como nós faz pensar... que o complicado da vida mesmo, é o ser humano; é querer insistir em colocar as respostas nos outros, quando pura e simplesmente, elas estão dentro de cada um de nós.
    Obrigada por me citar mais uma vez em seus textos, o que me obriga a ter uma maior responsabilidade de também não ficar riscando fósforos à toa!
    Continue nos iluminando com essa chama que está dentro de vc! Obrigada por nos iluminar!
    Muito Asè para vc e os seus! beijos

    ResponderExcluir
  12. Andréa, o texto está lindo. Hoje foi um presente especial ler esta msg, parece que coube certinho em tudo que estava refletindo, e ainda preciso refletir mais... rs
    obrigadaaaaa
    :)

    ResponderExcluir
  13. Querida, encaro a vida como um estágio. Estágios não costumam ser simples (aqui fala uma estagiária - risos -), mas nos trazem um aprendizado inestimável. Sendo assim, seria a vida a preparação para uma etapa mais difícil. Não sei se um dia concluiremos de fato, mas o importante é fazer o melhor neste estágio. Quem sabe não sejamos "efetivados"? Fato é que pessoas como você são como orientadoras deste estágio, passível de contratação. Perdoe a comparação, mas tal é como me sinto ao ler seus textos. Brilhantes!

    ResponderExcluir