sábado, 22 de março de 2014

Recado de Aruanda

Há alguns anos atrás, conheci um Pai de Santo extremamente zeloso com seus filhos de corrente e com
todos que vinham procurá-lo. Em caso de doença, além de tudo que era feito no terreiro, fazia suas entregas aos Orixás e , num período de 24 horas, a cada 3 horas , orava pedindo ao Divino piedade àquela pessoa que sofria.Acho a sua devoção uma coisa muito bonita, embora nem todos os da religião disponham de tempo para tal dedicação.
Embora simples, a Umbanda tem sempre algo a ensinar a seus seguidores de boa fé, enquanto permanecem na religião.Aprendi nestes anos que o respeito às Entidades e aos Orixás sempre nos rendem bons frutos e uma sensação de leveza, proteção e amor.Estes dias eu olhava para a mata virgem que há aqui perto de casa e fiquei imaginando como um dirigente pode se isentar das funções primárias e crer que não haverá nenhum retorno da energia  que rege a egrégora de Umbanda.
Vou ser mais específica. Li em um grupo de umbandistas que , em São Paulo, há Terreiros onde hinos evangélicos estão sendo adaptados para Umbanda. Beirando quase ao absurdo do"Foi na cruz que perdi meu Oxalá..." Nossos pontos cantados são maravilhosos e todos os dias há médiuns compondo e sendo inspirados, qual a utilidade de plagiar outras religiões?
Na exata medida que a Umbanda avança no tempo sobre esta nossa terra, em que esperamos uma real evolução ,o que se tem feito? Pais e Mães de Santo se utilizando da boa fé dos adeptos incutindo medo e se utilizando de rituais de outras religiões para obter maior aceitação. Não estranharia se viessem me falar que alguns dirigentes estão distribuindo hóstias em suas giras, porque tenho visto de tudo. O grande problema é que os que fazem estas coisas obtusas ainda alegam que estão fazendo nossa religião evoluir. É triste a insensatez desta gente.
Soube de um zelador que se vangloriava por estar "ficando" com três médiuns de sua corrente, e uma não sabia da outra.O mesmo, um tempo depois, começou a induzir seus filhos de corrente a acreditar que estavam sofrendo com uma terrível demanda, de uma forma muito sutil dizendo que todos estavam tendo sonhos terríveis e que ele era a salvação com seu ritual evoluído.
Evolução meus caros é a sabedoria centenária dos pretos e pretas velhas, é o grito do caboclo que quebra miasmas e suas ervas que desmancham mazelas, evolução é sem dúvida a sinceridade e alegria dos erês. Pais e mães de santo têm no mínimo a obrigação moral de zelar por sua gira, passar seus conhecimentos, entender os anseios dos médiuns que o fazem um dirigente. A Umbanda não precisa de gente que não gosta de gente, que despreza os princípios básicos de amor ao próximo, fé e caridade.
Fiz este texto para pedir à você que respeita as Entidades que te guiam, que seja firme em seus propósitos do bem. Apesar de tudo que se vê e escuta, há muita ,mas muita gente ainda disposta a ser umbandista de verdade. Que Yansã, Ogum e Xangô protejam a todos que agem dentro da Lei.
No meio disto tudo, visualizo um raio de Sol. Alguns curimbeiros aqui de Curitiba, de vários terreiros, formou um grupo com a finalidade de difundir os cantos de nossas Entidades e Orixás, distribuindo o Amor Divino que ecoa em nossos atabaques. TAMBORES DO PARANÁ veio iluminado pelos Orixás para, além de divulgar nossa cultura, provar que é possível o respeito entre as Casas Santas e que juntos realmente refletimos a Luz Divina.

Confira um pouco do trabalho do Tambores do Paraná em:


Para maiores informações acessem:

ou no facebook

Um comentário:

  1. Que bonito e verdadeiro este texto!
    Sou da região de Campinas e também tenho visto e ouvido coisas de arrepiar.
    Alguns terreiros se perderam completamente no meio do orgulho e vaidade dos dirigentes e médiuns.

    ResponderExcluir