domingo, 18 de julho de 2010

Invernada da Alma


Frio tenebroso. Dias escuros e lá vamos nós nos fecharmos em nossos pensamentos. Parece que a temperatura convida à reflexão. Fechada nas paredes de meus pensamentos, fiquei buscando de onde viria uma luz que fosse capaz de dizer que ainda temos esperança e o dia de amanhã pode sim ser melhor.
Olhando a madeira que queimava em nosso fogão aqui e vendo a seiva jorrar dela, escutava o noticiário. No interior do Mato Grosso o gado nelore morrendo por causa do frio. Então, vem o boiadeiro e diz que ele aceitava ,pois Deus quis assim. Em outra notícia, mostram uma menina que levou seis tiros do ex-namorado, se fingiu de morta e depois atravessou o rio à nado e pediu ajuda a um senhor que morava em uma casa extremamente humilde, no meio do mato. Este senhor , ao ser entrevistado, falou que só descansaria quando soubesse que a menina estava bem. Após ser mostrado em vídeo que ela havia resistido, falou que suas noites de sono seriam bem mais tranqüilas. Tranqüilas numa tapera no meio do mato, sob frio intenso...
Então, enquanto o fogo estalava no fogão a lenha, minhas idéias se formataram. Falarei da energia divina representada por Oxum, que é a Orixá dos rios, cachoeiras, do ouro, da fertilidade e da beleza. Poderia aqui me ater em falar da beleza de seus filhos, da vaidade e da sensualidade que têm, mas senti Oxum de uma beleza muito maior e com um tesouro infinitamente maior que o ouro.
Diferentemente dos índios e negros vindos da África, os boiadeiros foram homens que não nasceram na natureza, mas tiveram que aprender com ela a sobreviver. Tiveram que aprender a se orientar pelo céu e a ler todos os seus sinais. Tiveram que aprender a respeitar a vida nas matas, para preservar a própria vida. Atravessavam grandes rios, dos quais sobreviviam e mantinham o gado nas longas caminhadas, se banhavam em cachoeiras. Homens de uma fé inabalável e de um caráter genuinamente caridoso, obtiveram a graça divina do tesouro de Oxum: saber a real importância da vida onde quer que ela se manifeste.São corajosos sem desdenharem do perigo, enfrentam os problemas diários sem super valorizá-los e professam sua fé de maneira humilde e brilhante.
Quando entrei na Umbanda e nada sabia um dia sonhei com a imagem de Oxum e uma pessoa fazendo entrega a ela. Depositou aos seus pés a entrega e Oxum devolveu-lhe uma energia imensa. Então, de posse de tão maravilhosa energia, esta pessoa foi na escuridão tirar gente sofredora e trazer para a luz. A energia que saiu da imagem me falou: são assim que as coisas devem acontecer Andréa, seja bem vinda ao meu Terreiro.
O Terreiro de Oxum não é somente aquele que eu freqüento, e apenas hoje entendi o sentido mais amplo daquela mensagem. Terreiro de Oxum é onde houver o grande tesouro da fraternidade entre as pessoas. Aquele peão que ajudou a moça baleada, trouxe a luz da vida para ela e ali estava sua grande recompensa. A resignação do senhor que perdeu os bois pelos desígnios de Deus e da natureza, não impedirá que ele volte a lutar na manhã seguinte. São atos de fé e caridade verdadeira à vida que devemos pensar e repassar aos nossos.
No aspecto individual, como bem escreveu o Alan em seu blog Igreja Ateísta, o bem e o mal são relativos, pois para o indivíduo o que conta é o sua própria satisfação. Quem tem um comprometimento maior com a natureza e um respeito pela energia que ela proporciona, tem uma mente muito mais ampla e menos restrita. Simplesmente não consegue pensar em coisas separadas.
Em região de sítios e onde hajam peões, meus amigos, não se passa fome, porque se houver alguém em situação difícil, certamente os vizinhos hão de socorrer, porque viver e sobreviver é um ato coletivo no entendimento do caipira. O caipira que toca o boi e toca a vida, tem infinita sabedoria. Tenho várias histórias como médium na linha dos boiadeiros,mas prefiro falar das vezes que precisei deles e que fui atendida.A devoção que tenho pelo seo Pedro Mineiro por este motivo, que me aquece o coração com sua humildade e com o carinho, e que na última gira mantinha o olhar ao longe como o boiadeiro que pede ao Divino dias melhores.
Sabiamente, outra entidade desta linha, o seo João Boiadeiro proferiu a seguinte frase numa outra gira: “Às vezes é melhor sacrificar um boi, do que ver a manada estourar”. Precisamos mesmo neste momento leis severas e medidas rápidas das autoridades, para quem se julga superior e pratica atos bárbaros como estes que temos visto serem punidos e banidos do convívio coletivo, antes que “manadas de pessoas” copiem seus gestos por puro prazer e certeza de impunidade.
Termino pedindo a Oxum que volte seu espelho para a humanidade e consiga assim transformar sentimentos hipócritas e individualistas de gente da cidade grande em sentimentos que valem ouro como a humildade, respeito e amor à vida do próximo.
Deixo aqui como referência de leitura o link da página "Minha Opinião' do mês de julho , do pai Fernando Guimarães que acredito ser um brilhante 'texto-instrumento' para pais e mães de santo, bem como todos os dirigentes espirituais que se preocupem com suas "manadas' de fiéis!
Mais uma vez utilizo a foto da minha querida Nely Rosa, que majestosamente fala da fé em suas fotos!

