terça-feira, 13 de abril de 2010

Você é livre?


Liberdade é uma taça de cristal e o conteúdo um líquido formado por uma energia de várias cores. Algo extremamente mágico que, apesar de muito desejada, tem uma definição diferente para cada ser humano. Se o que é ser livre para você é uma coisa, se parar para pensar, para o seu próximo é outra.
Richard Bach em seu livro Ilusões, no Manual do Messias, diz que cada situação de sua vida está ali porque você mesmo a colocou, o que fazer com elas cabe a você mesmo decidir. Eu coloquei a Umbanda em minha vida e a vejo como uma grande escola de sabedoria. Para você adquirir esta sabedoria é necessário que esteja consciente de tudo que acontece, porisso 99,99% dos médiuns são conscientes. Por incrível que possa parecer, antigamente era um tabu falar que você sabia o que tinha acontecido em um atendimento, hoje isto é um sinal de evolução.
Ontem foi gira de ciganos. E eles são a essência da liberdade. Não por vagarem pelo mundo afora,mas por entenderem plenamento o significado do ato de ser livre. E são grandes professores. O grande fruto da liberdade alimenta a felicidade. Ninguém vê um cigano chorando à toa, ou dizendo que está com depressão. Cada um entende sua responsabilidade dentro do grupo e para consigo mesmo.
Ser livre é antes de tudo, aprendi ontem, ser responsável com sua própria vida e com suas escolhas. Nossa opção de sermos livres deriva de nossa consciência e não da consciência dos outros sobre a nossa existência.E um atributo necessário para a liberdade é a coragem. A coragem de nos enxergarmos como realmente somos e não pelos olhos dos outros. A coragem de batalharmos pela realização de nossos sonhos, respeitando sempre os limites do nosso próximo.
Coloquei hoje esta foto de um lago refletindo a luz do sol com um propósito. Gostaria que você pensasse como pode refletir uma pequena parte da luz Divina: a liberdade!

5 comentários:

  1. abeleza destetexto só poderiavir de uma mente previlegiada, que irradia amorpara todos os lados. Felizes são aqueles que convivem contigo,pois estes recebem uma carga maior de bons fluídos, e podem,juntamente contigo, observar as maravilhas dívinas, por menores que sejam, mesmo o reflexo da luz num pequeno lago a beira da estrada da vida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto! Se não há responsabilidade, não há liberdade! Liberdade pressupoe consciência!!! Axé!!!

    ResponderExcluir
  3. Creio que a liberdade vem com o Dharma... quanto mais progredimos espiritual e intelectualmente mais independentes nos tornamos. Isso é muito importante, afinal viemos e também partiremos sós. Zambi por cada um e todos por Ele. Axé!

    ResponderExcluir
  4. "E um atributo necessário para a liberdade é a coragem." é a grande pérola desse texto, uma síntese. Como dizia um mestre "o sofrimento tem um pai e uma mãe, o medo e a ignorância", e se a ignorância é um problema metafísico, quer dizer, não há uma maneira direta para resolvê-la além do apenas "viver e aprender", o que nos resta é combater o agrilhoamento causado pelo medo através da coragem. O medo é o que nos paraliza, nos agrilhoa, nos rouba a liberdade. O antídoto é a coragem, que em última instância, é a coragem para se encarar a realidade, resolvendo assim, por tabela, também a ignorância. =)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom a forma como você fala da umbanda, parabéns. não sigo nenhuma religião, mas respeito todas. o que encontrei aqui: alguém que mostrou o lado de fé duma religião que é muito discriminada e incompreendida. Apesar de nos julgarmos um país de origens afro e indígena, olhamos (a maioria da população) para essas culturas com certa aversão, o que é uma pena.

    Quanto a liberdade, bem, a liberdades está no 'não'.

    Parabgéns pelo blog.

    André Al.
    http://mundoid.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir