sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Immanuel Kant e Ogum Beira Mar - O Futuro da Umbanda

foto do pinheiral em frente à minha casa
Há uma certa paz na chuva.Enquanto o sol nos impele a agir, a água que cai torrencialmente do céu nos desperta para a introspecção. Como se esperássemos que aquela chuva fizesse brotar em nós sentimentos e idéias novas, que, por algum motivo, se encontram adormecidos em sementes no nosso peito.
Na última gira na Tenda de Yansã e Ogum Beira Mar, dona Maria Molambo do Cemitério fala pra um dos filhos de corrente que “Tudo é destino, mas nem tudo é um sinal.”  Chocou-me ouvir aquilo saindo da minha boca, já que ainda não tenho bem formulado em minha cabeça o que seja destino. Hoje já se sabe que trazemos em nosso DNA um vaticínio sobre nossa vida carnal, doenças e possibilidades do nosso corpo evoluir. Seria nosso espírito também dotado de um código? E quem o imprime em nós?
Se é de tua vontade saber a verdade, o Universo, como diria Carl Young, sempre dará um jeito de te dar as respostas. Meu filho queria que eu o ajudasse a fazer  um resumo sobre um texto de Kant: “O que é esclarecimento?”  E estava lá uma parte da resposta: “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.”
No DNA da Umbanda há sim a possibilidade de nos tirar da inércia da menoridade citada e nos trazer esclarecimento. Esclarecimento para quem tem coragem de construir seu próprio saber. Tudo aquilo que nos dá condição de pensar e absorver, nos faz crescer.  Como mãe de santo me preocupa muito o que passo para as pessoas que compõe a minha corrente. A minha intenção principal é que todos sejam curados, inclusive eu, da menoridade que a imposição de idéias tem causado nos umbandistas.
Zélio de Morais foi usado para quebrar esta corrente de pensamentos de superioridade que existia com relação à espiritualidade : que mensagem boa só vem de espíritos que quando encarnados eram doutores. No passar dos anos no que tem transformado nossa religião? Vejo por aí umbandistas falando das entidades que recebem como se fossem senhores de engenho falando de escravos. A luta pela retomada da consciência não é pequena, mas como diria seo Beira Mar é um bom combate e vale a pena lutar.
Emociono-me muito quando o “acaso” coloca em meu caminho pessoas que também lutam pelo direito de termos uma religião limpa e com o firme propósito do bem comum.  Conversando com o Marcelo Marrento que é uma destas pessoas abençoadas que veio somar a esta batalha, ele me diz o seguinte: seo Beira Mar podia ditar um texto sobre qual seria o futuro da Umbanda. E como tudo que é pedido com fé encontra repercussão no plano espiritual, segue abaixo o texto que ele me ditou:


“Imagine a religião universal como um corpo: há necessidade de pés e mãos, de órgãos internos e externos, mas nem um é mais importante ou menos do que outro.Se um faltar , por exemplo a visão, a audição será evidentemente aguçada para suprir esta falta. O Divino como Ser Perfeito tem nas religiões o seu Espírito Santo e cada qual está sempre em equilíbrio. A Umbanda se move na rapidez dos ventos de Yansã, que deposita no rio da vida de Oxum elementos que vão para o grande mar de pensamentos de Yemanjá, tudo sob a Lei de Xangô, nos caminhos determinados por Ogum. Ao grande Caçador de Almas – Oxóssi- cabe movimentar e agrupar esta grande tribo de umbandistas numa só egrégora ,que foi o primeiro passo dado pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas e seu parceiro encarnado Zélio. A intenção da Umbanda é que todos que nela estão aprendam o que é a sua base: somos todos interdependentes, fazemos parte de um corpo só, somos todos Oxalá. A evolução é o entendimento, a compreensão plena, que só se dá quando despimo-nos da carcaça que carregamos cheias de rótulos e menções honrosas que nada valem evolutivamente.  A Umbanda do futuro caminha pela consciência e já está sendo despertada em cada um. Cabe neste entendimento ao adepto pensar se é este o caminho espiritual mais adequado à sua evolução.  O ritual é apenas uma forma de se ligar aos mentores, portanto cada grupo tem o seu formato mais adequado ao entendimento de seus integrantes, a verdadeira evolução não está no ritual ,mas no coração dos adeptos. Que sejamos todos reflexo da Luz Maior.Caboclo de Ogum Beira Mar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário