terça-feira, 20 de abril de 2010

Água Viva


Comecei a gostar da Clarice Lispector na minha adolescência. E olha ,todo mundo achava ela, naquela época, uma chata. O seu livro Água Viva é um alento para minha alma. Um livro que diz tudo, sem nenhuma história. No meu entender Clarice deu à luz tanta sensibilidade e há tanta vida em suas palavras, que acabou por exaurir seus orgãos reprodutores e partiu para uma nova vida, sem o peso deste mundo.
Hoje vejo uma profusão de frases de Clarice no twitter, no facebook e até no orkut, mas quem vivenciou um livro dela realmente? Li para meu filho mais velho, quando tinha uns seis anos de idade, um livro infantil dela. A mulher que matou os peixes. Lindo. Lembro do meu filho respondendo em voz alta a cada pergunta que Clarice fazia, pois havia se tornado cúmplice dela.
Era o dom dela: nos tornar cúmplices de seu pensamento.

Tudo isto me levou a pensar que temos, em tudo na vida, que travar um diálogo e nem sempre com palavras. Respondendo a cada estímulo, a cada pergunta com uma ação. Somos cúmplices de nossas próprias vidas. Seja no trabalho, nos relacionamentos, na religião. Não podemos apenas repetir atos mecânicos, sem nos aprofundarmos no sentido do que fazemos. Conhecer uma frase de Clarice, não é amigos, desculpem aqui minha aspereza, conhecer Clarice. Aqui estou eu batendo na mesma tecla: peço que você se transforme para que eu cresça também. Sejamos cúmplices nas nossas descobertas.
Todos sabem que eu vivencio a Umbanda no meu dia-a-dia. E isso não quer dizer que eu esteja agora falando com você com velas acesas em cima do meu computador e nem que a Umbanda é a saída para você. É além disto.
Adoro as frases que escuto das entidades, mas sei do fundamento que cada uma tem em minha vida. Confesso que às vezes demora a "cair a ficha" dentro do meu cérebro. Porque são coisas simples.Uma vez o Caboclo Akuan, entidade que trabalha com meu pai de santo falou: “Amar o inimigo é fácil, ele está longe. Difícil é ser tolerante com o amigo que está sempre ao lado.” E cada dia que passo vejo mais e mais isso, como você já deve ter visto também.
A vida tem que fazer sentido, tem que ter uma direção. Os fundamentos dela vão sendo construidos a cada dia,mesmo que você acorda e imagina que está fazendo tudo igual. Trabalho com um Ogum Beira Mar que vive aconselhando as pessoas a tomarem água. Em algumas eu consigo sentir a "aridez" que trazem consigo. A água é importante, mas pessoalmente sinto que é algo além. Precisamos cada vez mais é nos aprofundarmos nesta água viva que é a própria existência para descobrirmos aonde a correnteza está nos levando.

4 comentários:

  1. Chico Xavier diria: "Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo eu sabendo que as rosas não falam. "

    ADOREI seu post!

    Beijos da Má =**

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!! Comento apenas pra dividir a emoção - ou multiplicá-la - porque nada há a dizer quando a emoção toma conta.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse post... Essa criatura escreve bem demais, além de sempre plantar o bem! Beijoca do JOCA pra vc!

    ResponderExcluir