9 comentários:

  1. Justa homenagem aos boiadeiros, peões e pessoas simples que são tantas vezes consideradas menos qualificada do que homens de terno e tantas vezes são mais humanos e mais evoluídos.
    Mais uma lição de vida, mais uma lição de Umbanda [estou adorando aprender um pouquinho com você]. Continue escrevendo - pelo menos para sua fã incondicional aqui!

    ResponderExcluir
  2. Lindas reflexões, belo texto!!! Graças a você compreendi um pouco mais sobre essa energia dos boiadeiros e sua solidariedade. O homem da cidade está mesmo distante dessa realidade, não?
    Parabéns pelo trabalho, querida!
    grande bjo

    ResponderExcluir
  3. Venho aprendendo bastante por aqui, com seus textos esclarecedores. Mas não posso deixar de falar das imagens....essa do texto de hoje trouxe um pouco da luz que eu precisava para essa noite fria. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Querida, como sempre uma dádiva lê-la, e curiosamente uma "coincidência". Semana passada, indo trabalhar com a minha mãe, ouvimos no carro a notícia de que um mendigo havia morrido de frio. Eu chorei, instantaneamente. E fiquei pensando muito, confesso que um pouco desiludida do mundo, querendo que tudo de bom que há em minha vida pudesse ser dividido. Sabe, dá um aperto no peito vestir uma roupa quente e saber que há irmãozinhos morrendo, literalmente, de frio. Seu texto vem espelhar (verbo tão afim da amada Oxum) o que sinto e o que quero compartilhar. Minha família materna é praticamente toda do interior e suas palavras me lembraram da cidadezinha onde cresci e do meu passatempo predileto por lá, que era - e será sempre - ouvir sertanejo de raiz com vovô ao acordar (porque acordar tarde é perder o dia, rs). Vivamos pela Natureza, pois a energia que emana dela salvou minha vida e salva meus dias sem que eu peça, já que aprendi a adorar. Abançoados sejam seus dias!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu destaque para a aceitação do fiel diante da suposta "vontade divina", que muito se camufla (em grande maioria das vezes) em uma impotência mascarada em temor. Nada se pode fazer, e aceitar que foi vontade de Deus que aquela desgraça lhe acomete é um placebo para o espírito, para o Ego sobreviver à geada.

    ResponderExcluir
  6. "São corajosos sem desdenharem do perigo, enfrentam os problemas diários sem super valorizá-los e professam sua fé de maneira humilde e brilhante."

    Amiga, vou acabar me tornando repetitiva nos comnetários, mas é impossível não faze-lo, os seus textos são uma benção, um aprendizado doce e simples da vida. Esta frase resume de forma magistral toda a beleza da verdadeira fé.

    Também sou uma fá incondicional dos boiadeiros e dos caboclos, amo a sua forma simples e direta de encarar a vida e de olhar tudo com olhos de humildade, de quem enxerga sempre a solução e não o problema. Por favor continue nos brindando diariamente com sua escrita de luz. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Andréa e suas palavras sábias. Belíssimo texto!!!

    Beijo grande, Juliana Mattos.

    ResponderExcluir
  8. è dificil encontrar um texto assim, bem pessoal, mas feito de uma maneira prazerosa de ler,..parabens!

    ResponderExcluir
  9. Minha filha querida, cada post seu é uma emoção a mais, independente de sermos de ramificações diferentes (vc da umbanda e eu do candomblé, o amor ao próximo, o respeito as pessoas, o respeito as energias da Natureza, são preceitos comuns que devem ser seguidos e praticados.
    É gratificante ler suas palavras, sempre muito bem colocadas, escritas com a alma e o coração. Que minha mãe Òsún, senhora das águas doces, mãe caridosa e piedosa, possa tirar todos os obstáculos do curso do seu rio, trazendo para a sua vida, águas puras e límpidas. Muito Asè para vc, e continue nos abrilhantando. Beijos

    ResponderExcluir