quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Flores da Umbanda



Há uns anos atrás, li um texto no qual Chico Xavier falava que, para melhorar a energia de um lar ,bastava plantar rosas no jardim. Comecei então a plantá-las, na casa de meus pais. Aqui no sítio bem que tentei, mas o cavalo as tratou como iguarias culinárias. Na Umbanda o uso das flores é muito importante, sendo que seu uso iniciou com a própria religião.
Todo evento da criação da Umbanda, pelo médium Zélio de Morais em 1908, começou com ele levantando,no meio de uma sessão espírita, falando: "Aqui está faltando uma flor". Saiu da sala indo ao jardim e voltando após com uma flor, que colocou no centro da mesa. Essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes. Restabelecidos os trabalhos, manifestaram-se nos médiuns kardecistas espíritos que se diziam pretos escravos e índios.
Desde o início da humanidade, as flores foram associadas com o Sol, por se voltarem para ele,e , assim como ele dissiparem a escuridão, simbolizando a energia vital, o final do inverno e a vitória sobre a morte. O Lírio de Oxum por exemplo, segundo a mitologia antiga, teria nascido do leite de Hera, que gotejava na Terra no mesmo tempo em que era criada a Via Láctea. Outra lenda diz que o perfume dos lírios espanta serpentes e por parecer com um cetro aparecem em muitos brasões de famílias da Europa antiga.
Fitzgerald-1859-Morte adornada de rosas
De todas as flores talvez a que mais tenha poder em nosso espírito seja a rosa. Na antiguidade, esta flor remonta o mito de Adônis , o amado de Afrodite, de cujo sangue teriam brotado as primeiras rosas, assim se tornaram símbolo do renascimento e do amor que sobrevive a morte.No século 1a.C. os romanos faziam uma Festa das Rosas em homenagem a seus mortos, e até hoje na Itália o domingo de Pentecostes é considerada a "Páscoa das Rosas".Em contraposição no culto a Dionísio, deus do Vinho, era comum as pessoas se coroarem de rosas,pois acreditavam que abrandava o calor da bebida e impedia que alcoolizados contassem seus segredos, por este motivo ela se tornou também símbolo da reserva e da discrição. Assim esta flor começou a ser desenhada em cima dos confessionários - "sub-rosa", ou seja, sob o signo do silêncio e da discrição. Na iconografia eclesiástica tornaram-na a "Rainha das Flores" simbolo da rainha celeste,Maria.
"Da rosa sai o mel que alimenta abelhas" primeiro símbolo Rosa Cruz
Enquanto as rosas vermelhas representam desde os primórdios o amor terreno, as brancas são relatadas em sagas e lendas como a flor que simboliza a morte. Os alquimistas viam nas rosas brancas e vermelhas o sistema dualístico com elementos dos dois princípios originários: o enxofre e o mercúrio. A rosa vermelha também é considerada nas tradições antigas, um símbolo de honra nas guerras para os oficiais do exército-em especial os romanos- pois Marte (deus da guerra) teria nascido de uma rosa. 
Uma gira de umbanda tem o formato de uma flor, onde o veio principal de energia - o caule- vem do congá. São muitas as flores de Umbanda, as que representam a sabedoria, a discrição como os pretos e as pretas velhas, a vitalidade e a batalha diária pela vida como os caboclos, a alegria das cores da existência como as flores das crianças, ciganas e boiadeiras, e dos necessários resgates como os das pomba-giras.Na minha opinião ainda de aprendiz, talvez a mais importante flor que exista na Umbanda seja a que floresça no coração do médium,que deva ser sempre cuidada com verdade, amor, caridade e consciência de que nosso invólucro é provisório, porque é dela que virá o perfume que envolverá outros em seu caminhar. Saravá!

8 comentários:

  1. Belíssimo, querida! Eu me lembrei, com emoção, da primeira vez em que pisei em um terreiro de Umbanda, em 2009, "quando tudo começou". Eu estava doente, não exatamente do físico, mas da alma, do coração. Sentia medo de tudo ao redor naquele dia, tudo me arrepiava, queria sair correndo. Até que a cambone, depois de me instruir quando eu disse ser minha primeira vez, levou-me para a médium na qual incorporou uma cabocla. Depois de me dar um passe, ela me disse que eu tinha muita beleza dentro de mim para ficar daquele jeito; me deu uma rosa e disse que eu deveria imaginar que aquela rosa era eu, ou seja, se eu a deixasse morrer, não cuidasse, não desse amor... eu estaria fazendo o mesmo comigo. Ela ainda me pediu para ficar de olhos fechados por longos minutos, só pensando em uma cachoeira, pois, segundo suas palavras que jamais sairão da memória: "é de lá que tu és". Saí de lá curada e nunca mais deixei a flor de dentro do meu coração morrer. Não vou deixar.
    Beijo grande; Axé,
    Marcela Marcos

    ResponderExcluir
  2. ...e eu que passei o dia com D. Rosa Caveira na cabeça...

    ResponderExcluir
  3. e eu que passei o dia com D. Rosa Caveira na cabeça!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre impecável!
    um xero de festas;
    axé minha doce andreia.dirce mendes

    ResponderExcluir
  5. Amei muito do texto,sempre soube da grande energia que uma flor da a um terreiro,gostei muito de ter aprendido mais a respeito dos simbolismo das flores.Muito obrigada por me ter dado a oportunidade de ter aprendido um pouco mais.Asé

    ResponderExcluir
  6. Você é uma Flor que encanta e ilumina a todos. beijos amada

    ResponderExcluir
  7. Este texto me fez pensar de uma forma melhor com relação a umbanda,me chamo Iza, tudo no inicio foi difícil para mim, eu não consigo aceitar ser um médium,e isso está atrapalhando a minha vida, profissional, tudo que faço dar errado,não consigo me estabilizar financeiramente, é como se o mundo estivesse desmoronadom sobre minha cabeça,e resolvi me aprofundar um pouco sobre o que é umbanda,e como viver certas situações.esse texto me fotaleceu obrigada

    ResponderExcluir