sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ao Infinito e Além....

Ai como eu queria que o meu lindinho fosse menos gordo, menos chato e com menos piadinhas prontas pra qualquer ocasião. Se ele fosse menos latino ia ser bom também. Pensando bem, se ele tivesse menos razão nas suas previsões certeiras iria ser bastante agradável. Se ele realmente fosse parecido com o Antonio Bandeiras, e não só se achasse, seria perfeito. Se tudo isso acontecesse provavelmente estaria fazendo minhas malinhas e o deixaria pra outra pessoa. Porque fatalmente não seria mais meu lindinho...
Nosso processo evolutivo, em qualquer aspecto, nos dá essa mania de querer mudar tudo e quando mudamos não reconhecemos mais nosso objeto de desejo. Seja lá no que for. Você já parou pra pensar nisso? Mal chegamos a um lugar ou a uma situação e já queremos mudar o leito do rio , controlar o vento, implodir pedreiras....E isso tudo sem ter uma visão geral da coisa toda.
Sou apenas uma prendiz em muitos aspectos, mas uma observadora contumaz da vida , acredito que, desde que nasci.
Observei todas as religiões disponíveis e optei pela Umbanda. Foi amor a primeira vista. E acho mesmo que a religião também gostou de mim. Estar numa religião é bem igual a um relacionamento, com seus altos e baixos até a estabilização. E como em um casamento estável as vezes surgem dúvidas e questionamentos, mas não menos amor.
Definitivamente não consigo ver a umbanda sem as velas coloridas, sem os pontos traçados e sem incorporações lindas e mágicas. Cheiro da defumação, do charuto, do cigarro de palha...Ouvir as risadas dos erês, a risada das pomba giras e o grito valente dos caboclos sob atabaques muito bem tocados....A lógica da pinga de todos os Zés e o conhaque dos exus...O cheiro de um bom café de uma alma de tropeiro, ou a mistura que a preta lhe oferece pra apaziguar o coração quebrantado. E sempre a energia quente que o amor das entidades nos dão.
Não posso esquecer do lado humano dessa coisa toda. Quem é do "balacobaco" sabe bem o que é uma bronca do pai de santo pra nos aprumar a cabeça e como ela faz falta as vezes , como é divertido ver um médium novo cantando pra Yemanjá ' rainha do lar" em vez da rainha do mar e achar que a gente não fez coisa bem pior....A alegria de receber uma nova guia e a tristeza de ver uma explodindo sem sabermos o porquê. O dia em que você consegue "firmar" uma entidade é inesquecível, como também o é quando você é o escolhido pra ajudar um sofredor.
Na Umbanda tem dias que você se sente uma droga e em outros superpoderoso, duas coisas dificílimas de lidar. Tem dias que eu acho que o lindinho não me ama e tem dias que eu acho que ele não vive sem mim, duas coisas difíceis de lidar também.
Amar é vida! Incontestavelmente.... Amo a Umbanda exatamente como ela é, mesmo sem saber de tudo ainda. Mesmo tendo dias que eu fale que nunca mais volto e tendo dias que não queira sair de lá de jeito nenhum. Agora se você achou que eu ia terminar fazendo declaração de amor pro lindinho, digo que juridicamente falando ninguém pode ser forçado a fornecer provas contra si mesmo, hehehehe

6 comentários:

  1. Muito bom seu texto!!!

    Confesso que no início fiquei tentando ver seu "Lindinho" vestido de mariachi, com um violão nas costas... O próprio Bandeiras... Assim como ele não consigo perder uma boa piada, sou traido pela minha imaginação.

    Como todos nós humanos, feitos de emoções ondulantes, de estado de espírito que muda com o vento e um sonso crítico desprovido de espelhos, temos a incansável mania de buscar uma perfeição utópica. Esquecemos que a perfeição só existe em "nós".
    Por quantas vezes vimos indivíduos,que a nosso ver, são seres desprovidos de bom gosto. Podemos usar como exemplo o carro que passou por mim um dia destes pelas ruas agitadas do centro de Curitiba, um "fuquinho" azul, cheio de bolinhas pretas. Foi a joaninha mais estranha que eu já vi, mas pode ter certeza que para o dono, para estar perfeito, faltou apenas antenas nos para lamas. Fácil ver que a perfeição esta no "EU".
    Claro que não podemos esquecer que na infinita sabedoria, Deus deixou um pouco de bom senso no inconsciente coletivo e o "Lindinho" não vai aparecer vestido de mariachi com um violão nas costas... Espero!!!

    Parabéns pelo texto.

    Saravá.

    ResponderExcluir
  2. Bruxinha,

    Você resumiu tudo neste texto(magnífico),é bem assim mesmo ,uma variação de sentimentos e de certezas tão grande ,que nós nos perdemos em nós mesmos!!Um dia nunca mais volto ,no outro nunca vou sair.Este exercício constante de questionamentos é que nos faz crescer na nossa fè e que nos faz passar pela fina peneira dos questionamentos íntimos ,tudo que vemos ,aprendemos e vivemos dentro e fora do terreiro,para restar somente o que importa de verdade!
    BEIJO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu texto... Em pequenas palavras amiga, você disse tudo.
    Bjos.....

    ResponderExcluir
  4. Que texto é esse?...que me faz acompanhar um blog pela primeira vez (sem desrespeito aos demais que tenho muita admiração)Delicioso ler suas palavras, vc consegue traduzir com ternura e simplicidade os complexos caminhos da vida humana.Parabéns!saravá, irmã de fé e questionamentos.
    Muita luz em seu caminho
    She Ramalho

    ResponderExcluir