sábado, 25 de maio de 2013

As 7 Encruzilhadas da Umbanda

Há algum tempo sem escrever, passeava por este blog pensando sobre o que faltava falar. E uma voz,
insistente, me dizia : ora, tudo, né Andréa? Os fatos vão se sucedendo em nossas vidas, vamos crescendo -às vezes diminuindo também- mas tudo está em constante mudança. Em Física Quântica, que pouco entendo- diz-se que tudo que se observa, muda imediatamente. Na esperança de mudanças, vamos fazer uma pipoca, sentar no sofá e observar um pouco como as coisas estão.
Impossível se falar em Umbanda sem citar, vez por outra, o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Está faltando uma flor aqui, então vamos colocá-la. Não sei em que momento, neste nosso caminhar, que os umbandistas resolveram intelectualizar a religião, mas assim tem sido. Em nenhum momento esta entidade falou: façam psicologia, psiquiatria, medicina ou qualquer outro curso superior e vão professar a fé. Muito ao contrário, promulgou a igualdade entre espíritos encarnados e desencarnados, que falaria aos humildes. 
O conhecimento é muito bom, eu mesma amo conhecer, saber. Mas vou te contar um segredo: nada, absolutamente nada, se compara ao prazer de conversar com uma pessoa que traz a sabedoria da vivência. A vida, meu caro leitor, é graduação para que a ela se entrega. Não pense que é fácil a entrega. Podemos nos jogar em suas águas profundas ou usar alguém ou algo de bóia. 
Num destes textos que ando lendo, está lá em letras garrafais (exagero meu ,lógico) religião é um processo de aquisição - e não a posse definitiva da verdade. Quando estreitamos o gargalo da Umbanda com intelectualidades pré-fabricadas, teorias e outras coisas do gênero numa gira, impedimos a espontaneidade dos médiuns e a credibilidade das entidades. Não estou dizendo de forma alguma que nossos saberes venham a conflitar com a Umbanda, só que eles não devem de forma alguma serem expostos dentro de um local que se dispõe a promulgar a fé para os mais humildes. 
Ser médium não é fácil para ninguém e em nenhuma religião. Ser mediador entre a fé e o Divino, não é tarefa fácil, também, para nenhum dirigente de religião. Não basta assumir que nem tudo sai como esperamos. A primeira encruzilhada é a caridade. Caridade em ouvir com o coração o médium, caridade em ouvir com o coração o dirigente, entendendo sempre que são seres humanos falíveis e em aprendizado permanente. 
A segunda encruzilhada que nos deparamos é a da coragem. As pessoas esperam que sejam salvos pela palavra que proferiremos e com as quais direcionarão suas vidas. Nem sempre estaremos prontos. Aliás, quase nunca.Coragem para receber a mensagem certa para aquele ser humano depende da entrega.
A encruzilhada de número três, é a fé. Não nas entidades, mas em nós mesmos. Ter fé em si mesmo é essencial. Porque as pessoas podem ser bem cruéis, na maioria das vezes pelo medo que sentem com relação a si mesmos.
Caminhando um pouco mais, nos deparamos com a quarta encruzilhada que tem uma placa grande e em neon: por que continuar na Umbanda? Cada um tem sua resposta, não adianta colar do vizinho. A resposta certa é que norteará seus próximos passos. A quinta encruzilhada é a da verdade. O mundo espiritual tem suas verdades e elas são irredutíveis. Se você vibrar na cor azul, só receberá de volta elementos azuis. Se você vibrar na cor branca, receberá elementos de todas as cores que o contém e precisará saber lidar com cada um. A sexta encruzilhada é a do respeito, parece fácil,mas não é. Entender porque alguns preferem a vida e outros o lado sombrio, é realmente difícil. As aparências enganam muito nesta fase. E esta vai em especial para meus amigos lá do CEUOM de São Gonçalo-RJ. Às vezes , algo que parece muito bom, como mimar um filhotinho de cão por exemplo, pode trazer consequências terríveis mais tarde- como o choro dele durante a madrugada que não nos deixará dormir. Por outro lado, as grandes tragédias, aquelas que fazem a gente pensar que tudo está perdido, num futuro não tão distante, pode ser visto como o alicerce de toda a nossa força. Não há de fato como se julgar, basta - e não é fácil,repito- respeitar os fatos.
A última encruzilhada, a qual passaremos para trilhar uma estrada sem fim em direção ao Divino, é sem dúvida a do Amor Pleno. Jesus, Buda, Chico Xavier chegaram ao amor pleno, eu creio.
Assim como nós mudamos o mundo ao olhá-lo, como falei lá no começo de nossa conversa, creio muito que mudamos quando o Divino nos olha. Espero que você desperte a atenção das hostes superiores e que a vida lhe sorria. E que, como o Caboclo das Sete Encruzilhadas disse ao explicar seu nome, não haja caminhos fechados para vocês. 



15 comentários:

  1. Fantástico, Andréa!
    Parabéns!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei! obrigada porque me elucidou uma questão.
      Quando realmente prestamos atenção ás mensagens recebidas..
      obrigada! eu achei que era pura dedução minha.

      Excluir
  2. Que a Luz da Umbanda seja sempre o norte a nos guiar no caminho do Amor e da Evolução!

    ResponderExcluir
  3. Que a Luz da Umbanda seja norte a nos guiar ao caminho do Amor e da Evolução. Nossos caminhos estão abertos, nós é que muitas vezes teimamos em escolher caminhos errados... Beijos, Amiga!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns o blog é de grade valia.

    ResponderExcluir
  5. Não é atoa que te chamo com carinho de minha "GURU",pois lendo este post,fica provado que estás ligada na atualidade dos fatos e procuras esclarecer aos menos interessados,digamos assim,a realidade do que é o despertar da fé.Sinta-se parabenizada e continue assim observadora e fiel expositora daquilo que se faz\ necessário ao aperfeiçoamento de alguns méduins carentes ainda de explicações .Parabéns.Paulo Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionei muito com seu depoimento pai Paulo Faria, que Ogum Beira Mar te ilumine cada vez mais!A Umbanda ainda precisa muito de ti!

      Excluir
  6. Belíssimo, queridona! Sábado mesmo, durante uma aula do Babá do Terreiro do qual faço parte ele disse que dá uma mesma aula várias vezes a seus Filhos sim, porque, cada vez que dá determinada aula, ela está diferente; que é importante termos consciência de que estamos mudando todos os dias e que isso é evoluir. Quando eu estava fazendo meu TCC, pensava o tempo inteiro em como poderia contribuir com meu trabalho e, ao mesmo tempo, mostrar nesse mesmo trabalho a importância de se estar no terreiro, conversar com nossos amados guias, sentir arrepiar corpo e alma com o som dos atabaques... isso tudo é inexplicável, por mais que a gente tente, né? A Umbanda é linda demais! Todos os dias antes de dormir, e quando acordo, penso que é mais um dia vivido em comunhão com a Umbanda, que me deu a vida nessa vida minha. Salve! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog é de grande valia para quem ama a umbanda e os seus caminhos, as sete encruzilhadas estão muito bem definidas...

    Asè, Casa do Caboclo das 7 Encruzilhadas.

    www.tefl.com.br

    ResponderExcluir
  8. ANDRÉA, perfeito. Que texto inspiradissimo. Peço licença para repassar a meus irmãos de terreiro, pois um texto assim pode fazer muitos voltarem a ACREDITAR na caminhada, pois não é fácil. Que Deus te ilumine sempre.

    abs

    Rangel
    www.libertandopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade, sempre me avisando antes....Saravá a sua banda!

      Excluir
  9. LINDO TEXTO, COMO FAÇO PRA SEGUIR SEU BLOG, NO SEI COMO SE FAZ ISSO
    SAUDAÇÕES E LUZ SEMPRE!!
    SILVIO MENTZINGEN

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto André, agbraços equqe a grande kuz esteja sempre cobrindo sempre seus caminhos.
    saudações e luz sempre e um saravá fraterno!!!
    axé!!
    SILVIO MENTZINGEN

    ResponderExcluir
  11. sempre aõ provar da verdade o caminho da trilha perfeita. com o tempo passa seu 7 encruza na gira chega. saravá o poder das matas rompe mato beira mar onde encruza passa a umbanda saravá. preciso de uma espiração de força e coragem pra lutar pq sei que vou chegar muito longe com a graça de meu´pai oxalá.

    ResponderExcluir