quarta-feira, 23 de junho de 2010

Um encontro na Encruza


Religião é algo fascinante para mim. Seu entendimento é algo muito pessoal. Numa gira de Umbanda por exemplo você pode ter definições diferentes de Umbanda de cada médium, pois o processo evolutivo é individual, apesar de fazermos parte todos do mesmo grupo. Assim como deve ser em outras religiões.

Há uma frase muito falada no meio em que se diz que se entra na Umbanda por amor ou pela dor. Eu entrei por um acordo feito com Deus. Sempre fui questionadora, então me comprometi com Ele de que escolheria uma religião e lá ficaria, porque precisava de uma egrégora única para focar meu conhecimento, que se espalhava por várias vertentes ,mas não se concretizava em atos. Já falei aqui que conhecimento sem aplicação é como água parada na alma da gente. Erro muito ainda, mas busco equilíbrio para entender, absorver e tornar prático o conhecimento que tenho recebido.

Na Umbanda quem está contigo nas encruzilhadas desta vida é Exu, ele é guardião e protetor. Tem uma coisa ainda que não aprendi direito é ato de fazer pedidos. Tenho vergonha as vezes, confesso. Sempre que chego na frente do seo Tranca Ruas das Almas e sinto uma energia imensa e ele me pergunta se está tudo bem, falo que sim. Porque ao lado dele sempre está tudo bem. Seu abraço para mim é o suficiente para desfazer qualquer energia ruim. Ele carrega consigo o dom Divino do perdão às almas perdidas. E esta alma aqui ,por mais que esteja perdida sempre tem a mão dele estendida quando preciso passar minhas mensagens a quem busca consolo, de problemas imensamentes maiores que os meus. Outra que sempre me auxilia é Dona Maria Padilha das Almas, pomba gira maravilhosa que me dá colo quando eu preciso, e força quando a minha está se esgotando.

Para quem não tem conhecimento da religião, os exus e pomba-giras são sempre comparados a demônios. Acredito piamente que nós temos várias vidas numa só. Há momentos que nossas convicções nos aproximam de Deus e que em outros nos deixam no limbo de nossas próprias emoções de baixa vibração. São nossas encruzilhadas, momentos importantes onde estamos fragilizados e precisamos tomar decisões. Então para que possamos sair do limbo e ressucitar nesta mesma vida eles vem nos socorrer, mas as ações para se sair do fundo do poço cabe somente a nós mesmos. A cada ciclo de ressurreição nesta vida nos fortalecemos, porque reencarnamos mais fortes.

Quando comecei a trabalhar com o seo Capa Preta confesso que fiquei com medo. Disseram que era um exu muito severo e incontrolável. Hoje, por tudo que já vivenciei ao seu lado sei que a energia dele, combinada com a minha, possibilita que várias pessoas saiam do terreiro um pouco mais leves do fardo de problemas que carregam. Porque as entidades trabalham também com os referenciais de vida e de crença dos médiuns. E a Umbanda trabalha com energias de diferentes intensidades visando o equilíbrio que deve haver na natureza humana.

Em nossa vida diária trabalhamos recebendo, emitindo e reciclando energias. Ficamos diversas vezes felizes, tristes, irritados e confusos. O que nos compete é encontrar o equilíbrio. Saber que nossa felicidade não deve ser ofensiva ao próximo, que antes disso seja contagiante. Que nossa tristeza não deve se prolongar, porque ela é expansiva e também contagiosa. Que temos todo o direito de ficar com raiva, mas que ela deve se esgotar rapidamente pela compreensão dos fatos. Tudo isto é caridade também, porque o que nos tornamos afeta nosso próximo e temos responsabilidade sobre isso. Aprendi com exu. Aprendi com Pomba Gira. Exu é Mojibá! Pomba Gira é Mojibá!

