quinta-feira, 8 de julho de 2010

Eparrey Marguerite Yourcenar!


Definitivamente eu não sou perfeita. Por mais que tente, quando olho para o Robinho, Neymar , Ganso e Cia. não consigo esquecer das 34 crianças do Lar Espírita Mensageiros da Luz que foram privadas de sua visita, pois os mesmos , por sua crença , se acharam superiores a elas. Mas tenham a certeza absoluta que se fossem umbandistas que se negassem a visitar um lar de crianças deficientes evangélicas minha indignação seria a mesma. Muitos vieram defendê-los dizendo que são meninos e não sabem o que fazem. Isto é um fato, está aí o resultado da Copa que não os deixou mentir.
Estamos vivendo uma realidade absurda. Hoje me deparo com depoimentos na TV de pessoas escrevendo para um programa dizendo que gostam do goleiro Bruno e que acham uma pena o que lhe ocorreu. E muita gente ainda vai defendê-lo ou fazer piadinha da situação. Minha cabeça venta nestes momentos. Largo o futebol e leio sobre política: a Dilma diz que assinou sem ler o programa de governo. Nem vou comentar.
No meio de todas estas coisas assisto o brilhante filme nacional “Meu Nome Não É Johnny’ com a direção do Mauro Lima. Lá pelas tantas a juíza envia a seguinte frase para o acusado: “O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós próprios.” Esta frase foi dita pela escritora belga Marguerite Yourcenar e exprime exatamente o que a energia da Orixá Yansã nos traz.
Yansã , como havia dito na postagem anterior, é o feminino de Xangô. É a execução da lei Divina. É o caos que antecede a criação. E mais uma frase de Yourcenar explica isso: “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer.” Yansã é a energia que encaminha os mortos para uma nova vida, são os ventos da mudança para um novo recomeço, é o raio de clareza em nossa pequena visão. Nas lendas que existem diz-se que por sua imensa curiosidade Yansã aprendeu as artes de todos os outros Orixás e é detentora de um grande conhecimento.
As filhas de Yansã, e aí eu me incluo, têm um grande senso de humor, mas não devem ser expostas a injustiças e perseguições preconceituosas, pois como andam sempre com a energia de Xangô, julgarão e defenderão os oprimidos. Nem sempre isto é feito de uma maneira suave e portanto acabam magoando. Se a justiça pertence a Deus, a verdade também. Então cabe a Ele mostrá-la a quem quiser ver.Tenho me poupado de confrontos diretos e procurado partir para ações que dêem resultado mais concreto. Peço desculpas se falo tanto de mim mesma, mas sei que pode auxiliar quem busca crescimento.
Curiosidade e lealdade também são uma marca das filhas de Yansã. A busca pelo conhecimento é uma forma que têm de se armar contra o desconhecido, pois esta energia é guerreira. Alguns pais de santo quando não querem explicar algo dizem que é “mironga de congá” , ou seja, um segredo que não pode ser revelado, o que na grande maioria das vezes significa que ele próprio não sabe a resposta. Painho, com a maior paciência do mundo, sempre me responde. Faz anos que já faço perguntas a ele, já devo ter batido algum recorde.
Se você é uma pessoa pública e quer divulgar seus conhecimentos em prol da humanidade deve responder humildemente ao que lhe é perguntado, mesmo que seja dizendo não sei. Hoje, os meus amigos de twitter, @realjbj e o @NesterTweets tentavam em vão fazer com que o @PauloCoelho respondesse mais uma vez sobre textos que ele escreve. Em vão. O Caminho de Santiago amigos, para cada um tem um nome e só ele pode nos trazer sabedoria: É este Caminho de Maria, Caminho de Jorge, ou seja qual for seu nome é que vai fazer com que você olhe com inteligência para sua vida e então nasça verdadeiramente como disse Yourcenar.
Na longa entrevista ( que durou anos) a Matthieu Galey, Marguerite Yourcenar confessou pudicamente os "quatro votos budistas" que orientaram a sua existência. Para mim, são os quatro votos umbandistas das filhas de Yansã: lutar contra as más inclinações; entregar-se ao estudo até ao fim: aperfeiçoar-se na medida do possível; e trabalhar para salvar todas criaturas do Universo. Aproveito para lembrar que tudo deve ser feito com humildade ,amor ao próximo e com caridade e que fora disto a Verdade não tem como se expressar.



