domingo, 28 de abril de 2019

La Violetera


Resultado de imagem para plantasVendo plantas nas ruas. De loja em loja, carregando caixas, esteja sol ou chuva. Embora seja desgastante , tem muita coisa a ser aprendida nas ruas. Ensino o que sei sobre plantas, as pessoas me ensinam sobre o que são. Uma das coisas mais importantes que a Umbanda ensina é observar. Observando você aprende e cresce, inevitável. Ontem assistindo uma conversa de um pai de santo em um terreiro, ele pregava sobre a importância do que você vivencia, para poder saber como se faz e até mesmo, mais tarde , ensinar. Me dei conta que hoje se aproveita muito pouco o que vivemos.
Num terreiro você não tem tempo para olhar no celular. E se é médium novo, há muita coisa a se perceber. Quando se dá conta está ali a quatro horas ligado no presente, prestando atenção aos gestos e palavras. Sinceramente, em qual outro lugar você está realmente ligado no que está acontecendo por tanto tempo? A mente divaga muito entre passado e futuro e é dificil aprisionar num momento agora.
Voltando às minhas plantas , mesmo quem não as compra sorri ao vê-las. A beleza da diversidade da Flora é realmente cativante, poucos são os que não se comovem – mas são exatamente estes que me preocupam. Não estar sensível a vida é algo sempre preocupante. Todos os dias ando pelos mais diversos lugares da região metropolitana, são paisagens incríveis, formatos, cores que me entrego a viagem de estar ali. Dentro do ônibus uma legião de cabisbaixos entretidos na rede dispensam a vida lá fora e seguem pessoas. Triste .
Quando nos limitamos nosso olhar há uma mutilação na alma. Não acho a rede de toda ruim, me aproximou de muita gente, me fez ver novos universos, trouxe de fato conhecimento. Como o que realmente se quer dizer vem depois de um “mas”, mas eu acho que não se deve ficar logado 24h.
As suculentas e os cactos fazem parte da minha restauração. Eles se desenvolvem com muito pouco que é oferecido. Uma planta contemplativa da vida, na aridez do tempo. Há algo nelas que realmente encanta, acredito mesmo que possuam uma magia própria que nos fascina. Talvez seja nossa alma dizendo: olha só esta vida frágil , se ela consegue você também.
Alguns umbandistas acham que é fácil e mágico ser médium. Alguns terreiros onde não é necessário fazer nada, facilitam este tipo de pensamento. Não é moleza aprender o que nossa religião oferece para nossa evolução. São horas e mais horas de ouvir entidades, ver incorporações, milhares de velas acendidas, intermináveis flexões para bater a cabeça para que num momento você comece a perceber como as coisas acontecem de fato.
Se você acredita numa Umbanda caritativa, com amor e como nos é passada nos parâmetros do Caboclo das Sete Encruzilhadas, vai se surpreender ao começar entender que em alguns lugares as coisas não são assim. Acredito que alguns umbandistas tenham assistido Game of Thrones demais, pois criam coisas surreais em batalhas por poder e dominação. Lembre-se sempre que Umbanda de verdade é aprendizado, cura e evolução. Resista! Axé!



Nenhum comentário:

Postar um comentário