A imagem que postei aqui foi realizada pelo Jimmy do Terreiro do Pai Maneco e retrata seo Sete Encruzilhadas. Para ter mais informações e ver mais imagens intuitivas: http://www.paimaneco.org.br/fotos_imagens_intutitivas.asp






10 comentários:

  1. Ler os seus textos é uma experiência única, um presente divino. Você tem o dom da escrita de expressar em palavras sentimentos como religiosidade, amor, caridade. Tem o dom de nos apresentar os amigos espirituais com uma propriedade que faz com que se transformem em velhos conhecidos. Tem o dom de nos prender a leitura do texto com a imaginação tão aguçada que parece que quando terminamos de ler acordamos de um sonho. Você é muito especial e tenho certeza de que não veio para este mundo a passeio e nem apareceu nas nossas vidas por acaso. Salve minha irmã.

    ResponderExcluir
  2. Laroie exú exú é mojibá
    Que revigorante consumir voce, ler voce!
    Parabéns, que meu Pai Ogun tenha sempre em bons caminhos!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito em várias vidas mas é evidente que a presença de pessoas fortes em suas convicções influenciam diretamente em nosso emocional, mesmo sem que essas pessoas tomem atitudes concretas.

    Belo texto, vivendo e aprendendo mais!

    ResponderExcluir
  4. Há muito o que se aprender ainda, em especial com a linha da esquerda! E com certeza eles têm muito a nos ensinar, basta deixarmos o medo de lado... Você vai gostar do que irá ouvir! Laroyê Exú; Laroyê Pomba Gira!!!!

    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa como você escreve bem, com clareza e algo a mais!
    Quando falo que você é uma Deusa, você acha ruim, mas só pode ser mesmo, tem uma estrela que não te deixa e te acompanha, mesmo quem não está com você aí pessoalmente, sente ao ler seus textos, e eu sinto quando conversamos pela net mesmo.
    Minha Deusa, Mãe, Amiga!
    Amo você e que Deus trilhe seus caminhos com muitas bençãos...
    Beijos
    @carlafloresadv

    ResponderExcluir
  6. mocinha....ENCRUZILHADAS básicas.....
    VAIDADE
    INVEJA
    IRA
    PREGUIÇA
    AVAREZA
    GULA
    LUXÚRIA....
    todos defeitinhos CORRIGÍVEIS.....
    MUITO ...muuuuito BOM ter um ESPÍRITO mais espertinho como companhia nessa hora...fazemos menos PORCARIA ....

    mocinha....adorei TROPEÇAR EM VOCE na minha encruzilhada...o MALUCO BELEZA é fodinha de legal comigo!!!

    me deu suas LETRINHAS de PRESENTE !!!


    OBRIGADÍSSIMA.....obrigada...


    http://www.youtube.com/watch?v=-x058XFzPcA

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu texto Andréa..., mto legal, não conheço mto sobre a religião Umbanda, sou espirita..., mas acredito mto nas energias que emanam de todas as religiões e pessoas espiritualizadas que delas fazem parte. Estou gostando mto de ler seus textos e de entender cd dia mais um pouco sobre Umbanda. Um bjo gde, e que sua espiritualidade continue tão bonita e forte qto seus textos lindos. Bjos, Alê

    ResponderExcluir
  8. Pronto Andreia, agora sou uma seguidora de seu blog com muito prazer e seja sempre por demais bem vinda ao meu blog. Fico feliz que tenha encontrado meu blog por acaso. Realmente Iansã tem dessa coisas: trazer as coisas pelo vento e geralmente são coisas boas. Meu e-mail é virligiams@gmail.com. Fique a vontade.........ah......... amei seu blog e achei super interessante o post com o José Saramago e Oxum lindo! Um abraço! Ligia

    ResponderExcluir
  9. Oi minha querida, hoje acordei um pouco triste, nao sei porque e vim fazer minhas visitas e encontro um texto desse que só me deu forças p/ levantar a cabeça e me fazer lembrar que Tranca Rua das Almas (TRR como eu chamo meu amigo)e Fatolú nunca me abandonam junto com minhas mulheres Lebara e Rosa Negra. Um ótimo domingo e continue com essa força qe só faz nos ajudar, beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  10. Sempre muito bom ler seus textos... Tenho um prazer enorme em trabalhar com os Exus, ao final dos trabalhos pareço outra pessoa.
    Sempre temos algo a mais para aprender, e eles estão aqui para nos ajudar nesses ensinamentos.
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir