domingo, 25 de abril de 2010

A Mente que Capta a Vida


"Em um buraco do chão vivia um hobbit" Esta foi a primeira frase do escritor John Ronald Reuel Tolkien, que originou o livro dos Hobbits e depois o Senhor dos Anéis. Você sabe como ela surgiu? Ele estava corrigindo provas de seus alunos e um deles deixou a prova em branco. No papel branco J.R.R. Tolkien escreveu esta frase. Não tinha a minima idéia do que se tratava. Mas esta frase deu inicio ao que o tornaria um dos icones da literatura mundial.J.R.R. Tolkien era um católico fervoroso e sua obra fala de Deus na natureza e dos sentimentos, qualidades e defeitos do ser humano.
Quando Gandhi adquiriu uma passagem de primeira classe de Durban para a Pretória, na Africa do Sul, mal sabia o que iria lhe ocorrer. Em uma noite, passando frio numa estação de trem por não ser permitido que ele viajasse por preconceito racial, passou de uma pessoa medíocre com pequenos vícios a um Mahatma (uma grande alma).E um pensamento fez com que este advogado que mal sabia falar para seis pessoas na semana seguinte reunisse mais de duas mil e proferisse com galardia seus primeiros pensamentos. Diz Gandhi em sua autobiografia que naquele momento passou a pensar no seu dever. E sua fé atravessou montanhas de indiferença.
Todos nós sem exceção acreditamos ter uma missão neste mundo. E muitos já ouviram que quando o discípulo está pronto o mestre aparece. O mestre é um pensamento fortuito que lhe ocorre. Uma coisa aparentemente boba, mas que toma uma dimensão sem precedentes e sem previsões possiveis. Este pensamento, e espero me fazer entender, é a sua própria realidade, pode ser a 'alma" de sua existência.
Meu Pai de Santo, antes de sê-lo, foi indagar ao Pai Maneco, se aquela sua pretensão era só vaidade ou poderia se tornar real. Transcrevo aqui a resposta dada pela entidade que consta no livro Grifos do Passado: "Meu filho eu, o humilde preto-velho, sei que sou justo. Não poderia ser diferente, se vivo entre eles. Isso não é vaidade é conscientização.Serei vaidoso, se quiser ser o mais justo entre os justos."A partir daí resolveu ser definitivamente um pai de santo. De uma gira feita em uma garagem com meia dúzia de médiuns, hoje está numa estrutura com mais de 1500 médiuns, onde há oito giras distintas semanais, caminhando para a nona, mensal, esta direcionada à cura de animais de estimação.Já educou e fez uma quantidade incontável de pais e mães de santo. Há alguns dias ele acabou com seu blog, onde milhares de pessoas aprenderam muito e cresceram. Muitos ficaram tristes e se sentindo meio orfãos. Contudo meu pai de santo não podia ser o mais justo entre os justos...
Quero mostrar a vocês que me lêem que existe um ponto,um pensamento que norteia nossas vidas. Que temos que estar preparados para a sua chegada. E que temos que percebê-la como a verdade que carregaremos por esta terra onde formos pisando.
Num momento somos invisíveis até para nós mesmos e em outro, quando nos guiamos pela Energia Divina florescemos para um mundo totalmente imprevisível.
Ainda bem que o Tolkien deixou de ser professor, que o Gandhi deixou de ser advogado e o painho blogueiro.Só espero que eu e você encontremos nossa verdade.

4 comentários:

  1. Mais justo entre os justos, segundo Xangô, só Oxalá. Já o Pai-de-santo mais justo, entre todos os Pais-de-santo desta Esfera, ao menos dentre os que eu conheço, só o Pai Fernando. Como blogueiro o Pai Fernando é muito bom, mas como Umbandista é, e sempre será, um extraordinário Pai-de-santo. Saravá!

    Em tempo, gostaria de aproveitar este espaço para fazer um pedido: - Pai Fernando, não delete o conteúdo do blog; tem muita informação importante para quem é de Umbanda, para quem pensa em ser, para todos de boa fé que desejam fazer um novo mundo, um mundo melhor, habitado por pessoas melhores. Obrigado painho, valeu Déa, Axé!

    ResponderExcluir
  2. Não sou nenhum expert, me considero um "curioso"da doutrina kardecista, mas quando leio os artigos desta iluminada Andréa Destefani, me sinto pequenino na minha incansável busca de entender os mistérios da "outra vida". A Andréa consegue como ninguém, transformar em palavras os mais sublimes pensamentos que a possuem, e nos brinda com a beleza de tantos textos que mereciam ficar para a posteridade.
    Um xeirum....

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meu irmão Ronald e meu amigo Ribamar. Querido Ribamar eu não sou kardecista e sim Umbandista. A Umbanda é a religião mais brasileira que existe, fundada aqui,e que aos poucos vai tomando esse mundão de meu Deus. Obrigada pela amizade constante!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tomara que eu consiga postar!!! Nunca dá, Flor!!! Mas eu passo or aqui sempre. A correria é que tá grande demais.......eu atrás das minhas verdades!...
    Pena o blog do Pai Maneco ter nos deixado, mas você é uma blogueira nota 1000 e pode levar muito bem o nome da nossa amada Umbanda.
    Bjão!!!!
    Orgulho de ti, amiga!!! Tá mais forte, mais corajosa.....é isso aí!!!!
    Vivian

    ResponderExcluir