quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Verdade flui para o Mar...



Não há nada neste mundo, nem um fato, que não encerre em si um grande aprendizado. Mesmo aqueles mais inusitados e cômicos. Estes dias, no terreiro em que frequento entrou um homem disfarçado. Com peruca comprada em uma liquidação de R$ 1,99 , um bigodinho que provavelmente veio junto com a peruca, de brinde. Seria um grande disfarce se não estivesse usando óculos escuros de noite e na chuva.
Nós , algumas filhas de Yansã, estávamos ali, pedindo que fosse um galã que não queria ser reconhecido. Infelizmente não era. Tratava-se de um senhor de mais de 50 anos, às voltas com seu ciúme pela esposa, querendo se certificar se ela estaria lá mesmo. Sua impulsividade o levou a passar vergonha, e sua pretensa esperteza tornou-se motivo de riso para alguns e preocupação para outros.
Tudo que acontece no micro é reflexo do macrocosmo. Lula foi falar com Ahmadinejad com a mesma peruca e bigodinho falsos. Estava lá na esperança que o vissem de forma diferente. Fez com que alguns rissem e nós brasileiros ficássemos preocupados.
Na última postagem falava eu sobre a grandiosidade da música na obra Divina, pena que a Dilma não leu, pois fui bem enfática ao falar que o rebolation não se adequava ao que eu havia dito: e lá foi ela afirmar que se eleita for vai dançar o rebolation. O mundinho cruel!
No livro A Compreensão dos Mistérios do Tao,escrito 145 anos antes de Cristo, diz que para um líder ser querido ele deve ser como um rio: algo que não tem aroma,mas que é infinitamente útil, que começa pequeno e mais adiante se faz grande.Quem deseja estar acima dos demais, deve em seus discursos se tornar pequeno diante deles, quem deseja estar a frente dos demais deve segui-los.Então o mundo imitará seu amor e promoverá sua humanidade e justiça, de maneira que não haverá crueldade.
Há uma frase que achei perfeita e correta neste livro: "As palavras têm uma fonte, as ações um líder." Há mais de dois mil anos já se sabia a verdade, basta agora saber colocá-la em prática.
Paracelso diz em seu livro O Prognóstico, que não há nada tão oculto que não se torne manifesto, mas sempre através do homem, que descobre todas as coisas. O Caminho no livro do Tao é a Divindade.Só encontra o Caminho quem entra em equilíbrio com a natureza. Nada na natureza é bom ou mal.Tudo se harmoniza e não há guerras, pois não há julgamentos.
Sempre que falo que sou de Umbanda me perguntam se sou do bem.Hoje perguntaram-me se eu penso na paz, tendo em vista que falei que era Umbandista. Achei a pergunta pertinente então venho aqui responder dentro da minha limitada visão do que seja a minha religião.
A Umbanda é uma religião legitimamente brasileira, criada no começo do século. Toda energia que dela emana vem da natureza, emana de Deus. Todo umbandista é um guerreiro e esta religião é uma religião de combate, como me ensinou painho. No Tao se fala que um bom guerreiro é aquele que busca o equilíbrio dos elementos da natureza. Então respondo que não penso na paz, porque simplesmente não estou em guerra. Luto pelo equilíbrio. A Umbanda luta pelo equilibrio.
Espero que de alguma forma, tentemos fazer o inverso neste processo político em que estamos, busquemos nosso equilíbrio interior e isso se reflita nos que nos cercam e forme uma corrente. Um rio que nasce pequeno e desemboca na plenitude do mar.

8 comentários:

  1. como sempre lindo.
    mais do que sempre, certeiro.

    "Então respondo que não penso na paz, porque simplesmente não estou em guerra. Luto pelo equilíbrio. A Umbanda luta pelo equilibrio."

    saravá a delicadeza da sua força.
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Como você é demais mesmo, será q tem nocão do bem que nos faz? No bem que me faz?
    Amo você como pessoa, como uma irmã que Deus nao permitiu que tivesse!
    Simplesmente você é uma Deusa mesmo...
    Agradeço a Deus por te-la conhecido!
    @carlafloresadv

    ResponderExcluir
  3. Apesar da brincadeira do 1,99 não ter sido assim tão simples, o texto está com otima e facil leitura. Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  4. Querida!!
    Como sempre perfeito e sincero.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida!!
    Sábias palavras!Tudo é aprendizado, sempre!
    Adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. PRONTO......!!! minha ALMA se fartou de LETRINHAS corretas! OBRIGADÍSSIMA mocinha....

    ResponderExcluir
  7. Andréa... posso dizer que eu, sempre em busca do equilíbrio, só o encontrei na Umbanda. E aos poucos, vejo reflexo desse equilíbrio naqueles ao meu redor.
    Saravá.

    ResponderExcluir
  8. Retificando: na luta constante pelo equilíbrio...só o encontrei na Umbanda...

    ResponderExcluir