sexta-feira, 18 de junho de 2010

De Saramago a Oxum


Deveria falar sobre Saramago. Era fã de sua vida. Porque venceu.Venceu o analfabetismo dos pais e foi Nobel da literatura. Painho sempre fala que pra alguém vencer, alguém tem que perder.Oxalá permita que entendam os textos de Saramago como um alerta à hipocrisia religiosa, não como uma ode ao ateísmo, e que o que deve perder-se no tempo é realmente nossa cegueira com relação a Deus.
O foco principal da Umbanda é a vida.A natureza é vida, então é nela que estão as principais fontes que alimentam esta religião.Hoje não consigo mais olhar para a mata sem sentir a energia de Oxóssi, nem deixar de sentir no vento as qualidades de Yansã...Se cada orixá representa uma força para que possamos entender Deus sinto-o perfeitamente.
Saramago dizia não ter encontrado Deus. Não era ateu, porque você só procura o que quer encontrar.A Umbanda me impressiona.Porque as pessoas que ali buscam aconselhamento com as entidades estão de fato procurando Deus, na esperança de que Ele lhes dê sinal de vida e lhe indique um caminho melhor. O quanto de Deus não aparece em cada consulta de cada entidade ali? Como diz meu amigo Ronald a finalidade da nossa vida é a de sermos felizes.É de fato um árduo caminho para cada médium, mas o resultado é incomparável.
Quanto mais amor e mais despreendimento material você tiver em seu caminho pelo bem comum, sendo médium em qualquer religião, mais protegido você estará, inclusive de você mesmo. O grande problema das religiões são as disputas internas.A vida deve ser preservada, então, devido à evolução material que sofremos, temos um instinto de preservação meio confuso. Confuso porque não temos que atacar ninguém para permanecermos vivos.Ficar em evidência ,às vezes, é a forma mais fácil de se tornar um alvo.
Uma gira de Umbanda produz uma luz imensa por vários fatores, mas nenhuma luz é forte o suficiente quando deixamos as trevas se apoderarem de nossos corações e de nossos ideais. O ego infeccionado se fortalece em um tripé: vaidade, medo e insegurança e ele contagia.Tome cuidado.
Numa leitura de I Ching feita por minha amiga Claudia Boechat em seu blog Champanhe com Torresmo, ela diz que é hora de emborcarmos o caldeirão. Concordo. Temos mesmo que limpar o caldeirão onde fervilham nossas idéias e recomeçarmos a cozinhar algo que realmente alimente nossas almas e dos outros. Não podemos servir o que não temos para comer.
As religiões de uma forma geral têm grandes inimigos a combater que são os vícios, a depressão, a solidão, o desespero das perdas...E devem se concentrar no propósito do amor e do respeito ao próximo. Ficar em disputas de quem pode mais não leva a nada. Bem como os fiéis de cada religião se perderem seu tempo em disputas pessoais de poder e sabedoria acabarão como cegos e , até onde sei, soldado não comanda soldado.
Antes de você bater no peito afirmando que é um Umbandista maravilhoso, um evangélico ungido, ou um ateu convicto, olhe a estrada pela qual seus pés já pisaram e veja se os seus passos são realmente firmes o suficiente para tal convicção.E sempre se lembre de que o que você crê ser certo, pode não ser a verdade do seu próximo então sempre tenha em mãos o espelho de Oxum, que mostra o outro lado.

Desejo que o calor do amor divino invada a vida de cada um de vocês.

16 comentários:

  1. Amiga adorei o que escreveu como sempre gosto, e este texto em especial, pois trata dessa hipocrisia entre os 'fiéis'.
    Essa briga pra saber quem é o melhor e quem pode mais é sem dúvida lastimável!
    Parabéns!!
    Super beijos p vc e lindinhos!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo irmã, as religiões tem todas estas barreiras a vencer, e para que isto aconteça, antes elas precisam vencer seus próprios dogmas de fé, que as limitam.

    Como pode uma religião pregar a liberdade quando dita como lei comparecimento obrigatório a seus cultos? E a união, como pode pregar quando se diz melhor que outra religião? E a felicidade, quando coloca subserviência como único caminho para tal?

    Por isto escolhi a Umbanda, não sou gado, sou livre!

    'Caboclo não tem caminhos para caminhar, ele anda por cima da folha, por baixo da folha, em todo lugar'. Okê Cabocla! : )

    ResponderExcluir
  3. Voce sabe o quanto aprendo com seus textos, aprendo a ser uma pessoa melhor, tenho um objetivo, um alvo. E muito bom aprender contigo, e muito bom aprendermos juntos. Infeliz daquele que se acha superior e se separa. Parabens e que Deus a ilumine hoje e sempre, e que o Amor que e o melhor sentimento e maior ate mesmo que a Fe, invada seu coracao. Sucesso em sua luta em favor do Bem.

    ResponderExcluir
  4. uuuuuu ...meu MALUCO BELEZA disse: A CASA do meu PAI ...têm muitas moradas....!!!
    meu MALUCO BELEZA deve olhar essa guerra religiosa e pensar "....POooooota que PARIU ...será que eu falei muito baixo... ou eles são mais atrasadinhos do EU pensava ??? "
    POIS é mocinha ...alguns vão ter que repetir a lição...A SUA AULA ja torna isso mais fácil...


    MUuuuuuuito OBRIGADA UH! \o/

    BJOKA na bochecha esquerda...muuuaaa!

    ResponderExcluir
  5. COMO SEMPRE ME SURPREENDE MARA MAIS MUITO MARA MESMO

    ResponderExcluir
  6. O que me encanta no mundo é a sua natureza. :])

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso, um texto explendido! Com visão clara e objetiva! Parabéns pelo seu trabalho!!!

    Espero ter tempo para ler tds seus textos anteriores!

    ResponderExcluir
  8. Andréa:

    Sou fã INCONDICIONAL dos seus textos.
    Vida longeva à cultura!

    Axé

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo esse texto!
    Embora a realidade que você mostra, onde moro os envangélicos não estão ligados a essa realidade, mas estou firme e forte buscando sempre informaões e mostrando a nossa imagem umbandista como caridade e amor ao próximo.
    Não sou um pai de santo, muito menos tenho uma tenda, mas levo a UMBANDA na mão direita.
    Abraço.
    japiroh_pp_xxe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente belo e verdadeiro. Assim é esse texto. É uma honra estar citada nele. Mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com a opinião da Carla Flores.

    ResponderExcluir
  12. é... cheguei até aqui não por um simples acaso do destino, espiritualmente acredito que nada é por acaso! Numa "explicação mais paupável", fui 'Twittado' por uma amiga/cumadre - que tanto amo - em que citara tal texto/artigo dizendo ser 'minha cara' - Sou um Virginiano com Ascendente em Áries, da Casa 3 na Numerologia e um feliz Filho de Logun Edé com Yansã!... risos... coicidências ?!? ... hehehehe...
    Sou o mais novo e assíduo seguidor de ti.

    Beijos no seu coração.
    Axé!

    Brum - São Paulo, SP. Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Inspiradora, integradora - uma pessoa necessária você. Você consegue falar sobre "religião" de uma maneira que nunca conheci. Tenho aprendido muito sobre uma "cultura" diferente da minha. Aliás, estou colocando tudo entre aspas porque - com seus textos - percebo apenas que aprendo lições de vida como ser humano. Só isso.

    Lílian Buzzetto

    ResponderExcluir
  14. "Então, sempre tenha em mãos o espelho de Oxum, que mostra o outro lado."

    Carinho e amor ao seu coração.
    :)

    ResponderExcluir