Pessoas no Twitter que respondem o que for perguntado em sua área de conhecimento:
@nelyrosa @quimbanda @marcelamarcos @EduardoCBraga @ricardobarreira @ClaudiaBoechat @realjbj @NesterTweets @IyalorisaElaine
Mais sobre Marguerite Yourcenar :


13 comentários:

  1. Saravá Umbanda, saravá Quimbanda, saravá a parte boa de todos os sistemas religiosos e políticos. (apesar das aparências a parte boa é maior e mais poderosa do se pode imaginar). Deus salve a banda boa para que ela possa recuperar a banda 'podre' da morte eterna...

    O ego morre, nós somos Um e somos eternos. Almas com corpo, pertencentes a um UNico DEUS.

    Saravá você Andréa, guerreira da Luz, lavradora do conhecimento transcedental!

    Axé, namaste, aleluia, shaloom, As-Salamu Alaikum! ॐ Amém!

    ResponderExcluir
  2. Realmente os ultimos acontecimentos tem me deixado com a estranha sensacao de : "calma ai que logo tem algo pior e isso sera esquecido." As nossas casas tem sido invadidas por um noticiario avido por sangue, vamos dormir e acordamos com essas noticias, e na seguencia tem outra coisa mais deploravel. Me pergunto: onde estao as boas notocias, as coisas boas da vida? Isso nao da ibope. Mas a culpa nao e da midia, a culpa e do ser humano que em seu instinto animal adora uma barbaridade. Nao sei o que acontece, mas tem algo muito errado por aqui. Enquanto cada um defende sua religiao ou nao religiao estao deixando de olhar para o ser humano, enquanto isso acontecer Fe, Credo, Religiao nao passa de letra morta. Parabens pelo texto, como sempre esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida... mais que minha mais nova filhota, estou virando sua fã!!! Pode acreditar!
    Sem palavras para comentar de maneira digna, mais um brilhante texto... então, segue um poema que recebi, infelizmente, de fonte desconhecida para que eu possa conceder os créditos, mas que me reporta a sua imagem quando eu o li. Espero que goste.

    "SOU O VENTO NO BAMBUZAL,
    O BÚFALO NO DESCAMPADO.
    A LAGARTA NO CAULE DA ÁRVORE,
    A BORBOLETA NO CÉU AZUL."

    "SOU A DONA DOS RAIOS,
    A SENHORA DO FURACÃO.
    A GUERREIRA INDEPENDENTE,
    A AMADA DO REI GUERREIRO,
    A ESPOSA DO REI DA PAZ."

    "SOU FILHA DA SENHORA DA TERRA,
    QUERIDA DA DEUSA DO ODÒ."

    "SOU AQUELA QUE VARRE A TERRA,
    A QUE TRAZ O FOGO NA MÃO,
    A QUE TEM O PODER NA MORTE,
    A QUE TRAZ PARA A VIDA A SOLUÇÃO"

    "FUI EU QUEM VARRI AS FOLHAS,
    FUI EU QUEM VENTEI O ROSTO DO SOL,
    FUI EU QUEM PAREI A ESPADA,
    FUI EU QUEM GANHEI O PODER SOBRE OS MORTOS,
    FUI EU QUEM ENTROU NA FLORESTA,
    FUI EU QUEM SENTEI AO LADO DAS ANCIÃS,
    SOU EU A DONA DO BARRO,
    SENHORA DOS MISTÉRIOS,
    DONA DO BARRACÃO"

    "SOU EU QUEM TRAGO MEUS FILHOS,
    NA BARRA DE MINHA SAIA,
    SOU EU QUEM LEVO TODOS OS FILHOS,
    NO FIM DE SUA JORNADA"

    SOU OYA, QUEBRO O VENTO, VARRO A TERRA,CESSO O RIO,SOU A DONA DA ESPADA!!!!
    SOU GUERREIRA
    RENASCIDA,
    REVIGORADA...HÁ JA ESTA VA ME ESQUECENDO SOU A SENHORA ABSOLUTA A DONA DA RAZÃO." Essa é vc. Andréa!

    Acrescentando: Sou feliz por ser sair do útero de Yànsán (tenho respeito e amor por minha navalha). E com "Ela" aprendi tudo que é de mais importante, para seguir o meu caminho no sacerdócio.
    Que os raios de Yansàn alumiem nossos caminhos e o turbilhão de seus ventos leve
    para longe aqueles que de nós se aproximam com o intuito de se aproveitarem
    das nossas fraquezas.
    Epahey Oyá!
    Beijos minha filhota linda!
    Obrigada pelo seu carinho!

    ResponderExcluir
  4. "Lutar contra as más inclinações; entregar-se ao estudo até ao fim: aperfeiçoar-se na medida do possível; e trabalhar para salvar todas criaturas do Universo": bastaria isso, mas grande parte da humanidade preocupa-se mesmo é em resolver seu problema particular a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  5. Oi minha querida, mais uma vez parabéns pelo belo texto, sempre que venho aqui, revigoro minhas energias, minha forças... obrigada... boa noite, beijos

    ResponderExcluir
  6. Bonito texto, devo concordar com tudo. Também sou filha de Iansã, e me controlo para às vezes não defender certas causas justamente por saber que nem sempre o faço de maneira suave; como citado.

    No entanto, não posso deixar de comentar essa "falta de responsabilidade" de alguns pais-de-santo. Me magoa pensar que assim como existem os pacientes e humildes, há também o contrário.

    ResponderExcluir
  7. Querida Andrea,
    Agradecê-la já virou rotina. E que bom que tenha virado! Os ventos de Yansã trouxeram você para o meu caminho, e para o caminho de muitas outras pessoas. Eles sopraram sua sabedoria para os nossos cantos, e tenho certeza de que você está nesta vida, entre outros motivos, para agraciar-nos com tudo o que você aprende e está disposta a ensinar. Hoje é meu aniversário, e sinto que já ganhei um presente por tê-la citado num post seu, um dos tantos que admiro.

    Que a luz do divino invada seu caminho e irradie para os nossos (e aqui eu me uno a quem também é seu fã!)

    Com carinho,

    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  8. As injustiças são vencidas por todos os que humildemente a combatem com coragem. A verdade sempre é perseguida, mas não pode ser combatida com mentira e falsidade. Verdade se combate com verdade. A vitória não é aquela que derrota vaidosa seus inimigos, mas sim a que liberta os justos dos malfeitores, os salvando de todos os males e perigos.Um beijo e boas energias :])

    ResponderExcluir
  9. Eu soube deste caso dos jogadores e fiquei horrorizado. Se fosse ao contrário, aposto que nenhum espírita se recusaria. Vergonhoso... ainda mais para quem se diz evangélico... isso só mostra a ignorância e o desrespeito com os outros irmãos.

    ResponderExcluir
  10. Oi minha querida e aí, tudo bom??? gosto tanto do seu blog, venho sempre aqui te visitar, mas vc sumiu, não me segue, porq, não gosta do meu cantinho??? ótima semana com muita paz,beijos

    ResponderExcluir
  11. Excelente texto e sempre com uma pontinha de ... era isso que eu estava precisando ouvir ... em tempos de Polvos Videntes, você ainda é uma das minhas bússolas favoritas.

    ResponderExcluir
  12. É absloutamente impossível visitar o seu blog, ler um texto seu sem sentir-se completamente tocada por suas palavras. Sua maneira de ver a vida, seu respeito e encantamento pelos orixás, sua indignação com certos acontecimentos...tudo é uma lição de vida, uma lição de humildade e respeito. Você é um raiozinho de sol no meu twitter.Obrigada.Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante, ainda mais por fazer um blog umbamdístico de boa qualidade, pois ainda existem muitos ignorantes na nossa religião. Mas Gostei muito.
    Axé.

    ResponderExcluir